segunda-feira, julho 13, 2015

Adaptação à pílula e outros anticoncepcionais

Adaptação à pílula e outros anticoncepcionais

O ciclo menstrual é definido pela produção hormonal do nosso corpo, a produção hormonal é regulada por diversos processos e os hormônios interagem uns com outros levando a diminuição ou aumento da sua produção, desta forma a menstruação, a ovulação e outras fases do ciclo menstrual surgem mais ou menos na mesma altura.


Ao iniciar uma pílula ou outro anticoncepcional hormonal nosso corpo vai ter, na corrente sanguínea, uma quantidade elevada de hormônios sintéticos o que vai evitar a ovulação (surgimento do período fértil) e espessar o muco cervical (evitando que os espermatozoides progridam e subam).

Ao passar a ter alterações hormonais tão grandes é normal o corpo passar por uma fase de adaptação. 

Fase de adaptação à pílula e outros anticoncepcionais


Fase de adaptação após interromper a pílula ou outros anticoncepcionais


Fontes bibliográficas
Partilhe

105 comentários:

  1. Tomo yaz há 14 dias, estou protegida ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim já está, mantenha a pílula certinha, se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  2. Olá..termino minha cartela de anticoncepcionais amanhã e tenho um exame de prevenção marcado para quinta feira próxima, sendo que irei menstruar , na sexta ou no sábado. O resultado do exame pode alterar?, será melhor eu adiar o exame?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      é melhor adiar ou pode tomar mais dois ou três comprimidos de pílula para adiar dois ou três dias sua menstruação... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  3. Boa tarde!
    Tomo Diane 35 a cerca de 10 meses. Comecei por causa do acne, no entanto comecei as minhas relações a dois meses. Tomo a pilula sempre certa, e nunca tive vomitos, diarreia e nunca tomei nada que lhe tirasse o efeito. Estou preocupada pois temos ido mais vezes a casa de banho do que o normal e tenho dores no peito. Acha que pode ser gravidez? Se não é o que podera ser? Estou a meia da minha cartela e nao tive relações este mês. A mestruaçao veio certinha.
    Obigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      se a toma corretamente não tem risco de gravidez, a diane apesar de não ser um anticoncepcional mesmo, se for tomada corretamente está protegida de uma gravidez... pode ficar tranquila, pode ser efeito da pílula, deve aguardar e se mantiver essa vontade frequente em ir à casa de banho fale com seu médico pois pode ser uma infecção urinária... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  4. Ola doutor. Tomo minigeste ha quase 1 ano, porem aconteceu-me uma coisa que nunca tinha acontecido. Ao 18º dia de pilula da cartela do corrente mes, tive um pequeno sangramento que durou umas horas, mas muito pouco, e no dia seguinte mais um pouco pela manha. Tomo a pilula certa, no maximo com 2horas de atraso.. A questão é que 2 dias antes do sangramento tive relaçoes sexuais apenas protegida pela pilula.. Posso estar gravida? Porque mesmo sabendo que tomando pilula as chances sao reduzidas, o sangramento por nidaçao costuma acontecer 2 dias apos a relaçao sexual.. Ou estou enganada? Hoje estou no 20º comprido pelo que não existem ainda sinais de atraso da menstruaçao.. Aguardo resposta, obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, como toma a pílula corretamente está protegida, me parece ser causado pela pílula... é o chamado spotting, deve manter a minigeste e não se preocupar... se precisar ando por aqui.... :)

      Eliminar
  5. Bom dia

    Iniciei a pílula Microgeste no primeiro dia da menstruação, estando a tomar o antibiótico Actidox (tetraciclina) nos dias anteriores. O antibiótico foi receitado para uma inflamação do colo do útero simples, pois nem sentia qualquer dor, mas foi vista durante a citologia.
    Tomei então o antibiótico com a pílula durante mais uns dias (total de 14 dias de antibiótico) e há uma semana que continuo só com a pílula.
    Durante a menstruação, só tive dois dias de fluxo normal (normalmente tenho quatro dias, e os últimos 2 ou 3 já bastante menos). Depois desses dois dias de fluxo normal, que já vão quase três semanas, tenho tido algum corrimento vermelho claro. Como se a menstruação não passasse nunca!
    Há dias que não tenho nada, e parecia vir a sempre a diminuir. Mas ontem e hoje, faltando uma semana para começar os comprimidos placebo da pílula, voltei a ter, e até com maior quantidade. Embora ainda seja sangue mais claro que a menstruação e em muito menos quantidade.

