quinta-feira, março 07, 2013

Tratar a candidíase vaginal

Tratar a candidíase vaginal

As infeções vaginais por fungos são muito frequentes e na maioria das vezes são causadas pelo fungo Candida Albicans. Este fungo é responsável pela candidíase e aparecimento dos sapinhos nos bebés.

Sintomas: comichão, corrimento branco ou amarelo espesso, ardor e vermelhidão.

As causas: uso de roupa sintética, gravidez, menopausa, anticoncecionais, diabetes, alguns medicamentos, higiene íntima com sabonetes agressivos e diminuição da imunidade em casos de fadiga extrema, stresse, entre outros.

Como prevenir: usar roupa de algodão, evitar roupa justa e apertada, usar produtos de pH neutro, limpar-se de frente para trás após efetuar as necessidades e fazer a higiene intima uma vez por dia.

Tratamento: o tratamento da candidíase vaginal consiste na aplicação local de creme ou óvulo. É uma infeção de fácil tratamento devendo ser efetuado por ambos os parceiros quando têm os mesmos sintomas.

Perguntas mais frequentes sobre a candidíase vaginal

O que é uma candidíase vaginal?

A candidíase vaginal é uma infeção vaginal fúngica provocada pelo fungo Candida albicans. Este fungo é responsável pela candidíase e aparecimento dos sapinhos nos bebés.

Quais são os sintomas de uma candidíase vaginal?

Os sintomas mais comuns da candidíase vaginal são a comichão, o corrimento branco ou amarelo espesso, ardor e vermelhidão (inflamação da vulva).

Quais são as causas de uma candidíase vaginal?

As causas da candidíase vaginal são: uso de roupa sintética, gravidez, menopausa, anticoncecionais, diabetes, alguns medicamentos, higiene intima com sabonetes agressivos e diminuição da imunidade em casos de fadiga extrema, stresse, entre outros.

O homem pode ter candidíase no pénis?

Sim, a candidíase no homem não é tão frequente, mas pode acontecer. A mulher com candidíase pode infetar o homem se o pénis tiver fissuras ou lesões. No caso de os dois elementos do casal terem candidíase ambos devem fazer o tratamento. No homem a candidíase tem o aspeto de ferida descamativa (escama).

Tenho uma pequena mancha no pénis que solta uma escama, o que é?

É a infeção causada pela Candida albicans, candidíase. A Candida albicans é um fungo que habita no meio genital (meio quente e húmido), alimentando-se de restos de células, quando descobre uma porta de entrada causa infeções. No homem, o fungo pode instalar-se após traumatismo sexual desenvolvendo a infeção, que se caracteriza por ardor (em contacto com a urina ou secreções da vagina), comichão, vermelhidão e descamação (descamação própria das infeções por fungos).

Como devo tratar uma candidíase vaginal?

O tratamento da candidíase é feito através da aplicação vaginal de creme ou óvulos. É uma infeção de fácil tratamento devendo ser efetuado por ambos os parceiros quando têm sintomas. Em caso de candidíase deve falar com o seu médico.

A grávida pode apanhar uma candidíase vaginal?

Sim, a grávida está mais suscetível a desenvolver uma candidíase vaginal. Em caso de sintomas a grávida deve recorrer ao médico que faz o acompanhamento da sua gravidez.

Fontes bibliográficas
Partilhe

6 comentários:

  1. Com quanto tempo após o tratamento com o uso de pomada de 7 dias paro de sentir os sintomas da candidíase?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve logo nota algumas melhorias, mas deve seguir o tratamento indicado por sua médica... ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Mas só melhora totalmente quando o tratamento acaba? Estou no 6° dia de tratamento e não vejo tanta melhoria assim. Depois que acabar, devo esperar quantos dias para os sintomas desaparecerem?

      Eliminar
    3. Olá, se após terminar não melhorar deve falar com seu médico para talvez fazer outro tratamento... ando por aqui... :)

      Eliminar
  2. o que acontece se eu nao tratar a candidiase ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se tem alterações deve recorrer ao médico, senão tratar os sintomas vão agravar e vai tornar-se impossível tolerar as dores, inflamações e impossibilitar as relações... ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.