Autoexame da vulva

Vulva, o que é?

A vulva é um termo que designa os órgãos sexuais externos da mulher, grandes e pequenos lábios, monte vénus e clítoris.

O autoexame da vulva deve ser feito uma vez por mês, nas mulheres com mais de 20 anos ou que tenham iniciado a vida sexual, para precocemente identificarem alterações na pele e mucosas.

Como fazer o autoexame à vulva?

A mulher deve se colocar com as pernas abertas, sentada, na cama e com a ajuda de um espelho deve observar bem comparando a cor, tamanho, grossura e nódulos dos lábios (pequenos e grandes) e o seu interior (entrada da vagina). deve ainda observar o períneo (região da vagina ao anus) e o anus. Com a ajuda do dedo indicador palpe, de cima para baixo, o lado esquerdo e o direito, comece a partir do osso no monte de vénus (púbis).

Sinais de alerta: pele esbranquiçada ou com alterações na cor, verrugas, manchas, espessamento dos lábios vaginais, tumefações, feridas, úlceras, pelos encravados, dor, corrimento, comichão (prurido). Perante estes sinais deve recorrer ao seu médico ou enfermeiro de família.

O cancro da vulva é uma doença rara, a detecção precoce aumento as probabilidades de cura, faça o autoexame, não tenha pudores.

Fontes bibliográficas
vulvalpainsociety.org
patient.co.uk