sexta-feira, maio 31, 2013

Vantagens e desvantagens do implante contracetivo hormonal (Implanon® NXT)

Vantagens e desvantagens do implante contracetivo hormonal (Implanon® NXT)

Pequeno bastonete que se introduz debaixo da pele, através de procedimento cirúrgico efetuado com anestesia. Método progestagénico.
Vantagens: não necessita de tomas diárias, pode ser utilizado por mulheres que não podem fazer contracetivos combinados (estrogénios), os vómitos e diarreia não interferem com a eficácia do método, pode ser usado durante a amamentação e é um método reversível.
Desvantagens: não dá menstruações regulares, desenvolvimento de quistos nos ovários e não protege das DST.
Implanon®
Método contraceptivo em forma de bastonete que se insere debaixo da pele do braço e proporciona protecção de uma gravidez não desejada, durante 3 anos. O implante consiste num bastonete não biodegradável com 40 mm de comprimento por 2 mm de diâmetro. Após a inserção (procedimento simples executado por um médico) o implante liberta gradualmente etonogestrel, uma hormona progestagénica. O etonogestrel é o metabolito activo do desogestrel, substâncias presentes em muitas das pílulas modernas. carlosedgar.com


Principais perguntas sobre o implante hormonal:

O que é o implante contracetivo?

O implante contracetivo é um método contracetivo de longa duração, em forma de bastonete que se insere debaixo da pele do braço e proporciona proteção de uma gravidez não desejada, durante 3 anos.

Como funciona o implante contracetivo?

O implante consiste num bastonete não biodegradável com 40 mm de comprimento por 2 mm de diâmetro impregnado de hormonas que ao entrar em contacto com a pele da mulher as vai libertando, ao longo de 3 anos, garantindo proteção contra uma gravidez.

Onde é colocado o implante? Pode desaparecer?

O implante é colocado pelo médico, com anestesia local, normalmente no braço esquerdo, debaixo da pele. O implante não desaparece.

Como é removido o implante?

O impante é colocado por baixo da pele, sendo percetível ao toque, deve ser removido pelo médico, com anestesia local, através de um pequeno corte na pele.

Como deve ser colocado? Vou ter alguma reação no local?

O implante deve ser colocado pelo médico. No braço contrário ao que a mulher escreve. Sim vai. Alguns efeitos secundários no local: hematoma, ligeiro inchaço, dor e pequena ferida no local de introdução ou extração do dispositivo (cicatriz).

O implante pode partir?

O implante é feito de um poliuretano revestido de hormonas, esta composição garante alguma flexibilidade como se fosse um pedaço de borracha, por isso é difícil que ele se parta, algumas mulheres têm referido isso, mas penso que se trata de uma falsa perceção, muitas vezes dada pelo aumento de tecido gordo à volta do implante.

Quais os efeitos secundários do implante?

Os efeitos secundários, mais frequentes, do implante são: infeção vaginal, dores de cabeça, acne, tensão mamária, menstruação irregular, ausência de menstruação, queda de cabelo e aumento de peso.

Que mulheres não devem colocar o implante?

As mulheres que não devem optar pelo implante são as que tenham problemas venosos, sejam fumadoras, tenham tumores mama, doença do fígado, hemorragias vaginais de causa desconhecida, diabetes, sejam obesas e estejam grávidas.

Estou a amamentar, posso pedir ao médico para colocar o implante?

Sim pode, como é um método contracetivo hormonal sem estrogénios está indicado durante a amamentação ou no seguimento da pílula de amamentação.

O implante engorda?

O aumento de peso é um dos efeitos secundários do implante (cerca de 10% das mulheres). O implante aumenta a probabilidade de as mulheres terem mais peso. Esta probabilidade depende de mulher para mulher, dos estilos de vida, entre outros fatores. As mulheres obesas não devem usar o implante pois pode ter uma diminuição da eficácia.

É normal não ter menstruação com o implante hormonal?

Sim é normal, como o implante é um método progestagénico, não tem estrogénios, não causa menstruações regulares. Pelas suas características pode causar hemorragias vaginais irregulares durante alguns dias.

Que medicamentos interferem com o implante?

Os medicamentos que podem interferir com o implante são os antiepiléticos (primidona, carbamazepina, barbitúricos, fenitoína, oxcarbazepina, topiramato e felbamato), antituberculostáticos (rifampicina), infeções de HIV (ritonavir ou nevirapina), modafinil (sono), antibióticos (tetraciclinas, amoxicilina, ampicilina, griseofulvina, macrólidos), produtos à base de erva de S. João (hipericão).

Qual é o preço do implante?

O implante custa cerca de 130 euros (pode ser adquirido na farmácia com comparticipação por 40 euros). Nas consultas de planeamento familiar é fornecido gratuitamente.

Posso engravidar com o implante?

Sim, se fizer algum medicamento que interfira com o implante. A mulher obesa tem uma diminuição nos métodos contracetivos hormonais.

Vou retirar o implante e quero iniciar uma pílula como devo fazer?

Deve iniciar a pílula no dia em que retirar o implante, nos sete dias seguintes deve usar preservativo, depois segue o esquema da pílula e nessa situação já deverá ter menstruações regulares. A menstruação com a pílula fica regular, mais escura em menor quantidade e menos dias de fluxo.

Após colocar o implante depois de quanto tempo estou protegida?

Depois de colocar o implante deve utilizar preservativo ou manter a sua pílula (de acordo com o conselho médico) durante 15 dias, após este período pode ter a sua vida sexual normal. Após a inserção o implante inicia a libertação para o organismo da hormona progestagénica - etonogestrel.

Deveria ter retirado o implante no mês passado, mantêm a eficácia se for tirado 3 meses depois?

Sim mantêm, o implante garante proteção até 6 meses depois, para dar proteção em situações como a sua. A melhor opção é mudar o dispositivo hormonal de 3 em 3 anos.

Tenho o implante, estou a pensar em engravidar, posso tirar o implante? Engravido logo?

Sim, pode tirar o implante. A mulher após retirar o implante pode engravidar, o tempo que demorará varia de mulher para mulher (depende de quanto tempo demoram os ovários a retomar a produção de hormonas e a restabelecer o ciclo menstrual).

Partilhe

708 comentários:

  1. Carlos, sei que esse nao eh o assunto, mas queria trar uma dúvida. Tomo yasmim e comecei a tomar ampicilina no ultimo comprimido da cartela. Minha mentruação veio e no quinto dia da pausa tive relação sexual sem proteção. Iniciei nova cartela e terminei o antibiotico no oitavo dia e até entao nao tive mais relação, estou esperando passar 1 semana do fim do antibiótico. Corro risco de estar gravida??

    ResponderEliminar
  2. Olá, não há problema... Como iniciou o antibiótico na última pílula a possibilidade de engravidar é pequena, deve só iniciar após uma semana, para ter relações antes só se for com preservativo. Para já fique descansada.. se precisar disponha....

    ResponderEliminar
  3. Posso colocar um implante estando amamentando?

    ResponderEliminar
  4. Sim pode, a mulher que amamenta pode fazer contracetivos hormonais sem estrogenios como o implante, pílula progestagenica e DIU hormonal.... Deve ser colocado a partir do 21 dia após o nascimento... Se precisar disponha...

    ResponderEliminar
  5. Coloquei o implante à três meses e ainda não me veio o período, é normal não ter menstruação com o implante?

