sexta-feira, janeiro 31, 2014

Mirena® - DIU - SIU (levonorgestrel)

Mirena® - DIU - SIU (levonorgestrel)

O dispositivo intra uterino (DIU) ou sistema intra uterino (SIU) mirena® é um dispositivo em forma de T indicado na prevenção da gravidez indesejada e menstruação abundante, que se coloca no interior do útero, para mulheres que já tiveram filhos.

A forma de T do dispositivo garante uma adaptação ideal ao interior do útero, no braço lateral do T, o o SIU tem um reservatório hormonal que vai libertando a hormona progestagénica levonorgestrelOutros componentes do mirena®: outros componentes são elastómero de polidimetilsiloxano, sílica coloidal anidra, polietileno, sulfato de bário e óxido de ferro.

Contraindicaçoes

O SIU mirena® está contraindicado nas seguintes situações:

  • Alergia ao levonorgestrel;
  • Suspeita de gravidez;
  • Gravidez;
  • Tumores que estão dependentes de hormonas progestagénicas (cancro da mama);
  • Doença inflamatória da bacia; 
  • Infeção do colo do útero;
  • Outras infeções genitais;
  • Displasia cervical;
  • Cancro ou suspeita de cancro no útero;
  • Hemorragia vaginal sem causa identificada;
  • Presença de fibromas ou miomas uterinos;
  • Doenças do fígado.


Como utilizar o mirena®

SIU mirena® deve ser colocado no interior do útero pelo seu médico, durante a menstruação.

Como é colocado o SIU mirena®

O mirena® deve ser colocado no inicio do período menstrual, nos primeiros dois a três dias da menstruação.

Após um parto:

Deve ser colocado após 6 semanas do parto, para permitir que o útero tenha o tamanho normal. O SIU mirena® pode ser usado pela mulher que amamenta.

Após um aborto:

Deve ser colocado nos 3 meses seguintes ao aborto, desde a que a mulher não tenha infeções genitais.
O SIU mirena® é colocado com auxilio de uma cânula fina flexível (acesso ao colo do útero através do espéculo colocado na vagina).

Controlo após a colocação

Após a colocação a mulher deve fazer uma consulta controlo para verificar se o SIU mirena® está bem colocado, cortar os pequenos fios do SIU e eventualmente fazer ecografica ginecológica (não é obrigatório a sua realização).

A mulher pode retomar a sua vida sexual após 24 horas da colocação, desde que tenha sido colocado nos primeiros dias da menstruação


Quando deve consultar o seu médico após a colocação:
    • não sentir os fios na sua vagina; 
    • sentir a parte inferior do dispositivo; 
    • pensar que poderá estar grávida; 
    • tiver dor abdominal persistente;
    • ter febre;
    • ter corrimento vaginal anormal;
    • se o seu parceiro sentir dor ou desconforto durante a relação sexual;
    • se tiver dores de cabeça intensas, problemas súbitos de visão, pele ficar amarela ou a tensão arterial elevada.
Próximas mudanças

O SIU mirena® deve ser mudado de 5 em 5 anos (7 anos). Para mudar basta, durante a menstruação, proceder à remoção de um SIU e introduzir o novo SIU mirena®.

O SIU mirena® e os outros medicamentos

Alguns medicamentos podem interferir com o mirena®, tais como: fenobarbital, fenitoína, carbamazepina, rifampicina, rifabutina, neviparina ou efavirenz.

Livro de registos do mirena.
Livro de registo que deve guardar.

DIU Mirena
DIU Mirena®
Os efeitos secundários do mirena®

Efeitos secundários muito frequentes

Hemorragia uterina ou vaginal, spotting, períodos pouco frequentes (oligomenorreia), ausência de hemorragia (amenorreia) e quistos ováricos benignos.

Efeitos secundários frequentes

Acne, perturbações do foro psiquiátrico, dor de cabeça, dor de costas, náuseas, dores abdominais, depressão, nervosismo, corrimento vaginal, aumento de peso, dor nas mamas, vaginites, menstruação dolorosa (dismenorreia) e redução da libido.

Efeitos secundários pouco frequentes 

Distensão abdominal, excesso de pelos no corpo (hirsutismo), perda de cabelo, comichão ou coceira vulvar, eczema, manchas castanha e amarelas na pele, inflamação do colo do útero e inchaço do útero.

Efeitos secundários raros

Rash, urticária e perfuração uterina.

Complicações e riscos do mirena®

Menstruações irregulares

Devido à sua composição hormonal (levonorgestrel) o mirena® diminui o fluxo menstrual e pode dar menstruações irregulares. A maioria das mulheres nos 3 primeiros meses deixa de ter menstruações abundantes.

Expulsão do dispositivo
A expulsão do dispositivo é rara, mas pode ocorrer devido às contrações do útero durante a menstruação, se notar dor ou aumento do fluxo menstrual deve falar com o seu médico.

Infeções ou alergias
O risco de infeções ou alergias ao cobre estão aumentadas, especialmente no primeiro mês após a introdução do dispositivo.

Perfuração do útero
Pode ocorrer raramente, durante a introdução do dispositivo.

Gravidez extrauterina
O risco de ter uma gravidez com o mirena® é muito baixo, a maioria das gravidezes que ocorrem com o mirena® são extrauterinas, pois a cavidade uterina está ocupada pelo dispositivo. Deve recorrer ao seu médico se tiver sintomas de gravidez ou dor no baixo ventre. Consulte o artigo Sinais e sintomas de gravidez.

Debilidade
Algumas mulheres sentem alguma debilidade ou fraqueza na meia hora seguinte à colocação do dispositivo. Após este período acabam por recuperar, é um resposta normal do organismo.

Folículos aumentados
Nalgumas mulheres há rutura dos folículos do ovário, devido às hormonas do mirena®, facto que pode levar a dores pélvicas e durante a relação. Se tiver estes sintomas deve falar com o seu médico.

