Riscos de uso dos cremes/ pomadas com cortisona (corticoides)



Como vem sendo hábito, estou sempre procurando informações actualizadas e novos temas para lhe fornecer mais informação de uma forma simples e que todo o mundo perceba... na série de 3 posts sobre os cremes/ pomadas com cortisona falta o post dos riscos... sim riscos que corremos em usar sem indicação e acompanhamento médico...
Riscos de uso dos cremes/ pomadas com cortisona (corticoides)

Depois de acertamos que o seu uso deve ser feito somente após conselho médico, podemos partir para outro patamar e deixar mais informação, no mercado existem cremes e pomadas, mas quando devemos usar um ou outro?

Os cremes com cortisona estão mais indicados nas lesões mais agudas, recentes e na pele mais fina e sensível, por outro lado as pomadas são mais eficazes em lesões mais crónicas e na pele mais espessa.
Skin care

Como usar e aplicar?

Como vimos a quantidade a aplicar deve ser pequena, usando o Fingertip Unit (confira o post), uma a duas aplicações por dia, os estudos revelam que é suficiente este número de aplicações. O creme ou pomada deve ser aplicado na área da pele definida pelo seu médico seguindo o número de dias de tratamento que ele indicou.
Fingertip Unit

Riscos de uso dos cremes/ pomadas com cortisona (corticoides)

Por ter na sua composição cortisona estes cremes e pomadas não estão isentos de riscos, deve estar atenta a alguns desses riscos, como:
  • agravamento dos sintomas na pele
  • causar alguns efeitos colaterais em sua pele
  • podem esconder outros problemas da pele
  • podem deixar de ter efeito na sua pele
  • o problema de pele, após suspensão do tratamento, pode voltar

Para ter menos riscos a escolha do creme ou pomada deve ser feita após haver um diagnóstico correcto, seguido a classificação dos cremes e pomada (Classificação Europeia), não devendo suspender o tratamento de forma abrupta ou dissolvendo o creme ou pomada noutro produto - emoliente.
Creme para a pele

Espero ter lhe ajudado, não se esqueça de partilhar, comentar e visitar os outros posts da série sobre pomada com cortisona, "Pomada e cremes com cortisonas mais fortes e fracos" e "Descubra que quantidade de pomada ou creme com cortisona deve aplicar (Fingertip unit)"... 😊

Descubra alguns posts sobre a pele