    ResponderEliminar
  6. Sim é normal, como o implante é um método hormonal sem estrogenio pode não dar a menstruação regular e estar meses sem vir. A mulher sem menstruação não engorda e é saudável. Fico ao dispor....

    ResponderEliminar
  7. O anel pode desaparecer do braço?

    ResponderEliminar
  8. Não, o anel não desaparece pode é ficar envolvido em tecido adiposo (tecido gordo), e ser difícil de encontrar. Fico ao dispor....

    ResponderEliminar
  9. Respostas
    1. Sim, cerca de 10% das mulheres pode engordar, dependendo também do estilo de vida, alimentação, entre outros factores... A mulher com IMC (peso acima do normal), não devem optar por este método... fico ao dispor...

      Eliminar
    2. ola
      Gostava de tirar uma duvida:
      eu fiz um bypass gastrico,em julho 2014,e queria fazer um metodo contraceptivo,e queria saber se posso tomar a pilula(pois eu ja pus 2diu,e ambos deslocaram se ) por isso nao quero voltar a por,e queria a pilula.
      Eu posso fazer a pilula.
      obrigada

      Eliminar
    3. Olá,
      eu acho que pode, mas deve falar com o seu médico, para avaliarem e descobrirem qual a pilula ou contracetivo mais indicado para si... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  10. Sim, cerca de 10% das mulheres pode engordar, dependendo também do estilo de vida, alimentação, entre outros factores... A mulher com IMC (peso acima do normal), não devem optar por este método... fico ao dispor...

    ResponderEliminar
  11. Em que braço deve ser posto o implante?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      o implante é inserido no braço contrário ao que escreve, se escrever com a mão direita irá ser colocado no braço esquerdo... se precisar disponha, ando por aqui...

      Eliminar
  12. Boa tarde,tenho 41 anos gostaria de saber se e aconselhavel colocar o implanon. E como fazer pra adquerir o produto.
    obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola,
      como tem 41 anos está numa idade pré-menopausa é preferível usar uma método hormonal com estrogénios para não ter muitos sintomas da menopausa, como o implante não tem estrogénios não terá este benefício. Para colocar o implante deve falar com o seu médico pois será ele a aplicar, poderá comprá-lo na farmácia. Se precisar disponha, ando por aqui...

      Eliminar
  13. BOA NOITE,EM AGOSTO DO ANO PASSADO ,COLOQUEI O IMPLANTE NO BRAÇO ,ATRAVÉS DA CONSULTA DO PLANEAMENTO FAMILIAR ,E DIZERAM-ME QUE GANHAVA PESO ,MAS QUE DEPOIS VOLTAVA AO NORMAL A VERDADE E QUE NÃO PERCO PESO ,SÓ GANHO ,NÃO SEI SE EIDE TIRAR ,MAS NAO ME SINTO MUITO BEM ,ANDO CANSADA ,E TENHO PROBLEMAS DE TIRÓIDE .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola,
      pode acontecer isso, embora saibamos que o aumento do peso esta relacionado com outros factores e estilos de vida... sugiro que mude os estilos de vida... caminhe mais, coma mais verduras, ingira muita água... se mantiver essa alteração fale com o seu médico... se precisar disponha...

      Eliminar
  14. Bom noite. Gostaria de aqui deixar o meu testemunho relativamente ao assunto. Coloquei o implante em Março. Um dos meus maiores receios era a possibilidade de haver um aumento de peso, o que não se veio a verificar, aliás devidos aos meus cuidados que sempre existiram até perdi peso, de 54 para 49 (não se assustem, eu sou baixinha). Muito feliz fiquei por não ter o período com a regularidade comum, mas no fim de Junho resolveu aparecer. Certo que em vez de 3 dias, como era antes, agora foi mais de uma semana, no entanto agora só o espero lá para Setembro…..Tem sido uma experiência muito positiva.

    ResponderEliminar
  15. Como atua o implante hormonal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      o implante hormonal é colocado debaixo da pele do braço e vai libertando uma dose de hormonas todos os dias para a corrente sanguínea... desta forma evita que a mulher engravida. O implante hormonal protege a mulher de uma gravidez durante 3 anos. Se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  16. Posso colocar o implante hormonal sem estar menstruada?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim pode desde que tenha um teste de gravidez negativo, mas o ideal ser colocado durante a menstruação, até ao 5° dia da menstruação.. se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  17. Boa noite. Tenho 1.64cm e 87Kgs. No prox mes vou colocar o implante. Estou a residir no Luxemburgo. A minha ginecologista nao fez qq referencia sobre a "ineficacia" do implante estando com peso a mais. Será a melhor opção?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      apesar de ter um relação peso/altura (IMC) de 30 pode usar o implante, apesar de sabermos que em mulheres com mais peso há risco de ele não ser tão eficaz e acima de tudo há cerca de 10% das mulheres que tem um ligeiro aumento de peso com o implante, embora o aumento de peso tenha muitos outros factores, dai não ser aconselhado o uso de implante, embora não esteja contraindicado, pode por isso colocar o implante e confiar na sua médica, pois após a avaliação achou por bem sugerir este método... este método não da menstruações como a pilula combinada, não é este motivo que pode causar a retenção de liquidos... se precisar ou tiver alguma duvida ando por aqui... boa sorte.

      Eliminar
  18. Respostas
    1. Olá,
      sim cobre mas o melhor é perguntar na página da unimed, se precisar de ajuda ando por aqui. Boa sorte.

      Eliminar
  19. Boa Tarde
    Tenho 42 anos, 166cm e peso 61kgs. No passado dia 19 de Março coloquei o implanon na consulta de planeamento familiar. A menstruação não veio mas fiquei com os seios aumentados e com a zona abdominal inchada. Tenho sentido também algum ardor ao urinar. Gostaria de saber se estes sintomas irão desaparecer? è que me causam muito desconforto. Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      é normal nos primeiros meses a mulher, quando inicia um contracetivo hormonal (como o implante implanon), sentir alguns efeitos adversos num período inicial de adaptação... deve continuar alerta e se continuar com estas alterações deve falar com a sua médica, se precisar ando por aqui... lembre se que o facto de não ter menstruação não é a causa do inchaço, pois a menstruação sem estrogénios nem se chega a formar.. ando por aqui...

      Eliminar
  20. Boa tarde Sr Enfermeiro,

    Descobri este blog interessantissimo e antes de me dirigir á medica resolvi colocar-lhe as minhas dúvidas. Se puder esclarecer agradeço imenso.

    Coloquei o implanon ha cerca de 1 mês e foi-me dito que deveria ficar sem menstruação. No entanto a menstruação apareceu 30 dias após a ultima vez que tinha vindo. No entanto e para meu espanto já ando com hemorragia vai para 13 dias seguidos. È normal ou será que não me estou a adaptar? Tenho 43 anos de idade, terá a vêr com a idade? Obrigada pela atenção

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      é normal o implante pode dar estas hemorragias prolongadas ou ausências de menstruação... ainda é cedo para sabe como o seu corpo se vai comportar, pois está na fase de adaptação... por vezes a mulher com o implante pode ter ausência de menstruação e posteriormente hemorragias que duram alguns dias, deve manter a confiança no implante, que certamente irá parar... se precisar ando por aqui, desculpe a demora na resposta...

      Eliminar
    2. Entao no meu caso com menstruação ha 6 meses devo retira lo e passar para a pilula pois para mim não é nada normal...ainda deichei andar mais um tempo para ver se parava mas assim ja não é normal...devo retira lo certo ?

