Código europeu contra o cancro

Muitos aspectos de saúde em geral podem ser melhorados e muitas mortes por cancro podem ser evitadas se adoptarmos estilos de vida mais saudáveis: 

  1. Não fume; se fuma, deixe de fumar. Se não consegue, não fume na presença de não fumadores. 
  2. Evite a obesidade. 
  3. Pratique exercício físico moderado todos os dias. 
  4. Aumente a quantidade e variedade de produtos hortícolas e frutos que ingere diariamente: coma pelo menos cinco porções por dia. Reduza a ingestão de alimentos que contenham gorduras de origem animal. 
  5. Se bebe álcool, independentemente de se tratar de cerveja, vinho ou bebidas espirituosas, modere o consumo, limitando-o a duas bebidas por dia se for do sexo masculino ou uma bebida por dia se for do sexo feminino. 
  6. Há que ter o cuidado de evitar uma excessiva exposição ao sol. É particularmente importante proteger as crianças e os adolescentes. Os indivíduos que tenham tendência a sofrer queimaduras solares devem adoptar medidas de protecção ao longo da vida. 
  7. Cumpra rigorosamente as normas de prevenção de eventuais exposições a substâncias reconhecidamente cancerígenas. Siga todas as instruções de saúde e segurança relativas a substâncias potencialmente cancerígenas. Siga os conselhos dos serviços nacionais de protecção contra radiações. 
  8. A partir dos 25 anos de idade, as mulheres devem submeter-se a testes de despistagem do cancro do colo do útero, integrados em programas que assegurem procedimentos de controlo de qualidade conformes com as «European Guidelines for Quality Assurance in Cervical Screening» (Orientações Europeias para Garantia de Qualidade no Rastreio Cervical). 
  9. A partir dos 50 anos de idade, as mulheres devem submeter-se a testes de despistagem do cancro da mama, integrados em programas que assegurem procedimentos de controlo de qualidade conformes com as «European Guidelines for Quality Assurance in Mammography Screening» (Orientações Europeias para Garantia de Qualidade no Rastreio Mamário). 
  10. A partir dos 50 anos de idade, os homens e as mulheres devem submeter-se a testes de despistagem do cancro colo-rectal, integrados em programas que incorporem procedimentos de garantia de qualidade. 
  11. Participe em programas de vacinação contra a infecção pelo vírus da hepatite B e HPV (vírus papiloma humano).
Adaptado da versão inglesa (terceira revisão)

Fontes bibliográficas
http://ec.europa.eu/health-eu

Outras obras do autor