SIU ou DIU hormonal
SIU ou DIU hormonal

Fontes bibliográficas
infarmed.pt
wired.com
carlosedgar.com
Partilhe

877 comentários:

  1. O diu mirena é eficaz? Qual é a sua a eficácia?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      na contraceção o mirena é eficaz, alguns estudos revelam que em cada mil mulheres, duas tem risco de engravidar por ano.

      No tratamento das menstruações excessivas o mirena provoca uma grande redução nos primeiros 3 meses de utilização.
      Ando por aqui se precisar...

      Eliminar
  2. Quando deve ser inserido Mirena?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      o mirena deve ser introduzido durante a menstruação, no segundo ou terceiro dia da menstruação pois só nessa altura é que o útero está nas melhores condições para receber o dispositivo... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  3. Por quanto tempo o Mirena é eficaz?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      o mirena é eficaz durante 5 anos após os quais deve ser mudado, no entanto os últimos estudos revelam que pode manter a eficácia até 7 anos... siga as indicações do seu médico, se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  4. Posso engravidar após retirar o mirena?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim pode após remover o mirena o ciclo menstrual volta ao normal e pode voltar a engravidar sem problemas... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  5. O mirena altera a período menstrual?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim muito é um dos benefícios do mirena a redução ou mesmo ausência de menstruação... não fique preocupada, é normal, se precisar disponha, ando por aqui...

      Eliminar
  6. É normal com o mirena não ter menstruações?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim como o mirena é um método anticoncecional sem estrogénios causa uma redução grande nas menstruações ou mesmo a sua redução (é comum estar indicado no tratamento das menstruações muito intensas)... pode ficar descansada... a redução das menstruações ou sua ausência é um prova que o mirena está bem colocado e a funcionar... ando por aqui..

      Eliminar
  7. O mirena interfere com as relações sexuais?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não interfere... se sentir algum desconforto ou o seu parceiro deve recorrer ao seu médico, pois pode estar com alguma complicação... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  8. Tenho um mirena posso usar tampões?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim pode mas pessoalmente não sugiro que os use especialmente se não conseguir ter tempo ou disponibilidade para os mudar de é em é horas, pois os tampões juntamente com a presença do DIU aumentam o risco de infecções vaginais, como com o mirena a mulher tem menos fluxo ou mesmo ausência, não há necessidade de usar tampões... se precisar ando por aqui..

      Eliminar
  9. Quanto tempo deverei aguardar para ter relações sexuais após a colocação do Mirena?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      regra geral o mirena inicia logo a libertação de hormonas no útero, e se for colocado durante os primeiros dias da menstruação pode iniciar logo 24 horas depois da colocação... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  10. As jovens podem usar o mirena?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim podem, mas o DIU é um método mais indicado para mulheres que já tiveram filhos, pois o útero está mais apto a receber o DIU... há outros método mais indicados para as jovens... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  11. O DIU Mirena causa aumento de peso?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      um dos efeito secundarios do SIU mirena é o aumento de peso, pela retenção de líquidos, como o aumento de peso tem muitos factores que podem influenciar, não deve ser somente atribuído ao uso do mirena ou outro anticoncecional, deve optar sempre por uma dieta rica em vegetais e pobre em calorias e fazer exercício físico... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  12. Boa tarde,

    Tenho 39 anos e no passado dia 7, coloquei o Mirena. Acontece que desde então estou com perdas de sangue, não é muito, mas há alturas em que vou à casa de banho e forço + um bocado e nessa altura sai mais sangue. A minha médica disse que é normal, para aguardar + 1 mês. Mas como estou preocupada pergunto se realmente é normal???!!!! Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim é normal, deve aguardar, pois o nosso corpo por vezes pode demorar até 3 meses a se adaptar... depois de se adaptar terá até uma diminuição ou mesmo ausência da menstruação... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  13. O diu mirena tem estrogénios?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      o diu mirena não tem estrogénios... somente progesterona... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  14. Respostas
    1. Olá,
      como todos os anticoncecionais progestagénicos há um risco de aumento de peso, mas como o aumento de peso depende de muitos factores não deve ser apontado como o principal responsável... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  15. Que mulheres tem contra indicaçoes para nao usar mirena.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olà,
      as mulheres que nao devem usar o mirena sao as que têm alergia ao levonorgestrel, suspeita de gravidez, gravidas, tumores que estão dependentes de hormonas progestagénicas (cancro da mama), doença inflamatória da bacia, infeção do colo do útero, com outras infeções genitais, displasia cervical, cancro ou suspeita de cancro no útero, hemorragia vaginal sem causa identificada, presença de fibromas ou miomas uterinos e doenças do fígado. Ando por aqui, se precisar...

      Eliminar
  16. Olá, uso o Mirena a mais ou menos um ano e venho observando que algumas horas após as relações sexuais tenho corrimentos com traços de sangue. Nada muito forte e não é em todas as relações que acontece. Fora isso, não sinto mais nada, é normal esse sangramento?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      este tipo de traços de sangue me parece estarem ligados a situações de trauma no colo do útero ou paredes vaginais, normais quando a relação ocorre com maior vigor... como é em pouca quantidade e acaba por desaparecer, não há motivo para se preocupar... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  17. Coloquei o mirena, ha 33 dias, no quinto dia do ciclo, e ainda não tive menstruaçao e meu abdome está todo edemaciado. É comum ausencia de fluxo ja no primeiro mes?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim é comum como o mirena não tem estrogénios, só progesterona leva a uma diminuição ou ausência de menstruação, muitas vezes logo no primeiro ciclo... pode ficar descansada.. lembre-se que a menstruação não aparece por não se formar a descamação do interior do útero, não acumula la dentro, se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  18. Olá, coloquei o Mirena em setembro do ano passado, e há pouco venho sofrendo com muita acne, e aumento de pelos no corpo. Qual melhor tratamento pra isso?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      neste casos a mulher pode fazer durante um ou dois meses uma pilula hormonal com estrogénios, combinada, os estrogénios ajudam a atenuar estes problemas, como o mirena não tem estrogénios há algum risco de eles surgirem, especialmente em mulheres de cabelo forte castanho ou negro... se precisar ando por aqui... fale com a sua médica.

