quarta-feira, maio 29, 2013

Menstruação e a pílula

Menstruação e a pílula


A presença da menstruação regular revela à mulher que é saudável e que os valores hormonais ao longo do ciclo são os ideais. A menstruação surge após ocorrer uma descamação do endométrio (parede interna do útero) quando não ocorre nidação (fixação do ovo = espermatozoide + óvulo). O seu aparecimento diz à mulher que não está grávida, sendo um dos sinais de gravidez.

Ao iniciar a pilula ou outro anticoncecional hormonal a mulher irá manter os valores hormonais femininas no sangue sempre elevados, o que irá sempre causar alterações menstruais, sendo comum a mulher menstruar nos períodos de pausa (entre as cartelas ou carteiras).

Dependendo do tipo de hormonas e composição os anticoncecionais tendem a causar alterações diferenciadas na menstruação, os anticoncecionais com estrogénios tendem a causar sangramentos cíclicos (menstruação) os anticoncecionais sem estrogénios, como o diu hormonal, implante hormonal e pilula de amamentação podem causar ausência da menstruação ou o seu surgimento, como um simples corrimento, durante dias ou mesmo semanas.

menstruação e a pilula

As principais alterações que as pílulas causam na menstruação são:

Falta de menstruação e a pílula

As pílulas tendem a dar menos menstruação e em menos quantidade, a mulher continua saudável não tem que se preocupar.

Fontes bibliográficas 
carlosedgar.com
O que perguntamos sobre saude - carlos edgar
Saude 24 horas - carlos edgar
Partilhe

318 comentários:

  1. Tomo a pílula e não tenho menstruação faz mal?

    ResponderEliminar
  2. Não faz mal, a mulher que toma a pílula e não tem menstruação não se deve preocupar, as pílulas tendem a dar menos menstruação e em menos quantidade, a mulher continua saudável.

    ResponderEliminar
  3. Eu tou com muito medo de estar gravida eu sei que fiz uma baralhada com a pilula.
    A mestruação ja era para me ter vindo no dia 22 de setembro e ate agora nada, fiz logo um teste de gravidez no dia 24 que deu negativo,entretanto agora com 4 semanas de atraso voltei fazer um teste que deu de novo negativo, eu tive relaçoes em que começavamos sem o preservativo e depois colocavamos, eu podrei ainda assim estar gravida? Por favor diga-me algo.

    ResponderEliminar
  4. Sim pode pois não usou o preservativo desde o inicio do contacto sexual, mas como já fez dois testes de gravidez em princípio não estará. Tenha calma, o stress e ansiedade podem causar atrasos e ausência na menstruação, se precisar disponha...

    ResponderEliminar
  5. Tomo a pílula da amamentação, mas não tenho período menstrual, devo preocupar me?

    ResponderEliminar
  6. Não, é normal não ter menstruação regularmente com a pílula da amamentação, pois não tem estrogenios, pode ainda ter uma menstruação mais prolongada até duas semanas. Se precisar disponha.... Fique descansada...

    ResponderEliminar
  7. Não ter menstruação engorda?

    ResponderEliminar
  8. Não, é uma ideia errada que as mulheres têm, por vezes acaba por ser normal, especialmente em mulheres que fazem as pílulas mais recentes. A pílula causa uma diminuição da menstruação no número de dias e no fluxo. Fico ao dispor....

    ResponderEliminar
  9. Quando devo iniciar a pílula?

    ResponderEliminar
  10. Deve iniciar a pílula no primeiro dia da menstruação... a próxima menstruação surgirá na pausa entre as carteiras ou cartelas... fico ao dispor....

    ResponderEliminar
  11. ola carlos, eu tenho um fibromioma . quero saber se preciso de muitos dias de internamemto apos a cirurgia
    .e depois a minha vida sexual vai continuar a mesma?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola,
      a duração do internamento vai depender do tipo, tamanho e local do fibromioma.... depois da recuperação irá ter uma vida sexual normal, não deve ficar preocupada.... me desculpe a demora na resposta.... Boa sorte.

      Eliminar
  12. Terminei há pouco tempo a primeira carteira da pílula Daylette. A menstruação veio-me no 4º dia de pausa, menstruei durante 3 dias uma menstruação 'normal' (cor usual, quantidade usual, etc...), para além de que tive cólicas, dores de cabeça e mamas doridas. Tive relações sexuais desprotegidas durante a primeira carteira, tendo feito sempre o coito interrompido. Antes de tomar a Daylette tomava outra pílula combinada e mudei de pílula segundo ordens e instruções da ginecologista. Com toda esta história é impossível estar grávida certo? É que já li tanta coisa sobre menstruar na gravidez que até fico meia abananada....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      pelo que descreve me parece que não tem risco de estar grávida... pode ficar tranquila... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  13. Coloquei o implanton a 4 meses, e o q mais me incomoda é a acne. Existe alguma maneira de acabar com esse efeito secundario?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim por vezes a mulher pode fazer também uma pilula combinada, com estrogénios, para melhorar, deve falar com o seu médico... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  14. boa noite. eu fiz uma relação e pelo sim pelo não tomei a pilula do dia seguinte, logo no dia a seguir, no caso de ter entrado alguma coisa. Para prevenir. Tomei e não tive nenhum sintoma tudo bem, só um inchaço na barriga que me deixou preocupada porque era um sintoma da pilula como tinha lido, e no dia aseguir tinha o periodo, o inchaço era do periodo o que me custuma acontecer. Tive no dia certo, manteve-se regular. Quer dizer que não tenho que me preocupar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oi,
      se protegeu e não corre riscos, pense em usar uma pilula regular para não precisar de usar esta pilula... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  15. Tomei a pilula pelo primeiro.mes seppre seguida e por volta da mesma hora.. tive relacoes durente este mes sem outro contrceativo incluindo durante o.meu periodo fertil, estou no periodo de pausa a quatro dias e ainda nao mestruei posso estar gravida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      normalmente pede se à mulher para se proteger nos primeiros 7 dias da pilula, mas depois disso já está protegida... se fez isso não me parece que tenha riscos ou chances de gravidez... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  16. Olá,
    Comecei a tomar a pílula à pouco tempo, estou na segunda carteira da Minigeste e ainda me faltam 5 dias para a acabar, só que o período veio me hoje, isto é normal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim pode acontecer, nesta fase inicial de adaptação pode acontecer isto.. deve manter a pilula, a sua eficácia mantém se, se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  17. Boa noite doutor amanhã faz 3 semanas que parei a pílula cerazette e até agora nem sinal de menstruação já não tenho moinhas os peitos não me doí-me nem estão inchados na quarta feira fiz um teste de gravidez que deu negativo. Poderá ser um falso negativo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não é, se deu negativo não está grávida... é normal após parar a pilula demorar a descer a menstruação, pois o nosso corpo pode demorar a repor os valores hormonais... aguarde e se proteja, para não engravidar.

