Tomar pílula a mais

A pilula hormonal é eficaz se a mulher mantiver a toma dos comprimidos seguindo os esquemas recomendados, normalmente as pilulas com 21 ou 24 comprimidos protegem de uma gravidez indesejada se a mulher mantiver a toma de um comprimido todos os dias seguindo se a respectiva pausa entre as carteiras ou cartelas, 7 ou 4 dias.

Durante a pausa deverá surgir a menstruação. As pilulas com comprimidos de diferentes cores ou dosagens, para a mulher estar protegida, deve ser respeitada a ordem inscrita nas carteiras ou cartelas.

Tomar pilula a mais por engano (tomar dois comprimido no mesmo dia)

Ao tomar mais de um comprimido no mesmo dia a mulher não altera a eficácia da pilula continua protegida, no entanto este aumento da dosagem hormonal pode causar alguns sintomas ou sinais sendo comum a mulher ter náuseas, tensão mamaria ou ligeiros sangramentos.

Para continuar protegida basta manter a pilula como se nada tivesse acontecido. Para estar protegida a mulher deve tomar um comprimido semelhante de uma carteira ou cartela suplente. Exemplo:
  • Se a mulher toma uma pilula de 21 ou 24 comprimidos com a mesma dosagem hormonal deve no final da carteira ou cartela tomar um comprimido de outra cartela (21° ou 24° comprimido).
  • Se mulher toma uma pilula com comprimidos de diferentes cores (diferentes dosagens) a mulher deve no dia seguinte continuar a tomar o comprimido de cor semelhante de outra carteira ou cartela suplente.
Pilulas hormonais combinadas

Fontes bibliográficas