Vacina da gripe na gravidez


A vacina da gripe é o meio mais eficaz de prevenir a gripe, um doença respiratória benigna que é provocada pelo vírus Influenza, apesar da gripe ser uma doença benigna, de cura espontânea, pode trazer algumas complicações em pessoas com a imunidade diminuída como as grávidas.

Vacina da gripe na gravidez

A vacina da gripe está indicada para pessoas com maior risco de desenvolver complicações e com outras doenças associadas, as organizações de saúde sugerem que a grávida faça também a vacina da gripe para não ter riscos de contrair e de transmitir ao seu bebê.

Quando as grávidas devem fazer a vacina da gripe sazonal

A vacina da gripe sazonal está indicada para todas a grávidas com mais de 12 semanas de gestação, a grávida deve por isso fazer a vacina no segundo ou terceiro trimestre da gravidez.

Cuidados e reacções da vacina de gripe na grávida

Os cuidados e reacções que a grávida deve ter são similares aos das outras pessoas, a grávida deve aguardar 30 minutos após fazer a vacina no serviço e saúde para prevenir a ocorrência de choques e outras complicações imediatas e depois no local de administração da vacina tem que aplicar gelo, pois o local pode inchar, ficar duro e com vermelhidão (dores e febre também podem ocorrer, embora seja mais raro).

Fontes bibliográficas