Theme Layout

Theme Translation

Trending Posts Display

Home Layout Display

Posts Title Display

yes

404

We Are Sorry, Page Not Found

Home Page


Nos últimos tempos temos deparado com dezenas de produtos e alimentos que referem estar isentos, disto, daquilo, o glúten, açúcar, gordura, colesterol e lactose são alguns dos exemplos. Esta pressão comercial é uma tentativa das marcas acompanharem movimentos e indicações de saúde, pois sabem que cada vez mais nos preocupa nossa saúde.

A isenção da lactose é mais um dos movimentos que nasceu assente num numero crescente de pessoas com intolerância à lactose, pela pressão das empresas produtos de "leites" de origem vegetal, pelos defensores da uma agricultura mais biológica e pelas criticas e problemas que são associados à produção intensiva de leite.

A lactose
Lactose

A lactose é um hidrato de carbono do leite que é unicamente produzido nas glândulas mamarias dos mamíferos. A lactose é açúcar dissacarídeo, composto por dois monossacarídeos a glicose e a galactose. A sua degradação dá-se no nosso intestino através da enzima lactase, que divide a lactose nos dois monossacarídeos a glicose e a galactose, facilitando a sua absorção intestinal.

E a intolerância à lactose? Vou ter que deixar de beber leite?

Quando falamos de intolerância à lactose quer dizer que seu corpo não consegue produzir, em quantidade suficiente, a enzima lactase para dividir a lactose em glicose e galactose, o que vai levar a uma acumulação de lactose no seu intestino, causando algumas alterações e sintomas, normalmente 2 a 3 horas após ingerir a lactose.

Sintomas da intolerância à lactose: dor e desconforto abdominal, náuseas, diarreia, gases e inchaço da barriga.

Vou ter que deixar de beber leite?

Como sabem eu não gosto de sugerir a retirada total dos alimentos que têm algumas vantagens para o nosso corpo, em relação à intolerância primeiro tem que confirmar com seu médico se é intolerante à lactose, apesar de por vezes ser um quadro permanente, a verdade é que a intolerância pode ser somente parcial, com alguma produção da enzima. Neste caso pode tolerar os produtos lácteos mais fermentados e não apresentar sintomas, estes produtos são uma optima forma de continuar a fornecer ao seu corpo os beneficios nutricionais do leite, os queijos e os iogurtes podem ser uma boa opção.
Lactose

Notas importantes:
- As bebidas vegetais lácteas não são o mesmo que o leite
- O leite materno tem cerca de 7,2% de lactose e o leite de vaca cerca de 4,7% de lactose.
- Não se esqueça de comentar e partilhar este post... :)

Descubra alguns posts relacionados
Dicas para melhorar o excesso de gases (flatulência)
Comente...

Olá, pode deixar seu comentário... se lembre que a informação neste post é apenas para aumentar seu conhecimento sobre o tema... não deixe de procurar seu médico... muito obrigado... Carlos Edgar