Gripe? Não corra para as urgências…


A gripe é uma doença respiratória aguda, causada pelo vírus influenza (família dos orthomyxoviridae, género Influenza, tipos A, B e C). O mais patogénico para o homem é o tipo A, responsável pelas epidemias e tem como reservatório natural as aves migratórias aquáticas. A gripe ocorre, mais frequentemente, nos meses de Inverno tendo um pico entre Dezembro e Março, no hemisfério norte. Só atinge o hemisfério sul (África e América do Sul) meio ano mais tarde, na época fria do hemisfério sul.

Apesar disto ocorrem casos esporádicos de gripe ao longo de todo o ano. O período de incubação da gripe é de 1 a 7 dias e transmite-se por partículas da saliva de uma pessoa infectada, expelidas através da tosse, fala ou espirros. A gripe atinge todos os grupos etários, com maior incidência nos idosos e nas crianças.

A gripe é uma doença contagiosa provocada por um vírus. A gripe em pessoas saudáveis não é uma doença grave, acaba por curar após 3 a 4 dias.

Os sintomas

Febre (temperatura superior a 38ºC), dores de cabeça, tosse seca, nariz entupido, dores no corpo e cansaço.

Como se transmite

A gripe transmite-se através de espirros, tosse e das mãos sujas.

Como evitar a gripe

Ao espirrar e tossir tape a boca e o nariz com um lenço de papel (uso de único) ou com o braço e nunca com a mão. Lave as mãos com muita frequência.

Como tratar a gripe

Se tiver gripe não corra para as urgências, pois pode ser contagiado com outras doenças, fique em casa a repousar, coma comidas leves e quentes (sopa e canja), beba muitos líquidos (chá de limão com mel), aumento o consumo de fruta e vegetais (vitaminas) e se tiver febre ou dores no corpo tome paracetamol ou ibuprofeno.

Como prevenir: faça a vacina, lave as mãos com frequência com água e sabão, ao espirrar ou tossir use um lenço de papel ou o antebraço para proteger a boca, evite mudanças de temperatura, beba muitos líquidos (água e sumos de fruta), se tem sintomas de gripe, faça isolamento social: fique em casa, em repouso, evite o contacto próximo com outras pessoas, ligue para a linha de saúde 24 808 24 24 24 e aguarde que o atendam (siga as instruções), descanse, beba muitos líquidos (água e sumos sem açúcar), tome medicamentos para a febre e dores (paracetamol, mesmo para crianças e grávidas), não dê aspirina às crianças ou sem recomendação médica.

Os antibióticos não actuam nas doenças virais, não melhoram os sintomas e não curam a gripe.

Fontes bibliográficas

Ao tossir ou espirrar coloque o braço ou cotovelo à frente da boca.