Tipos de adoçante - qual a melhor escolha? Qual o melhor adoçante?


Os adoçantes surgiram no mercado para conferir o sabor doce a bebidas e alimentos, com o aumento da incidência de diabetes no mundo os adoçantes ganharam maior destaque sendo muitas vezes sugeridos pelos profissionais de saúde. Mas será que temos vantagens em usar os adoçantes? Todos os adoçantes são seguros? Aconselhados?

Tipos de adoçante - qual a melhor escolha? Qual o melhor adoçante?

Tipos de adoçante

Os adoçantes são divididos em dois grupos, os naturais e os artificiais. Dentro do grupo dos naturais, podemos encontram os edulcorantes extraídos de vegetais e fruta, como o estévia, sorbitol, manitol e sucralose. Os artificiais são produzidos em laboratório, alguns exemplos sacarina, aspartame, ciclamato e acesulfame-K.


Adoçantes naturais


A estévia ou stevia é edulcorante natural extraído da planta Stevia rebaudiamv, com elevado poder adoçante e que tem outras propriedades como controlo dos valores de pressão arterial, controlo dos valores de glicose e presença de compostos fenólicos. É usado em muitos produtos e é bastante estável a altas temperaturas.
Estévia ou stevia

Sorbitol

O sorbitol é um adoçante que pertence aos polialcoóis, obtido a partir da fruta, sendo muito semelhante à sacarose, é usado em geleias, compotas, gomas e outros produtos.

Manitol

O manitol pertence aos polialcoóis (forma alcoólica da manose), obtido a partir das frutas, sendo muito semelhante à sacarose, podemos encontrar em gomas.

Sucralose

A sucralose, obtida pela modificação da molécula da sacarose, tem um elevado poder adoçante, não é aconselhado a pessoas com alterações na tiroide, devido à presença de cloro.
Tipos de adoçante - qual a melhor escolha? Qual o melhor adoçante?


Adoçantes artificiais 

Sacarina

A sacarina é um adoçante derivado do petróleo, que tem elevado poder adoçante e quando usado em elevadas concentrações pode deixar um sabor amargo residual.

Ciclamato

O ciclamato é outro adoçante derivado do petróleo, que confere um sabor agridoce estando sua comercialização proibida nalguns países. Tem grandes quantidades de sódio.

Aspartame

O aspartame resulta da combinação da fenilalanina e ácido aspártico, tem um aroma acentuado a sabor de frutas ácidas, é uma adoçante calórico (4 kcal/g) e esta associado ao aumento de peso.

Acesulfame-K

O acesulfame-K é um adoçante derivado do potássio, tendo um sabor amargo em altas concentrações.


Qual a melhor escolha? Qual o melhor adoçante?

Os mais recentes estudos revelaram que o o adoçante natural estévia ou stevia é o que tem mais beneficios e menos riscos para nossa saúde, por se tratar de um adoçante natural é bem tolerado por nosso corpo e tem outras beneficios como efeitos positivos em nossa pressão arterial, nos valores de glicemia e tem em sua composição alguns compostos fenólicos.
Qual o melhor adoçante? Estévia ou stevia

Descubra alguns posts relacionados