Como usar a pilula anticoncecional


A pilula hormonal deve ser usada todos os dias, a mulher deve tomar todos os dias um comprimido, de preferência à noite sensivelmente no mesmo horário para evitar esquecimentos e manter a sua eficácia.

A toma da pilula pode ser continua, durante 28 dias, durante 21 ou 24 dias, dependendo do tipo de pilula hormonal. Em qualquer das situações a mulher deve tomar um comprimido por dia, sensivelmente no mesmo horário.

Os comprimidos devem ser retirados da cartela ou carteira na posição assinalada com o correspondente dia da semana (deve ser seguido o sentido da seta da cartela ou carteira), devendo ser engolidos inteiros com um pouco de líquido (água). O consumo de bebidas alcoólicas está contra-indicado pelo fato de potenciar e aumentar a concentração de estrogénios no sangue da mulher podendo mais facilmente surgirem efeitos adversos da pilula.


Se a mulher nunca usou uma pilula anticoncecional, de iniciar o uso da pilula no primeiro dia da menstruação. Sem uso prévio de um contraceptivo hormonal (durante o último ciclo menstrual)

A mulher pode iniciar a toma entre o 2º e o 5º dia de menstruação, embora deva tomar precauções adicionais nos primeiros dias da pilula (primeira semana).


A mulher nalgumas situações pode ter que iniciar a pilula anticoncecional sem estar menstruada, embora tenha que ter alguns cuidados, como:
  • Ter a certeza que não está grávida;
  • Usar medidas adicionais de proteção nos primeiros 15 dias da pilula;
  • Podem surgir alterações ao padrão menstrual.
Pilula anticoncecional
Pilula anticoncecional

Fontes bibliográficas
infarmed.pt