Como extrair ou retirar o leite materno corretamente

A Organização Mundial de Saúde recomenda que os bebés devam ser amamentados com leite materno, unicamente até ao 6º mês de vida, para muitos pais a única solução passa por extrair o leite materno de forma a continuar a fornecer a melhor opção para nossos bebés,o leite materno. A extração do leite materno pode ser usada para manter o aleitamento quando a mãe volta para o trabalho ou está longe da criança, quando a mama tem alguns problemas decorrentes da amamentação, como os mamilos gretados ou doloridos, mastites, mamilos invertidos, quando há ingurtitamento mamário, quando o bebé é prematuro (internação), tem o palato fendido, não pega bem no mamilo ou a mãe está fazendo algum tratamento medicamentoso (extrai o leite para rejeitar o leite com medicação). A mãe tem que se lembrar que se a mama não for estimulada não produz leite.

A extracção do leite pode ser feita com bombas manuais ou eléctricas, as bombas ao serem colocadas na mama estimulam a sucção do bebé, levando à saída do leite.

Os extractores possuem um funil (de diferente tamanho, deve ser ajustado ao tamanho da mama da mulher), uma bomba (alavanca manual ou eléctrica) e um dispositivo de recolha de encaminha o leite para um biberão ou saco esterilizado, sem entrar em contato com o ar.

O funil deve ser colocado bem ajustado à mama, perpendicular ao mamilo, depois de recolhido o leite deve ser acondicionado (como acondicionar o leite materno), as peças da bomba podem ser lavadas na máquina de lavar a loiça (divisão dos talheres) ou manualmente com água fria corrente, depois com água a 30ºC com detergente e novamente com água fria para retirar o excesso de detergente. Antes da utilização e uma vez por dia todos as peças (excepto a bomba eléctrica) devem ser fervidas durante 5 minutos (as peças devem estar totalmente imersas na água).

Fontes bibliográficas
medela.pt