26 de setembro de 2017

Dia Mundial da Contracepção - 26 de setembro


Dia Mundial da Contracepção - 26 de setembro

Comemoramos hoje o Dia Mundial da Contracepção, 26 de dezembro, sob o mote: “10 anos a comemorar o dia mundial da contracepção e... todos os dias a assegurar o acesso seguro à saúde sexual e reprodutiva”, na press release que recebi para Sociedade Portuguesa de Contracepção eram valorizados os números que Portugal atingiu em matéria de contracepção:
  • o acesso a cuidados de saúde reprodutiva é universal, em condições de igualdade para todos os residentes em Portugal (portugueses e estrangeiros, legais e ilegais, homens e mulheres)
  • o aborto passou a ser reconhecido como tema da saúde sexual e reprodutiva
  • 94% das mulheres portuguesas com vida sexual ativa usam contracepção
  • o número de interrupções de gravidez por opção da mulher tem diminuído progressivamente (no último ano 1,9% e entre 2008 e 2015, 10%) sendo inferior à média europeia
  • a despenalização do aborto é sinonimo de aborto seguro: quase não existiu mortalidade materna relacionada com o aborto

Desejo um óptimo Dia Mundial da Contracepção... protegida claro.

Fontes bibliograficas
Diário da República, 1.a série — N.o 99 — 21 de maio de 2010
Estudo das Práticas contracetivas, 2015. Sociedade Portuguesa da Contraceção, Sociedade Portuguesa de Ginecologia
Relatório dos registos das interrupções da gravidez dados de 2015, Direção de Serviços de Prevenção da Doença e Promoção da Saúde, Divisão de Saúde Sexual Reprodutiva Infantil e Juvenil. DGS.
Relatório de análise das complicações relacionadas com a interrupção da gravidez 2013 - 2014
Direção de Serviços de Prevenção da Doença e Promoção da Saúde, Divisão de Saúde Sexual Reprodutiva Infantil e Juvenil. DGS.

10 comentários:

  1. Oi tenho uma dúvida uso ecrã é este mês não me lembro se fiz a troca certinha mas como tinha mais um ecrã coloquei hoje mas a menstruação veio coloquei hoje de manhã e ela veio hoje tiro ou continuo é este que coloquei hoje é o último estou com dúvida se fiquei uma semana sem fazer a troca o que faço me ajude por favor

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não percebi, fez quantos seguidos? Teve mais de uma semana com o mesmo? Ando por aqui... :)

      Eliminar
  2. Minha medica disse que é para eu tomar no quarto dia de pausa, e a menstruação geralmente desce no 3 dia, mas já tomo esses anticoncepcional a 3 meses, se eu t****, corre risco de engravidar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve respeitar as indicações de sua médica para estar protegida, ando por aqui... :)

      Eliminar
  3. Dr Tive mudança de anticoncepcional. Parei com o Nactali descansei 1 mês minha menstruação veio e iniciei o Microvlar. No 4° comprimido tive r**** s*** com c**** i****. Corro o risco de gravidez?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se iniciou no 1º dia da menstruação não tem riscos, estava protegida, mantenha, ando por aqui... :)

      Eliminar
  4. Olá, boa tarde!

    Tenho estado a tomar antibiótico e agora, depois da pausa da pilula na qual me veio a menstruação (como é normal), recomecei a pilula nesta terça feira. Qual é o dia exacto em que volto a esta protegida de uma gravidez indesejada?

    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola, se terminou na ultima semana e ele interfere, somente após 7 dias seguidos de pílula (7° comprimido desta cartela), vai estar protegida, ando por aqui... :)

      Eliminar
  5. Olá boa tarde! Queria saber se o neocef 400mg (cefixima) altera a eficácia da pílula arankelle! Desde já muito obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola, algumas bulas alertam para esse risco... é melhor se proteger durante o tratamento e nos 7 dias seguintes... ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... não revele nenhum dado ou informação confidencial no seu preenchimento.