      Eliminar
    2. Boa noite, quantos dias após a rerirada do mirena posso menstruar? Quanto tempo demoro para engravidar?

      Eliminar
    3. Olá,
      após a remoção do mirena a mulher deve menstruar nos dias seguintes, mas tudo depende de mulher para mulher, pois está relacionado com a reposição hormonal que algumas mulheres têm dificuldade em ter... regra geral as mulheres que não tinham menstruação regular antes têm mais dificuldade em voltar a ter menstruações e conseguir calcular o periodo fertil, tendo maior dificuldade em engravidar... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  19. Ola, coloquei o DIU Mirena, fazem 8 dias. Preciso ir ao mercado, gostaria de saber se posso carregar peso?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim pode, após 8 dias pode retomar a sua vida normal, fez alguma consulta de controlo e ecografia (ultrassom?) fez? É a primeira vez que coloca o mirena?

      Eliminar
  20. Ola, um medico me sugeriu o Mirena como contraceptivo. Estou pesquisando sobre esse metodo e vi que as contraindicacoes sao: Fibroma, dores de cabeça e infecçoes uterina. Podes me aconselhar se sou indicada a colocar o Mirena? Um pequeno relato do meu historico medico:
    - Em 2008 coloquei o DIU de cobre e 5 meses depois tive que retirar pois estava com infecçao, meu organismo rejeitou o DIU.
    - Foi diagnosticado ano passado q eu tenho um fibroma de 0.5cm fiz exame semana passada e ele continua do mesmo tamanho.
    - Tinha sangramentos na metade to periodo mestrual e foi diagnosticado uma erosao cervical onde a causa pode ter sido causada pelo DIU ou um Aborto instantaneo que tive em 2009.
    - Sofro de enxaquecas fortes ha 8 meses.
    Com esse breve historico, podes aconselhar se o uso do Mirena e aconselhavel.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      pelo que descreve é difícil dizer que o DIU mirena é a melhor opção, pois tem variadas alterações que podem piorar ou lhe trazer uma ma adaptação ao mirena... sugiro que fale com o seu médico e lhe fale destes episódios todos... se precisar ando por aqui... boa sorte.

      Eliminar
  21. Me diga os efeitos colaterais do mirena.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      os efeitos mais frequentes do mirena são:

      Hemorragia uterina ou vaginal, spotting, períodos pouco frequentes (oligomenorreia), ausência de hemorragia (amenorreia) e quistos ováricos benignos.

      Se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  22. Bom dia. Meu ciclo menstrual artes de colocar o mirena era regular, gostaria de saber quantos dias após a retirada do DIU posso menstruar? E existe a possibilidade de engravidar antes mesmo do fluxo menstrual voltar a acontecer? Desde já agradeço pela sua atenção.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      após a remoção do diu mirena a mulher pode estar alguns dias ou semanas sem menstruar, tudo depende do seu organismo, não sendo igual em todas as mulheres... o facto de retirar o diu mirena e não menstruar não quer dizer que não possa engravidar, mesmo sem menstruar pode engravidar... no entanto não é comum conseguir engravidar logo pois seu corpo pode demorar a repor os hormonios para surgir a ovulação... se tiver alguma questão ando por aqui... boa sorte.

      Eliminar
  23. Olá Dr. Coloquei o mirena há 20 dias e no início percebi um certo corrimento amarelado e agora desde sexta-feira está parecendo q estou com escape. Isso já pode ser efeito do hormônio ? Ou ainda é muito cedo? Sinto umas cólicas não constantes durante o dia de leve.
    Qual seria sua opinião ?
    Obrigada desde já !!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      estas alterações são causadas pelo hormonio, nesta fase de adaptação é normal surgirem, deve permanecer calma e se precisar ando por aqui... me desculpe a demora na resposta.

      Eliminar
  24. Tomo dostinex devido prolactina alta e tomo selene sem pausa devido a endometriose o dostinex pode cortar o efeito do selene?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      o dostinex não corta o efeito da pilula selene, pode ficar descansada... ando por aqui.

      Eliminar
  25. Olá! Vou colocar o SUI Mirena amanhã dia 23 de abril de 2014, estou bem ansiosa, espero que através desse método a minha Tpm diminua.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim espero que tudo tenha corrido bem na colocação do mirena, se precisar ando por aqui... desculpe a demora na resposta.

      Eliminar
  26. boa tarde tenho diu mirena ultimamente sinto pulos na minha barriga e dores na parte pelvica e nas costas .meus peitos estao maiores .e com as veias a sobressair tenho caimbras o que será?efeitos colaterais?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olà,
      sim parecem ser efeitos colaterais do mirena, é melhor marcar um consulta com sua médica, se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  27. Ola, vou colocar o mirena dia 29 deste mes, e não vou estar menstruada, alias, a mesma veio a 2 semanas, o que acha ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      eu sugiro que seja colocado com a menstruação, pelo facto de o útero estar mais flácido e ter a certeza que não está grávida... fale com o seu médico... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  28. Olá,tenho 14 anos,não me adapto a nenhum anticoncepcional,sou virgem,posso colocar o Mirena?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não pode colocar o diu mirena está indicado para mulheres que já foram mães, no entanto irá surgir no mercado um diu para jovens, que é mais pequeno... chama se Jaydess, pode pesquisar no blog... se precisar de ajuda ando por aqui...

