segunda-feira, junho 29, 2015

Devo tomar a pílula no horário certo?

Devo tomar a pílula no horário certo?

Recebo muitas perguntas sobre o horário de toma da pílula, mas afinal a pílula para fazer efeito precisa de ser tomada no mesmo horário sempre? E se tiver mudanças no horário perde a eficácia?


A pílula deve ser tomada todos os dias, seguindo a ordem da cartela, sensivelmente no mesmo horário. Ao tomar desta forma a mulher garante um fornecimento diário de hormônio sintético ao seu corpo que ajuda a manter a acção contracetiva. 

O efeito do comprimido anterior prolonga-se um pouco para além das 24 horas razão pela qual um atraso na toma de um comprimido, até às 12 horas, não altera a eficácia.

Vamos imaginar que a mulher toma o seu comprimido todos os dias às 22 horas, se num dia tiver um atraso e tomar o comprimido 2 a 3 horas depois não altera sua protecção, mantém-se protegida. Estes pequenos atrasos situam-se na margem de segurança das 12 horas.

Se no lugar de tomar às 22 horas antecipar, para as 20 ou 21 horas, por exemplo, a sua eficácia não fica comprometida.

A mulher para manter a protecção da pílula deve ter um horário rigoroso para não correr riscos e evitar dissabores, um atraso não altera a eficácia da pílula se continuar a tomar, as seguintes, no horário habitual.

A mulher que tem frequentes atrasos e esquecimentos tem maiores chances de gravidez. Siga as direcções das setas inscritas no versos das cartelas e não troque a ordem dos comprimidos, especialmente se forem de cores diferentes (dosagens de hormônios diferentes).


Fontes bibliográficas
Partilhe

6 comentários:

  1. Olá, eu comecei a tomar o anticoncepcional esse mês (dia 4) no primeiro dia da menstruação, porém até hoje contínuo menstruada, eu atrasei o horário de tomar a pílula dois dias (mas foi por pouco tempo). O que devo fazer para minha menstruação parar de descer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      deve manter sua pílula é provável que mantenha e com o tempo de uso pare... se notar grande aumento deve falar com seu médico, se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  2. Olá doutor, eu a semana passada esqueci-me de tomar a pílula, aconteceu apenas umas vez, então nos 7dias seguintes não tive relações sexuais para não haver riscos, penso que estava na segunda semana de toma. Esta semana segunda feira faziam os 7 dias e terça tomei o último comprimido da pílula, acontece que quarta tive relações sexuais apenas com a proteção da pílula, como já tinham passado os 7 dias pensei estar protegida novamente, existe algum risco de gravidez? Estou assustada!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, ao ter relações como já tinha passado 7 dias do esquecimento não tem risco de gravidez... deve manter sua pílula... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  3. Boa noite. Domingo tive relações sexuais, era o último dia de pausa entre as cartelas e o preservativo rompeu. Não tomei a pilula do dia seguinte porque tomo Minigeste mas mesmo assim estou preocupada porque no outro mês penso que me esqueci de tomar a pilula à hora certa mas também não passou das 12h.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se tomou certinha não tem riscos... pode ficar descansada... ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.