sexta-feira, março 11, 2016

Efeitos adversos de mercilon®

Efeitos adversos de mercilon®

O anticoncepcional mercilon® é um medicamento indicado na prevenção da gravidez, se a mulher o usar corretamente, não tiver vômitos ou diarreia nas 4 horas seguintes à toma dos comprimidos ou usar alguns medicamentos que interfiram (hidantoínas, barbitúricos, primidona, bosentano, carbamazepina, rifampicina, rifabutina, oxcarbazepina, modafinil, topiramato, felbamato, ritonavir, griseofulvina, hipericão, ritonavir, nelfinavir, nevirapina e efavirenz) vai ter grande protecção e não tem riscos de engravidar.

Efeitos adversos de mercilon®

Cada cartela do anticoncepcional mercilon®  contém 21 comprimidos brancos, com cerca de 150 mcg de desogestrel + 20 mcg etinilestradiol.

Efeitos adversos do anticoncepcional mercilon®

Como todos os medicamentos o anticoncepcional mercilon® pode causar efeitos adversos, podendo a sua ocorrência ser comum, se surgirem em + de 1 mulher em cada 100 utilizadoras, incomum, se surgirem em + de 1 mulher em cada 1000 utilizadoras ou rara, se surgirem em - de 1 mulher em cada 1000 utilizadoras.

Efeitos adversos do anticoncepcional mercilon® comuns: náusea, dor abdominal, aumento de peso corporal, dor de cabeça, alterações do humor e dor nas mamas. 

Efeitos adversos do anticoncepcional mercilon® incomuns: vômitodiarreia, retenção de líquido, enxaqueca, alterações na libido, aumento das mamas, vermelhidão na pele e urticária.

Efeitos adversos do anticoncepcional mercilon® raros: intolerância a lentes de contato, perda de peso, aumento do desejo sexual, corrimento mamário, aumento do corrimento vaginal e eritema nodoso ou eritema multiforme.

Fontes bibliográficas
infarmed.pt
Partilhe

31 comentários:

  1. Ola Dr Carlos Edgar,

    Desculpe se incomodo. Mas gostaria se possivel que me esclarecesse uma duvida.
    Há cerca de 4 meses atras (fim de Novembro) tive um atraso na toma da pilula Diane 35 o horário de tomar era as 21h e eu so tomei as 2h da manha. Tive duas vezes relações sexuais sem preservativo apos isso. As hemorragias de privação vieram corretamente. O meu ginecologista em Dezembro quis mudar me a pilula para a Minigest por eu andar com a tensão alta. Iniciei a minigest em 12 de Janeiro e as hemorragias de privação vieram corretamente desceu a menstruação mais cedo dois dias do que quando tomava a Diane, não sei se será normal esta alteração. Corro risco de estar gravida e não saber?

    Obrigada,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, como respondi nos outros post não tem riscos... :)

      Eliminar
    2. Muito obrigada pelo esclarecimento. Fiquei mais aliviada.

      Eliminar
  2. Olá,Boa Noite Dr. Meu Ciclo está irregular tem uns 4 meses era certo vir sempre dia 2 aí passou a vir dia 4/ depois 10/ e voltou a 2/ aí depois veio 4/01/2016 e 31/01/3016 agora último hj dia 10/03/2106 mas está pouco quase nada, tive bastante relação mas com preservativo. E aí comecei a tomar o Stezza, será que e o remédio que está fazendo vir pouco. Tenho retorno no meu GO dia 21/03/2016.

    Por favor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim me parece ser o stezza, é normal causar diminuição da menstruação... mantenha-o certinho... ando por aqui... :)

      Eliminar
  3. Se ela começou a tomar o anti, quando acabou a menstruação sem esperar a proxima, e falta mais 5 pra acabar, ela já esta protegida? ciclo 21 ela toma. mais ela no 4 dia que começou a tomar, tomou A PDS, influencia em algo, atrapalha, está protegida? 