      Eliminar
  29. Boa noite, tenho o mirena há cerca de 1 ano e meio e até agora tirando o facto de se ter deslocado há mais ou menos 6 meses não tenho tido problemas, alguns spottings e uma vez por outra alguns fluxos maiores, mas nada que desconsiderasse anormal, 2/3 dias. A excepção foi quando esteve deslocado que chegou a ser de quase 1 semana.
    Desde há 2 semanas tenho tido um corrimento castanho bastante escuro que ao fim de 1 semana passou a um fluxo normal tendo voltado ao mesmo corrimento castanho ao fim de 3 dias. Até agora, como expliquei, nunca tal tinha acontecido e já começo a achar que isto não é uma situação normal, poderá ser algum efeito secundário?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim é um efeito secundário surgir este tipo de corrimento... no entanto quando tiver oportunidade deve falar com os eu médico... se não faz consulta de planeamento à muito tempo marque uma consulta... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  30. Olá! Sou virgem e tenho endometriose posso usar Mirena?grata

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não pode pois o diu mirena está indicado para mulheres que já foram mães, pois têm o útero maior e mais flacido... deve falar com o seu médico para escolher p melhor método anticoncecional para si... ando por aqui.

      Eliminar
  31. Ola,
    coloquei o mirena há 9 meses, apos ter tido um filho (coloquei 3 meses depois) e até agora tudo bem. redução drastica da quantidade do fluxo mensual, sempre regular nas datas, mas nunca ausencia. Agora este mês estou com um atraso no periodo de uns 10 dias. tenho as famosas dores menstruais, mas nao tenho fluxo algum. será normal visto que ao longo de 9 meses sempre tive fluxo, mesmo se reduzido? estou em panico porque sao as mesmas dores que se costuma ter quando se engravida...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      pode acontecer ter este tipo de alterações, mas como esta tão ansiosa e preocupada deve fazer um teste de gravidez... desculpe não ter respondido mais cedo e se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  32. Boa tarde
    Sou alérgica ao níquel,existe algum problema em colocar.
    obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      em principio não há problema, no entanto deve sempre falar com a sua médica e manter uma vigilância apertada... fale com ela, se precisar ando por aqui... me desculpe a demora na resposta. Boa sorte.

      Eliminar
  33. Ola
    coloquei hoje mirena, ja estava no quinto dia de menstruação e a minha medica disse me que so devo ter relações sexuais daqui a 6 semanas. Isto e o normal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim é normal, por precaução ela lhe sugeriu isso para evitar uma gravidez e provavelmente confirmar antes se está bem colocado, marcou alguma consulta ou pediu algum exame?

      Eliminar
  34. olá!
    Coloquei Mirena há 10 dias. Não tive filhos e tenho dois miomas, um de 1 cm e outro de 0,5cm. A indicação foi devido a um sangramento contínuo há mais de três meses, possivelmente por não adaptação a anticoncepcional.
    Pergunto: estou com o abdômen muito distendido e percebi aumento de peso de 2kg nesses 10 dias, mesmo sem abusar da dieta, pode haver relação?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      pode acontecer e estar associado ao mirena, mas nestas situações deve falar com o seu médico para esclarecer e confirmar se não está ligado ao mirena... é melhor ter este cuidado para não correr riscos... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  35. Olá. Utilizei o Mirena or um ano e em dezembro retirei-o, pois ele estava fora do lugar. Em janeiro, fevereiro e março, menstruei com intervalos exatos de 4 semanas. No último mês, abril, passaram-se 5 dias após as 4 semanas, 28 dias, para que minha menstruação viesse. Cheguei a fazer o BHCG, mas deu negativo. Este mês, já passaram as 4 semanas e mais 6 dias, ou seja 34 dias, desde o primeiro dia da minha última menstruação e nada ainda. É comum que eu tenha tido um ciclo regular logo após a retirada do diu e agora ele esteja errado?? Em tempo, não tenho interesse em engravidar no momento, tenho usado camisinha como método contraceptivo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      estás diferenças podem acontecer, especialmente se antes de colocar o mirena era irregular, por outro lado as diferenças que refere são pequenas, como usa o preservativo tem se protegido, não sei se vai iniciar outro anticoncepcional, para se sentir mais segura.... se precisar ando por aqui....

      Eliminar
    2. Não, minha menstruação sempre foi regular, sempre com intervalos de 4 semanas. Esta última vez que descrevi, o atraso terminou em 15 dias, ou seja, um ciclo de 43 dias. Fiz o BHCG de novo e deu negativo. Não vou utilizar nenhum método contraceptivo, pois sempre tenho efeitos muito ruins.

      Eliminar
    3. Ok, então já sabe que não está grávida... se proteja com um método barreira e se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  36. Ola Dr,
    Gostaria de um esclarecimento
    Retirei mirena há um mês,pois não me adaptei,tive muita retenção de liquido,aumento de pelos,dores abdominais e nas pernas,engordei bastante,mas já retirei e minha barriga na parte baixa ( bexiga) ainda continua enorme,será que posso estar com algum problema,ou e normal demorar um pouco mais de tempo para voltar ao normal? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, tem alguma consulta marcada? Quando urina tem dor ou ardor?

      Eliminar
  37. Tenho diu mirena a 4 anos e a 3 meses estou com uma urticaria que nenhum exame acusa pode ser do diu?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode estar relacionado embora seja muito raro, até porque já o tem à 4 anos... deve falar com seu médico ara tentar perceber se a urticaria está relacionada com o diu mirena... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  38. Boa tarde, coloquei o Mirena no segundo dia da menstruação na sexta feira passada, no sabado tive relação sem camisinha, hoje acordei com muita enxaqueca é um efeito normal que passara com o tempo ? tenho risco de estar gravida ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não sei o que a médica lhe sugeriu, mas é comum pedir para a mulher ter alguns cuidados nos primeiros dias de uso do mirena... as alterações que fala podem estar relacionadas com o diu, apesar disso penso que tem poucos risco de engravidar.. se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  39. Boa tarde, Dr. Carlos!

