Os anticoncepcionais podem ter sua eficácia diminuída quando usamos alguns medicamentos, existem princípios ativos que diminuem ou anulam a eficácia dos anticoncepcionais, a maioria dos medicamentos conseguem interferir devido à acção que têm no fígado, os medicamentos que podem interferir aumenta o metabolismo do fígado levando a que este degrade e elimine mais rapidamente os hormônios sintéticos do sangue.
A acção destes medicamentos é maior quando falamos de anticoncepcionais orais, sendo menor nos outros tipos de anticoncepcionais hormonais. Descubra que medicamentos falo:
- Medicamentos que interferem com os anticoncepcionais hormonais orais (pílulas): primidona, fenitoína, fenobarbital, carbamazepina, oxcarbamazepina, topiramato, felbamato, rifmpicina, ritonavir, nevirapina, nelfinavir, efavirenz, griseofulvina e erva de São João.
- Medicamentos que interferem com os anticoncepcionais hormonais vaginais (anel vaginal): primidona, fenitoína, barbitúricos, carbamazepina, oxcarbazepina, topiramato, felbamato, rifampicina, ritonavir, griseofulvina e erva de S. João (Hypericum perforatum).
- Medicamentos que interferem com os anticoncepcionais hormonais intra-uterinos (diu hormonal): fenobarbital, fenitoína, carbamazepina, rifampicina, rifabutina, neviparina e efavirenz.
- Medicamentos que interferem com os anticoncepcionais hormonais (adesivo hormonal): fenobarbital, primidona, rifampicina, rifabutina, bosentano, carbamazepina, acetato de eslicarbazepina, felbamato, oxcarbazepina, fenitoína, rufinamida, topiramato, nelfinavir, ritonavir, nevirapina, efavirenz, griseofulvina e hipericão (Hypericum perforatum).
Os anticoncepcionais e os antibióticos
Alguns antibióticos podem interferir com a eficácia dos anticoncepcionais, os estudos revelam que os antibióticos para tratar a tuberculose são os únicos que realmente interferem, no entanto há risco de outros também interferirem, como alertam as bulas, são os casos das penicilina, amoxicilina, tetraciclinas - confira mais no post.
Como recuperar a eficácia de um anticoncepcional após um antibiótico
A mulher para não correr riscos deve se proteger durante o tratamento com método barreira, preservativo, ou evitar as relações até 7 dias após terminar o antibiótico.
Para recuperar a protecção após um tratamento com antibiótico deve usar o seu anticoncepcional hormonal durante 7 dias seguidos.
Fontes bibliográficas

Boa noite doutor.
ResponderEliminarNeste ciclo menstrual, tive que tomar duas pílulas no mesmo dia, pois, após a toma da primeira, tive vómitos e diarreia. Isto fez com que a menstruação viesse um dia mais cedo que o normal. Mas eu queria que este próximo ciclo voltasse aos dias normais. Estou neste momento na pausa, e no ciclo antigo deveria tomar o primeiro comprimido na quinta. Mas como ocorreu o que lhe expliquei, teria que tomar na quarta.
Como devo proceder? Se fizer uma pausa de 8 dias, a pílula perde eficácia?
Obrigada!
Olá,
Eliminarao tomar menos um dia, pois tomou dois comprimidos num dia e ficou faltando um dia para perfazer 21 dias a tomar tem riscos... deve manter sua pílula se protegendo até ao 7° comprimido da cartela seguinte... se precisar ando por aqui... :)
Bom dia!
ResponderEliminarFiz pausa ontem para a menstruação descer, no entanto senti-me mal de noite e tive de fazer um antibiótico forte (tive de o tomar hoje, é apenas uma carteira, não tenho mais antibiótico pra tomar, apenas anti-inflamatório) , como devo proceder para recuperar a eficácia da pilula?
Olá, deve se proteger nos próximos 7 dias, para repor a eficácia precisa de 7 dias de pílula... ando por aqui... :)
EliminarDoutor os antibióticos metem em causa a eficácia do implante hormonal? Se sim, quando tempo se deve esperar até começar a ter relações sexuais?
ResponderEliminarP.S: procurei e não encontro nennhum post sobre o implante hormonal.
Obrigada
Olá, sim alguns interferem... depois de terminar devemos esperar sete dias para repor a proteção.... ando por aqui.
EliminarOlá, gostaria de tirar uma dúvida, a amoxicilina só tira o efeito do anticoncecional se ocorrer vômitos ou diarreia? Pois tomei por uma semana e não tive reações. No quinto dia (antes de tomar a quinta pílula, após terminar o antibiótico tive relações. Como não vomitei, nem tive diarreia, o efeito permaneceu? Estava segura?
ResponderEliminarOlá, como já lhe falei eu sugiro cuidados adicionais como aconselha as bulas, para evitar riscos, os últimos estudos revelam que não corta, ando por aqui... :)
EliminarBoa noite doutor.Tomo selene a um ano porém por conta de uma infecção de garganta tive que fazer uso de amoxilina com clavulanato e tive relação desprotegida no terceiro dia após o ultimo amoxilina,quero saber se mesmo tomando o anticoncepcional e tendo tomado pilula do dia seguinte 36 horas apos o ato sexual se posso estar gravida?
ResponderEliminarOlá, tem poucas chances, pois fez 3 dias de selene, após o tratamento e a pílula do dia seguinte... deve manter o selene certinho... ando por aqui... :)
EliminarBoa noite Doutor,tomo ciclo21, tive relações, porém devido a uma forte dor de garganta preciso tomar amoxilina. Gostaria de saber se corro risco de engravidar mesmo tomando apenas um comprimido de amoxilina após 24 horas das relações e continuar normalmente com a pilula?
ResponderEliminarOlá, sim tem chances, deve se proteger com a pílula do dia seguinte, se foi à menos de 3 dias, manter sua pílula e se proteger nos 7 dias seguintes... ando por aqui... :)
Eliminariniciei o uso do ciprofloxacino por conta de uma infecao de urina por 7 dias, no utltimo dia tive relaçao sem protecao,faco uso da mesigyna,minha menstruaçao esra com 3 dias de atraso ,posso estar gravida
ResponderEliminarOlá, não tem riscos... não interfere, mantenha o sue anticoncepcional certinho, ando por aqui... :)
Eliminar