    Devo ficar preocupada e ir à médica, ou posso esperar com alguma calma, face ser o primeiro mês da pílula, a interação com o antibiótico e a própria inflamação?

    Desde já obrigada :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim deve aguardar é comum estas alterações devido ao tratamento e por estar na primeira cartela, mantenha a pílula e as melhoras... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  6. Boa noite.
    Preciso muito que o doutor e outras pessoas às quais já aconteceu o mesmo que irei descrever me ajudem.
    Estou na quarta marca de pílula , primeiro foi a Denille , em seguida a Diane 35 , depois a minigeste e agora a Try Gynera.
    O que acontece é sempre a mesma coisa , mês sim , mês não , ainda faltam comprimidos para acabar a caixa e começo com o chamado "spotting" . Desta vez , ainda faltavam 13 comprimidos. Não sei mais o que fazer . Fui à Ginecologista há um mês e segundo ela está tudo bem comigo.
    Por favor , ajudem-me.
    Há alguma coisa que eu possa fazer para acabar com isto ? Algum medicamento , não sei

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      deve manter até seu corpo se adaptar, usa à muito tempo? Ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Sim. Como lhe disse já tomei 4 marcas diferentes
      E cada uma tomei cerca de 4 meses ...
      E isto acontece mês sim mês não

      Eliminar
    3. Ok eu percebo e entendo sua preocupação, mas acho que deve manter e aguardar, não é muito grave para sua saúde essa situação... mantenha o anticoncepcional mais uns meses... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
    4. Pois eu sei que não é prejudicial para a minha saúde mas sinto-me tão incomodada com estas situações , pois serão os 13 dias da toma da pílula a perder spotting mais a menstruação no fim da caixa . É incomodativo .
      A ginecologista diz que há probabilidade de eu nunca conseguir adaptar-me a uma pílula , mas gosto sempre de procurar uma segunda opinião. A ginecologista diz que pode ser um descontrolo hormonal. Não há maneira de controlar ?
      Neste momento estou no 4 mês da try gynera e continua a acontecer o mesmo. E tenho mesmo receio que nunca nenhuma pílula se adapte ao meu organismo.

      Eliminar
    5. Olá, deve aguardar mais umas cartelas e estar tranquila... tenha calma e mantenha seu anticoncepcional... ando por aqui... :)

      Eliminar
  7. Boa tarde.
    Até à data nunca tinha tomado pílula.
    Acontece que este ano pela primeira vez a minha menstruação ia coincidir com o período de férias, e foi-me aconselhado tomar 2 carteira seguidas da pílula arankelle.
    Iniciei a toma no 1º dia da menstruação, mas desde ai tive sempre um escape tipo borra café. Agora coma 2ª carteira mais ou menos a meio esse escape parece que aumentou de fluxo e tornou-se avermelhado ... basicamente parece que é a menstruação, pois até sinto algumas cólicas.
    Gostaria de fazer continuação da pílula após os 7 dias de pausa, mas agora não sei o que fazer... se devo de acabar a carteira de arankelle (falta 1 semana) e fazer a pausa e voltar a tomar a mesma pilula; se devo de fazer já a pausa dos 7 dias e iniciar a mesma pílula ou uma outra de dosagem superior como a aranka; ou se devo de iniciar já a toma de uma outra pílula de dosagem superior.
    O que me aconselha?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      me parece que se fizer a pausa pode parar seu escape, depois da pausa deve iniciar nova cartela... nesta fase inicial e tomando seguido pode notar facilmente escapes... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Desde já agradeço em ter respondido

      Sendo assim devo de terminar a 2ª cartela (falta uma semana) mesmo estando com este sangramento parecido com a menstruação, fazer a pausa e só depois retomar com a mesma pílula, certo? Ou faço já a pausa?

      Mais uma vez obrigada

      Eliminar
    3. Olá, pode fazer das duas formas, pois tomou cartelas seguidas... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
    4. Desculpe a minha ignorância
      Este sangramento que se tornou mais intenso não é considerado menstruação? Significa que se parar a toma daqui a uma semana é que terei a dita menstruação normal? Posso retomar a toma após a pausa sem qualquer problema?
      Pergunto isto porque têm sido uma situação um pouco chata.