    Tenho Diu Mirena há um ano. Mesmo assim, uso camisinha, pois engravidei do meu segundo filho com DIU de cobre no lugar. Ontem tive uma relação sem camisinha, mas não houve penetração. Meu esposo ejaculou fora, na minha barriga, mas escorreu um pouco para a vagina na hora de limpar. Gostaria de saber se há necessidade de utilizar a pílula do dia seguinte.
    Agradeço a ajuda, estou muito tensa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não há necessidade, pois está protegida, o diu mirena como tem hormonios assegura uma boa proteção contra a gravidez... pode ficar descansada e como não houve penetração mais difícil é engravidar... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  40. Oi. Ja uso o mirena ha quase seis anos. Meu fluxo menstrual diminuiu bastante, mas continuei menstruando. Era pra eu ter menstruado no dia 20 desse mes, mas ate agora não menstuei. Desceu apenas um pouco de corrimento marrom.
    isso é normal ou devo procurar um medico ou realizar um teste de gravidez?
    ja tenho filho e estou muito preocupada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, o que descreve é normal acontecer... mas como está muito ansiosa deve fazer um teste de gravidez para tirar suas duvidas. O diu mirena pode causar uma diminuição gradual da menstruação.. é normal... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  41. Olá! Coloquei o Diu mirena há oito meses! Não tenho filhos! Desde que coloquei o diu minha menstruação está atrapalhada! Menstruo em quinze ou vinte dias! Fiz ultrassom em fevereiro e estava no lugar, mas tenho colicas fortes! Minha ultima menstruação foi dia 26/04 e faz dois dias que estou com muitas dores na barriga! Entrei em contato com o médico e disse que está normal! Mas
    estou preocupada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim me parece que está tudo bem, essas alterações que fala são comuns com o diu mirena, pois pode dar estes sangramentos devido a ter hormona progestagénica... como o seu médico lhe garantiu que está tudo bem, deve aguardar e ir apontando as datas que vão surgindo as menstruações... caso não melhore fale com o seu médico e mostra lhe as datas... se precisar ando por aqui... boa sorte.

      Eliminar
  42. Boa tarde Dr Carlos! Uso o Diu Mirena há 8meses! Em fevereiro fui novamente ao medico pq minha menstruação está irregular e todo mês tenho cólicas fortes! Mas ele disse q estava normal pq ainda não tenho filhos! Mas como estava menstruando a cada 15/20 dias! Estou assustada pois minha ultima menstruação foi dia 26/04 e faz dois dias que estou com fortes dores na barriga! Mas entrei em contato com o médico e ele disse que está normal! Estou preocupada! Não posso ir ao médico agora mas o que faço pra ficar tranquila?!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim me parece que está tudo bem, essas alterações que fala são comuns com o diu mirena, pois pode dar estes sangramentos devido a ter hormona progestagénica... como o seu médico lhe garantiu que está tudo bem, deve aguardar e ir apontando as datas que vão surgindo as menstruações... caso não melhore fale com o seu médico e mostra lhe as datas... se precisar ando por aqui... boa sorte.

      Eliminar
  43. Dr. carlos coloquei o mirena eu nao estava menstruada fiz o procedimento no centro cirúrgico, e la ja foi usado um aparelho que via a posição na hora, gostaria de saber quanto tempo depois eu posso voltar a ter relações em riscos de gravides?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      normalmente se pede para a mulher só voltar a ter relações após 2 semanas da colocação do mirena... se lembre que nesta fase inicial pode ter alguns sangramentos e alterações menstruais... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  44. Olá, doutor.
    Usei o Mirena durante os 5 anos de sua validade, e nesse período parei de menstruar, voltando a ter pouco sangramento nos últimos meses de sua ação. Tive apenas um cisto um pouco grande, mas voltou rapidamente ao tamanho normal. Removi o DIU há um mês, e tenho menstruado toda semana, e às vezes vem muuuito sangue de uma hora prá outra, e eu tenho que correr prá casa, pois nunca sei quando é o próximo episódio para me precaver. Meu humor também alterou muito. Gostaria de saber se isso é normal.
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim pode acontecer isso, agora não está fazendo nenhum anticoncecional e seu corpo está retomando a produção de hormonios e pode haver estes desequilíbrios... se mantiver estas alterações mais 3 a 4 dias deve falar com seu médico, pois pode ficar com uma anemia... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  45. Coloquei o DIU Mirena há 9 mes depois de ter tido o meu segundo filho, e não tenho tido complicaçoes nenhumas, apenas um corrimento persistente amarelo e com uma grande consistência gelatinosa. Será normal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, o seu corrimento amarelo vem todos os dias? E é em grande quantidade?

      Eliminar
    2. Sim, tem vindo todos os dias, e reparo que tenho sempre que necessito ir ao WC , por vezes faz me lembrar a altura da ovulaçao,embora mais consistente e amarelo , sem odor.

      Eliminar
  46. Olá Dr,
    usei o mirena durante um ano, e logo passado um mês comecei a ter muitas dores nas pernas e cansadas. Usei meias de descanso, cremes e até suplemento alimentar. Desconfiei na altura que podia ser do Diu, mas só tive a certeza este ano que voltei ao mesmo, para além disso engordei 2 kg. Tomei a decisão e vou retirar o dispositivo. O que acha? Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      eu acho que pode ser do diu mirena, mas deve falar com o seu médico para avaliar e descobrir as reais causas destas alterações... para já deve manter a calma, um estilo de vida activo, com exercício físico e uma alimentação pobre em calorias e rica em vegetais... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  47. Olá. Fiquri com o DIU MIRENA por 1 ano e tirei em abril deste ano para engravidar, o problema é q por duas vezes a menstruação veio como se fosse o finalzinho sabe aqela sujeirinha, estou desesperada porqur a medica me disse que seria rapido para engravidar no primeiro mes fiz o teste de gravidez e deu negativo agora no segundo mes estou com medo de fazer novo teste e dar negativo, quero saber se isso é normal ou tenho algum problema

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim é normal, especialmente se continuar com essa ansiedade, pois não ajuda... deve ter calma, marcar as datas de sua menstruação, para saber quando é seu periodo fertil e ir tentando de forma pouca ansiosa para conseguir engravidar. O teste só deve fazer quando tiver falta de menstruação, será normal o fluxo do periodo e o numero de dias aumentarem... inicie o acido folico e boa sorte... calma... muita calma.

