Eczemas



Os eczemas são reações da pele caracterizadas pela inflamação e exsudação (saída de líquido), causadas pela ação de alguns agentes tais como: alergias, traumatismos, agressões, alterações vasculares, fatores psicológicos, pele atópica, infeções e outros problemas de pele.

O eczema caracteriza-se por uma reação localizada na pele com calor, rubor ou vermelhidão, dor e edema (inchaço), comichão (prurido) e saída de líquido. O eczema começa por aparecer sob a forma de eritema (mancha vermelha ou arroxeada), forma pápulas e posteriormente vesículas que acumulam e libertam um líquido seroso. O eczema pode aparecer em diversas zonas do corpo, sendo mais comum: na face, virilhas, punhos, órgãos genitais e pernas.

Um eczema deve ser tratado com apoio de um profissional de saúde, pois normalmente acarreta um grande desconforto causado pelo prurido e há risco de infeção. Apesar disto não deve esquecer os cuidados de higiene, aplicação de gelo (envolto numa toalha turca 3 vezes ao dia durante 5 dias) e de um analgésico se tiver dores (paracetamol ou ibuprofeno). carlosedgar.com

Fontes bibliográficas