Prevenar® 13 - indicações, posologia e modo de administração

Prevenar® 13

Prevenar® 13 - indicações

A prevenar® 13 é uma vacina indicada na prevenção de pneumonias e otite média aguda causadas pelo Streptococcus pneumoniae, em lactentes e crianças, e pneumonias nos adolescentes, adultos e idosos.

Prevenar® 13 - posologia

A vacina prevenar® 13 deve ser utilizada seguindo as recomendações das autoridades de saúde.

A vacinação em lactentes (das 6 semanas aos 6 meses de idade) com prevenar® 13 tem a seguinte posologia sugerida: três doses (3 vacinas com 0,5 ml cada), primeira dose aos 2 meses, segunda aos 4 meses e a terceira entre os 11 e os 15 meses. Nos bebés prematuros é sugerida a administração de 4 vacinas (4 doses).

Na vacinação para os bebés entre os 7 e 11 meses de idade é sugerida a administração de 3 vacinas, primeira vacina, dois meses depois a segunda inoculação e a terceira vacina entre os 12 e 23 meses.

Nas crianças entre os 12 e os 23 meses de idade são sugeridas duas vacinas com intervalos de pelo menos 2 meses entre as doses.

Nas crianças e adolescentes entre os 2 e os 17 anos de idade, adultos e idosos, é recomendado uma dose da vacina prevenar® 13.

Nos grupos especiais, como pessoas com VIH, transplantados, e outros é sugerida pelos menos uma dose, embora seja comum, pelo menos nos doentes transplantados fazerem um esquema até 4 doses (vacinas).

Prevenar® 13 - modo de administração

A vacina prevenar® 13 deve ser administrada no músculo, das pernas se o bebé tiver menos 12 meses, ou no braço. Fale com seu médico ou enfermeiro (+Carlos Edgar .

Fontes bibliográficas
infarmed.pt