      Eliminar
  48. Boa noite. Uso o mirena a dois anos e estou com um corrimento branco persistente, gostaria de saber se tem alguma relação direta com o uso do mirena.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      pode ter me parece ser uma candidiase, deve falar com seu médico para fazer tratamento... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  49. Boa noite. Uso o mirena a dois anos e estou com um corrimento branco persistente, ja usei cremes vaginais como ginec, tomei estolato de eritromicina, estou usando camisinha e o corrimento retornou um mês depois de tomar tudo isso, gostaria de saber se tem alguma relação direta com o uso do mirena.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      pode ter alguma relação... deve procurar novamente o seu médico para avaliar o corrimento e o seu uso de mirena... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  50. Olá
    Coloquei o DIU Mirena faz um mês e ainda estou tendo sangramentos leves... tipo borra, às vezes vem mais puxado pra sangue... fico meio preocupada, mas li que é normal nos primeiros 3 meses. A minha dúvida é: corro o risco de engravidar tendo esses escapes?
    Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim é normal deve aguardar até seu corpo se adaptar... apesar destes escapes a eficácia de de mirena mantém, pode ficar descansada... se precisar ando por aqui. Boa sorte.

      Eliminar
  51. Olá, parei de tomar a pílula selene porque tinha escape todo o mês e muita dor de cabeça. Tenho ovário policístico a médica me indicou passar para o diane 35, mas se eles são bem semelhantes acredito que possa acontecer o mesmo, então pensei na possibilidade do diu.Não teria problemas pelo ovário policístico? Agradeço e aguardo resposta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      como o diu não tem estrogénios poderia não melhorar tanto seu ovário, sugiro que fale com sua médica para ela lhe explicar melhor... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  52. Ola tenho o Mirena ha 2 anos e meio e estou a pensar engravidar.
    Tenho tido so spottings
    ao tirar-lo quanto tempo leva o organismo a voltar ao normal?
    obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      depende de mulher para mulher o que sabemos é que apenas uma pequena percentagem consegue logo engravidar... após retirar o diu deve ir anotando as datas da menstruação para descobrir seu periodo fertil... se precisar ou tiver duvidas, ando por aqui...

      Eliminar
  53. Olá Dr.Carlos, coloquei o Mirena em 15 de outubro de 2013 e desde então são raros os dias que não preciso usar um absorvente...E ontem dia 04.06.2014 desceu um tanto considerável que precisei ir pra casa, pareceu como uma pequena hemorragia...Mas hoje já está com um fluxo normal de menstruação...Seria uso ainda normal do Mirena Diu?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      como foi colocado em outubro já passaram muitos meses, pode precisar de fazer algum tratamento, como tem risco de anemia, pelas perdas constantes, deve falar com o seu médico para ser avaliada... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  54. Olá Dr.Carlos, gostaria de saber que medicamentos que possivelmente tomados poderiam bloquear o efeito do Mirena® (levonorgestrel)?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      os medicamentos que interferem com mirena são: fenobarbital, fenitoína, carbamazepina, rifampicina, rifabutina, neviparina ou efavirenz. Se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  55. Tenho o mirena desde fevereiro de 2013 depois que coloquei ele apareceu varios caroços no meu seio esquerdo é normal?
    E continuei menstruando normal desde que coloquei é normal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim é normal; deve ter consulta regular com seu médico para avaliar os caroços e não se preocupe pois há mulheres que menstruam regularmente... é normal, fique tranquila, fale com seu médico... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  56. Olá, retirei o Mirena dia 01/04/2014, pois ele estava fora do lugar e eu estava com cólicas intensas a mais de 3 meses. Meu médico me receitou um remédio (não me lembro o nome agora) pra eu tomar por 10 dias que em poucos dias eu menstruaria. Fiz tudo o que ele disse, menstruei normal. Mas desde de então não menstruei mais. Já fiz exame de gravidez e deu negativo, meu esposo está usando preservativo pq não planejamos ter outro filho no momento. É normal essa demora pra voltar o ciclo novamente?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim é normal demorar a menstruar, deve falar com seu médico para ver se pode fazer outro anticoncecional... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  57. Ola, retirei o Diu dia 19/05, e faz mais de uma semana que estou com dor nas mamas e minha menstruação não desceu, fiz um teste de gravidez e deu negativo. É normal alterar o ciclo menstrual depois da retirada? Att

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim é normal após a remoção do mirena, já sabe que não está grávida, deve aguardar para o seu corpo repor os valore hormonais e regular seu organismo... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  58. Prezado,

    Tenho Diu Mirena há 4 anos, nesse período sempre menstruei, houve uma época que ficava quase o mês todo menstruada (sem com pelo menos borras de sangue na calcinha, mas menstruação mesmo de uns 3 a 4 dias).

    Hoje eu tenho um ciclo mentrual de em média 2 semanas ( 3 de menstraução e o resto de borras), todo ano faço transvaginal para saber se o diu está no lugar, no entanto, faz um ano que eu não faço e estou com o exame marcado. Sempre uso camisinha nas minhas relações no entanto, ontem a camisinha estourou, estou muito preocupada, tenho chances de engradivar? o que deve fazer? isso é normal? será que meu diu está no local certo? como posso ter certeza antes de fazer o exame da travaginal?

