25 de setembro de 2015

DIU jaydess® e a menstruação

O DIU jaydess® é um dispositivo hormonal que possui um pequeno deposito de hormônios - levonorgestrel - que aumenta as chances de causar efeitos adversos à mulher. Apesar de ter menor dosagem hormonal - menos risco de causar efeitos adversos, mesmo assim pode causar (Efeitos adversos do DIU jaydess®).

DIU jaydess®

As alterações no padrão menstrual são alguns desses efeitos, devido à acção direta do levonorgestrel sobre o endométrio, nos primeiros meses são mais comuns os sangramentos e a menstruação irregular, mas com o tempo de uso a maioria das mulheres acaba por não menstruar e não ter escapes.

Os estudos clínicos revelam os seguintes padrões menstruais ao longo do tempo (percentagem de mulheres - a negrito coloquei o mais frequente):

Primeiro trimestre
amenorreia - < 1% 
hemorragia pouco frequente - 8%
hemorragia frequente - 31%
hemorragia prolongada - 59%


Segundo trimestre
amenorreia - 3%
hemorragia pouco frequente - 19%
hemorragia frequente - 12%
hemorragia prolongada - 17%


Após 1 ano de uso
amenorreia - 6%
hemorragia pouco frequente - 20%
hemorragia frequente - 8%
hemorragia prolongada - 9%


Após 3 anos de uso
amenorreia - 12%
hemorragia pouco frequente - 22%
hemorragia frequente - 4%
hemorragia prolongada - 3%


O que deve fazer se não menstruar?

Aconselha-se que a mulher faça um teste de estiver mais de 6 semanas sem menstruar, se apresentar menstruações regularmente, na mulher que não menstrua (com amenorreia) não é necessário fazer.

O que deve fazer se tiver sangramento muito prolongado?

As mulheres com sangramentos intensos e prolongados devem falar com o médico, as causas mas comuns são o DIU jaydess®, pólipos, hiperplasia ou cancro do endométrio.

DIU jaydess® e a menstruação

Fontes bibliográficas
infarmed.pt

52 comentários:

  1. Boa tarde, tomo a pílula, no meu caso a Regulon (30) e estou interessada em saber se algum deste comprimidos afetam a eficácia da pílula e se sim, quais as melhores alternativas:
    • Zaldiar
    • Topiramato
    • Inderal (propanolol)
    • Trifen
    • Aspirina
    • Brufen
    • Benuron
    • Victan
    • Diazepam
    • Migretil
    • Metoclopramida
    • Ultra levur
    • Nimed

    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, só o topiramato, mas depende da dosagem... fale com seu médico... ando por aqui... :)

      Eliminar
  2. Boa tarde, coloquei hoje o jaydess. Foi me aconselhado após uma ivg em junho. Não paguei nada pois foi totalmente comparticipado.
    Recomendaram me fazer a eco daqui a 3 meses e depois anualmente.
    Mas daqui a quanto tempo posso ter relações desprotegidas? Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, estava menstruada? Após 7 dias é suficiente... se precisar ando por aqui.. :)

      Eliminar
  3. Não estava menstruada. A minha ivg foi feita a 8 de junho, aconselharam me o jaydess. Após um mês na consulta de controlo (agosto) verificaram que ainda tinha "restinhos" e não foi possível proceder a colocacao do jaydess. Mandaram me tomar cytotec para expulsar os vestígios e juntamente deram me uma pílula, ao qual me disseram que está pílula só iria funcionar como medicamento. Terminei esta e a menstruação surgiu no dia 10 de setembro e durou 5 dias.
    Dia 30 tinha consulta marcada para a colocacao do jaydess e assim foi. Não estava menstruada. Será que fico protegida ao f de uma semana? Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim fica... deve se proteger até la e aguardar... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  4. Boa noite. Coloquei o jaydess há 3 semanas. Mas só tive sangramento no dia da colocação, no dia seguinte um sangramento mínimo. E apos dois dias uma pequena borra. E normal não estar sagrando? Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode acontecer, é sinal que os hormônios estão sendo libertados... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  5. Bom dia! Será que consigo comprar o Jaydess no Brasil? Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, está previsto que sua comercialização se inicie ainda este ano no Brasil, deve estar chegando... procurou nalguma farmácia? Ando por aqui... :)