      Eliminar
  18. Boa Tarde Dr Carlos.
    A minha questão é a seguinte: tomei antibiótico para os dentes no dia 6 de Outubro (na qual me encontrava na ultima semana da pilula yasminelle). Fiz a pausa a dia 14 de outubro onde nessa semana mestruei e voltei a inicia-la no dia 21 de Outubro, A minha grande dúvida e que não me sai da cabeça é que após 9 dias da tomada da pilula (ou seja 24 dia após a tomada do antibiótico) tive relações com o meu namorado mas ele não teve ejaculação dentro de mim e hoje tive uma ligeira perda de sangue. Será que posso estar grávida Dr?
    Estou com muito medo mesmo :(

    Obrigado por tudo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      se teve relações após 9 dias de pilula, da nova cartela, já estava novamente protegida... os sangramentos no meio das cartelas pode surgir devido à pilula ou por causa dos tratamentos.. mantenha a pilula e fique descansada... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  19. Aconteceu-me pela primeira vez uma situação que me deixou preocupada e gostava de saber a explicação.. no entanto vou deixar aqui alguns detalhes sobre o sucedido:
    - Estou a tomar a pilula minigeste à mais de 2 anos e desde entao regulei a minha menstruação.
    - Dia 10 de Setembro tive uma infeção urinaria e tomei 2 dias de antibiótico, como era de esperar a eficácia na pilula estaria diminuida.
    - Em outubro a menstruação iniciou-se dia 22 e terminou dia 25, como de costume e iniciei nova caixa de pilula
    - No dia seguinte, tive relações com o meu namorado.
    - Dia 31 de Outubro (1semana depois) voltei a estar menstruada até hoje, e ainda não terminou.
    Será que a pilula não está a ser eficaz? O que se terá passado para voltar? Devo continuar a tomar esta caixa até ao fim?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      desde que tome a pilula corretamente está protegida, por vezes podemos ter este tipo de sangramentos devido à pilula é o chamado spotting, que acaba por passar... sugiro por isso que mantenha a pilula e aguarde mais 3 a 4 dias, senão melhorar fale com o seu médico... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  20. Bom dia.

    A minha questão é a seguinte:

    No dia 30 de Outubro não tomei a pílula, esqueci-me, então em vez de a tomar no dia seguinte de manha , não tomei voltei a esquecer-me.
    Resolvi tomar duas à noite juntas. NO dia seguinte andei muito mal disposta, vomitei o pequeno almoço todo e veio me o período. Mas ainda me faltava uma semana para vir. Continuei a tomar a pílula.

    É normal?
    Estou a agir bem continuando a tomar a pílula?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim é normal, pois ao ter um esquecimento pode surgir a menstruação, como acontece na pausa (existe uma diminuição da hormonas), deve manter a pilula, depois de um esquecimento devemos evitar as relações nos dias seguintes ou usar proteção, método barreira... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  21. Boa tarde,

    Então quer dizer que vou ter o período duas vezes no mês Dr. Carlos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode acontecer... a pilula mantêm a sua eficácia, mesmo com sangramento no meio da cartela (spotting)... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  22. Boa noite,
    tomo a pílula Minigeste à cerca de 6 meses e desde então o meu período tinha vindo sempre aos Sábados de manhã, antes do almoço.
    Este mês foi o primeiro em que tive relações sem preservativo, durante a pausa e o ciclo, contudo, tomei a pílula sempre certinha, nunca tive vómitos e tive um dia diarreia, mas tomei outro comprimido.
    Hoje é Sábado, já me devia ter vindo o período, mas até agora nada... Poderei estar grávida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não tem risco, pois tomou a pilula corretamente... deve aguardar e ficou tranquila... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  23. Passei a ter pouco fluxo ou quase nenhum... depois de iniciar a pilula a alguns meses... é normal? :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim é normal, com o uso da pilula a menstruação fica mais escura e menos abundante podendo vir menos dias e com pouco fluxo... se parar a pilula a menstruação volta a ser como era antes de a usar... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  24. Estou a tomar a diane 35, acabo a carteira daqui a uma semana, tive relações e o preservativo se rompeu... poderei engravidar??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se tem tomada a pilula diane 35 sem falhas está protegida e não corre riscos, pode ficar descansada... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  25. O meu implante parece serem dois em forma de V, é normal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode estar envolvido em tecido adiposo, gordura e parecer estar assim... se mantiver essa sensação fale com seu médico... quando o colocou?

      Eliminar
  26. Dois implantes em forma de V é normal?

    ResponderEliminar
  27. Boa tarde,
    Dia 24/11 tive relações sexuais e estava no 1º dia da pausa para a menstruação vir, mas como tenho receio, utilizei preservativo, mas este rebentou. O período desceu ao 5ºdia de pausa, e durou 6 dias. Agora estou novamente na semana de pausa, mas estou no 5º dia e ainda só tenho uns vestigiozinhos... Estarei grávida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      se tomou a pilula sem falhas está protegida e não está grávida, mesmo que tenha relações na pausa não corre riscos... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  28. Assim fico mais descansada, tomei toda a carteira sem me esquecer de comprimido algum. Tive algum corrimento este mês, mas acho que foi porque troquei o horário da pilula, e de andar stressada. Daí todo este medo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim deve ter sido, por vezes nestas mudanças podemos notar estes escapes, mas não é sinonimo que perdeu a eficácia.. boa sorte... :)

      Eliminar
  29. Há apenas quinze dias tirei meu implante. Após ter ficado quase nove anos, mesmo sem contar como contraceptivo. Há tres meses tento engravidar e ainda não consegui. Há alguma possibilidade de o implante continuar fazendo efeito tanto tempo depois????? Nesses seis anos? ????

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não está fazendo efeito, pois já o retirou, mas o nosso corpo pode demorar a repor os valores hormonais e demorar a engravidar, mesmo não menstruando pode engravidar... deve continuar a tentar e se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  30. Olá boa noite. Sou uma pessoa nervosa e me stresso com facilidade. E tenho o implanon nxt que nao esta a dar certi com o meu sistema hormonal. Ja estiu a três semanas menstruada. E nao esta a ser bom para mim. E oretendo tirar . O que devo fazer para tomar pílulas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      eu não acho que isso seja motivo para retirar, deve falar com o seu médico, devido à composição hormonal o implante pode causar este tipo de sangramento... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Ola eu tenho implanon i vi na net que da queda de cabelo e verdade???

      Eliminar
    3. Olá, pode acontecer, especialmente na fase inicial, nota maior queda de cabelo? A queda de cabelo tem muitas causas... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  31. Coloquei o implanom segunda e sexta tirei o corativo tem algum problema?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não tem problema, já está cicatrizado, se notar o braço com hematoma é normal... se precisar ando por aqui.. :)

      Eliminar
  32. Ola eu tenho o implnom as 4 semanas e tive relacao preservativo sento mal de posta seraque tou gravida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, como tem o implante está protegida, me parece que essas alterações possam ser causadas pelo uso do implante e sai adaptação... deve aguardar... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
    2. Eu tenho implante e nao usei preservativo h a prigo engravida

      Eliminar
    3. Olá, se tem o implante está protegida, pode ficar descansada, se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  33. A Romedio corta o efeito do implante

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim há alguns remédios que cortam, qual é o que está a fazer? Ando por aqui... :)

