Theme Layout

Theme Translation

Trending Posts Display

Home Layout Display

Posts Title Display

yes

404

We Are Sorry, Page Not Found

Home Page
Quais são os sinais de alerta do cancro da mama?

A mama deve ser observada regularmente para detetar alguma alteração suspeita, tal como: presença de caroço ou inchaço na mama, inflamação que não passa, corrimento sanguíneo e espessamento ou saliência na mama.

Como posso prevenir o cancro da mama?

Pode prevenir o cancro da mama com a vigilância mensal, palpação da mama, e com o rastreio radiológico, mamografia ou ecografia mamária.

Como devo fazer a palpação da mama?

A palpação da mama deve ser feita todos os meses, uma semana após a menstruação, ou no início do mês na mulher na menopausa. Observe as duas mamas, em frente ao espelho, com os braços levantados e com eles atrás das costas. Divida as mamas em partes iguais e palpe-as em pé e deitada.

Onde posso fazer o rastreio do cancro da mama?

O rastreio do cancro da mama pode ser feito nas unidades móveis ou através do médico de família. O rastreio está indicado para as mulheres entre os 45 e os 69 anos e deve ser feito de 2 em 2 anos, se não houver fatores de risco.

Coloquei um implante mamário posso fazer mamografias?

Não, a mulher com implantes mamários não pode fazer mamografias, a opção é fazer ecografias mamárias. Outras situações que não podem realizar mamografias: mulheres mastectomizadas, com próteses mamárias, grávidas, mulheres a amamentar, mulheres com a mama inflamada ou ulcerada.

Será que a minha mamografia está normal?

Para a mamografia estar normal deve obter o seguinte resultado: R0, R1 ou R2. Este sistema de classificação denomina-se sistema BI-RADS, que se traduz por uma classificação de R0 a R5, correspondendo R0, R1 e R2 a uma mama sem alterações significativas (R0 a R2 - repetição do rastreio após 2 anos) um resultado de R3 revela alterações duvidosas, R4 revela malignidade provável e R5 revela malignidade evidente (R3, R4 e R5 requerem uma avaliação complementar e encaminhamento hospitalar).

Fiz uma mamografia no carro, como posso saber o resultado?

Se não foi convocada o resultado está normal, no entanto pode recorrer ao seu médico de família, 4 semanas depois do exame, para saber. O seu médico de família recebe uma lista com todas as mulheres que fizeram o rastreio e o respetivo resultado.

O meu mamilo deitou um corrimento tipo leite, é grave?

O corrimento do mamilo é um sintoma frequente. A maioria das vezes não está relacionado com a presença de cancro. O corrimento leitoso ou galactorreia é uma alteração relacionada com estímulos e alterações hormonais, normalmente causado pelo aumento dos níveis de prolactina, hormona responsável pela produção de leite. Não deve estimular a mama.

Outros tipos de corrimento: 
  • Corrimento vermelho ou acastanhado: causado pelo envelhecimento dos canais, pequenos tumores benignos (papilomas) ou tumor maligno, a mulher deve recorrer ao seu médico para efetuar estudos complementares (ecografia e mamografia).
  • Corrimento transparente ou translúcido (amarelo, verde, preto ou incolor): causado pelo envelhecimento dos canais é aconselhável referir este episódio ao médico. A mulher com corrimento nos mamilos deve falar com o seu médico.

Fontes bibliográficas
Leave A Reply
  1. Olá Dr. tenho 19 anos e de um tempo pra cá venha observando que quando aperto o bico do meu seio direito sai um liquido parecido com leite materno, porém não estou gravida, e só sai de uma mama, o que pode ser ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, as causas mais comuns é o aumento hormonal, da prolactina, e o uso da pílula anticoncepcional... não deve apertar, pois vai estar a estimular a produção, fale com seu médico para ele avaliar, não faça mais pesquisas na net e se acalme, ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Obg..mais uma dúvida eu posso da mana infantil ela ta tá com 4 dias hj q não faz coco ela só mama

      Eliminar
    3. Olá, não percebi, o que quer dar, é leite de fórmula? Ando por aqui... :)

      Eliminar

Olá, pode deixar seu comentário... se lembre que a informação neste post é apenas para aumentar seu conhecimento sobre o tema... não deixe de procurar seu médico... muito obrigado... Carlos Edgar