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se iniciar após terminar deve se proteger até ao meio da cartela, depois disso já está protegida... ando por aqui... :)

      Eliminar
  4. Boa tarde Carlos . É o seguinte eu tirei o implanon no mês de janeiro e iniciei a pílula minigeste no primeiro dia de mestruacao, a mestruacao era para vir entre o dia 25 de fevereiro e o dia 2 de março ,entretanto esqueci-me de tomar a pílula durante alguns dias e tive relações desprotegidas .posso estar grávida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se esqueceu tem riscos... a menstruação deve vir na pausa entre as cartelas... ando por aqui... :)

      Eliminar
  5. Oie carlos to com uma dúvida fiz sexo na terça feira não tomei a pílula mas minha menstruação desceu posso ter risco de ta grávida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, como menstruou não deve estar, deve passar a se proteger, para não ter riscos... ando por aqui... :)

      Eliminar
  6. Fui ao pronto socorro com 40 graus de febre e dores no corpo,lá me deram uma injeção pra dor muscular e outra pra febre depois disto notei que as fezes começaram a sair escuras como borra de café o que pode ser?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não deve ter relação... está tomando ferro ou outras vitaminas? Ando por aqui... :)

      Eliminar

  7. Olá!tomo miranova e esqueci-me de tomar 2 dias (terça e quarta feira); hoje quinta de manhã qd descobri tomei logo um, mas ainda tenho outro em falta! O meu problema não é engravidar, porque n temos tido relações sexuais, mas sim o facto de me sentir mal disposta, mal estar, ansiosa, tipo com falta de ar, dores cabeça tipo enxaqueca, etc.
    O blister só já tem 6 comprimidos, devo continuar a tomar os comprimidos normal, e terminar um dia mais tarde do que o previsto, devo tomar mais algum junto, ou parar?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve manter e depois da pausa retomar, pois não precisa de proteção contra a gravidez... ando por aqui... :)

      Eliminar
  8. Posso engravidar com o aparelho no braço? Cumprimentos

    ResponderEliminar
  9. Existe algum alimento que interfira com a pílula? É que gostava de alterar a minha dieta, comer mais sementes (linhaça, chia, papoila, girassol) , as bagas de goji...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, estes que fala não interferem... ando por aqui... :)

      Eliminar
  10. Olá Carlos Edgar.
    É sempre bom saber que anda por aqui a fazer um serviço social tão importante. O seu contributo para a saúde pública é mais do que notável. Parabéns e o meu sincero obrigada.
    Gostaria de saber, se lhe for possível, o seguinte: tomo arankelle e não tomei o último comprimido da cartela. No entanto, comecei a tomar a nova cartela como se não tivesse tido aquele esquecimento. A minha dúvida é a partir de que dia estarei novamente protegida e não será necessário usar outro método anticoncepcional? Será que decorridos 7 dias sobre a toma da nova cartela é suficiente?

    Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, após o 7° comprimido da próxima cartela está novamente... ando por aqui... obrigado pelas palavras de apoio :)

      Eliminar
  11. Bom dia Dr Carlos Edgar, É verdade que a Mercilon Conti traz mais vantagem que a Marcilon normal? Por exemplo, no aspecto de ser mais segura caso haja esquecimento dentro das 12 horas. Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, em termos de eficácia é a mesma... ando por aqui... :)

      Eliminar
  12. Olá Dr. Carlos, gostaria de primeiramente parabenizar pelo trabalho! O blog é excelente e me esclareceu várias duvidas.

    Tomo anticoncepcional uimi 24 pilulas e pausa de 4 dias.
    Deixei de tomar as duas ultimas desse mês, fiz a pausa de 4 dias e iniciei a nova cartela corretamente! So terei relações daqui a 2 meses! Corro risco de engravidar devido ao esquecimento das duas capsulas?
    Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim tem alguns riscos, até voltar a fazer 7 dias de iumi seguidos (até ao 7º comprimido da próxima cartela), ando por aqui... :)

      Eliminar
  13. Doutor, comecei a tomar anticoncepcional Stezza e ja estou um pouco mais da metade da segunda cartela, no começo da primeira, meu namorado passou o penis com um pouco de líquido seminal perto da entrada, mas eu ja tinha iniciado a cartela a uma semana se nao me engano, e minha menstruação entre as cartelas nao veio, corro risco de gravidez? Ou a menstruação não vir é efeito de que meu corpo está se acostumando ao Stezza?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não corre, é normal a stezza não causar menstruação, deve manter a pílula e aguardar, se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  14. Olá doutor. Nunca me esqueci de tomar nenhuma pilula. Falta uma agora para eu acabar a cartela e tive relações sexuais ontem. Existe perigo de gravidez visto que daqui a um dia é a semana de não tomar a pílula e vir a menstruação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não existe risco, está protegida... mesmo na pausa, desde que tome certinha... ando por aqui... :)

      Eliminar
  15. O pietra ed 2mg funciona como anticoncepcional. Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não funciona deve se proteger com preservativo ou evitar as relações... ando por aqui.. :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.