Cera nos ouvidos (cerúmen)

O cerúmen ou cera dos ouvidos é uma secreção de cera produzida pelas glândulas sebáceas do canal auditivo. Este composto tem como finalidade evitar que a bactérias e outros microrganismos se instalem no canal auditivo. O cerúmen tem uma função anti-microbiana devido ao seu pH ácido. A limpeza excessiva e alterações das glândulas sebáceas podem levar a uma produção excessiva de cera o que altera a audição e pode causar certos zumbidos, especialmente depois do banho.

A cera não deve ser removida, pois funciona como um tampão de proteção. As pessoas com excesso de produção não devem usar objetos estranhos na remoção, devem usar a água do chuveiro morna, usar um dissolvente em spray ou em último recurso recorrer a um especialista para aspirar o cerúmen. As alterações de audição podem estar relacionadas com perdas auditivas e não com o excesso de cerúmen. As lavagens auriculares estão desaconselhadas. carlosedgar.com

Perguntas sobre a cera nos ouvidos

É normal ter cera nos ouvidos?

Sim, o cerúmen ou cera dos ouvidos é uma secreção de cera normal produzida pelas glândulas sebáceas do canal auditivo. Este composto tem como finalidade evitar que as bactérias e outros microrganismos se instalem no canal auditivo. O cerúmen tem uma função antimicrobiana devido ao seu pH ácido.

Sinto o ouvido tapado, com zumbidos e passei a ouvir mal, será que tenho cera o que devo fazer?

O excesso de cera pode causar zumbidos, nestas situações pode aplicar spray ou gotas de limpeza, humedecer a cera com água morna do chuveiro, limpando o ouvido com a toalha ou aplicar três a quatro gotas de azeite duas vezes por dia. As lavagens auriculares estão desaconselhadas.

Posso fazer uma lavagem aos ouvidos, onde devo ir?

Não deve lavar os ouvidos, as lavagens de ouvidos estão contraindicadas, para remover a cera o melhor método é a aspiração do ouvido, fale com o seu médico.

O meu médico receitou-me umas gotas para aplicar no ouvido, durante quantos dias devo aplicar?

As gotas que o médico lhe receitou devem ser aplicadas durante 3 a 5 dias (cerca de 5 gotas por dia), após aplicar as gotas coloque uma bola de algodão a tapar o ouvido).

Como devemos limpar os nossos ouvidos?

A cera não deve ser removida, pois funciona como um tampão de proteção. As pessoas com excesso de produção não devem usar objetos estranhos na remoção, devem usar a água do chuveiro morna, usar um dissolvente em spray ou em último recurso recorrer a um especialista para aspirar o cerúmen. As alterações de audição podem estar relacionadas com perdas auditivas e não com o excesso de cerúmen. As lavagens auriculares estão desaconselhadas.

Fontes bibliográficas