    Só para completar a informação, tenho 27 anos, nunca tive filho, e o mirena me foi recomendado tendo em vista que o hormônio do anticonsepcional me deu hipertensão.

    agradeço desde já

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      me desculpe a demora na resposta... eu acho que não se deve preocupar pois como todos os anos faz eco e tem a certeza que o diu mirena está no sitio correto pode ter a certeza que está fazendo efeito e não corre risco de engravidar, mesmo tendo estoirado a camisinha... deve esperar pela eco e não andar preocupada, se preferir pode falar com seu médico para ver qual é sua posição... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  59. Olá, coloquei o DIU Mirena Há 3 anos, desde então não menstruo. Sou portadora de doença autoimune. Desde que coloquei o DIU eu sinto forte dores nas costas. Não consigo dormir deitada, só sentada. Já fiz todos os exames de imagem e os médicos não encontram o problema. Tomei vários remédios para dor mas não fizeram efeito, até mesmo derivados de morfina. Essas dores não são característica da doença que tenho. podem ser por causa do DIU Mirena Devo retirar o DIU?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      se já foi avaliada pelo seu médico e não chegou a essa conclusão de ser o mirena o responsável, é porque não o deve... estas dores não estarão ligadas à evolução de sua doença? De qualquer forma acho que deve falar com o seu médico novamente, pois não considero este quadro normal... alguma causa devem estas dores.. se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  60. Olá, retirei o Diu Mirena no dia 9/06/2014, porque estava a ter vários efeitos secundários, pois sou asmática e tenho polipos nasais e não posso tomar aspirina (tenho Sindrome de Santer ou Tríode de Widal). Neste momento ainda não menstruei, só tive dores nas mamas, no mamilo nem podia tocar, é normal? Gostava de saber também quanto tempo anda o Levonorgestrel no organismo após a retirada? Aconselharam-me a pílula Qlaira, o que acha?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim podem ser efeitos da remoção do diu mirena, o levonorgestrel acaba pouco tempo depois saindo pois sua absorção é mais local (utero), sugiro que fale com seu médico para escolher um novo anticoncecional dados os seus problemas de saúde... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  61. Olá Dr. Carlos:
    Tenho DIU Mirena há cerca de 4 anos, nunca tive nenhum problema, menstruei no início da semana passada e passou. Esta semana voltei a menstruar... é normal? Devo ir ao ginecologista?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, é normal os hormonio do mirena podem causar estas perdas, deve aguardar, registar num papel estas datas e ver como seu corpo se vai comportar, pode ficar tranquila.... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  62. oi,coloquei o diu mirena a 4 meses,e agora estou tendo escorrimento muito amarelo, e cólica,meus seios estão doloridos,oq devo fazer? obrigada...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve falar com sua médica para ver se está com alguma infeção vaginal.... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  63. oi quero saber se coloca o diu no mesmo dia da retirada do outro diu vencido.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim se coloca o mirena no mesmo dia desde que a mulher esteja menstruada, pois o utero está mais relaxado... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  64. Olá boa tarde, estou com o Diu Mirena a 5 anos vou retirar agora, tem como tirar e em seguida já colocar o outro? isso posso fazer no consultório mesmo ou tem que ser em hospital? obrigada desde já.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim normalmente se retirar um e colocar outro, faz se esta mudança durante a menstruação, nos primeiros dias... e pode ser feita no consultório... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  65. ola posso tomar a pílula do dia seguinte tendo o diu de mirena

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode tomar... embora com o mirena não veja essa utilidade... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  66. Oi...tenho 44 anos e já usei Mirena por 5 anos, retirei e coloquei outro novamente por 5 anos ...portanto ja usei por 10 anos e agora esta na hora de retirar novamente...mas ja tenho 44 anos e como nao menstruo mais por conta do DIU nem sei se ja estou na menopausa ou nao....Sera que devo colocar Diu
    novamente??? ou ja devo parar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      deve falar com o seu médico, para decidirem não colocar mais nenhum precisava de fazer analises para saber se já está na menopausa... pode no entanto colocar um novo diu sem problemas, para evitar uma gravidez tardia... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  67. Olá, uso o DIU Mirena a pouco mais de um mês e tive infecção urinária e de garganta nesse final de semana. Como tive uma trombose e faço uso de anticoagulante, a médica optou por me receitar Geramicina na veia para a infecção urinária (3 dias) e Azitromicina, via oral (3 dias também) para a garganta. Algum desses medicamentos corta o efeito do DIU?
    Grata desde já!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      como a absorção hormonal do diu se faz localmente no útero não corre risco com o uso destes medicamentos... pode ficar descansada... as melhoras e desculpe a demora na resposta.

      Eliminar
  68. Olá, uso diu mirena para tratamento de miomas, as vezes desce um líquido incolor é normal? Porque?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode acontecer, resultada da ação das hormonas do diu... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  69. OI...TENHO 44 ANOS E JA USO MIRENA HA 10 ANOS....E NO PROXIMO MES IRA VENCER MEU DIU MIRENA....SERA QUE DEVO COLOCAR NOVAMENTE??...POIS EU JA DEVO ESTAR PROXIMO A MENOPAUSA....O QUE DEVO FAZER??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      deve falar com o seu médico, para decidirem não colocar mais nenhum precisava de fazer analises par saber se já está na menopausa... pode no entanto colocar um novo diu sem problemas, para evitar uma gravidez tardia... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  70. Olá, diu mirena pode causar retenção de líquido? Pois faz 1 ano que coloquei, estou com 4 kg acima.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      como o diu mirena tem hormonas pode haver alguma retenção de líquidos, deve contrariar esta situação com um estilo de vida mais saudável, com mais exercício e uma alimentação rica em fruta e vegetais... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  71. Bom dia, tenho o Diu a 10 meses, porém sinto colica mesmo sem estar menstruada, e em seguida um corrimento escuro, pode ser sintomas de rejeição?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      pelo que descreve esse corrimento é sua menstruação, não está rejeitando o mirena é normal esse sintoma pelos homonios sintéticos que o mirena liberta em seu útero... se precisar ano por aqui.

      Eliminar
  72. Boa noite.retirei o DIU no dia 24-06,no dia 29 fiquei com hemorragia.significa que é o primeiro dia do ciclo? posso começar a contagem para o dia fértil?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim pode contar, embora seja sempre difícil engravidar logo após a paragem de um anticoncecional, mas pode acontecer, não se esqueça de apontar as datas da menstruação... iniciar acido folico e falar com seu médico para fazer a preparação... se precisar ando por aqui, boa sorte... com calma.