      Eliminar
    3. Olá,
      como está à tanto tempo com sangramento há risco de ter uma anemia, deve falar com seu médico... pode ter que fazer uma pilula para parar a hemorragia... deve falar com seu médico para avaliar também se deve retirar o implante... se precisar ando por aqui, dê noticias...

      Eliminar
  21. Olá
    Coloquei o implante mas ao contrário do que o médico me informou, a menstruação poderia não aparecer ou então ser menos abundante.
    Acontece que no meu caso, a menstruação apareceu na data prevista mas em vez de desaparecer ao fim de 5-6 dias continou por 16 dias. Deverei já falar com o médico ou esperar para ver o que acontece no próximo mês?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      pode acontecer as duas situações com o implante, não ter menstruações ou ter hemorragia durante 15 dias... deve aguardar, sugiro que registe as datas para quando falar com o seu médico ter esse registo... mantenha a confiança no implante.. se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  22. Olá, ja coloquei o implanon à 3 meses na passada quinta feira feira fiz a ultima toma de antibiotico, quando posso voltar a ter releçoes sem metodo barreira?
    Bem haja!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      pode retomar as relações sem método barreira após 7 dias de ter terminado o tratamento... até la deve usar preservativo... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  23. Olá, tenho interesse em colocar o implante hormonal (e irei a uma consulta de ginecologia), mas antes ando a pesquisar o preço, a informação que dá é que "nas consultas de planeamento familiar é fornecido gratuitamente", isso verifica-se actualmente nos centros de saúde?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim pode obte lo gratuitamente no centro de saude... marque uma consulta planeamento familiar e fale com o seu médico, para ele lhe colocar um implante hormonal gratuitamente... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  24. Boa noite eu acho que tou gravida, e dia 21 acho que vou por implate no braco ainda n havendo certezas se tiver gravida e puser o implante o k pode acontecer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      se esta grávida ou não tem certezas que não está deve falar com a sua médica, fazer um teste e se der negativo coloca o implante... se colocar o implante grávida o bebé não sofrerá complicações no entanto é escusado colocar um implante estando grávida (muito caro)... fale com a sua médica... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  25. Boa noite....eu coloquei o implanon em março de 2013....em relaçao a efeitos secundarios so tive dois.....irregularidade na menstruação e aumento de peso....apesar disto sinto-me satisfeita com o aparelho mas gostaria que me ajudasse numa questao....nao me sinto nada bem com o aumento de peso que tive, inclusive e, nao sabendo se tera algo haver com o aparelho, tenho sempre bastante apetite.....havera algo que eu possa fazer para perder o apetite e se possivel perder peso? Eu meço 1,70cm e peso 73kg.....agradecia resposta! Obrigada pela atenção.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      esta situação depende em grande parte dos seus estilos de vida, penso que se passar a fazer exercico fisico e ter uma dieta menos calórica conseguirá perder peso... o seu IMC (relação peso altura) é de 25, ligeiramente acima do normal, pelo que se perder dois a três quilos já terá um peso ideal para a sua altura... se precisar ando por aqui. Boa sorte.

      Eliminar
  26. Retirei o implanon há 8 dias. Estou preocupada porque continuo a senti-lo no meu braço, apenas mais curto. A minha médica instruiu-me para começar a tomar a pílula no primeiro dia da menstruação, mas ainda não veio, apenas um corrimento castanho que já tinha com o implante. Tenho tido muitas dores e estou muito inchado. O que devo fazer? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      deve ficar despreocupada, o que deve sentir é uma calo gorduroso que se forma muitas vezes à volta do implante, que irá desaparecer... deve seguir as indicações de sua médica e até surgir a menstruação deve usar preservativo... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  27. Boa tarde, uso o implanton desde Novembro 2013, optámos por este método(planeamento familiar) porque ao longo do tempo e principalmete depois da gravidez,as pilulas combinadas provocavam me muitas reacções adversas(retenção de liquidos, muita tensão mamária, inchaço,irritação e afins). Até agora parecia que está a adaptar me mas em janeiro comecei a ter crises de ansiadade, o meu Sindrome do intistino irritavel piorou e ainda ganhei de prenda um refuxo gastrico. Na opinião médica o que provoca todos os outros sintomas(anteriores e outros, insónias, tonturas..) é a Ansiedade como patologia. O que gostava de perguntar é que será que nõa poderá haver "mãozinha" do implanton nestes sintomas todos.
    Gostava muito da sua opinião
    Muito Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não me parece que haja, pois estava desde e novembro e somente 3 meses depois iniciou este quadro... eu acho que deve seguir as indicações de sua médica e tratar a ansiedade.. se precisar de ajuda ando por aqui... boa sorte.

      Eliminar
  28. Boa dia
    Coloquei o implante ha pouco tempo no entanto, a minha medica nao me disse quanto tempo teria de esperar ate me livrar dos metodos de barreira. Ja li que sai 7 dias, é mesmo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      após iniciar um método contraceptivo hormonal como é o caso do implante ou pílula terá que usar protecção adicional durante 15 dias, apesar de nas bulas falar em 7 dias, por precaução é sempre referido 15 dias ou mesmo 28 dias (duração do 1º ciclo), opte por usar durante 15 dias. Ando por aqui...

      Eliminar
  29. eu meti o implante quando tive o meu filho, só que eu gostava de o tirar porque estou a fazer três anos agora em Novembro e também engordei muito e neste sempre me veio o período e desde que tive relações com o meu companheiro ainda não me veio faz agora dois meses há alguma possibilidade de estar grávida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      se tem o implante em principio não está grávida, a falta de menstruação é comum nas mulheres que usam o implante, em Novembro pode-o tirar visto não estar satisfeita com o método. Deve ponderar e usar outro método contraceptivo. Se precisar disponha, ando por aqui...

      Eliminar
  30. Nossa esse implante e horrivel,uso a oito meses,so me dah nauseas,dores de cabeca,mal humor nem se fala,fico parecendo uma cobra venenosa,aumento de peso,ganhei 5kg pense isso ai e uma droga...literalmente so serve pra dar dor de cabeca!

    ResponderEliminar
  31. Meninas e Sr Doutor,
    Coloquei o implante a 4 de Março: so far so good, nem uma graminha a mais :)
    Fiquei com o braço um bocadito pisado, mas já quase não se nota.
    Para já recomendo, é um descanso!