      Eliminar
  6. Boa noite. Tenho o jaydess à mais de 1 ano. No início tinha todos os meses pouco corrimento marrom e algumas vezes tipo borra de café. Isto foi espaçando até que deixei de mestruar à uns meses. Agora nas férias voltou este corrimento com sintomas menstruais (cólicas). É normal? Obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode acontecer... deve aguardar, pode agora estar mais uns meses sem notar essas alterações... ando por aqui... :)

      Eliminar
  7. Boa noite, coloquei o jaydess no dia 10 de outubro e a minha menstruaçao deveria descer ontem, dia 4 mas ate agora nada, e normal? Ja fiz a eco e o jaydess estava bem colocado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, é normal acontecer e não menstruar regularmente, o diu pode causar isso é efeito da composição hormonal... ando por aqui... :)

      Eliminar
  8. Olá bom dia! Tenho 21anos e coloquei jaydess há mais de 1ano e desde então nunca mais tive a menstruação. Perguntei á doutora que me segue se é normal esta disse-me que sim, contudo acho estranho e gostaria de ter uma segunda opinião. É normal? No futuro não me ira trazer problemas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim é normal, devido à sua composição hormonal pode causar isso, no futuro se o retirar volta a menstruar como menstruava antes de usar o diu... pode ficar descansada, ando por aqui... :)

      Eliminar
  9. Boa noite,coloquei o jaydess em outubro de 2016 mas após a colocação a minha menstruação aumentou de 4 para 7 dias, além disso tenho tido dores menstruais coisa que nunca tinha acontecido. Este mês a menstruação ainda não veio, estando atrasada cerca de uma semana, tudo isto é normal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim é... pode estar meses sem menstruar, esta a sair do período de adaptação, ando por aqui... :)

      Eliminar
  10. Olá boa noite, eu coloquei o jaydess há cercá de 7/8 meses. Fui menstruada os primeiros meses (pouco) mas estes dois últimos meses não tive menstruação. Fiz hoje o teste de gravidez e deu negativo. Deve repetir o teste ou posso ficar descansada?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode confiar, ele pode causar falta da menstruação, ando por aqui... :)

      Eliminar
  11. Coloquei o jaydess ha cerca de 4 meses no entanto comecei a ter dores menstruais,este mes a menstruação ainda não desceu mas tenho tido dores as vezes... Devo-me preocupar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não me parece, são efeitos do diu em seu corpo que se está adaptando, ando por aqui... :)

      Eliminar
  12. Boa noite, coloquei o Diu a um mês e pouco e ainda não tive menstruação,é normal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode acontecer, deve aguardar, por causa de sua composição hormonal... ando por aqui... :)

      Eliminar
  13. Boa noite. Coloquei o jaydess á pouco mais de 2 anos. Tive sempre a menstruação mas com menos fluxo até que deixou de m vir nos últimos 4/5 meses. Agora apareceu me outra vez. Não sei se é normal ou se é melhor falar c o medico. Tenho se pré receio de gravidez ectopica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim me parece ser normal, pode acontecer, pode fazer um teste para ficar mais tranquila e excluir a gravidez... ando por aqui... :)

      Eliminar
  14. Boa tarde, eu coloquei o jaydesse a semana passada e hoje estou com perdas de sangue e cólicas menstruais, é necessário ir às urgências ou é normal?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve conferir com seu médico, se tem grandes perdas e muitos dias deve recorrer ao hospital, ando por aqui... :)