      Eliminar
  34. Boa tarde!
    Tomo o anticoncepcional Adoless há 4 meses e neste mês tive um sangramento de coloração vermelha hoje no 14° dia do meu ciclo, o que nunca aconteceu desde que eu tomo o anticoncepcional. Na última semana, tive um infecção intestinal e tive que tomar o antibiótico Cloridrato de Ciprofloxacino durante 7 dias, terminou hoje. Gostaria de saber qual a causa do sangramento, se o antibiótico pode ter diminuído a eficiência e até cortado o efeito do anticoncepcional. Continuo tomando o anticoncepcional normalmente não é?
    Desde já grata

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      este sangramento pode ser causado pela pilula, o antibiótico não interfere, deve manter a pilula... se precisar ando por aqui, as melhoras... :)

      Eliminar
  35. Antivioticos..... a minha medica diz que nao

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, depende, há antibióticos que cortam.... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  36. Olá , eu gostava de saber quais as possiveis consequências de tomar a pílula tendo o implanon visto que o normal é a menstruação ser mais reduzida eu sou o contrário , nos primeiros 3 anos nunca tive menstruação e pus o segundo implanon e dês daí que chego a estar menstruada 2 meses consecutivos ou não estar durante uns 5 dias e o resto do mês ando sempre menstruada . Com isto gostava que me esclarece-se quais as adversidades de tomar a pílula com o implanon inserido .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      ao tomar os dois junto tem um grande sobre carga hormonal e claro aumenta muito os riscos de ter efeitos secundários e complicações, esta forma de tomar só deve ser feita por conselho médico... deve falar com o seu médico... é melhor... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  37. Bom dia dr Carlos.
    a minha questão é, ontem tive relações com o meu namorado. Tomo a pilula yasminelle e Ainda me falta 15 dias para me vir a menstruação (estou na ultima semana completa de tomada) e hoje veio-me um pouco de sangue. O que será que está a acontecer? Estou preocupada.
    muito obrigado por tudo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      pode ser resultado da relação, mais provável devido a algum trauma, ou ser uma perda causada pela pilula, o chamado spotting, desde que a tome corretamente está protegida... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Isso quer dizer o quê dr?
      Sim, tomo a pilula sempre correctamente.
      Obrigado

      Eliminar
    3. Oi, me pareceu um efeito adversos da pilula comum, se precisar ando por aqui...

      Eliminar
    4. Mas ha riscos de engravidar?

      Eliminar
    5. Olá, como toma a pilula sem falhas não tem risco... se precisar ando por aqui.. :)

      Eliminar
  38. Boa tarde, comecei a tomar a pílula há cerca de duas semanas , no primeiro dia do período, mas desde aí que ele não parou. É normal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim ode acontecer, deve manter a pilula e aguardar.. se não passar nos próximos dias ou aumentar o fluxo deve falar com seu médico para não ter riscos anêmicos... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  39. Bom dia dr, venho aqui pedir conselhos porque não consigo ter uma consulta em Lisboa visto que não tenho a morada de cá , apenas vivo cá e não posso mesmo perder um dia de trabalho para ir as urgências..
    Já sou mama de um menino lindo , porem depois do parto coloquei o implante porque trabalhava bastantes horas e esquecia completamente de tomar a pilula, o que acontece e que ah mais ou menos 6 meses atrás comecei a sentir fortes dores , tenho um quisto no ovário esquerdo com 3 cm , e a ultima vez que fui ah minha medica de família ela disse que era normal mas que provavelmente teria que tirar o implante e não fez mais nada que isso e ate hoje continuo sem saber o que se poderá passar comigo , tomo banho logo de manha e chego ao trabalho uma lastima , por vezes ate receio estar perto de alguém porque alem das dores horríveis que tenho ate durante a noite que mal durmo e toda a minha má disposição que so tenho vontade de vomitar , o meu corrimento vaginal tem um cheiro a peixe podre , principalmente uns 4 dias antes da menstruação , por vezes quando tenho relações com o meu namorado acabo sempre por me sentir mal porque realmente é um cheiro que me deixa desconfortável apesar de ele saber como eu tenho andado ultimamente , será mesmo que tenho que tirar o implante e voltar a tomar a pílula ? Tenho receio que este quisto e uma possível infecção que tenha seja derivado ao implante , estou sem saber mais o que fazer :s

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, é melhor falar com a sua médica e retirar o implante como ela sugeriu... será que não tem consultas pós laboral ou ao fim de semana? Ando por aqui... :)

      Eliminar
  40. Olá! Após uns seis meses de pause, voltei a tomar a pilula na ultima menstruação. Iniciei logo no dia que tive um pequeno corrimento (sinal de que a menstruação estaria a começar, pensei eu) e acabei por não ter a menstruação propriamente dita. Hoje é o ultimo dia da cartela mas já desde há uma semana que estou com um corrimento/menstruação. É normal devido às alterações hormonais ou poderá ser algo mais grave? Não tem cheiro nem tenho outros sintomas, parece uma menstruação mas de cor mais escura, menos fluxo diário e prolongado por mais de uma semana.
    Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode acontecer, é seu corpo se adaptando, deve manter e aguardar... desde que a tome corretamente e sem falhas não tem risco de gravidez... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  41. Ola tenho o implanon desde junho de 2010 coloquei novo implanon em janeiro do ano passado agora eu e o meu marido queremos outro filho e retirei ontem o implante contraceptivo quanto tempo Demoro pra engravidar? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode logo engravidar, mas o mais provável é que demore uns meses até seu corpo repor o ciclo menstrual normal... tem que repor os valores hormonais, deve falar com seu médico para ter consulta de preparação de sua gravidez e continuar tentando... registe as datas de sua menstruação... ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Ola a minha mestruacao ja era pra ter vindo e ainda nao apareceu sera que estou gravida ou e apenas um atraso apos retirar o implante? Obrigada

      Eliminar
    3. Como lhe tinha dito retirei o implante a 20de maio .... Mas ja andava a ser seguida na medica de familia e ela receitou me pra tomar folicil isso ajuda o corpo a ir ao sitio? Estou um bocado ansiosa pk ainda nao veio nadinha nem uma manchinha nada.... Obrigada

      Eliminar
    4. Olá, após retirar o implante deixa de estar protegida.... mas é comum demorar a menstruar após o retirar, deve aguardar e se proteger para não correr riscos de gravidez, se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
    5. Hje apareceu uma manchinha num tom acastanhado nem parecia sangue ... Minha mestruacao normal NKA apareceu assim q significa.. Obrigada

      Eliminar
    6. Olá, se toma anticoncepcional é normal menstruar dessa forma, deve manter a pilula e aguardar... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
    7. Como disse nas mensagens anteriores estou a tentar engravidar minha menstruação está atrasada dez dias e eu estou confusa porque não sei se e um atraso apos ter tirado o implanon ou se realmente posso estar grávida.. Essa manchinha q me apareceu no dia 17de junho foi logo embora no msmo dia e até agora não desceu nada.. Será que posso estar grávida?? Obrigada