    ResponderEliminar
  32. Boa noite !!! Fiz uso do implanol por 9
    Anos e agora retirei porq pretendo engravidar , mas já fazem 10 dias e nada da minha mestruacao vir !! Isso é normal ? Gostaria de ressaltar que mantive relações antes e depois que retirei .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim pode acontecer isso e a menstruação demorar a surgir, mas como não tem o implante pode engravidar, mesmo que menstrue... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  33. Boa tarde,coloqeuei o implante a 2 meses e nao tive menstruacao durante os 2 meses,e depois de ter colocado o implante tive relacoes sexuais sem protecao antes dos 7 dias,por falta de imformacao.
    Ha possibilidade de estar gravida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim há possibilidade, a falta de menstruação é normal com implante, sugiro que faça um teste de gravidez para esclarecer suas duvidas... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  34. Boa tarde,tive relacoes sexuais 2 dias depois de ter colocado o implante e tou a 2 meses sem menstruacao.Ha possibilidade de estar gravida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim há possibilidade, deve fazer um teste de gravidez, apesar do risco ser baixo, ele existe... a falta de menstruação também pode ser devido ao implante... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  35. boa noite, retirei o meu implanon ontem e gostava de saber quantos dias demora para a hormona deixar de fazer efeito no corpo. obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      os hormonios sintéticos acabam por ser eliminados após 48 horas após a remoção do implante, mas seu corpo pode ainda demorar a repor os valores de hormonas naturais e demorar por exemplo a menstruar ou mesmo ovular... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  36. Boa noite,
    Tenho 20 anos, uso o implanon há 1 ano e 3 meses.
    Estou com o período há 3 semanas e agora alterna entre vermelho e castanho a castanho escuro. Sinto dor na parte inferior da barriga e dor a urinar..
    Tentei ter relações sexuais na passada sexta-feira e não consegui, pois não havia forma de ficar lubrificada...
    Começo a preocupar-me a sério..
    O que será?! Terá haver com o implanon? Deveria retirá-lo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      pode estar ligado ao implanon, embora neste ultimo ano tenha estado tudo bem consigo... deve falar com a sua médica e avaliar se deve retirar o implanon e usar outro método... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
    2. E quanto aos sintomas que lhe descrevi... O que acha que pode ser? Aliás, o que seria se não tivesse o implanon?

      Obrigada.

      Eliminar
    3. Olá,
      pode estar com uma infeção urinaria, vaginal ou outro problema, por isso sugeri que falasse com a sua médica... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  37. Ola, boa noite..
    Bom meu caso é o seguinte, retirei o implanon, no dia 11/06 e tive relacoes sexuais 4 dias antes de retirá-lo e no dia que o retirei, ambas as relações desprotegidas. No dia 15/06 senti sintomas como se fosse mesntruar, e desceu um corrimento como borra de café sem cheiro por 3 dias, e então cessou, não desceu mais nada. E desde então de vez em quando sinto dores no baixo ventre parecido com cólicas, mas bem leve. E minha pergunta é, eu posso estar grávida? Se sim, quando posso fazer o teste para tirar essa dúvida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      como teve relações e não se protegeu há sempre risco de ter engravidado, as cólicas podem estar relacionadas com o retomar da produção hormonal do seu corpo, pode fazer o teste dentro de 5 dias... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  38. Boa tarde.
    Irei serei operada brevemente, realização de bypass.
    terei de retirar o implanon?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não precisa pode é ter que usar proteção adicional caso faça algum medicamento que interfira com a eficácia do implanon... fale com o seu cirurgião... se precisar ando por aqui... boa sorte e rápidas melhoras.

      Eliminar
  39. Olá! Faço uso do implanon a exatos 2 anos, e a alguns meses tive problemas como sangramentos que nao paravam, acne, pele e cabelos oleosos, fui ao ginecologista que sempre consultei e que colocou o implante p mim, e ele me receitou Hemoblock para parar a menstruação e Primogyna para esses outros sintomas. Tomei os dois, pelo tempo indicado e nao tive resultado. Voltei ao consultório e ele receitou o elani 28 por dois meses para regular a menstruação. Estou na segunda cartela na metade, e esqueci uns 3 dias, e a uns 2 dias estou com fortes dores na lombar, e meio enjoada pra comer, poderia estar gravida? Mesmo usando implanon? Porque o anti nao era pra proteger gravidez, e sim regular menstruação. Tanto que depois dessas duas cartelas devo parar... Estou preocupada... Desde já obrigada. Aline

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      como está usando o elani e o implante, está duplamente protegida pois ambos funcionam como métodos anticoncecionais, pode ficar tranquila... os sintomas devem ter outras causas, sugiro que fale com o seu médico para esclarecer esta situação... as suas melhoras e se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  40. Olá boa tarde!
    Desde o nascimento do meu 2º filho, ou seja à 6 anos que uso o Implanon e estou satisfeita! Apesar de um ligeiro aumento de peso, que não tenho bem a certeza se o motivo é do implante, ou da idade, ou até mesmo da minha boca santa!!! No entanto estou tão satisfeita que ontem fui colocar o 3º implante. A minha pergunta é a seguinte: ontem retirei um implante e logo de seguida coloquei o outro e pretendo saber (pois esqueci-me de perguntar ao meu médico) se há algum período em que tenho que ter relações com outra protecção adicional, ou se pelo facto de não ter havido interrupção esta questão não se põe? Obrigada. Carina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não precisa de periodo de abstinência, pois como colocou um novo logo após ser retirado está protegida com o implanon... se precisar ando por aqui, me desculpe a demora na resposta... boa sorte.

      Eliminar
  41. Quero colocar o Implanor, mais estou com medo no caso de engordar, ter espinhas, hoje peso 47kg e tenho 37 anos. será possível?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      usar o implante pode contribuir para ter maior retenção de líquidos, mas tudo depende de mulher para mulher, como tem baixo peso parece me que o risco de aumentar de peso é pequeno, é sempre importante ter alguns cuidados na alimentação, fazer exercicio fisico... entre outros... se precisar ando por aqui... boa sorte.

      Eliminar
  42. Boa Tarde,
    pelos comentarios e pelas pesquisas que fui vendo na Internet parece me de facto um metodo realmente eficaz. MAS...já presenciei 3 casos de amigas minhas q tinham o implante , à cerca de um ano em media, mas no entanto quando deram conta estavam gravidas ! Ja ouvi falar de mais casos mas destes 3 tenho a certeza absoluta. O que poderá ter acontecido? Uma penso q o aparelho terá saido do lugar mas as outras as medicas disseram que esta tudo normal...mas estavam gravidas !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      há situações em que o implante pode perder a eficácia, alguns medicamentos ou as mulheres muito obesas podem ver a eficácia do implante diminuída... provavelmente foi uma destas situações... pois o implante desde que esteja na pele (podemos senti-lo) vai libertando hormonas diariamente, o que nos protege da gravidez... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
    2. Quais sao os remedios que podem tirar o efeito do implante?

      Eliminar
    3. Olá,
      alguns medicamentos que podem interferir com o implante são: primidona, carbamazepina, barbitúricos, fenitoína, oxcarbazepina, topiramato, felbamato, rifampicina, ritonavir, nevirapina, modafinil, tetraciclinas, amoxicilina, ampicilina, griseofulvina e produtos à base de erva de S. João (hipericão).
      Se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  43. Ola, quais são os remedios que pode tirar o efeito do implanon??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      alguns medicamentos que podem interferir com o implante são: primidona, carbamazepina, barbitúricos, fenitoína, oxcarbazepina, topiramato, felbamato, rifampicina, ritonavir, nevirapina, modafinil, tetraciclinas, amoxicilina, ampicilina, griseofulvina e produtos à base de erva de S. João (hipericão).
      Se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  44. ESTOU COM 44 ANOS DESDE JANEIRO DE 2009 NAO MENSTRUO TENHO 1,63 E ESTOU PESANDO APROXIMADAMENTE 75KG MINHA MEDICA ME INDICOU REPOSIÇÃO COM IMPLANON.DEVO COLOCAR AMANHA,MAS AGORA DEPOIS DE TENTOS RELATOS NO BLOG ESTOU COM MEDO O QUE FAZER?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      deve continuar com implante, pois no seu caso se deu bem e apesar de não ter menstruação não é motivo para deixar de repor o implante... pois é normal... há mulheres que se adaptam bem... se precisar ando por aqui... após colocar novo implante passe por cá para deixar seu testemunho... boa sorte.