      Eliminar
  15. Boa noite, coloquei o jaydesse a 1 mês e desde então tenho tido pequenas perdas de sangue praticamente todos os dias, é normal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode acontecer, mas me diga é em pouca quantidade? Tem diminuido com o passar dos dias? Ando por aqui... :)

      Eliminar
  16. Boa tarde, Tenho o Jaydess à 2 anos. A menstruação foi diminuindo. Nos últimos meses chego a ter só um dia de menstruação e não é regular. A ausência de menstruação fará mal à saúde? Também desde que meti tenho dores mais fortes nos dias anteriores à menstruação. É normal? Uma última e não menos importante questão. Depois de um ano e pouco a maior parte das vezes que tenho r**** s**** sangro um pouco. Na segunda vez que isso aconteceu a minha médica disse que estava um pouco vermelho na area à volta das cordas do aparelho que podia estar mais sensivel naquela zona e que ao ter r***** o fio poderia ter feito algum corte, para não me preocupar. Mas passados 2 meses voltou a acontecer e tem acontecido já a meio ano. Devo procurar novamente a médica? O Diu pode me estar a causar algum problema? Obrigada pela ajuda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não faz, pode acontecer, pela acção hormonal do diu... se retirar volta a ter a menstruação como era antes de usar... :) sim é melhor voltar a procurar sua médica para ela avaliar... pode mesmo ter relação com os fio como ela disse... ando por aqui... :)

      Eliminar
  17. Olá dr
    Coloquei o jaydess dia 31 de Julho
    Quanto a dor de colocação doeu mas foi rápido. Eu não estava menstruada aliás ia menstruar no dia seguinte à colocação do jaydess.
    Coloquei no hospital da luz em Lisboa. Fiz a ecografia para verificar se estava no sitio e estava tudo certo.
    Bom sangrei uma unica vez no dia seguinte.
    Tive algumas dores e moinhas (dores menores) mas suportáveis.
    Bom estamos a dia 17/08/17 menstruei dia 12 as dores menores tenho as vezes.
    O fluxo aumentou em número de dias não me lembro com 32 anos ter tido tanto tempo menstruação.
    Isto vai parar e as dores (desconforto)?
    Muito obrigado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim me parece que vai melhorar, seu corpo esta se adaptando... deve aguardar e seguir as indicações do médico... ando por aqui... :)

      Eliminar
  18. Boa tarde, coloquei o Jaydess dia 14-12-2017 e embora pouco todos os dias tenho sangramento, será normal? até quanto tempo posso estar assim sem que tenha de ir ao hospital?

    Ola, sim pode acontecer... seu corpo está se adaptando... como é pouco deve estar parando, ando por aqui... :)

    ResponderEliminar
  19. Olá... Coloquei o Dou de cobre em Agosto desse ano, desde então estava menstruando regularmente todo dia 20. Esse mês não veio a mestruacao e estou sentindo cólicas e enjoos. Já fiz o teste de gravidez e deu negativo. O que pode ser?

    Ola, nao deve ser gravidez, pois tem o diu e o teste deu negativo... nao terá outra causa, alguma coisa que comeu... por exemplo? Ando por aqui.... :)

    ResponderEliminar
  20. Olá, meti o jaydess em abril do ano passado , mestruei sempre certo até outubro , mas agora não tem vindo , e eu sinto todos os meses dores como se ele estivesse para vir !
    Já fiz o teste de gravidez é deu negativo, mas o mais estranho é que tenho vindo a engordar na zona da barriga e parece que sinto algo ! Mas o que me preocupa mais é que sempre que tenho r****** agora estes últimos meses eu sangro e o meu companheiro já se queixou que sente os fios , e eu tenho andado com umas dores fortes ao fundo da barriga , devo contactar a minha médica ? Poderá ser alguma coisa de grave ?

    Olá, mas ele não sentia os fios antes? O padrão menstrual pode ficar alterado... o que refere é inchaço na sua barriga... seu corpo está se adaptando... ando por aqui... :)

    ResponderEliminar
  21. Não antes não sentia , será que pode ter saído do sítio ? E em r***** a sangrar depois das r***** é normal ?

