Devo fazer a vacina da gripe?


Devo fazer a vacina da gripe?

A vacinação da gripe deve ser efectuada antes da época gripal, anualmente as autoridades de saúde revelam os grupos prioritários que devem ser vacinados. Em Portugal a Direção Geral de Saúde recomenda a vacinação gratuita para pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, doentes crónicos e imunodeprimidos (com 6 ou mais meses de idade), grávidas, profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados. Para pessoas entre os 60 e os 64 anos também é recomendado a vacinação, embora a vacina da gripe não seja fornecida gratuitamente.

E eu devo fazer a vacina da gripe?

Se tem alguma doença ou problemas de saúde cronico deve fazer a vacina da gripe. Se é uma pessoa saudável e não tem indicações de seu médico não precisa de se vacinar, pois temos que nos lembrar que a gripe é uma doença benigna, que apesar de ser contagiosa, acaba por passar após alguns dias.

A vacinação é muitas vezes indicada pelos serviços de saúde do trabalho para evitar falta e absentismo, ninguém é obrigado a ser vacinado, mas é um bom motivo fazer a vacina da gripe para evitar baixas e diminuição de seus rendimentos.

Descubra mais alguns posts relacionados