      Eliminar
  45. Olá boa noite !
    Meti o implante no braço em Abril de 2014 e estou redondamente insatisfeita com isso .
    Desde dessa data até agora, que ainda não me parou a menstruação .
    Já me fui informar ao hospital onde inseri o implante e deram-me a pílula para tomar durante um mês para regularizar , tomei direitinho , parou nesse mês , mas voltou tudo igual . Dizem que é normal , mas eu pessoalmente não acho muito normal porque já não me sinto confortável para qualquer lado que vou .
    Como devo fazer para remover o implante ~? Pode-me ajudar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      este tipo de hemorragia, metrorragia, é um efeito secundário do implante, embora haja mulheres que deixam de ter menstruação, também é um efeito secundário do implante. Para remover o implante deve recorrer ao local onde foi colocado ou à sua unidade de saúde, pois é um procedimento efectuado pelo médico e requer anestesia e pontos (um ponto ou ponto adesivo).
      Se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  46. Depois de um ivg coloquei o implante e a verdade é que o meu apetite sexual diminuio extremamente, mas eu não sei se pode ser do implante ou mesmo da gravidez interrompida. Que posso eu fazer?
    Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      a falta de apetite sexual pode ter variadas causas nomeadamente a pílula ou outros contracetivos hormonais, no seu caso parece ser toda a situação vivida em redor da IVG. Fale com o seu médico, se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  47. Olá, eu coloquei o implante em Novembro/2011 e retirei há 5 dias atrás porque pretendo engravidar. Portanto fiquei com ele 2 anos e 8 meses.. a minha pergunta é se será possível engravidar mesmo antes da minha menstruação aparecer? Tenho tido relações sexuais todos dias...E de quanto em quanto tempo posso fazer o teste p saber se estou grávida?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim é possível engravidar, mas pode demorar, pois seu corpo demora a repor as hormonas,a surgir a menstruação e mesmo a ovular, é normal demorar, mas mantendo as relações pode engravidar, para fazer o teste de esperar por um sinal de gravidez (falta de menstruação)... não fique ansiosa, se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  48. Então quer dizer que devo esperar obrigatoriamente pela primeira menstruação antes de engravidar? Quanto tempo demora mais ou menos a aparecer a primeira menstruação, uma vês que fiquei os 3 anos sem menstruar um dia sequer?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não pode engravidar antes, mesmo sem menstruar, mas é difícil, só estou dizendo isto por ser verdade e para não andar ansiosa... deve ir tentando, a menstruação pode demorar, se antes de colocar o mirena tinha menstruações regulares será mais fácil menstruar, depois é só descobrir o periodo fertil... se precisar de ajuda ando por aqui.

      Eliminar
  49. Bom dia

    Como faço para colocar o implante gratuitamente em São Paulo? O convênio médico cobre?

    No aguardo
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      a normativa RN 167 não contempla a colocação do implante hormonal; somente o diu hormonal... me parece que não consegue colocar o anel gratuitamente... entre em contato com seu convénio... para confirmar, se precisar ando por aqui... dê noticias...

      Eliminar
  50. Boa noite, eu tenho o implanon desde novembro, com o passar do tempo tenho adorado a experiencia ando sempre bem protegida...
    Mas agora eu e o meu parceiro queremos ter um bebe, como posso fazer para retirar o implanon antes do tempo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      tem que falar com seu médico para retirar o implante, só seu médico pode lhe ajudar... boa sorte e se precisar ando por aqui..

      Eliminar
  51. OLA BOA NOITE RETIREI O MEU EM MARÇO DE 2014 MAS NO ENTANTO NAO CONSIGO ENGRAVIDAR... SERA QUE TENHO AINDA DOS LIQUIDOS DENTRO DE MIM ??? O QUE FAZER ??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      após usar um anticoncecional hormonal a mulher pode demorar a engravidar, é normal, pois o corpo pode demorar a repor os valores hormonais, tem menstruado?

      Eliminar
  52. Boa tarde Dr. Carlos...
    Tenho o implanon desde 29/11/2011. Agora em novembro faço 3 anos... Estou menstruada há mais de um mês, com sangramento escuro e com cheiro ruim, infelizmente minha ginecologista se mudou pra fora do Brasil e estou com dificuldade de achar um ginecologista que tire o chip, comecei a tomar um anti concepcional oral para ver se para... Não tomei o ciclo todo, e voltou o sangramento. Já estou ficando louca, pois vou fazer uma cirurgia plástica na semana que vem e não posso estar menstruada, pois o pós operatório eu não posso fazer esforço nenhum. O que faço pra esse sangramento parar dr.?
    Luana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se tem corrimento marrom com cheiro em principio deverá estar com uma infeção vaginal que deveria ser tratada antes da cirurgia, devia ser avaliada por outro médico... se precisar ando por aqui, passe por cá para dar noticias...

      Eliminar
  53. Boa noite
    Eu pus implante a exatamente. 1 ano e 7 meses, (5 dias apos nascimento do meu filho ) e c estava tambem amamentando a menstruacao tambem n apareceu. Ele deixou de mamar a um mes e a 10 dias comecou a menstrucao c fluxo muito reduzido parecido com aquele que vem apos parto. Por quanto tempo ficarei assim? Posso tomar algo que o faca parar? O que faco?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      pode manter este tipo de corrimento durante algum tempo, como o implante não tem estrogénios pode causar este tipo de sangramento prolongado ou mesmo dar uma ausência de menstruação que dure meses... se mantiver o sangramentos mais de uma semana ou aumentar a quantidade deve falar com seu médico... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  54. retirei o DIU a dois dias, e no msm dia coloquei o implanon quando posso voltar a minha vida sexual normal

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      deve aguardar 7 dias para retomar a sua visa sem receios... até la deve usar proteção ou evitar as relações... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  55. a dois dias coloquei o emplanon .sempre que faço algun movimento com braço sinto uma leve dor,apois quantos dias posso voltar as minhas atividdes normais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      é normal sentir algum desconforto, pode até notar algum inchaço e hematoma, dentro de 3 a 4 dias já notará melhoras... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  56. Olá,
    Desde o dia 12 de Agosto que coloquei o Implanon NXT, após ter retirado o DLIU Mirena, que o meu organismo rejeitou.
    Tomei a pílula durante alguns anos, aliás, desde sempre, por ser bastante irregular nas menstruações.
    Quando falei com o meu ginecologista, na altura, coloquei a questão se poderia ter vida sexual normal, uma vez que nós, casal, não gostamos de usar preservativo e o médico disse que sim.
    O facto é que tive relações poucos dias após colocação do Implante, não usámos protecção e agora sinto uma ligeira dor nos seios, a menstruação ainda não apareceu, uns espasmos na barriga e uma forte dor no ovário esquerdo.
    Preciso do seu conselho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      esses sintomas que fala podem ser causados pelo uso do implante, como tem alguns sintomas que são comuns aos da gravidez sugiro que faça um teste de gravidez para ficar descansada... posteriormente aguarda, pois os sintomas acabarão por desaparecer... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  57. Olá,
    eu coloquei o implante em 2011 no verao no entanto como nesse período ate 2012 sensivelmente fiquei sem parceiro, nunca me preocupei... no entanto ha um ano para ca tento tido relacoes sexuais desprotegidas, agora eu e o meu parceiro decidimos avançar com a gravidez e eu preciso saber se tenho que retirar o implante. .. sou epiléptica e tomo o topiramato... qual a sua opinião?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim tem que retirar o implante e falar com se médico para preparar uma gravidez, pois pode ter que mudar de medicamento, fale com o seu médico... se precisar de ajuda ando por aqui... boa sorte.

