terça-feira, março 12, 2013

Bronquiolite

Bronquiolite

A bronquiolite é uma doença que se caracteriza por uma inflamação nos bronquíolos e é causada por uma infeção viral. Após ocorrerem danos nos bronquíolos ocorre um processo de cicatrização dos bronquíolos, este processo varia.

As causas da bronquiolite: inalação de poeiras, fogo, gases tóxicos, cocaína, tabagismo, infeções respiratórias e reações medicamentosas.

A bronquiolite é mais comum nas crianças até aos dois anos de idade. Os vírus causadores são: o parainfluenza, o influenza e o adenovírus. A bronquiolite é uma doença sazonal, mais frequente no outono e inverno.

Sintomas da bronquiolite: tosse intensa, febre baixa, vómitos, irritabilidade, dificuldade respiratória, diminuição apetite, cianose (ficar roxa), olhos avermelhados, dores de ouvido e batimento das asas do nariz.

Fatores de risco: ter menos de 6 meses de idade, exposição ao fumo do tabaco, ser prematuro, alimentação leite artificial, frequência de creches ou escolas e viverem habitação com muita gente.

Tratamento: nos adultos e crianças grandes não é necessário tratamento (alívio do sintomas). Nas crianças mais pequenas pode ser necessário internamento.
carlosedgar.com
Partilhe

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.