A gripe na gravidez - tratar a gripe na gravidez


A grávida pode ter gripe, a sua transmissão ocorre através das gotículas da saliva, espirros ou tosse, de uma pessoa com gripe. Após a transmissão a grávida apresenta os sintomas da gripe (febre elevada, arrepios, tosse frequente, dores de cabeça e corpo, falta de força, inflamação da garganta e nariz e diarreia), e apesar de ser uma doença benigna na grávida deve ser encarada e tratada com maior vigilância médica, pois as grávidas fazem parte dos grupos mais vulneráveis.

Como a grávida deve prevenir a gripe

A grávida pode prevenir a gripe, através da lavagem frequente das mãos, ao espirrar, tossir ou assoar usar um lenço descartável, evitar mexer no nariz, boca ou olhos sem lavar as mãos e fazer a vacina da gripe (as grávidas com mais de 12 semanas de gravidez devem fazer a vacina da gripe).

Como tratar a gripe na gravidez

A grávida deve tratar os sintomas da gripe, através de medidas naturais, como o reforço da alimentação, hidratação, das defesas do organismo e de analgésicos ou antipiréticos - ver mais - se a grávida não apresentar melhorias nos sintomas após 2 a 3 dias deve procurar ajuda médica.

Fontes bibliográficas