Zostavax® - vacina da zona (herpes zoster)


A zostavax® é uma vacina usada para prevenir a zona (herpes zoster) e a nevralgia pós-herpética (NPH) associada ao herpes zoster (dor prolongada no nervo que surge após a zona).

A zona é uma erupção cutânea dolorosa com formação de vesículas, que ocorre numa parte do corpo (em faixa) e pode durar várias semanas, caracterizando-se por dor intensa, prolongada e cicatrizes. Confira a figura:
Zostavax® - vacina da zona (herpes zoster)

Composição da vacina da zona (herpes zoster) zostavax®

Cada dose da vacina da zona (herpes zoster) zostavax® tem 0,65 ml, com a substância ativa (vírus da varicela-zoster 1, estirpe Oka/Merck, (vivo, atenuado) não menos de 19.400 UFP (unidades formadoras de placas)) e outros componentes como pó sacarose, gelatina hidrolisada, cloreto de sódio, dihidrogenofosfato de potássio, cloreto de potássio, L-glutamato monossódico monohidratado, fosfato dissódico, hidróxido de sódio (para ajuste do pH) e ureia (água para preparações injetáveis).

Como e quando administrar a vacina da zona (herpes zoster) zostavax®

A vacina da zona (herpes zoster) zostavax® é utilizada para vacinar pessoas com + de 50 anos de idade, que não estejam a tratar um episódio de zona com dor associada.

A vacina da zona (herpes zoster) zostavax® deve ser administrada no braço, região deltoide, numa única dose.
Zostavax® - vacina da zona (herpes zoster)

Efeitos secundários possíveis da vacina da zona (herpes zoster) zostavax®

A vacina da zona (herpes zoster) zostavax® pode provocar alguns efeitos secundários, confira-os:

Efeitos secundários muito frequentes (podem afetar mais de 1 em 10 pessoas que fazem a vacina): vermelhidão, dor, inchaço e comichão no local de injeção.

Efeitos secundários frequentes (podem afetar mais de 1 em 10 pessoas que fazem a vacina): calor, nódoas negras, caroço duro e erupção na pele no local de injeção, dor de cabeça, dor no braço ou perna, dor nas articulações, dor muscular, febre e erupção cutânea.

Efeitos secundários pouco frequentes (podem afetar até 1 em 100 pessoas que fazem a vacina): náuseas, inchaço das glândulas (pescoço, axilas).

Efeitos secundários raros (podem afetar até 1 em 1.000 pessoas que fazem a vacina): urticária no local de injeção.

Efeitos secundários muito raros (podem afetar até 1 em 10.000 pessoas que fazem a vacina): varicela, zona e lesões da retina causadas por inflamação.

Descubra alguns posts relacionados