      Eliminar
    8. Olá, o mais provável é que a falta da menstruação seja causada pela retirada do implante, deve com calma manter as relações e aguardar... pois somente sem ansiedade conseguirá engravidar... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  42. Olá! Tomo a pilula denille à um ano nunca houve esquecimentos! Acontece que este mês a menstruaçao simplesmente não apareceu. Tive apenas duas relações ambas com preservativo. Gostaria de saber se isto é normal? É que falo com as minhas colegas e nunca lhes aconteceu deixar de vir a menstruaçao e a mim vem sempre muito pouco e um ou dois dias. Será da pilula denille?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim pode acontecer, muitas mulheres, com o tempo de suo do anticoncepcional, notam sua menstruação em menor quantidade, mesmo ausente e mais escura, mesmo marrom ou castanha... se precisar ando por aqui, mantenha sua pilula... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  43. Olá, tirei o meu implante em Fevereiro tive o implante durante 6,7 mezes e desde Fevereiro ainda não consegui engravidar gostaria de saber quanto tempo demora uma mulher a engravidar depois de ter retirado o implante

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      pode demorar, o tempo varia de mulher para mulher, pois seu corpo tem que repor o ciclo menstrual e isso pode demorar... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  44. bom dia Dr. Carlos,

    estou a menstruar ja vao 15 dias. é normal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim a pilula pode causar isso, desde que a tome corretamente está protegida... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  45. Olá Dr. Tive realações com uma menina nos dias 03 e 09 de abril. Ela havia tomado 48 comprimidos de anti concepcional continuado (sem pausa) pq ela não queria correr o risco de eu chegar de viagem e ela estar menstruada. Depois da relação do dia 09, nós tivemos uma briga e ela alegou ter parado de tomar o contraceptivo logo no dia seguinte (10) e que sua menstruação não vinha a 22 dias desde que havia parado de tomar o anticoncepcional. Eu xinguei tanto essa desgramada que ela até sumiu. Será que ela pode estar grávida? Fico preocupado, nunca vou transar sem camisinha nunca mais na minha vida. Desde já agradeço a atenção.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      como ela estava tomando o anticoncepcional penso que é difícil ela engravidar... é normal após parar a menstruação demorar para vir, penso que pode ficar descansado, se proteja para não correr riscos... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  46. Boa noite doutor. Nos últimos dias tenho sentido comichão, algum desconforto e irritação na minha zona íntima. Para além disso tive corrimento branco.
    Será que me pode ajudar? Pode me dizer do que se trata.
    Obrigada pela atenção.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim posso, me parece estar com uma candidiase deve procurar seu médico, é uma infecção vaginal, que após tratamento passa... se precisar ando por aqui, as melhoras... :)

      Eliminar
    2. Obrigada.
      E pode me indicar as possíveis razões que podem ter causado a infeção?

      Eliminar
    3. Olá, as razoes podem ser diversas, desde o uso de absorventes, contaminação sexual pelo parceiro, uso de roupa sintética, antibióticos, anticoncepcionais hormonais, entre outras... ando por aqui... :)

      Eliminar
    4. Obrigada pela ajuda.

      Eliminar
  47. Olá, eu quero parar de tomar a pílula, tenho que fazer alguma coisa para deixar de tomá-la ou posso simplesmente deixar de a tomar de repente?

    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      pode parar, embora deva ter presente que pode notar algum descontrolo menstrual, se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  48. Olá
    Eu sempre tive pequenos coagulos na menstruação nos dias de maior fluxo, nada de anormal segundo sei. comecei a tomar a pilula há 1 ano e meio (Mercilon) e apesar de a menstruação ter menos dias, nos 2 dias de maior intensidade tenho coagulos.. normalmente sao pequenos, mas as vezes aparece um ou outro um pouco maior, mas bem menores que uma moeda pequena.
    Acha que pode ser da pilula? Ou nao estou bem de saude?
    Agradecia que me ajudasse a acalmar..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim é a pílula que causa isso... é comum ter alterações menstruais depois de usar a pílula.. deve manter e não se preocupar, deve também frequentar a consulta de ginecologia... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  49. ( a mesma pessoa de cima )
    fiz analises ha um ano e estava tudo bem, foi-me dito tambem que e normal ter coagulos na menstruação. Mas a minha duvida e agora com a pilula
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ok eu percebo, mantenha a pilula... :) boa sorte.

      Eliminar
  50. mas o que pode ser? obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, me parece causado pela pílula... ando por aqui.. :)

      Eliminar
  51. desculpa vi agora a primeira mensagem.. devo ir ao médico é isso? acha que pode estar algo mal? eu nao tenho outros sintomas.
    Muito obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, o que quis dizer é que deve ir às consultas regularmente... ando por aqui... :)

      Eliminar
  52. ok obrigada, devo ir devido ao uso da pilula e isso? eu ando para marcar uma a algum tempo :) . Acha que devo mudar de pilula? Isto pode fazer me mal? Obrigada pela ajuda nestas questões!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, acho que deve manter a pílula, só isso... :)

      Eliminar
  53. mas acha que e so mesmo da pilula e isso? nao tem mal nenhum? obrigada mais uma vez..

    ResponderEliminar
  54. Olá Doutor.
    eo coloquei o Implanon à 9 meses e o normal seria não vir a menstruação enquanto tiver o aparelho ou então vir pouco, pelo menos foi o que a medica disse.
    Mas a verdade é que a menstruação vem todos os meses e nos ultimos 3 meses veio durante 2 semanas e veio com muito fluxo. Para além de ser desconfortável, porque passo metade do mês menstruada, tenho medo que o Implanon não esteja a fazer o devido efeito.
    Acha k o melhor será retirar o aparelho???
    Obrigado pela sua atenção! :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      ele pode causar as duas situações, devido à sua composição hormonal, se mantiver essas perdas fale com sua médica para não ter risco de anemia, está protegida mesmo tendo sangramento prolongado... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  55. Olá Doutor.
    eo coloquei o Implanon à 9 meses e o normal seria não vir a menstruação enquanto tiver o aparelho ou então vir pouco, pelo menos foi o que a medica disse.
    Mas a verdade é que a menstruação vem todos os meses e nos ultimos 3 meses veio durante 2 semanas e veio com muito fluxo. Para além de ser desconfortável, porque passo metade do mês menstruada, tenho medo que o Implanon não esteja a fazer o devido efeito.
    Acha k o melhor será retirar o aparelho???
    Obrigado pela sua atenção! :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      ele pode causar as duas situações, devido à sua composição hormonal, se mantiver essas perdas fale com sua médica para não ter risco de anemia, está protegida mesmo tendo sangramento prolongado... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  56. Olá Doutor.
    eo coloquei o Implanon à 9 meses e o normal seria não vir a menstruação enquanto tiver o aparelho ou então vir pouco, pelo menos foi o que a medica disse.
    Mas a verdade é que a menstruação vem todos os meses e nos ultimos 3 meses veio durante 2 semanas e veio com muito fluxo. Para além de ser desconfortável, porque passo metade do mês menstruada, tenho medo que o Implanon não esteja a fazer o devido efeito.
    Acha k o melhor será retirar o aparelho???
    Obrigado pela sua atenção! :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      ele pode causar as duas situações, devido à sua composição hormonal, se mantiver essas perdas fale com sua médica para não ter risco de anemia, está protegida mesmo tendo sangramento prolongado... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  57. Olá Doutor.
    eo coloquei o Implanon à 9 meses e o normal seria não vir a menstruação enquanto tiver o aparelho ou então vir pouco, pelo menos foi o que a medica disse.
    Mas a verdade é que a menstruação vem todos os meses e nos ultimos 3 meses veio durante 2 semanas e veio com muito fluxo. Para além de ser desconfortável, porque passo metade do mês menstruada, tenho medo que o Implanon não esteja a fazer o devido efeito.
    Acha k o melhor será retirar o aparelho???
    Obrigado pela sua atenção! :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      ele pode causar as duas situações, devido à sua composição hormonal, se mantiver essas perdas fale com sua médica para não ter risco de anemia, está protegida mesmo tendo sangramento prolongado... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  58. Olá Doutor.
    eo coloquei o Implanon à 9 meses e o normal seria não vir a menstruação enquanto tiver o aparelho ou então vir pouco, pelo menos foi o que a medica disse.
    Mas a verdade é que a menstruação vem todos os meses e nos ultimos 3 meses veio durante 2 semanas e veio com muito fluxo. Para além de ser desconfortável, porque passo metade do mês menstruada, tenho medo que o Implanon não esteja a fazer o devido efeito.
    Acha k o melhor será retirar o aparelho???
    Obrigado pela sua atenção! :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      ele pode causar as duas situações, devido à sua composição hormonal, se mantiver essas perdas fale com sua médica para não ter risco de anemia, está protegida mesmo tendo sangramento prolongado... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  59. Olá Boa noite, este mês comecei a toma da pílula minigeste pela 1ª vez. Tomei no 1º dia do ciclo menstrual, no 1º dia o meu fluxo é muito reduzido, mas no 2º dia de menstruação continuou muito reduzido, praticamente só quando ia ao wc e limpava é que havia sangramento mas uma risquinha apenas, até que acabou por desaparecer. Há possibilidades de estar grávida? tive relações sexuais umas semanas antes mas tivemos muito cuidado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se se protegeu tem poucas chances, as alterações que nota foram causadas pela pílula, é provável que passe a menstruar menos e menos dias... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  60. Olá, eu tenho acne e gostaria de saber se em vez de tomar a pílula, tomar vitaminas, ajuda na acne. Será que se eu tomar vitaminas próprias para a pele me vão ajudar.

