Alimentação do bebé

Que leite deve mamar um recém-nascido?

Um recém-nascido deve mamar leite materno. O leite artificial deve ser uma opção de recurso quando não estão reunidas as condições para o bebé mamar leite materno.

Como devo preparar o leite de lata?

Antes de qualquer procedimento deve lavar as mãos. Ferva (durante 10 minutos) ou esterilize todos os acessórios que utiliza na preparação da mamada.

Ferva água durante 5 minutos, deixe arrefecer, coloque a água no biberão e acrescente as medidas rasas de leite (lembre-se que por cada 30 ml de água deve acrescentar 1 medida rasa de leite), feche o biberão e agite, controle a temperatura antes de dar ao bebé. Não guarde restos de leite e lave logo os utensílios após a mamada.

O meu bebé parece não estar saciado com o meu leite, posso dar um suplemento? Quanto devo dar?

Não deve introduzir o suplemento sem confirmar se o bebé está a aumentar bem de peso, deve falar com a equipa que segue o seu bebé. O bebé deve iniciar a mamada no seu peito e no final mama o suplemento (inicie com 30 ml - 30 ml de água fervida + 1 medida de leite rasa).

Se o bebé não mamar não estimula a mama que passará a ter menos leite. O intestino pode ficar mais preso com a introdução do leite artificial.

Os bebés devem mamar leite antialergias?

O leite hipoalergénico só deve ser dado mediante indicação médica, algumas situações que podem estar indicadas para fazer leite HA: bebés prematuros, de baixo peso ( >2,5 kg) ou com história de alergias na família.

Estes bebés devem adiar a introdução de alguns alimentos, como leite de vaca (introduzir aos 3 anos), trigo (15 meses), ovo inteiro (15 meses), peixe (10 meses), marisco (15 meses), citrinos (15 meses), frutos vermelhos (15 meses) e frutos tropicais (2 anos). Estas medidas têm como objetivo diminuir o risco de alergias.

O pediatra aconselhou leite de soja ao meu filho de 3 meses, posso dar? Há algum leite indicado?

Pode dar leite de soja que é isento de lactose (açúcar do leite), no mercado já existe leite de soja para os recém-nascidos, a sua preparação é semelhante aos outros leites artificiais: 1 medida (4,25 gr de pó) para cada 30 ml de água fervida.

Que leite deve mamar o bebé com mais de 1 ano? E a partir dos 3 anos?

O bebé a partir de 1 ano pode mamar leite de vaca, os pais podem optar por leite especial crescimento ou somente leite gordo, mas a melhor opção são os leites de transição (de lata), pois garantem quantidades corretas de gorduras, proteínas e ferro. O preço dos leites de transição é semelhante aos leites especiais de crescimento.

A partir dos 3 anos o bebé deve mamar leite de vaca meio-gordo. Não adicione chocolate.

Quando devo introduzir novos alimentos?

A introdução de novos alimentos pode ser feita a partir dos 4 meses, se o bebé mamar leite materno podem ser introduzidos somente a partir dos 6 meses.

Quando devo iniciar a sopa? Como devo fazer a sopa?

A sopa deve ser introduzida na alimentação do bebé por volta dos 6 meses. A refeição da sopa deverá substituir uma refeição de leite, de preferência a refeição do almoço. A sopa deverá ser feita a partir da seguinte base: batata (1 batata pequena), 1 cenoura ou porção de abóbora, 1 cebola e 1 colher de azeite em cru (sem sal). A esta base pode acrescentar os legumes, fazendo um intervalo de 3 dias na introdução de cada novo legume. Alguns legumes sugeridos: alho francês, alface, agrião, nabiça, repolho branco, entre outros. Os alimentos devem ser triturados com a varinha mágica. Faça porções pequenas de sopa.

Posso por carne na sopa?

A carne deve ser triturada com os outros legumes e a sua introdução deve ser feita por volta dos 6 meses e meio, inicialmente deve introduzir as carnes brancas (peru, frango ou coelho) e as carnes vermelhas pode introduzir aos 7 meses (cabrito, borrego, vitela e porco).

Posso dar a papa aos 3 meses?

Não, a papa só deve ser dada a partir dos 4 meses, devendo ser uma papá sem glúten. A papá substituí uma refeição de leite.

Que alimentos devem ser dados a um bebé com 6 meses?

Aos 6 meses o bebé já pode comer papa com ou sem glúten, sopa com legumes e carnes brancas, iogurtes com leite adaptado, fruta (maçã, pera e banana), e bolacha maria. O bebé com 6 meses faz, por dia, 4 refeições de leite, 1 sopa de carne e legumes, 1 refeição de papa e iogurte com bolacha e fruta (confira a pergunta Como devo iniciar a sopa? - em cima).

Posso dar boiões ao meu menino?

Sim, mas em situações excecionais (viagem ou férias), os pais devem optar por confecionar as refeições para que o bebé tenha uma alimentação mais rica em nutrientes.

Que fruta o bebé pode comer no primeiro ano de vida?

O bebé no primeiro ano pode comer a pera, a maçã e banana (a partir dos 4 meses) e a meloa, melão e uva (a partir dos 6 meses). A laranja, o pêssego, os kiwis, as nêsperas, as cerejas, melancia e os morangos só devem ser dados depois dos 12 meses. Os frutos secos só a partir dos 15 meses e os frutos tropicais a partir dos 2 anos.

Com que idade o bebé pode comer peixe?

O bebé pode iniciar o peixe aos 8 meses, o peixe deve ser triturado com os outros legumes na sopa. Algumas sugestões de peixe: pescada, linguado, faneca e maruca. Se o bebé nasceu com baixo peso, prematuro ou tiver história familiar de alergias a introdução deve ser adiada para os 10 meses.

O meu bebé depois de comer a sopa com peixe ficou com uma borbulhas no corpo. Será que é alérgico?

Pode ser, nesta situação não deve dar mais peixe, deve falar com o seu médico.

O bebé pode comer chocolate?

Os bebés só devem comer chocolate a partir dos 15 meses.

E o iogurte quando deve ser dado?

O iogurte pode ser dado a partir dos 6 meses, o iogurte terá que ser de leite adaptado e natural para poder acrescentar fruta ou bolacha maria. Os iogurtes de leite de vaca só devem ser dados a partir dos 12 meses, não dê iogurtes de fruta que o bebé ainda não deva comer, por exemplo: o bebé tem 12 meses, se ainda não comeu morangos, não deve dar iogurtes de morango.

Tenho um suplemento de ferro para dar ao meu bebé, quando devo dar?

Os suplementos de ferro não devem ser dados em refeições de leite ou lácteas, deve dar nas refeições da sopa. O bebé que faz este suplemento pode ficar com o intestino mais preso e com as fezes mais escuras.

A minha prima introduziu a sopa e a papa aos 3 meses, é grave esta situação?

Sim é, a introdução precoce da sopa e papa pode aumentar o risco de alergias, problemas intestinais, atrasos e problemas no desenvolvimento, entre outros. A introdução gradual dos alimentos contribui para melhor desenvolvimento do bebé.

Fontes bibliográficas
carlosedgar.com
O que perguntamos sobre saude - carlos edgar
Saude 24 horas - carlos edgar