Yasmin® 21 ou yasmin® 28, quais as diferenças?

O anticoncepcional yasmin® é um medicamento hormonal indicado na prevenção da gravidez, que tem, em cada comprimido, a seguinte composição hormonal 3 mg de drospirenona e 0,03 mg de etinilestradiol.
Anticoncepcional yasmin® de 28 comprimidos
Anticoncepcional yasmin® de 28 comprimidos


O anticoncepcional yasmin® deve ser tomado todos os dias, sensivelmente à mesma hora, durante 21 ou 28 dias, dependendo da apresentação comercial de yasmin®. O anticoncepcional yasmin® tem duas apresentações comerciais, cartela com 21 comprimidos ativos e cartela com 28 comprimidos, 21 comprimidos ativos + 7 comprimidos placebo.

Como tomar o yasmin® 21

O anticoncepcional yasmin® de 21 comprimidos deve ser tomado todos os dias, um comprimido por dia, seguindo-se uma pausa de 7 dias após terminar a cartela. Durante a pausa de 7 dias a mulher de ter sua menstruação.

Como tomar o yasmin® 28

O anticoncepcional yasmin® de 28 comprimidos deve ser tomado todos os dias, um comprimido por dia, os 7 comprimidos brancos devem ser os últimos da cartela a serem tomados. Durante a toma dos 7 comprimidos brancos deverá menstruar.

Os efeitos adversos do yasmin® 21 e yasmin® 28

O anticoncepcional yasmin® de 21 ou 28 comprimidos podem causar os mesmos efeitos adversos.

Efeitos adversos frequentes do anticoncepcional yasmin®
  • alterações de humor 
  • dor de cabeça 
  • náuseas 
  • dor nas mamas 
  • menstruações irregulares 
  • ausência da menstruação

Qual é o mais eficaz? Yasmin® 21 ou yasmin® 28?

O anticoncepcional yasmin® de 21 ou 28 comprimidos tem a mesma eficácia desde que a mulher os use corretamente e sem esquecimentos. 

Porque existem yasmin® com 21 e com 28 comprimidos?

A existência destas duas apresentações é para prevenir os esquecimentos (anticoncepcional yasmin® 28), maior dosagem hormonal e ter menor preço (anticoncepcional yasmin® 21). A existência de duas apresentações garante à mulher duas opções.

Fontes bibliográficas