      Eliminar
  58. Boa noite dr ! Tenho o meu implante desde 8de abril de 2012 apos ivg na mac em corrido tudo normal .
    Mas ha uns meses foi me diagnosticada uma depressao :( tentei suicídio por duas vezes sempre com compridos...estou medicada e tomo sertralina , quetiapina e alprazolam..
    Já 3 semanas tive um feeling k estava grávida e fiz um teste k deu negativo. Mesmo com implanon sempre tive menstruação certa e já estou quase a 2 meses sem nada ! Acha k devo repetir o teste ? A minha medicação altera o implanon ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      a falta de menstruação é normal em quem faz o implanon, não se deve preocupar, não vejo necessidade de fazer outro teste, mas para ficar mais calma e não pensar nisso deve fazer para ter a certeza e mais uma prova que tudo está bem.... não desanime e continue lutando... boa sorte, se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  59. Olá. Meu implanon completará 3 anos em fevereiro de 2015. Há alguns meses, mais de 10 meses, voltei a ter menstruação normalmente, com data certa. ciclos normais, e cerca de 6 dias de sangramento. Há algum risco o implante ter terminado seu efeito? Sami

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não há risco, o implante continua fazendo efeito, algumas mulheres se adaptam e passam a ter menstruações normalmente... regulares... não se preocupe, aguarde pelo mês de fevereiro para mudar... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  60. ola boa tarde.
    tenho o implanon a quase 3 anos, e quero retirar antes do tempo, pois quero engravidar. acontece que a minha medica de planeamento familiar não retitra o mesmo antes de janeiro e no meu sentro de saude so a minha medica e que esta disponivel para esse assunto..
    onde posso me deslocar para retirar o implanon??
    obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      pode recorrer a outro médico, mas se sua médica lhe sugere que fique até janeiro deve ter os seus motivos, se calhar não acha que deve engravidar já.... não será isso? Se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  61. Dr.Boa noite, qual o endereço em que o sr. atende e qual o valor da aplicação do Implanom?Grato

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não faço serviço no Brasil, somente em Portugal e só no setor publico... se precisar de ajuda ando por aqui...

      Eliminar
  62. Dr. o meu implante terminou o prazo dia 06 de Setembro, ou seja, à 2 dias atrás, só tenho consulta marcada para colocar novo no dia 04 de Novembro, como tenho epilepsia e tomo tegretol, a médica não me receitou qualquer pílula pois não faria efeito. Tenho tido relações desprotegidas todos os dias, no entanto li em cima que o Implanom pode manter o efeito até 6 meses após terminar o prazo, mas também li que o organismo regula após 48h. Fiquei na dúvida qual seria a informação mais viável. Neste caso, regra geral, quais serão as maiores probabilidades após terminar o prazo, engravidar ou não engravidar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, o implante a protege elos menos mais 6 meses, pode ficar descansada... que está protegida até à consulta de novembro... fique tranquila, se precisar ando por aqui....

      Eliminar
  63. Olá, coloquei em fevereiro o meu 2º implanon, o aumento de peso verificou-se logo no primeiro, mas ultimamente, não sei ao certo desde quando, ando com alteração de humor, iritabilidade, ansiedade, e apareceu-me na parte de dentro e abaixo do joelho um inchaço, já me disseram que pode ter sido um enfarte venoso, ou qualquer coisa assim, será que isto tem algo a ver com o implanon? Devo tirá-lo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      alguns destes sinais e sintomas podem estar ligados ao implante, mas é prematuro atribuir todas as alterações ao uso do implante... deve falar com o seu médico para ser avaliada... marque uma consulta e se precisar ando por aqui... boa sorte....

      Eliminar
  64. Boas, já tenho o implanon a quase 3 anos mas agora começei a sentir muita comichão na zona da vulva ja me disseram que pode ser devido ao implanon será que é mesmo? O que devo fazer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      a comichão ou coceira vulvar pode ter muitas causas... a maioria das vezes é causada por algum penso ou fibra na roupa interior... a secura excessiva da pele da vulva também pode ser a causa... sugiro ou mude de penso diário e esteja mais atenta à roupa interior, também pode aplicar um creme hidratante... se não melhorar ou apresentar ou sintoma genital deve falar com o se médico... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  65. Boa tarde,
    Recentemente coloquei o implante, sou epiléptica e tomo topiramato ciclum. a medica referiu que não havia qualquer receio/medo de eu engravidar e que podia estar a vontade. Não são os comentários que tenho visto por aqui. agradecia uma opinião . Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      os últimos estudos mantêm que o topiramato interfere com os anticoncecionais hormonais, mas é maior risco de interferir com os anticoncecionais com estrogénios (nao é o caso do implante) e somente em grandes dosagens de topiramato... como a maioria das mulheres faz doses minimas pode ficar descansada... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  66. Ola, tenho algumas duvidas em relacao ao implanon. Eu apliquei o implanon dia 29/07/2014 , ainda nao estou menstruada, mas á cerca de tres ou quatro dias tenho tido um corrimento castanho escuro, nao sei se e normal .tambem gostaria de saber se frequentar o ginasio vai afectar em algo o implanon?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      como o implanon não tem estrogénios na sua composição é normal não menstruar, podendo ter alguns sangramentos que duram dias ou mesmo esse tipo de corrimento... se tiver cheiro ou notar outros sintomas genitais deve falar com o seu médico... se precisar ando por aqui....

      Eliminar
    2. E em relacao ao exercicio fisico?

      Eliminar
    3. Oi, sim pode ficar descansada, como o implante é colocado na pele superficial o exercício físico (muscular) não interfere... continue a frequentar o ginásio... boa sorte, ando por aqui...

      Eliminar
  67. eu nao tenho a mesturacao a 9 meses e normal

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim como o implante não tem estrogénios na sua composição pode não menstruar durante periodos bastante longos, não se preocupe que continua protegida... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  68. Tenho o implante a 1 ano e 3 meses depois veio a menstruação e tem vindo todos os meses, alem disso perdi peso actualmente estou com 62kg e meço 1,72cm. O que devo fazer?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      deve manter o implante, a menstruação pode vir todos os meses ou deixar de vir durante alguns meses é normal... pois como não tem estrogénios na sua composição pode causar estas alterações... a eficácia do implante não se altera... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  69. Olá, tenho 26 anos e não tenho filhos, a 4 meses que minha menstruação não para de descer e tomo elani 28 continuo, fui ao ginecolista meu exames deram todos normais, não tenho endrometriose e nenhum tipo de disfunção. tenho problema com peso já tomei o injetavel de 3 meses contracep, melhorou muito meu problema de fluxo mais engordei e tive queda de cabelo e voltei para o elani 28 e agora ja estou 4 meses que não para descer, ele me passou o evanor mais tem muito efeitos colaterais, sera que o implante seria uma solução pra mim?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim o implante poderia ser uma solução, mas se aumentou muito de peso com o injectável, talvez não seja boa ideia optar pelo implante... os efeitos mais comuns de evanor são: dor de cabeça, incluindo enxaqueca, sangramento de escape ou spotting... é normal nesta fase inicial do tratamento sentir alguns efeitos... fale com seu médico após saber como seu corpo se vai adaptar ao evanor... se precisar ando por aqui....