      Mais uma vez obrigada



      Eliminar
    5. Olá, ao tomar a pílula e sangrar estamos perante um escape o chamado spotting.. a menstruação deve vir na pausa... :) ando por aqui... :)

      Eliminar
  8. Olá tenho algumas dúvidas. Passase o seguinte comecei por tomar a pílula pela primeira vez no mês de março, a pilula chamada Denille, tomei a carteira até ao fim como medico me tinha indicado e afim de 2 dias tive a menstruação, durou mais ou menos uns 5 dias ( o normal) e perlongou se por mais uma semana, mas comecei a tomar no dia certo de toma. Não desconfie porque podia ser nervos que tivesse. No mês seguinte já veio normal, no outro mês faltando tomar 3 comprimidos para o fim da carteira começou a vir corrimentos, mas mantive a toma certa da carteira, no outro mês veio direito, mas este mês estou tendo mesmo problema faltando tomar 3 comprimidos e já estou novamente com corrimentos, será adaptação? Gravidez? Que devo fazer? Tomar mais carteiras? Agradecia uma ajuda. Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, me parece ser adaptação, se tem tomado certinha está protegida... não tem riscos.. se precisar ando por aqui.... :)

      Eliminar
    2. Quando e que posso saber que meu organismo não se está a adotar? Afim se quantos meses e que já tem que vir direitinha?

      Eliminar
    3. Olá, o nosso corpo pode precisar de 3 a 4 cartelas... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
    4. Acabei de tomar a 4 carteira, próximas carteiras já tem que vir correto?

      Eliminar
    5. Olá, deve já vir... mas se lembre que cada mulher é diferente. Se precisar ando por aqui....

      Eliminar
  9. Boa tarde,
    Não costumo fazer uso da pílula regularmente,mas gostaria de saber se se pode iniciar a toma da pílula após os 5 dias desde o inicio da menstruação.
    No meu caso já passaram 10 dias, mas gostaria de iniciar já a toma da pílula sem ter que esperar pelo mês seguinte.
    O objetivo será atrasar a menstruação por uns dias .... é viável se optar por esta forma? Quanto ao efeito contraceptivo, é viável?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      pode iniciar, embora o aconselhado seja iniciar no primeiro dia da menstruação... ao iniciar já tem que se proteger até ao meio da cartela e ter a certeza que não está grávida... eu sugiro que aguarde pela menstruação para iniciar... ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. olá
      Significa se começar hoje a toma a menstruação já irá atrasar este mês?
      Obrigada

      Eliminar
    3. Olá
      Significa se tomar hoje a menstruação irá atrasar este mês?
      Obrigada

      Eliminar
    4. Olá, ao iniciar a menstruação vai passar a descer na pausa entre as cartelas... ando por aqui... :)

      Eliminar
  10. Bom dia, tenho uma duvida, na pausa de 7 dias que fazemos da pilula para vir a mestruacao a risco de ficar grávida se ouver relações sexuais? Pois naqueles 7 dias nao tomamos a pílula.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      se tomar a cartela certinha não tem risco, está protegida na pausa, pois tomou a cartela toda e isso lhe confere protecção nesses dias, não deve fazer mais dias de pausa que o recomendado... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  11. Ola,
    Tenho algumas duvidas, 14 de julho, tive um pequeno problema de estômago e andei a tomar uns comprimidos para isso, ate esse dia q eu me lembre tomei sempre a cartela certinha e ja ia a meio, não sei se esses comprimidos que andeia tomar cortou o efeito da pilula, no dia 24 veio me a menstruação normal, e nessa pausa dos 7 dias no dia 29 tive relações sexuais, sem protecção, mas a ejaculação foi feita fora (método do chamado coito interrompido), nesse mesmo dia era o inicio de uma nova cartela tomei á mesma hora tudo normal, desde ai tenho tomado sempre á mesma hora sem falhas, mas tenho andado cansada, estranha, com prisão de ventre e sempre com vontade de urinar...
    Poderei estar gravida?
    Tbm sinto q ando um pouco ansiosa pq vou de ferias e isso tudo nao sei se pode interferir ou se esses mesmo sintomas vem da ansiedade q ando.
    Aguardo uma resposta, obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      apesar de não saber que medicamentos tomou, como foram para o estômago e não teve vomitos ou diarreia não me parece que tenha riscos de gravidez.. se precisar ando por aqui, boas férias... :)

