Vacina da varicela - catapora



A varicela ou catapora é uma infeção benigna provocada pelo vírus Varicella-zoster, senso mais comum na infância podendo causar os seguintes sintomas:
  • dores de cabeça
  • febre ligeira
  • falta de apetite
  • mal-estar
  • aparecimento de borbulhas que se transformam em vesículas (no couro cabeludo, tronco e face)
  • coceira
Vacina da varicela - catapora

Por se tratar de uma doença viral altamente contagiosa, a transmissão do vírus Varicella-zoster ocorre pelas partículas e gotículas de saliva e pelo liquido das vesículas, o seu médico pode sugerir a vacinação.


A vacina da varicela - catapora está indicada para adultos e crianças com mais de 1 ano de idade, tendo o seguinte esquema (recomendado):
  • crianças dos 1 aos 12 anos - 1 dose de 5 ml
  • mais de 13 anos e adultos - 2 doses de 5 ml (esquema 0 - 4 a 8 semanas depois)

Recentemente algumas Autoridades de Saúde de alguns países sugeriram a vacinação da população mais idosa, para minorar o impacto da zona.

Composição da vacina da varicela - catapora

A vacina da varicela - catapora é uma vacina viva que tem na sua composição o vírus da varicela vivo ou atenuado (estirpe Oka/Merck) e outros componentes como sacarose, gelatina hidrolisada, ureia, cloreto de sódio, L-glutamato monossódico, fosfatodissódico anidro, fosfato monopotássico, cloreto de potássio e neomicina.

Efeitos secundários da vacina da varicela - catapora

Como todas as vacinas e medicamentos a vacina da varicela - catapora pode provocar alguns efeitos secundários, descubra-os:

Efeitos secundários muito frequentes da vacina da varicela - catapora - febre

Efeitos secundários frequentes da vacina da varicela - catapora - infecção respiratória, irritabilidade, exantema (exantema tipo sarampo/rubéola), vermelhidão na pele, dor, inchaço e comichão no local de injecção.

Efeitos secundários pouco frequentes da vacina da varicela - catapora - dor de cabeça, sonolência, tosse, congestão nasal, perda de apetite, gripe, vómitos, cãibras, diarreia, infecção do ouvido, garganta inflamada, mal-estar geral, entre outros.
Vacina da varicela - catapora

A vacina é a melhor forma de prevenir a varicela - catapora, que pode surgir de forma mais grave, na idade adulta e durante a gravidez, apesar de ser uma doença viral benigna seu médico pode indicar esta vacina. Não se esqueça que a vacina deve permanecer conservada no frio (geladeira ou frigorífico) e deve se dada por uma enfermeiro treinado.

Comente e partilhe este post... obrigado... 😊

Descubra alguns posts relacionados