    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não me parece que consiga melhorar... fale com seu médico para iniciar tratamento... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  61. Olá, é possível estar grávida tendo menstruação mesmo que seja provocada pela pausa da pílula? Tive relações a cerca de 2 meses sem outro anticoncepcional sem ser a pílula. Já fiz 2 testes de gravidez e ambos deram negativo. Apenas tive a menstruação uma vez entretanto devido a ter mudado de pílula. Continuo com medo de poder estar grávida. É possível?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim pode acontecer, mas como os testes deram negativo não está grávida deve manter a pílula e desde que a faça certinha está protegida... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Como posso ter a certeza que os testes não enganam?

      Eliminar
    3. Olá, os teste de gravidez têm grande grau de fiabilidade, desde que a mulher esteja grávida o hormônio da gravidez está presente ativa o teste... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  62. Ola, minha esposa esta tomando o qlaira a mais de um ano, so aue somente nesse mes a menstruaçao nao veio, sendo que na proxima semana ja muda a cartela. Nos temos relaçoes semanalmentes e sem preservativo. Existe o perigo dela estar gravida? Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      se ela tem tomado a qlaira corretamente não tem riscos... podem ficar tranquilos... a qlaira pode causar essa falta de menstruação... deve manter... se precisarem ando por aqui... :)

      Eliminar
  63. Gostaria de tirar uma dúvida:
    Uso Qlaira já faz uns 3 anos. Na última cartela antes de menstruar pulei um comprimido amarelo e tomei o vermelho ( que seria o que eu deveria tomar no dia seguinte) para menstruar um dia antes. Dessa forma eu que deveria iniciar uma nova cartela na sexta, iniciei na quinta, para dar certo os dois dias de pausa. No oitavo dia tomando a nova cartela fiz sexo sem camisinha, mas o cara não gozou dentro, mas houve penetração. Continuei tomando os comprimidos normalmente todos os dias. Nenhum comprimido foi esquecido, somente pulei um na cartela anterior. Uns 10 dias depois da relação sexual eu tomei um comprimido secnidazol pois tive uma infecção por tricomoníase.
    Hoje que seria o dia de "descer" minha menstruação, ainda não desceu. Fiquei preocupada e fiz o teste Confima e deu negativo. O dia da relação sexual foi 09/07.
    Tem risco de estar grávida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não tem pois quando teve relação já tinha tomado 8 comprimidos (8 dias) e o teste deu negativo... a falta de menstruação pode ser causada pela pílula ou pelo tratamento que pode alterar a menstruação apesar de não cortar o efeito do anticoncepcional... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  64. Ola tirei o implanom a uns dias o que devo fazer agora para puder engravidar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve aguardar, manter as relações e com calma esperar, sua menstruação pode atrasar, pois seu corpo tem que repor os valores hormonais... fale com seu médico para preparar a gravidez.. se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  65. Olá eu tenho 15 anos.... neste momento é Agosto de 2015. A minha primeira relação sexual foi em Agosto de 2014 e ambos usamos contraceptivos. Entretanto acabei com ele em Fevereiro deste ano 2015 e parei de tomar a pilula no final desse msm mês. ... a ultima menstruação k tive foi em Março e desde então n tnh tido.... o k será?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, é descontrolo hormonal, pode acontecer após parar a pílula, antes de a usar tinha menstruações regulares? Ando por aqui.. :)

      Eliminar
  66. Boa noite dr. Tomei adoless por 5 meses e tive que interromper a cartela no meio, ou seja, menstruei 2 vezes no mesmo mês, essa menstruação iniciou no dia 02/07. Durante esse tempo tive que tomar 2 vezes a pilula do dia seguinte, na segunda vez tive um corrimento marrom que durou cerca de 3 dias.. até hj minha menstruacao ainda não veio. Acredito que não estou gravida pois tive muito cuidado e usei a pds por pura precaução e nervosismo, acredito que, se existe uma chance, ela é muitíssimo pequena, até pq tive o corrimento que as vezes parecia um pouco de sangue.. esse atraso pode ser por conta da parada com o anticoncepcional juntamente com a tomada da pds? Até hj não tenho nenhum sintoma de tpm

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      o que lhe aconteceu me parece que foi causado pela pílula do dia seguinte e a paragem de adoless... deve se proteger... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  67. Boa noite dr. Parei com o adoless no meio da cartela, ou seja, menstruei 2 vezes No mês e a segunda começou no dia 2/7. Na segunda tomada tive um corrimento marrom que as vezes se assemelhava com sangue bem clarinho, por uns 3 ou 4 dias. Até hj minha menstruacao não veio. Acredito que não estou gravida pois tomei muito cuidado e a pds foi por pura precaução. Esse atraso pode se dar por conta de ter parado com o anti e tbm pelas pds? Quanto tempo demora pra vir a menstruação quando para com o anti ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      o que lhe aconteceu me parece que foi causado pela pílula do dia seguinte e a paragem de adoless... deve se proteger... a menstruaçao pode demorar algum tempo... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  68. Olá doutor. Preciso de tirar umas dúvidas que me andam a dar dores de cabeça. Comecei a pílula cerazette no dia 10/11 de maio. No dia 22 tive relações desprotegidas e apesar de tomar a pílula fiz um teste de gravidez após 10 dias que deu negativo. Como achei que fiz muito cedo fiz outro passado 5 semanas e outros dois passado 9 semanas e deram todos negativo. Entretanto no dia 22/06 mudei para a pílula minigeste e tive relações de novo no dia 23/07. Continuo nervosa pois comecei a sentir a barriga inchada e só tenho a menstruação nos 7 dias de pausa ou seja é provocada. Há possibilidade de ter engravidado? O que pode estar a causar este inchaço? E a pílula minigeste protegeu-me nesta segunda relação? Obrigada desde já!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      como tem tomado certinha não tem risco... o inchaço pode ser causado pela minigeste e adaptação de seu corpo... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Então posso ter a certeza que não é gravidez e talvez efeitos secundários da pílula? Acha que deva falar com a médica que me receitou a pílula a cerca disto ou passa eventualmente?

