sábado, outubro 18, 2014

Como não se esquecer da pilula

Como não se esquecer da pilula

A pilula hormonal deve ser tomada todos os dias, sensivelmente no mesmo horário, respeitando as pausas entre as cartelas ou carteiras. Somente desta forma a pilula garante a sua eficácia, um atraso até 12 horas na toma do comprimido pode interferir e alterar a proteção da pilula de uma gravidez indesejada.


Por exemplo: se a mulher toma o comprimido habitualmente às 21 horas, se tiver um atraso e o tomar até às 9 horas do dia seguinte não altera a sua eficácia, os comprimidos seguintes devem ser tomados na hora habitual (21 horas).

Um atraso mais de 12 horas ou esquecimento de um ou mais comprimidos altera a eficácia da pilula e a mulher corre risco de engravidar. Saiba mais em: Esquecimento da pilula

Estratégias para não se esquecer
  • guarde a pilula num local que todos os dias (algum móvel no quarto)
  • crie um alerta no telefone ou email
  • utilize uma app
  • opte por uma pilula sem pausas entre as cartelas ou carteiras

Os atrasos ou esquecimentos são um motivo para escolher um anticoncecional de média ou longa duração, como:

Fontes bibliográficas
Partilhe

26 comentários:

  1. Ola, tomo o anticoncepcional Mercilon Conti desde Julho, porem sofro com os efeitos adversos como enjoo e indisposiçao, queria marcar uma nova consulta com a minha ginecologista porem ela so possui horario para o final do mes que vem mas quero trocar a pilula o quanto antes pois os efeitos estao atrapalhando muito minhas atividades diarias, gostaria de saber se ha alguma outra pilula com os mesmos componetes que tem no Mercilon Conti para poder trocar o medicamento. Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim tem algumas pilulas com a mesma dosagem e até genéricos, basta fazer a pesquisa por: O melhor seria só mudar após a consulta para ter acompanhamento na fase de adaptação... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  2. Olá boa tarde eu esqueci me de iniciar a nova cartela de diene 35 depois da pausa de sete dias para menstruação o que faço ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode iniciar após a pausa de 7 dias, mas tem que ter a certeza que não está grávida e deve se proteger nos primeiros 7 dias da nova cartela... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  3. Olá o meu horário normal para tomar a pílula diane 35 é sempre as 8:00 horas da manhã mas as vezes no fim de semana atraso sempre entre duas a três horas, essa diferença é prejudicial para o efeito da pílula acabar e eu engravidar ? Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não prejudica nem altera a eficácia, pode ficar descansada, se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  4. Boa noite
    Sem querer tomei a pílula de 4a por volta da uma da manha, julgando ser a de 3a. Que afinal tinha sido tomada na hora correta, 18h. Sendo que tomei a de 4a mais cedo como faço agora? Tomo a de 5a as 18h de 4a?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve tomar a de quinta feira na manha de quinta e a partir de sexta feira pode voltar a tomar na hora habitual, 18 horas, desta forma não altera a eficácia, pois não tem atrasos maiores de 12 horas.. ando por aqui.. :)

      Eliminar
  5. B tarde. Tenho uma questão, hoje tb me enganei e tomei a de quarta e de quinta juntas. Uma de manhã e a outra agora de tarde.
    A minha pílula é a cerazette, como e quando tomo agora?
    Grata

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, tem que toma manha na hora habitual para manter a protecção... ao tomar dois comprimidos tem mais risco de notar escapes, inchaço na barriga ou nauseas... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Portanto amanhã na hora habitual tomo a de sexta e isso?

      Eliminar
    3. Portanto amanhã na hora habitual tomo a de sexta e isso?

      Eliminar
    4. Olá, sim é isso... ando por aqui... :)

      Eliminar
  6. Olá, tomo a Yaz e na segunda semana da caretal esqueci de tomar a de 2ª-feira. Sem perceber, na terça tomei o comprimido de segunda e depois ainda esqueci de tomar na quarta. Ou seja, segunda e quarta não tomei e terça sim. Continuei a cartela normalmente e agora estou tendo sangramento. Tudo bem com isso, é normal? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim é normal, deve manter e se proteger nos próximos 7 dias para não ter riscos de gravidez... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  7. Estive a tomar antibiotico desde dia 22 a 29 de julho. estive a tomar nitrofurantoína, que penso nao haver interação, mas mesmo assim quero ter cuidados. para que a eficacia da pilula seja reposta, tenho de tomar 7 dias. quer dizer que dia 6 de agosto ja posso ter relações sem proteção??? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode manter que não tem riscos de gravidez... ando por aqui... :)

      Eliminar
  8. Boa noite! Precisava da sua ajuda relativamente a uma situação. Tomo a pílula Minigeste, sempre direitinha, as 21h. No sábado passado foi a última pilula da cartela, mas estranhamente, como a tomei juntamente com uma bebida com palhinha, fico sempre na dúvida se realmente a ingeri. Eu penso que sim, mas tenho sempre algum receio. Li no folheto da pílula que esquecimento na ultima semana, há opçao de parar a cartela e fazer logo a pausa,e não é necessário usar proteção adicional. Como era a última pilula, automaticamente não tomei mais nenhuma, e de momento encontro-me na pausa de pílula, e estou com menstruação. Refiro ainda que nesse mesmo sábado tive relações, bem como terça-feira, mesmo antes de vir a menstruação. Acha que corro algum risco? Deveria fazer alguma coisa? obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, penso que leu mal a bula ao termos um esquecimento na ultima semana temos riscos... será que pode confirmar... deve se proteger até ao 7º comprimido da cartela seguinte... ando por aqui... :)

      Eliminar
  9. Olá Boa tarde. Fui confirmar novamente à bula da pilula Minigeste e de facto diz que se houve esquecimento na terceira semana de pilula existem duas opções, sem necessidade de métodos contraceptivos adicionais: Mal acaba a cartela em que houve o esquecimento, começar logo outra, ou parar a cartela no dia em que houve o esquecimento e fazer uma pausa de 7 dias ou menos...
    Como tive relações no sábado e terça (em que já estava com dores de período) corro algum risco? O facto de a menstruação me ter vindo não significa algo? obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, ok, obrigado, normalmente sugiro sempre que a mulher se proteja até ao 7º comprimido da cartela seguinte, que pode iniciar sem fazer a pausa habitual... a menstruação pode descer pelo fato de interromper a cartela, continua a achar que se deve proteger até ao 7º comprimido da nova cartela, se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  10. Ok Obrigada! Mas então relativamente às duas situações, caso o comprimido não tenha sido ingerido, como não me protegi com outro método contraceptivo, corro risco? e agora só poderei ver na próxima menstruação? A menstruação veio me no dia que vem sempre, não mais cedo, pelo que é provável que tenha sido ingerido correto? Obrigada!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, normalmente sugiro protecção para evitar riscos, mas pode confiar na bula, e seguir as indicações que deixei (protecção até ao 7º comprimido da próxima cartela), ando por aqui... :)

      Eliminar
  11. Muito obrigado! Mas mais uma questão, na bula diz pausa de 7 dias ou menos, a contar com o dia do suposto esquecimento.. Ou seja, o dia em que começaria a tomar a pilula era domingo, e contando com sábado como esquecimento, para manter o dia em que começo uma nova cartela teria que fazer 8 dias de pausa.. Há problema? Novamente obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se faz 8 dias de pausa eu sugiro sempre que se proteja até ao 7º comprimido da cartela seguinte, pois aumenta os riscos... ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.