    Olá, senão sentia e passou a sentir pode ter descido... embora seja comum durante a menstraução... se continuar sangrando depois de... deve falar com sua médica... ando por aqui... :)

    ResponderEliminar
  22. Boa tarde preciso de uma ajuda em Novembro pus o DIU Jaydess no mes seguinte veio a menstruaçao certinha neste mes esta atrasada 14 dias gostaria de saber e normal ou se ha chance de ter engravidado?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola, como tem o diu está protegida, a falta da menstruação pode mesmo ter relação com o diu... ele pode diminuir a menstruação... ando por aqui... :)

      Eliminar
  23. Boa tarde,
    pus o dispositivo Jaydess a 3/01 e a colocação foi um pouco dolorosa, estava no último dia da menstruação.
    até hoje tenho tido pequenos corrimentos, tirando 1 semana em que não tive nada.
    sei que existe um período de adaptação mas fico na dúvida se estes corrimentos durante tanto tempo são normais

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode acontecer, são pequenos sangramentos? Ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Ok, devem ser mesmo efeitos nessa adaptação, aguarde, ando por aqui... :)

      Eliminar
  24. Tenho jaydess a quase dois anos, sempre tive a menstruaçao normalmente, no entanto este mes esta atrasada uma semana. Devo estar preocupada? Sera melhor fazer o teste de gravidez?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode fazer para ficar mais tranquila... o diu pode causar isso... ando por aqui... :)

      Eliminar
  25. Boa tarde Coloquei jaydess dia 26 janeiro. Estava menstruada e tomava denille. O ginecologista disse que podia ter r****** logo no dia a seguir. Foi o que aconteceu. Depois disso, tive os ditos pequenos sangramentos. Agora em fevereiro, a menstruação não veio. Eu sei que há alterações, mas será normal? Há o risco de estar gravida? Obrigada

    Ola, sim é normal, pela acção do diu... siga as indicações de sua médica, ando por aqui... :)

    ResponderEliminar
  26. Boa tarde, tenho uma dúvida- Coloquei o jaydess com menstruação (a decisão do colocar foi devido a ter a menstruação muito irregular, o máximo tempo que tive sem mestruação foi 6 meses, e quando tinha conseguia durar quase um mês, e para além de ser irregular tinha imensas dore, vomeçei por tomar a pilula, ela regulava a minha menstruação mas eu começei a engordar bastante e demasiado depressa e foi aí que o médico me sugeriu o diu). Coloquei-o no dia 21 de março de 2018, passado 3 meses voltei a ir ao médico para ver se estava bem colocado, e estava tudo como deve ser, mas deixei de menstruar logo de imediato, o médico disse que era normal, pois eu conseguia perceber no meu organismo quando é que seria a altura de menstruar, havia sempre uma altura do mês que tinha mais corrimento algo bastante liquido. Passo 6 meses após colocar o diu fui mais uma vez ao médico, visto ter sentido bastante dores e ele disse que estava tudo bem que só precisava de voltar a checar passado um ano. Em fevereiro nesta altura tive uma pequena mestruação que só durou um dia mas imensas dores. Este mês tive imensas dores e a menstruação veio-me e durou cinco dias, acha que o meu corpo só se habito-ou agora ao diu???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não, este tipo de alterações são comuns... deve aguardar com calma e não se preocupar... ando por aqui... :)

      Eliminar
  27. Boa noite, coloquei o DIU jaydess à exatamente uma semana e estava menstruada, e desde à 2/3 dias que estou com escapes de sangue como se fosse período e cólicas menstruais. Estará mal colocado? É normal?
    Outro ponto: o meu parceiro sente facilmente o fio do DIU e por vezes magoa-o. É suposto?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não... pode acontecer... sua médica marcou novo retorno? Ando por aqui... ;)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... não revele nenhum dado ou informação confidencial no seu preenchimento.