      Eliminar
  70. Ola tive o inplanom 3anos retirei em janeiro e coloquei novo vou retirar em dezembro terei dificuldade em engravidar...????

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não terá, assim que tirar o implante pode logo engravidar, sendo normal estar algum tempo para descer a menstruação ou até não conseguir logo engravidar, também é normal, pois o nosso corpo precisa de repor os valores hormonais.... se precisar ando por aqui....

      Eliminar
  71. Boa tarde,
    O meu nome é Carla, tenho 37 e retirei o meu implante no dia 19 de Agosto, ou seja, ha 1 mes. Nunca mais me apareceu o periodo, k com o implante tb ja nao aparecia ha mts meses. Quanto tempo podera a demorar a voltar a aparecer?

    Muito obrigado,
    Carla

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      pode demorar ainda, tudo depende da mulher... se antes de usar a contraceçao hormonal tinha menstruações irregulares, deverá voltar a tê las e demora ainda mais a menstruar... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  72. Olá! Uso implante a mais de 1 ano, vi aqui wue antibióticos interferem na sua eficácia a dia estava constipada e tomei charope Mucolyn. Há hipótese de ter engravidado?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não, pois o xarope mucolin não interfere com a eficácia da pilula... pode ficar tranquila.... se precisar ando por aqui... as melhoras.

      Eliminar
  73. ola muito bom dia.é o seguinte eu tenho o implante ja a 3 anos e ja o deveria ter tirado mas devido ter vindo para frança e nao ter conseguido logo medico nao o consegui tirar mais cedo.eu vou tiralo agora quinta dia 25 e antes de ter o implante eu era super fertil e regulada... e as minhas questoes sao : quanto tempo apos tirar o implante devera demorar para vir a mestruaçao ? e sera que continuarei a ser tao fertil como de antes e conseguirei engravidar rapido?
    desde ja um mt obrigado pela atençao!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não lhe sei dizer quando tempo vai demorar até voltar a menstruar, pois tudo depende do seu corpo e a produção de hormonas... como era fertil será mais rápido... no entanto logo que tire o implante, mesmo não menstruando, pode engravidar... pois o implante não altera a sua fertilidade... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  74. E ja agora so mais uma pergunta...quanto tempo depois de tirar o implante poderei fazer o teste de gravidez?a algum tempo que devemos esperar ate fazer o teste?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      normalmente esperamos pelos primeiros sinais de gravidez, pode conferir o artigo no blog... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  75. olá
    coloquei o implante em Março e tenho tido todos os meses um corrimento acastanhado que segundo sei é normal. Mas este mês não tive nada e tenho a barriga inchada, peso na bexiga e ardor, para alem dos seios duridos. È normal? Agradeço opinião.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim podem ser efeitos secundários do implante, deve falar com o seu médico para avaliar essas alterações na bexiga e urina, pois pode estar com uma infecção urinária que precisa de ser avaliada... beba muita água e se precisar ando por aqui...

      Eliminar
    2. obrigada pela atenção

      Eliminar
  76. Ola Carlos, tenho o implante desde Maio do corrente ano, fiz antibioticDesde o dia 24 de agosto Durante 5 Dias e tive relacoes sexuais no dia 4 de setembro , posso estar gravida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      como parou o antibiótico 7 dias (fez até ao dia 28) antes da relação não corre risco... pode ficar descansada... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  77. ola senhor carlos boa noite.
    eu tirei o meu implante ontem e a medica disse que eu nao deveria ingravidar ja so apos a primeira mestruaçao...e eu gostaria de saber normalmente quanto tempo demora a vir a mestruaçao apos tirar o implante , e quais e se existe riscos caso eu engravide ja?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      é normal não menstruar logo, pode demorar a vir, depende de mulher ara mulher a partir do momento que não tem o implante pode engravidar, embora seja difícil acontecer... não há riscos se engravidar já... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  78. Boa noite,
    Eu tenho varias duvidas, mas uma delas e. Eu uso o implante e tive relações no 2/3 dia de menstruação. Será que posso estar gravida? Visto que sinto pqenas vibrações na barriga mas sem ter outros sintomas.. ajude me sff

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se usa o implante está protegida mesmo quando tem sangramentos... o que sente podem ser colicas relacionadas com o aumento de hormonas... pode ficar descansada... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  79. ola. eu uso o implanon desde dia 6-6-2013. na altura tinha uns quistos num dos lábios vaginais que segundo o ginecologista eram cebacios, tamanho não superior a uma "ponta de esferográfica mais ou menos". nos primeiros2 meses simplesmente senti-me sempre irritada, com apetite descontrolado e um ligeiro tremor nas mãos . com o passar do tempo esses quistos tem crescido imenso ja tem praticamente o tamanho de um dedo, ando sempre muito irritada triste sem vontade nem de sair de casa evito estar com o meu marido sempre que posso para não falar que engordei cerca de 13 kg desde então e não me consigo controlar na comida. como sempre fui uma pessoa despreocupada, que adorava sair passear feliz, muito feliz ate, associo tudo isso ao facto de usar o implanom, posso estar errada certo e que tudo isso me tem acontecido desde que o coloquei. todos esses sintomas começaram 2 meses depois de o ter colocado.
    aguardo sua opinião

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim corre risco de serem causados pelo implante especialmente o aumento de peso e a irritabilidade... deve falar com o seu médico ara ponderar e avaliar a necessidade de remoção do implante... se precisar ando por aqui... boa sorte.

      Eliminar
  80. Boa tarde,
    Tenho um Implanton desde janeiro 2013. No primeiro ano não tive menstruação, mas a partir daí comecei a ter e com intervalos cada vez mais curtos.
    Durante este último mês tive corrimento durante quase todo o mês. Então consultei uma ginecologista que me prescreveu Primolut Nor 10 mg. Estou a tomar há 4 dias, metade do comprimido pela manhã e a outra metade à tarde.
    O que é certo é que o corrimento parou, mas será que agora vou ter que tomar sempre este medicamente apesar de ter o Implanton?
    São dois medicamentos quando se tomasse a pílula seria só um.
    Obrigada,
    Likas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      em principio após este tratamento deverá voltar a ter menstruações como tinha antes, ou seja ausencia... deve seguir as indicações de seu médico e aguardar... se precisar ando por aqui.... boa sorte.

      Eliminar
  81. Boa tarde
    eu fiz um bypass gastrico a 2meses e 15 dias,e agora quero comecar a pilula,eu posso usar?e que eu ja tive 2x o d.i.u. e ambos deslocaram se,o 1. durou 1 ano,e o 2 durou 1 mes,por isso nao quero mais aprelhos.
    Posso tomar a pilula?
    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      eu acho que pode, mas deve falar com o seu médico, para avaliarem e descobrirem qual a pilula ou contracetivo mais indicado para si... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  82. ola! pus o implante em fevereiro deste mes..sangrei nos primeiros meses mas depois parou completamente.tomo pro-pantheline e erythromycin .sera que posso ficar gravida?? obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não interferem pode ficar descansada... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  83. Ola, boa tarde. Coloquei o implante em Portugal a 3 anos atras. Hj moro no brasil e quero retirar o implante porem, em todos os medicos que eu fui eles nao conhecem o metodo. Entao, queria saber onde posso retirar o implante aqui no rio de janeiro. Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      basta fazer uma pesquisa sobre centro de ginecologia no rio de janeiro no google... ai obtém muitos centros, peça informações sobre preços e tente aferir a qualidade... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  84. ola, boa noite eu retirei implante no dia 30/09/2014 pois ja tinham passado os tres anos de validade, e também retirei pois eu e o meu namorado pretende-mos ter um filho, e queria saber quanto tempo depois de retirar o implante demora para vir a menstruação? ou ate mesmo se não tiver menstruação se posso engravidar?...obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      a menstruação pode demorar a vir, depende do seu corpo e se era irregular antes de ter o implante.... no entanto mesmo não menstruando pode engravidar... deve ir tentando e se precisar ando por aqui...