      Eliminar
    3. Olá, sim me parecem ser efeitos da pílula... deve aguardar mais uns dias e senão melhorar fale com sua médica... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  69. Boa noite doutor! estou com uma duvida me tirando o sono. Tomo o yaz desde outubro do ano passado e sempre foi tudo normal. No entanto, mes passado, alem de nao ter prestado tanta atenção no horario (porem não atrasei mais de 12 hrs), tive uma forte gastroenterite e passei uma semana tomando bastante medicação. No final dessa semana, veio um sangramento como menstruação mesmo, com colica e dor de cabeça, conversei com a minha médica e ela disse ter sido da gastroenterite e que é comum isso ocorrer nesses casos. Continuei a cartela normal (estava na 2 semana), o sangramento parou, fiz a pausa dos 4 dias, a menstruação veio normal. Minha duvida é: fiz certo em não ter parado a pilula e feito a pausa normalmente? Na cartela seguinte, estou tomando religiosamente no horario, estou protegida nessa cartela de agora, independente do que ocorreu na passada já que estou tomando direitnho? Estou muito nervosa,,,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim fez certo.... deve ter mantido... sim esta protegida, deve manter dessa forma e não se preocupar... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  70. Boa noite doutor .
    Estou a escrever porque tive uns pequenos problemas devido a uma depressao ah qual o medico me despachou e nao deu nenhuma atençao ao meu problema e disse para ir ah urgencia para pedir um psiquiatra ( e sei que nao ah necessidade disso pq e uma depressao leve ) porem disse que poderia tomar as capsulas de erva de s.joao que ajudavam como antidepressivo disse que apenas intreferia no uso da pilula , confiei e tomo as capsulas ah 4 dias , porem e qpesar de estar com o periodo li uns artigos em que diz que tb corta o efeito do implanon ( que e o meu metodo contracetivo ) apesar de ja ter deixado de tomar , quando o periodo for embora terei que usar proteçao ? Sera que estes 4 dias que tomei as capsulas foram o suficiente para cortar o efeito do implante ? :/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, nesta situação deve-se proteger durante o tratamento e nos 7 dias seguintes... depois já está protegida... faça isso para não ter riscos... espero que esteja melhor... :) ando por aqui...

      Eliminar
    2. Quer dizer entao que neste momento o implante pode nao estar a fazer efeito devido as capsulas que ja tomei ?

      Eliminar
    3. Olá,
      se já passaram 7 dias está fazendo, ele não perdeu totalmente o efeito, pode interferir e diminuir a sua eficácia... ando por aqui... :)

      Eliminar
  71. Olá. Chamo-me Ana Fernandes. Coloquei o meu implanon em 2014, mas esqueci-me da data de expiração. Vi que alguns comentários dizem que faz efeito mais 6 meses. Mas depois da data de expiração continuei a ter relações sexuais. Continuo na mesma com menstruação irregular, pode se dizer que continua a fazer efeito e que não esteja grávida, visto que não sinto nenhuma alteração no meu corpo. Não destacando que devo eventualmente substituir o implanon. A pergunta é: como tenho a menstruação irregular como quando depois de implantar o implanon, não estarei grávida,certo? Visto que também tenho excesso de peso.obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se tem o implante está protegida, pode confiar, a menstruação pode estar ausente ou vir de forma irregular é efeito dos hormonios do implante... deve aguardar, deve colocar um novo e retirar o atual em 2017, tem validade de 3 anos... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  72. Boa noite dr. Tenho uma duvida que me atormenta desde ontem . Tomei 2 antibioticos diferentes e o periodo o mes passado nao apareceu , pensei que fosse normal porcausa do contracetivo . Ontem acordei durante a noite com imensas dores na zona do utero , nao liguei porque sempre tive dores antes do periodo aparecer e antes de ir embora , as dores ficaram cada vez mais fortes e comecei a sentir-me tonta e com vontade de vomitar , pedi ajuda porque estava a sentir-me a desfalecer e desmaiei , o periodo teria que acabar esta quinta feira , hoje e sabado e continuo com corrimento . Tive a pesquisar sobre este assunto e li que poderia ser um aborto espontaneo e que normalmente vem sempre acompanhado de uma menstruaçao. Fiquei como se diz " com a pulga atras da orelha " porque sou completamente contra isso apesar de saber q n tive culpa se realmente for verdade , sera que foi mesmo um aborto ? Ja sou mae e nunca na minha vida tive dores como nessa noite :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não lhe posso confirmar, o fato de ter tomado antibióticos não garante que engravidou até porque não teve confirmação e não senti sintomas de gravidez.. pode ter outras causas, que cor tem o corrimento? Ando por aqui... :)

      Eliminar
  73. Nao sei ao certo e alem disso nao sei se deito coagulos ou nao porque uso tampao :s, faz hoje 10 dias que estou com o corrimento e tem a cor normal

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, o corrimento de cor normal não tem cor, se é vermelho me parece ser escapes, o chamado spotting... ando por aqui... :)

      Eliminar
  74. Olá Carlos Edgar começei a tomar o Qlaira este mesno dia 5 primeiro dia da menstruaçao e ontem estava no 20 comprimido e veio a menstruaçao para mim sendo que faltava 7 comprimidos para a pausa, o certo é vim a menstruaçao no dois comorimudos brancos. Ou seja menstruei duas vezes nesse mês isso é normal ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim na fase inicial de adaptação pode notar escapes, deve manter e esperar... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  75. Olá. Tive uma relação à cerca de um mês. Nesta ultima semana tenho me sentido muito estranha cansada e com algumas náuseas. Tomo a pilula denille à mais de um ano e meio sempre certinha sem euecimentos e ainda usamos preservativo. Existe alguma possibilidade de estar grávida? É que tenho tanto medo que já nem consigo fazer mais nada porque por mais métodos anticoncepcionais que utilize acho sempre que alguma coisa vai correr mal. Ajude-me Pff obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não tem possibilidades pois se protegeu e duplamente... não tem motivos para ficar nervosa, desde que use corretamente está protegida.. ando por aqui... :)

