Preparação de uma colonoscopia

A colonoscopia

A colonoscopia é um exame ao intestino que tem como objectivos observar o interior do intestino, prevenir tumores, realizar biopsias e remover pólipos (rastreio do cancro do colon e recto).


A dieta
Durante a preparação do exame o intestino deve ficar livre para melhor ser observado assim 2 a 3 dias antes do exame deve ter uma dieta ligeira, pode ingerir caldos de carne (frango ou peru sem pele), arroz, batata (até duas porções por dia), sumo de maçã, bebidas sem cafeína, gelatinas, geleias, leite ou iogurtes magros, pão branco, bolachas de agua e sal, ovo cozido ( 2 ovos por dia), gelados e sorvetes.

Alimentos proibidos: cafeína, saladas, fruta ou legumes crus, leite e queijos gordos, fritos, milho, pipocas, castanhas, nozes, pão integral, sementes, cereais, carnes fumadas, ervilhas, feijões, carne ou peixe com pele, uvas, coco, entre outros.

Na véspera do exame deve fazer uma dieta liquida ou transparente, podendo ingerir água com ou sem gás, sumos naturais filtrados, gelatinas e chá açucarado. 

Pode beber líquidos até 6 horas antes do exame, evitando bebidas com corantes vermelhos.

Os medicamentos
Os utentes diabéticos ou hipocoagulados devem ter alguns cuidados, seja o facto de ajustar as doses de insulina ou mesmo o facto de suspender os antiagregantes ou hipocoagulantes como a varfarina, AAS, entre outros. Consulte o artigo: Hipocoagulantes

Os medicamentos devem ser suspensos 12 horas antes do exame.

A preparação do intestino

A preparação do intestino deve ser feita em casa e está bem feita quando a pessoa evacua água.

A pessoa 2 dias antes (3 dias  antes se sofrer de prisão de ventre) deve fazer uma dieta rica em sopas brancas, carnes e peixes grelhados e massa e batatas cozidas. Na véspera ou no dia do exame (se o exame for ao final do dia) deve beber a preparação oral de limpeza do intestino e evitar a ingestão de alimentos sólidos. 

O exame

O exame é efectuado numa sala preparada para o efeito, procedendo-se à introdução de um colonoscopio pelo ânus, o que permitirá observar o interior do intestino. Durante o exame poderá sentir algumas cólicas, devido ao ar que é introduzido para expandir o intestino e permitir melhor observação. Nalgumas situações a colonoscopia pode ser efectuada com anestesia, fale com o seu médico. O exame pode ter a duração de 40 a 60 minutos.