      Eliminar
    2. obrigado por a informação e continuação de uma boa noite , obrigado, me despeço atenciosamente

      Eliminar
    3. A minha menstruaçao so demorou uma semana pra vir apos retirar o implante...soque tive duas x no mesmo mes a menstruaçao...

      Eliminar
    4. Olá, sim pode acontecer estas alterações... deve esperar, irá passar a ter a menstruação como tinha antes de usar o anticoncecional... ando por aqui...

      Eliminar
  85. Boa noite. Retirei o aparelho a dois mese a tras e comecei a tomar a pilula mas ate agora ainda nao me apareceu a menstruaçao sera normal por causa do aparelho?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá sim pode acontecer... deve manter a pilula e aguardar, se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  86. tenho o implante há 2 meses.. mas fiquei sempre com uma duvida, não ter menstruação durante longos períodos de tempo faz mal ou não tem importância?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não faz mal, pois a menstruação não se chega a formar, devido aos valores sempre altos das hormonas... desta forma o útero não sangra e não tem relação com aumento de peso ou acumulação na barriga... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  87. ola tive relacao sem protecao com 16 dias do uso do nexplanon ,e ando com enjoo e vomito posso estar gravida ou esse eo efeito do implante ...preciso da sua opiniao please :/ obg pela atencao ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, após 16 dias já estava protegida... os sintomas podem ser efeito secundário do implante... continue vigiando e se não melhorar fale com seu médico... boa sorte... :)

      Eliminar
  88. Bom dia dr.Carlos eu tinha o implanom mudei a cerca de duas semanas tenhu o IMC muito assima do normal deveria ter nu massimo ate 25 i tenho a 31 e possível estar grávida estou com receio de fazer o teste

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      em principio está protegida, as mulheres com IMC mais elevado tem maior risco de perder a eficácia do anticoncecional... faça o teste e não adie... vou ficar esperando seu retorno.. pode enviar uma foto do teste por google+ para mim... para lhe ajudar... coragem... ando por aqui.

      Eliminar
    2. Boa tarde eu fiz o teste em casa deu positivo e possível o teste dar engano?????

      Eliminar
    3. Olá,
      não me parece, se deu negativo não estará grávida... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  89. boa tarde tenho o aparelho no braco mas algum tempo atraz sinto tontoras e há vários cheiros que me incomodam sera normal ? aguardo resposta obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não me parece que seja efeito do implante, faça um teste de gravidez para confirmar que não estará grávida, pois esses sinais podem ser de gravidez... embora esteja protegida pode ter ocorrido alguma coisa que interferiu com a eficácia do implante... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  90. boa tarde olhe eu tenhu vontade de fazer xixi imensas vezes por dia sinto parece uns movimentos na barriga por vezes nu meio se carregar parece estar um pouco dura sera possivel estar gravida eu tenhu o implanom e possivel estar gravida???????

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      como tem o implante não tem grandes chances, mas o implante pode ter perdido a eficácia por algum motivo... faça um teste de gravidez e se continuar com esses sintomas deve falar com seu médico, pois pode estar com uma infeção urinaria... se precisar ando por aqui... boa sorte.. :)

      Eliminar
  91. Carlos Edgar, boa noite!
    Coloquei o implanon há 11 dias atrás e desde então meu bebê, que mama exclusivamente no peito, não para de ter diarreia. Você acha que tem relação ou foi coincidência? Obrigada desde já!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode estar relacionado, como numa fase inicial o implante liberta mais hormonas podem ser essa a causa, deve falar com o vosso médico e se precisarem ando por aqui... dê noticias... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  92. olá ! já faço utilização do implante ah cerca de 1 ano. Acho que tenho o implante partido porque noto algo diferente nele. Fiz relações com meu namorado e agora tenho me sentido muito maldisposta.. peito inchado. Tenho notado mais o meu namorado que tenho um odor forte. será que posso estar grávida ? pff respondem

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      me parece que sejam efeitos do implante, é muito difícil o implante partir, mas se acontecer ele deve continuar a libertar hormonas... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
    2. olá, faço uso do implante a cerca de 1 ano e tal. E estou a pensar em remove-lo porque estou a tentar a engravidar. tenho já os meus 18 anos.. será possível retirar o implante sem autorização da minha mãe?

      Eliminar
    3. não sei se viu a mensagem que lhe mandei a pouco, será possível responder porque preciso mesmo de saber a sua resposta ! fui a ao hospital para tirar e lá disseram que era preciso uma aprovação do médico de família para poder retirar o implante. Será que posso retirar o implante a qualquer momento, ou tem de ser mesmo com o papel do médico de família !

      Eliminar
    4. Olá, sim se tem 18 anos pode removê lo, mas deve ouvir a sua mãe, pois é sua amiga... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  93. Olá, será preciso alguma autorização de medico de família ? Pois sim claro, mas como estou a viver já com meu namorado e decidimos por obter a removação do implante

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve falar com sua mãe, com o médico e ouvir suas opiniões para ter a certeza que é um passo acertado... ter um filho... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  94. obrigado por tudo sr.Carlos Edgar

    ResponderEliminar
  95. Boa tarde Sr Carlos Edgar,
    queria colocar-lhe uma questão porque encontrei o seu site por acaso.
    sou portuguesa, coloquei o mirena no final do ano passado, mas depois de 2 meses consecutivos de sangramento acabei por regular (pensava eu!) no entanto descobri que o CIU tinha desaparecido. dada a dimensão e por não o ter notado, provavelmente foi porque quando tinha o período usava o Lunette e como funciona por sucção quero crer que foi por isso q saíu e não por má colocação. Como (pensei) que estava com o mirena não fiz atenção e engravidei. Como já tenho dois filhos e dadas as circunstâncias fiz uma ivg a 6 de junho e na última consulta coloquei o implanon. desde aí até hoje as hemorragias não têm parado; apesar de no último mês ser menor, tenho andado praticamente com um penso normal.
    Qual a sua opinião? Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, esta situação é comum e nem sempre o desaparecimento é por má colocação, por vezes basta a mulher ter o útero mais pequeno ou durante a menstruação acabar por sair... como o implante não tem estrogénios pode dar este tipo de sangramentos... deve esperar e se durar mais 3 a 4 dias deve falar com seu médico para avaliar e não correr risco de anemia... pode lhe ser sugerido a toma de uma pilula para controlar estas perdas... fale com ele e se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  96. ola, eu tenho uma duvida, eu coloquei o implante de duracao de 5 anos no braço e ja usa a 3 anos e 10 meses, o medico colocou 2 no meu braço e ja tirei 1 com as minhas maos. ficou 1 e quero saber se com esse 1 posso correr risco de engravidar.
    -

    ResponderEliminar
  97. Olá boa noite !
    Tenho uma dúvida.. Ontem diz relações com meu namorado e hoje fui retirar o implante ao hospital.. Será que posso engravidar ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olhe pode responder a pergunta porque estou sem saber se posso vir a estar grávida ou não !

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.