      Eliminar
  76. Boa tarde , estou com imensas duvidas.
    No mes de agosto apareceu-me duas vezes o periodo , sinto varios sintomas de gravidez , enjoo matinal daquele que nem consigo meter nada no estomago quando mais como pior me sinto , ja pra n dizer que estou bem inchada , logo eu que ate estou muito abaixo do meu peso para a altura que tenho, comecei a emagrecer , numa semana ja perdi 2kg , e vinha sempre aquele corrimento leitoso , ah dois dias apareceu novamente o periodo porem correu um dia e vinha bastante clarinho , e correu tao pouco que mal encheu a ponta do tampao .. fiz um teste de gravidez porque nao acho normal tanto desregulamento no periodo e tantos si tomas de gravidez , e ja sou mae dai saber quais sao os sintomas :/ o teste de farmacia deu negativo mas continuo a emagrecer e com toda esta ma disposiçao, sera uma possivel gravidez ou sera algum outro problema ? :/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      como o teste deu negativo não deve estar... deve procurar seu médico para avaliar essas alterações me parece ser outro problema... ando por aqui, se precisar... :)

      Eliminar
  77. Boa tarde, estou um bocado apavorada, comecei a tomar a pilula Minesse à 9 dias atrás quando a minha menstruação teve inicio e até hoje a minha menstruação não acabou. Não segui a ordem dos comprimidos, porque eles tem a mesma dosagem (tomei or cor-de-rosa e não os brancos claro). Costumo ter um período menstrual normal de 6-7 dias no máximo. É normal?? Ou devo consultar um médico de familia/ginecologista e mudar de pilula? Devia ter seguido a ordem da carteira da pilula tendo os comprimidos a mesma dosagem?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve tomar os comprimidos rosa e deixar os brancos para o final, não tem mal trocar a ordem dos rosa, pois têm a mesa dosagem hormonal... deve manter e aguardar que termine.. pode se prolongar devido ao inicio da pílula... ando por aqui... :)

      Eliminar
  78. Boa tarde estou tomanfo o anticoncepcional Qlaira, estou na segunda cartela, começei a mesntruar no dia 31 na capsula branca e durou 3 dias, ontem tive relação com meu noivo e quando acordei hoje tive uma dor imensa nao sei dizer se era cólica, passei mal e começei a ter nauseas, e quando vi tava decendo muito sangue nao sei se era menstruação porque ja tinha decido 2 ou 3 dias atrais. Isso é normal ? É menstruação ou pode ser outra coisa ?
    Estou muito apavorada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode ser um escape causado pela pílula ou ter resultado de algum trauma durante a relação... como tem tomado certinha não tem de gravidez se mantiver deve falar com seu médico.. ando por aqui, se precisar... :)

      Eliminar
  79. Dr tenho a seguinte duvida:eu tomava anticoncepcional diminut,troquei pelo tess por orientação médica ja que estava com mtas espinhas . Na segundo cartela de tess quando faltava 7 comprimidos tive relações dia 1/8 c/ camisinha mas estourou ai tomei uma PDS dose unica,pois tive medo que o anticoncepcional não estivesse fazendo efeito, 7 dias acabou a cartela e menstruei na pausa normamente dia 13/8,tomei 2 pilulas da nova cartela no 8°dia e nao tomei mais tive sangranto dia 1/9/2015 ate 4/9 e iniciei nova dia 6/9 mas so tomei ate dia 12/9 devido a mta enxaqueca e pq meu namorado viajou a trabalho .Sinto dores menstruais hj é 18/9 tomei chas e sai apenas tipo um corrimento avermelhado.posso ta gravida? devo menstruar ainda esta mes ou so no proximo? na tenho sintomas de gravidez .minha medica disse que tomei mtos remedios e ja menstruei esse mes tenho risco de gravidez?/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não tem risco de gravidez, me parecem alterações causadas por tantas pílulas e pelas paragens, ficou com grande descontrolo hormonal.... deve se proteger... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  80. Boa tarde Carlos Edgar, tenho uma duvida, sou casada uso o Q Laira a 4 anos e não faço uso de preservativos. Esse mês minha menstruaçao não aconteceu como de costume, desde que comecei a usar q laira todo mês pelo menos por 2 dias fiquei menstruada, mas esse mes não aconteceu como o esperado ( os outros sintomas como inchaço nos seios por exemplo aconteceram normal), sangramento nao tive, somente um corrimento de cor estranha, quase imperceptivel, em 4 anos primeira vez que passo por isso, nesse mês me esqueci de tomar uma pilula, mas nao me lembro em que semana da cartela foi, as demais tomei no horario certo, somente uma esqueci... nesse caso posso correr o risco de ter engravidado nesse mês? Como calculo meus dias ferteis se faço uso do qlaira (28 comprimidos sem pausa)?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim tem riscos por ter esquecido, antes de iniciar a nova cartela faça um teste, se der negativo mantenha... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  81. Dr. meu caso foi esse foi falado a cima (Dr tenho a seguinte duvida:eu tomava anticoncepcional diminut,troquei pelo tess por orientação médica ja que estava com mtas espinhas . Na segundo cartela de tess quando faltava 7 comprimidos tive relações dia 1/8 c/ camisinha mas estourou ai tomei uma PDS dose unica,pois tive medo que o anticoncepcional não estivesse fazendo efeito, 7 dias acabou a cartela e menstruei na pausa normamente dia 13/8,tomei 2 pilulas da nova cartela no 8°dia e nao tomei mais tive sangranto dia 1/9/2015 ate 4/9 e iniciei nova dia 6/9 mas so tomei ate dia 12/9 devido a mta enxaqueca e pq meu namorado viajou a trabalho .Sinto dores menstruais hj é 18/9 tomei chas e sai apenas tipo um corrimento avermelhado.posso ta gravida? devo menstruar ainda esta mes ou so no proximo? na tenho sintomas de gravidez .minha medica disse que tomei mtos remédios e ja menstruei esse mes tenho risco de gravidez?/ )
    ESSE MES VEIO ONTEM E JA PAROU E COM FLUXO MTO POUCO,ACREDITO QUE PROXIMO MES VOLTE AO NORMAL. O QUE ACHA DR. CARLOS.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, como estava na segunda cartela e não teve falhas não tem riscos, essas alterações podem ser da pílula, deve manter e aguardar que seu corpo se adapte...

      Eliminar
  82. Olá doutor estou meia que preocupada tenho amenorreia e tomei a pílula do dia seguinte e ouve aquele efeito colateral do sangramento e normal em mim que tenho amenorreia ou isso significa que minha menstruação vai voltar ao normal.?? Ou o sangramento não passou do efeito colateral do remédio? ? Quem tem amenorreia pode engravida? ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      pode acontecer, em principio manterá seu ciclo como era... o sangramento foi um efeito colateral, quem tem ciclo menstrual irregular pode engravidar em qualquer altura do ciclo, mesmo durante a menstruação, se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  83. Bom dia, Carlos!
    Utilizei o implanon por longos 10 anos, rs. Sempre defendi a utilização. Minha menstruação era pouca e rara, não engordei, não tinha cólicas ou TPM! Tudo ótimo!
    Porém neste último ano tudo começou a desandar: primeiro uma retenção fora do comum, ganho de peso; muitos vasos nas pernas, queda de cabelo e afins. Todas as possíveis reações ao medicamento apareceram apenas agora é foram se tornando acumulativas.
    Por este motivo, resolvi retirar o implante. A gota final foi o fato de ter menstruado 3 vezes, com ciclos em torno de 15 dias e com muito fluxo.
    1) Poderia me dizer o seu ponto de vista sobre o ocorrido?
    2) Retirei há 15 dias e ainda não menstruei. Qual o prazo comum para que a menstruação ocorra?!