      Eliminar
    2. Desculpe o incomodo, a pílula que tomo é a denille e os medicamentos que tomei na altura para o estômago foi Mylan e Ezomeprazol zentiva. Será que estes cortaram o efeito da pílula Denille? Ando mesmo preocupada.
      Obrigada pela atenção, aguardo resposta (:

      Eliminar
    3. Olá, ok, não cortam.. deve manter.... ando por aqui... :)

      Eliminar
  12. Só tomei na primeira semana que mencionei no primeiro comentário, então posso estar descansada certo?
    Muito obrigada pela atenção.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  13. Boa tarde,

    Disseram-me que quando se inicia a pilula pela a primeira o efeito contraceptivo não é válido no primeiro mês , assim como se acabar a cartela 2 dias mais cedo que quando iniciar a 2ª cartela o efeito também se perde ... é verdade?
    A minha questão agora é: nunca tomei pilula, mas iniciei e estou a tomar 2 cartelas seguidas,mas gostava de iniciar o periodo de pausa uma semana antes de terminar a 2ªcartela. Quando iniciar uma nova cartela irei estar protegida ou terei que ter de usar sempre proteção extra?
    Uma outra questão quando se está a tomar pilula e mudar-mos para uma dosagem superior após o perido de pausa temos que voltar a esperar pela 2ª cartela para ter a proteção?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se iniciar a pílula no primeiro dia da menstruação após 7 dias já está protegida... se tomar menos comprimidos ou fizer mais dias de pausa entre a cartelas corre riscos de gravidez... quando iniciar nova cartela está logo protegida... ao mudar para uma pílula de maior dosagem (só deve fazer por conselho médico), continua protegida... ando por aqui, se precisar... :)

      Eliminar
  14. Muito bom dia,
    Tenho estado a usar arankelle, mas o médico disse para mudar para aranka após fazer pausa de 7 dias e iniciar no dia em que iria tomar arankelle ... o problema é que me esqueci de perguntar se o efeito preventivo da gravidez é perdido com esta troca.
    Ah, poderei agravar o spotting com esta mudança?
    Sendo uma pílula mais forte e com as mesmas hormonas, ao fazer a mudança assim desta forma estarei protegida na primeira embalagem? Terei de usar preservativo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      como a arankelle tem menos dosagem de estrogénios é melhor se proteger nos primeiros 7 dias de arankelle... é provável que tenha menos risco spotting por ter menor dosagem... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Obrigada em responder :)
      Mas eu vou mudar de arankelle para aranka, não o inverso...

      Eliminar
    3. Olá, peço desculpa troquei, nesse caso não precisar de se proteger pois a aranka tem maior dosagem e nesse caso pode ter mais riscos de escape... se precisar ando por aqui.... desculpe... :)

      Eliminar
    4. Boa noite,
      Há 4 meses que tomo a arenkelle como tratamento, sempre com os mais variados sintomas desconforto abdominal, dores (as vezes fortes) e spotting no dia a dia. A minha medica aconselhou a troca para a aranka com intervalo de 3-5 dias. Neste momento já não tenho arekelle. O meu problema é que a paragem não me é conveninente parar já devido a viagens e porque sangro muito tenho nauseas e vomitos. Posso começar com a aranka sem fazer intervalo e faze-lo mais tarde daqui a e.g. 2 semanas?
      Quais sao os sintomas mais comuns que acompanham o aumento da dosagem?
      Obrigada.

      Eliminar
  15. Tomei diclin por mais ou menos 2 anos, fui a ginecologista e ela trocou para molièri 30, comecei a tomar depois da pausa no dia em que deveria voltar a tomar o diclin,com quanto tempo estarei protegida da gravidez?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, após 7 dias volta a estar e não tem riscos... ando por aqui... :)

      Eliminar
  16. Tomo mercilon Conti e esqueci de iniciar uma nova cartela no domingo a noite, iniciei na segunda de manhã menos de 12 horas . Posso tomar o segundo comprimido a noite como sempre faço e corro algum risco de gravidez?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim deve manter dessa forma... para continuar protegida... ando por aqui... :)

      Eliminar
  17. olá boa noite. Eu estou com um problema . Eu estou tomando um anticoncepcional chamado dicrin já estou na 3 cartela e estou com escorrimento desde que comecei a tomar a primeira cartela escorrimento escuro com cor de borra de café . E algumas secreção também. Estou preocupada com isso não . Não sei se devo parar de tomar meu remédio ou se meu organismo está se adaptando com o remetente é isso é normal me ajuda por favor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim me parece efeito nesta adaptação... me diga nota odor no escorrimento? Ando por aqui... :)

