Curar a diabetes


Em muitos sites, blogs e vídeos é anunciada a cura para a diabetes, grande parte das receitas e indicações não têm fundamentação cientifica, por isso decide reunir neste post as principais dicas que uso nas consultas para o diabético controlar e aprisionar sua diabetes, sim aprisionar, pois uma vez diabético você será diabético para sempre. Mas não é possível curar a diabetes?

Em tipos de diabetes (tipo 2) mais relacionados com factores ambientais, como a dieta, obesidade e sedentarismo, é possível reverter o processo da diabetes e a pessoa adiar ou deixar de ter os valores de açúcar no sangue elevados.

Curar a diabetes

Grande parte dos diabéticos tipo 2 acabam por virar diabéticos porque que durante anos permitiram que seu estilo de vida causasse uma acumulação de gordura nos órgãos (gordura visceral), aumento de peso e descontrolo metabólico dos açucares. Claro que teoricamente se a pessoa alterar seus hábitos e perder peso pode passar a ter os valores de açúcar mais baixos e não precisar de usar tantos medicamentos, podendo até dizer que deixou de ser diabético. Mas a verdade é que mesmo numa pessoa que consiga isto, se retomar sua dieta mesmo com alguns cuidados acaba por ter logo um "retorno" da diabetes, pois é uma doença crónica progressiva que leva a que diversas complicações se instalem, como aumento de colesterol, aumento da tensão ou pressão arterial, aumento do peso, problemas articulares, menor sensibilidade dos nervos, entre outras...

Pessoalmente já assiste a pacientes com dietas mais restritas (por exemplo com restrição de hidratos de carbono), com planos de treino mais intensos ou mesmo com perda de peso e que conseguiram apresentar um quadro de diabetes semelhante a uma pessoa sem diabetes. Mas para mim e para eles continuam a ser diabéticos...

Curar a diabetes, é possível?

Não considero possível curar uma doença crónica como a diabetes que ao longo dos aos vai deixando sequelas, mas podemos tratar e adiar suas complicações. É isso que vou ensinar.

Ao conhecer diabéticos que conseguem perder até 10 kg, por exemplo num ano, e comparando os valores das suas análises a diferença é enorme, por isso a pessoa diabética tem muito a ganhar se conseguir perder peso de uma forma sustentada.

Tratar sua diabetes
Alimentação e dieta
Consultas e outros cuidados 
Cuidados de higiene
Comportamentos sexuais
Insulina
Curar a diabetes

Descubra alguns posts relacionados