    Muito obrigada.
    Thais

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, tinha colocado este ultimo implante à quanto tempo? A menstruação pode demorar a descer, pois nosso corpo demora a repor o ciclo menstrual normal... deve aguardar... e se proteger... para não ter riscos... se precisar ando por aqui.. :)

      Eliminar
    2. Carlos, havia colocado há 14 meses!
      Eu e meu marido não temos nos prevenido, pois eu tinha a informação de que não havia possibilidade de uma gravidez neste primeiro mês. Principalmente, sem a menstruação estar regulada.
      Existe a chance de eu engravidar?! Mesmo tão rápido...?!

      Eliminar
    3. Dr., não sei se a minha resposta anterior foi enviada, então segue, novamente:

      Coloquei a última vez há 14 meses e retirei há 15 dias!
      Eu e meu marido não estamos preocupados com uma possível gravidez, até porque eu tinha a informação de que não era possível ocorrer durante um tempo... Menos ainda, antes da menstruação acertar.
      Existe a possibilidade de uma gravidez?!

      Eliminar
    4. Olá, ao retirar pode logo engravidar embora seja raro acontecer, mas tem chances... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  84. Dr. Carlos, está recebendo Minhas perguntas?
    Pois não aparece aqui para mim.

    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já vi que todos os meus textos apareceram aqui em cima, só falta a resposta!
      Muito obrigada, Thais

      Eliminar
  85. Boa noite Dr. :
    Eu tive uma relação sexual desprotegida com o meu namorado. Tomei a pílula Norlevo ( pílula do dia seguinte) nas 1 primeiras 12h. Quando chegou a data da minha menstruação ela veio e iniciei a toma de pílulas estinette pela primeira vez ( aliás é a primeira pílula que tomo). Acontece que a menstruação veio em menor quantidade mas prolonga-se por 12 dias já... Fiz teste de gravidez e deu negativo. Deixei de tomar a pílula pois pensei que fosse da pílula. As náuseas passaram, mas o corrimento vermelho/acastanhado continua. O que acha a que se deve esse prolongamento da menstruação? Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, me parece ser causado pela pílula.. como a interrompeu deixou de estar protegida... deve falar com seu médico... se precisar ando por aqui.... :)

      Eliminar
  86. Bom dia!
    Hoje inicio o segundo blíster de Qlaira, sempre tive o fluxo bastante intenso, do tipo que até mesmo suja as roupas, acontece que achei que o novo anticoncepcional não diminuiu o meu fluxo como o dito pela ginecologista. Isso é sinal de que o remédio não fez o efeito desejado ou posso ficar tranquila quanto a contracepção?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim faz, mas pode precisar de mais tempo para se adaptar... deve manter e aguardar... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  87. Boa noite doutor . Tenho uma duvida que me anda a atormentar ah umas semanas.
    Começou tudo mais ou menos ah 2 meses , tive que fazer os exames por causa do trabalho ( medicina do trabalho ) e aproveitei para fazer umas perguntas ao medico porque algo nao estava bem com o meu corpo e sentia isso . O meu peridoo ah 3 meses que vinha todos os meses e durava no maximo 15 dias e muitas vezes com mau odor e escuro , falei com o medico e ele disse que o implante poderia estar a deixar de fazer efeito porque nao era normal e o aparelho poderia precisar de renovaçao . Fiquei um bocado ah toa porque nao sabia que o aparelho poderia perder o efeito. Continuo com o aparelho porque nao tenho medica de familia , por incrivel que pareca o meu centro de saude n tem medicos para consultas de planeamneto familiar e eu nao tenho meios para tirar numa clinica . Entao mantive e mantenho ate hoje , porem o periodo este mes nao veio e ah duas semanas para ca que tenho todos os sintomas de gravidez , ja fui mae e sei como e , o unico sintoma que nao tenho é o peito inchado , nem na primeira gravidez tive porque tenho o peito muito pequeno e nem a 1 gravidez me aumentou o peito , enjoo com cheiro do comer , ah duas semanas pra ca que nao consigo estar bem de maneira nenhuma , do nada começo a sentir-me mal e a transpirar imenso ate mesmo ah noite na rua , fumo e estou a enjoar ate com o cheiro do tabaco , a minha barriga desde ah duas semanas ta inchada , pensei que fosse por falta de ir ao wc mas faço todos os dias e faço bem , ja para nao falar de que oor vezes sinto a minha barriga durida , como se tivesse levado um soco :s
    Nestas duas semanas tenho comido imenso , e eu que sou uma pessoa que fico logo cheia continuo a comer e se for preciso repito , sinto desejos , na segunda feira de manha correu sangue e pensei que fosse o periodo fiquei descansada , porem ah tarde ja n tinha nada, nem um tampao encheu e a barriga continua inchada e dorida, a minha questao é , se for verdade que o implante pode deixar de fazer efeito poderei estar gravida ? Ja tentei marcar consulta mas so consegui para daqui a duas semanas :/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se ainda não fez 3 anos que colocou não precisa de mudar... deve manter, a menstruação pode vir mais escura ou nem vir devido à composição hormonal do implante... deve manter... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  88. Olá, o implanon causa dor nos peitos e nas costas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, dor nos peitos pode causar... especialmente na fase inicial de adaptação... ando por aqui... :)

      Eliminar
  89. Olá, já tem 4 meses que coloquei o implanon é essa semana precisei tomar Amoxicilina por 5 dias. Gostaria de saber se interfere e tem possibilidade de engravidar? É o que devo fazer? É verdade que tenho que esperar 15 dias para ter relação com meu parceiro e usar camisinha? Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode interferir, é melhor se proteger durante o tratamento e nos 7 dias seguintes após terminar... ando por aqui, se precisar... :)

      Eliminar
  90. Boa tarde, gostaria de esclarecer uma duvida. Na sexta feira passada apareceu-me o periodo ( pequeno corrimento como é habitual em mim) nesse dia comecei a tomar a pilula minigeste e até agora nao tenho fluxo menstrual é normal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode acontecer, ao iniciar por vezes para logo... mantenha a pílula e aguarde... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  91. Olá Rosa, não sou médica, lógico, mas tenho o nexplanon (em França é assim) já à 2 anos e meio. Mas à dois dias fui ao hospital, por uma suposta gravidez que pode estar a acontecer (eu tinha mesmo que ser o 1% né...) e perguntei se não faz mal andar meses sem ou 15 dias/3 semanas com. A ginecologista disse logo que é uma questão que todas as mulheres têm. E disse que Além de não fazer mal (senao não estaria no mercado), é normal. Há mulheres que menstruam regularmente, outras que raramente menstruam e depois tem as que como eu, é super irregular. até agora o implante nunca me fez mal

    ResponderEliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.