      Eliminar
  18. oii, to no meu segundo mês da pílula Qlaira, tava tudo bem até q eu menstruei e fiquei com mt espinha e até agora eu to com espinha (4 dias dps da menstruaçao), é normal da adaptação da pilula eu ter essas espinhas ou devo pedir pra trocar a pílula? A Qlaira ja é minha segunda tentativa, a Cerazette não deu certo pra mim tbm

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim é normal... deve manter e aguardar... ando por aqui... :)

      Eliminar
  19. Olá doutor,
    Tomo mercilon conti faz algum tempo, porém essa ultima cartela tenho tomado em horas diferentes (sempre menos de 12h) tomei o segundo comprimido verde e a menstruação começou a vir logo no dia seguinte. Nesse dia tive relações desprotegidas e esqueci de tomar a primeira pílula amarela então tomei a pílula do dia seguinte e passadas mais de 12h tomei a pílula amarela. Devo parar a cartela e esperar que a menstruação venha de novo, já que a pílula do dia seguinte corta ou diminui a menstruação, ou devo continuar a cartela normalmente e assim que terminarem os comprimidos amarelos eu posso começar a próxima?
    E eu corro algum risco mesmo tomando a pílula do dia seguinte?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve manter, os atrasos menores que as 12 horas não alteram nossa protecção... ando por aqui... :)

      Eliminar
  20. Há riscos de engravidar durante a pausa do anticoncepcional? Obs: estou com ausência de sangramento este mês.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se usou sem falhas não tem riscos, está protegida na pausa também... ando por aqui... :)

      Eliminar
  21. Olá, comecei a usar o moliere 20 há 2 meses por recomendação do ginecologista, mas estou tendo sangramento de escape durante esses dois ciclos, devo retornar ao medico ou esse efeito é normal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode acontecer, deve manter a aguardar mais duas cartelas, se mantiver ou aumentar deve falar com seu médico, seu corpo se está adaptando... ando por aqui... :)

      Eliminar
  22. Olá doutor, um anticoncepcional de baixa dosagem tem a mesma eficácia de um com maior dosagem?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim tem desde que seja usado como é recomendado... ando por aqui... :)

      Eliminar
  23. Oi doutor, suas respostas me ajudaram muito. Obrigada. Gostaria de fazer mais uma pergunta... E normal menstruar quando está do meio para o final da cartela? Eu comecei a tomar anticoncepcional há 2 meses, será q fax parte da adaptação?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode acontecer nesta fase de adaptação... deve manter... :) ando por aqui.

      Eliminar
  24. Olá doutor, devo começar a tomar o primeiro comprimido da cartela pelo dia correspondente da semana ou pelo primeiro da cartela? Tem problema, por exemplo, numa terça feira, eu tomar p comprimido marcado no domingo, ou todos os comprimidos são iguais?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não tem problema se todos os comprimidos tiverem a mesma dosagem hormonal, no entanto para evitar esquecimentos deve seguir e respeitar os dias... ando por aqui... :)

      Eliminar
  25. Olá dr. O que pode provocar vermelhidão e ardência durante a menstruação?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, o excesso de humidade, o absorvente, falta de mudança do absorvente, higiene insuficiente, secura (absorção excessiva do absorvente), roupa interior... entre outras causas... ando por aqui... :)

      Eliminar
  26. Doutor, há algum problema em emendar cartela? Eu vou viajar e não queria menstruar durante esse período. Eu corro algum risco em fazer isso?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode emendar que não tem riscos de gravidez, ando por aqui... :)

      Eliminar
  27. Olá doutor, o álcool afeta a eficácia da pílula?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola, não afecta, aumenta o risco de notar efeitos adversos, pois aumenta a concentração de hormônios no sangue... ando por aqui... :)

      Eliminar
  28. Boa noite doutor, o absorvente interno causa algum dano interno para a mulher?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, normalmente é bem tolerado, embora existam estudos a referir o risco de choque tipo alérgico... há casos raros relatados... ando por aqui... :)

      Eliminar
  29. Boa noite Doutor, estou usando o anticoncepcional yaz 42+4, e estou tendo sangramento de escape a 20 dias, no meio da cartela o fluxo aumentou e senti cólicas, desconfortos, seios inchados, isso é normal ? O que devo fazer ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode acontecer, é comum ser um efeito do anticoncepcional, deve manter... se continuar aumentando deve falar com seu médico... ando por aqui... :)

