Como tomar o gracial®



gracial® é um anticoncepcional combinado indicado na prevenção da gravidez indesejadaCada embalagem de gracial® contém 22 comprimidos: 7 comprimidos azuis (numerados de 1 a 7) e 15 comprimidos brancos (numerados de 8 a 22). Tome diariamente o seu comprimido aproximadamente à mesma hora com um pouco de água, se necessário.

Composição hormonal: 
Cada comprimido azul contém: desogestrel 25 mcg e etinilestradiol 40 mcg.
Cada comprimido branco contém: desogestrel 125 mcg e etinilestradiol 30 mcg.
Como tomar o gracial®

Como iniciar o gracial®/ como tomar o gracial®:

Sempre que iniciar um novo blister de gracial®, comece por tomar o comprimido azul com o número 1 no canto superior esquerdo. Deve marcar o dia em que iniciou gracial® no calendário que está no lado esquerdo de cada blister, partindo apenas o alumínio que cobre o dia correspondente. Assim, pode facilmente verificar quando tomou o seu comprimido diário. Siga a direção das setas até ter tomado os 22 comprimidos.


Ao proceder desta forma, toma primeiro os comprimidos azuis e depois os comprimidos brancos. Durante os 6 dias seguintes não tomará comprimidos. Deverá ter o período menstrual durante esses 6 dias (a hemorragia de privação). Normalmente, começará no 2º ou 3º dia após a toma do último comprimido de gracial®

Inicie o próximo blister no 7º dia (após seis dias de pausa) mesmo que o seu período menstrual não tenha terminado. Isto significa que vai iniciar um blister novo sempre no mesmo dia da semana e que também terá a sua hemorragia de privação em cada mês aproximadamente nos mesmos dias.
Como tomar o gracial®

O gracial® e outros medicamentos


Alguns medicamentos podem interferir com a pílula como os medicamentos usados no tratamento da epilepsia e narcolepsia (primidona, fenitoína, barbitúricos, carbamazepina, oxcarbazepina, topiramato, felbamato, modafinil), da tuberculose (rifampicina) e tratamentos do VIH (ritonavir, nelfinavir, nevirapina, efavirenz), alguns antibióticos (ampicilina, tetraciclinas, griseofulvina, rifabutina), ciclosporina, lamotrigina, bosentano e produtos à base da erva de S. João ou hipericão.

Efeitos adversos ou secundários do gracial®

Frequentes (humor deprimido, alterações de humor, dor de cabeça, náuseas, dor abdominal, dor mamária, tensão mamária, hemorragias fora da menstruação e aumento do peso corporal)

Pouco frequentes (retenção de líquidos, diminuição do desejo sexual, vómitos, diarreia, erupção cutânea, pápulas e aumento do volume da mama);

Raros (reações de hipersensibilidade, aumento do desejo sexual, intolerância às lentes de contacto, eritema nodoso, corrimento mamilar, corrimento vaginal e diminuição de peso).
Como tomar o gracial®

Esquecimento de 1 comprimido:

Na 1ª semana

Tome o comprimido esquecido logo que se lembre (mesmo que tome dois comprimidos ao mesmo tempo) e os comprimidos seguintes à hora habitual. Terá que ter precauções adicionais (preservativo)ou evite as relações durante os 7 dias seguintes.

Na 2ª semana
Tome o comprimido esquecido logo que se lembre (mesmo que tome dois comprimidos ao mesmo tempo) e os comprimidos seguintes à hora habitual. Tome precauções adicionais (preservativo) ou evite as relações durante os 7 dias seguintes. 

Na 3ª semana

Tome o comprimido esquecido logo que se lembre (mesmo que isto signifique tomar dois comprimidos ao mesmo tempo) e os comprimidos seguintes à hora habitual. Tome precauções adicionais (preservativo) ou evite as relações durante os 7 dias seguintes. 

Inicie o novo blister assim que terminar o atual, de modo a que não haja intervalo entre os dois. Provavelmente não terá menstruação até ao final do segundo blister. Pode no entanto ter pequenas perdas

Blister, carteira ou cartela do gracial® - os comprimidos azuis são os primeiros que deve tomar, pois têm uma dosagem de estrogénios diferente dos comprimidos brancos.