Como pegar gripe

A gripe é uma doença viral mais comum nas épocas do ano mais frias. Apesar de ser uma doença benigna, de cura espontânea, pode trazer riscos para a saúde de idosos, crianças, grávidas, doentes transplantados e doentes com HIV ou VIH. Torna-se por isso muito importante nos prevenirmos através de medidas de higiene para evitar o contágio e da vacinação (grupos e idades recomendadas pelas autoridades de saúde).

Como pegar gripe

Como pegar a gripe

A gripe se pega através das partículas que libertamos pela de saliva, espirros ou tosse, estas partículas de uma pessoa com gripe se entrarem em contacto com nossas mucosas, nariz, olhos ou boca vão nos causar uma gripe.

Os contacto sociais são as principais fontes de contagio, sendo as mãos os principais vectores, dai ser muito importante fazer uma higiene regular das mãos com água e sabão ou mesmo com solução alcoólica de desinfecção.

Quando cumprimentamos ou colocamos as mãos numa superfície dura, balcão atendimento, corrimão, puxador, botão de elevador, porta após alguma pessoa com gripe temos grandes chances de ficarmos engripados. 

Como evitar pegar uma gripe

Para evitar pegar a gripe, que da uns sintomas muito chatos, devemos lavar as mãos regularmente, evitar o contacto direto com superfícies e locais onde outras pessoas toquem, tossir ou espirrar protegendo a boca com lenço ou cotovelo, usar lenços descartáveis para se assoar e tossir, usar mascara quando tem em casa pessoas com mais risco, como grávidas, bebês, doenças imunocomprometidos. Evite pegar a gripe.

Fontes bibliográficas