      Eliminar
  30. Doutor, por que a pilula causa esse sangramento fora do período menstrual? Pode significar que o nivel hormonal da pilula está baixo demais para meu corpo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não é sinal disso são efeitos normais relacionados com a acção dos hormônios em seu corpo... ando por aqui... :)

      Eliminar
  31. Oi doutor, eu posso fazer uso de um anticoncepcional de baixa dosagem sem me preocupar com risco de gravidez?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode ele é igualmente eficaz desde que o use como é recomendado, sem falhas... ando por aqui... :)

      Eliminar
  32. Boa noite dr. O exame de sangue pode dizer se vc tem alguma dst ou só por meio do preventivo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, somente pelo preventivo não, o médico tem que pedir valores direccionados para cada doença... ando por aqui... :)

      Eliminar
  33. Doutor, qual é a diferença entre um anticoncepcional que se deve tomar 24 dias e pausar 4 com aquele q se toma 21 e pausa 7?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, a diferença é na dosagem hormonal, se seu médico acha que beneficia de um pouco mais de dosagem hormonal sugere o de 24 comprimidos activos para ter mais dias de tratamento... ando por aqui... :)

      Eliminar
  34. Olá dr. Quanto tempo, devido a adaptação do corpo com o uso da pilula, eu posso sofrer sangramento de escape? Isso tende a cessar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim tende a cessar, são mais comuns nos primeiros 3 a 4 ciclos... ando por aqui... :)

      Eliminar
  35. Olá
    Comecei tomar Araceli com 40 dias pos parto, qdo completei 14 dias de tratamento tive relação sem outro tipo de proteção e ejaculação dentro, há uma semana estou com cólica como se fosse descer as regras, há dois dias fiz um teste de farmacia e deu negativo, devo confiar nesse resultado??
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode confiar, quando teve relações estava já protegida, mantenha e se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  36. Doutor, devo confiar num anticoncepcional de baixa dosagem ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim deve tem a mesma eficácia, desde que o use sem falhas não tem riscos... ando por aqui... :)

      Eliminar
  37. Doutor, a diarreia pode afetar ou anular o efeito do comprimido que tomei nesse dia? Se anulou, devo tomar um comprimido de novo daquele dia para repor esse q anulou, ou devo seguir com a sequência normal do cartela?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se a diarreia aconteceu nas 4 horas seguintes à toma do comprimido tem risco de perder o efeito... ando por aqui... :)

      Eliminar
  38. Doutor, estou no terceiro mês de uso da pílula, até então nunca tinha tomado, e desceu bem pouco para mim uns dias antes de acabar a cartela, e quando acabou a cartela de vez não desceu.. é normal isso? Faço uso do moliere, q é 24+4

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode acontecer, é efeito de moliere... deve manter, para estar protegida... ando por aqui... :)

      Eliminar
  39. Dr. A pílula anticoncepcional tem de ser tomada sensivelmente no mesmo horário?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim convém para evitar esquecimentos e estar protegida... ando por aqui... :)

      Eliminar
  40. Boa noite doutor, estou tomando o moliere 20, mas vou mudar para o anticoncepcional Yasmin, porque o moliere na minha cidade é muito difícil de encontrar e acho o yasmin bem parecido. Como posso fazer essa troca para iniciar a cartela?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, o mais parecido é o yaz... basta iniciar o novo no dia que iria iniciar nova cartela... ando por aqui... :)

      Eliminar
  41. Boa noite doutor, obrigada pelas suas respostas, elas me ajudaram muito!
    Queria saber mais uma coisa, o iumi e o yaz são parecidos?

    ResponderEliminar
  42. Boa Tarde Doutor.., tenho 22 anos e comecei a tomar Gracial a 14 dias, primeira vez nesse mundo de anticoncepcional ,tudo anda me assustando rs. Sei que e recente, mas de uns 4 dias pra cá, inchei de uma maneira descontrolada, sinto como se a pele da minha barriga estivesse delicada, quando toco sinto uma dor leve, um desconforto, tenho gastrite,esse inchaço tem a ver com a gastrite ou é normal na fase de adaptação? E antes de mais nada, doutor, eu vou desinchar? hahaha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode ter relação com a gastrite, é melhor falar com seu médico para ele avaliar, passe a tomar a pílula após uma refeição, almoço ou jantar... ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.