Como tomar a pílula

Como tomar a pílula

A pílula hormonal é um dos anticoncepcionais mais usado no mundo, a mulher deve seguir as indicações de seu médico tomando um comprimido todos os dias, de acordo com o tipo de pílula e seu numero de comprimidos. Para iniciar a pílula deve seguir as seguintes indicações.

Sem nunca ter usado outra pílula

Se nunca tomou nenhuma pílula deve iniciar o primeiro comprimido no primeiro dia da menstruação. Pode iniciar a pílula entre o 2° e o 5° dia da menstruação desde que se proteja até ao 7° dia de uso. A mulher deve sempre iniciar no primeiro dia da menstruação, pois é mais fisiológico e isso permite melhor adaptação ao novo anticoncepcional.

Se usava outra pílula ou anticoncepcional hormonal

Se usava outro anticoncepcional ao mudar deve iniciar a nova pílula no dia que deveria usar o novo anticoncepcional, por exemplo: se usa o anel vaginal, no dia que deveria colocar novo anel deve iniciar nova pílula

Como tomar a pílula

A pílula deve ser tomada todos os dias, sensivelmente à mesma hora, com um pouco de liquido (água). A mulher deve tomar a pílula mais ou menos no mesmo horário para garantir um nível de hormonios no sangue sempre constante. Se tiver pequenos atrasos, até 12 horas da hora habitual, mantém a protecção desde que nos dias seguintes continue tomando à hora habitual.

Não tome a pílula com bebidas com gás, vinho, cerveja ou outras bebidas alcoólicas para não ter riscos de vomitos e diarreia.

Fontes bibliográficas