      Eliminar
  73. Olá, Coloquei o Mirena em Fevereiro desse ano, e tive várias complicação: Dores de cabeça, pressão alta, aumento excessivo de peso (10 KG), e
    como tenho refluxo, e Hernia de iato, com o peso acima sofro demais com os retornos de alimentos. Então decidi retirar. Hoje faz 30 dias, continuo engordando, tomando remedio para a pressão, faço controle de alimentação..e nada acontece.
    Será vou demorar para voltar ao normal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      em principio não demorará, o que sentiu pode também não estar ligado unicamente ao mirena... sugiro que fale com seu médico... boa sorte e se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  74. Boa tarde, Dr. Carlos!

    Uso o DIU Mirena há um ano e três meses. Tenho dois filhos e o segundo foi fruto de uma gravidez com DIU de cobre. Tenho muito medo de engravidar, por isso uso também a camisinha. Há mais ou menos um mês tive uma única relação sem camisinha, mas não houve ejaculação dentro da vagina. De vez em quando tenho tido enjoos e noto que meus seios estão ligeiramente maiores. Meu filho menor ainda mama, durante a noite. Estou preocupada. Existe a possibilidade de eu estar grávida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não creio que exista essa possibilidade, pois com o DIU mirena está protegida... apesar de ter tido essa ma experiência com o diu de cobre, a verdade é que o diu mirena tem ainda hormonas... para não ter mais ansiedade pode fazer um teste de gravidez, embora esses sintomas sejam comuns nesta situação de uso do mirena e amamentação... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  75. Boa noite, este mês o meu Mirena faz 5 anos. Quero recolocar mas gostaria de esperar para depois de férias (2 meses). É seguro ou após os 5 anos ele deixa mesmo de fazer efeito? Posso retirar o antigo e colocar um novo na mesma consulta ou é aconselhado fazer um descanso? Estou muito satisfeita.... Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      pode aguardar os 2 meses, atualmente há estudos que revelam a sua eficácia até aos 7 anos... a mudança do diu mirena pode ser mudado no mesmo dia, desde que esteja menstruada... se precisar ando por aqui... boas férias.

      Eliminar
  76. Oii gostaria de saber se posso coloca o diu mirela tenho 17 anos tenho um filho de três anos e a uns seis meses sofri um aborto . Fiz a curetagem a apos o aborto. não estou tomando nenhum remedio e não quero te mais filhos por enquanto .Pois engravidei pela segunda vez pq esqueci de toma a pirula . Então posso usar p Diu mirela?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      eu penso que sim, deve falar com sua médica para fazer exames (um ultrassom talvez) e uma avaliação... o diu mirena não se coloca habitualmente em mulheres tão jovens, mas agora existe um diu hormonal mais pequeno indicado para as mulheres mais novas... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  77. Olá Coloquei o Mirena há 6 anos quando nasceu o meu filho. Já deveria ter tirado desdo ano passado, as minhas consultas foram sempre adiadas. Marcaram a consulta para este ano mas não pude comparecer. A minha pergunta é: tenho Anemia das Celulas Falciforme (SS), há algum risco de apanhar uma infeção ou algo parecido devido a doença? Sei que não deveria correr este risco, mas so o posso retirar onde foi-me colocado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não tem esse risco desde que não esteja com perdas ou sangramentos intensos e prolongados... o diu mirena tem eficácia durante 7 anos, de acordo com alguns estudos recentes... pode então aguardar pela sua consulta para mudar e não ter receios... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  78. Oie!
    Usei Mirena por cinco anos e três meses, retirei o mesmo no dia 09/07/2014 para engravidar, porém, no mesmo dia transei sem camisinha. Gostaria de saber se já posso tentar engravidar, ou tenho que aguardar alguns dias para adaptação do útero??? Caso engravide, poderá ocorrer algum problema?? Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      provavelmente não engravidou, pois é difícil engravidar logo, após a paragem ou remoção de um anticoncecional... embora as chances sejam pequenas pode ter engravidado... sugiro que aponte as datas das menstruações para descobrir quando será seu periodo fertil, as menstruações podem demorar a surgir, pois seu corpo pode demorar a repor os valores hormonais, no entanto sem menstruação pode ovular e engravidar... se precisar ando por aqui. Não ande ansiosa... boa sorte.

      Eliminar
  79. Boa Noite, doutor.
    Uso o mirena há 1 ano e 3 meses. Há 20 dias comecei a ter uma inflamação na mama direita (inchaço e dor local). Fiquei internada por 5 dias no Hospital São Luiz, pois tive febre. Lá fiz Ressonância, Tomografia e ultrassonografia. Recebi alta com diagnóstico de inflamação mamária (mas sem causa definida). Estou fazendo o acompanhamento com o médico cirurgião que fez a colocação de próteses há 4 anos. Todos os exames demonstram que a prótese está em situação regular. No resultado da RM constou "Realce parenquimatoso difuso pelo contraste, inespecífico. ACR BI-RADS RM Categoria 2". Os cirurgiões do hospital também falaram que a inflamação não tem relação com a prótese.
    Estou angustiada com a ausência de definição da causa dessa inflamação.
    Atualmente estou tomando lyrica e singulair.
    Essa inflamação pode ter relação com DIU MIRENA? O curioso é que depois de uns 7 dias que começou a inflamação comecei a ter um pequeno sangramento que já dura 10 dias. Detalhe fazia mais de 4 meses que eu não menstruava.

    Muito obrigada.

    PV

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      o mirena, por ter hormonas, pode causar alterações nas mamas, ficarem maiores, com dor ou até sair um ligeiro corrimento (leite)... mas é mais comum no inicio, após a colocação, posteriormente como se adaptou é mais difícil causar essas alterações... deve confiar nos médicos e continuar a fazer o tratamento... se precisar de ajuda ando por aqui.

      Eliminar
  80. Bom dia, Doutor.
    Uso o Mirena desde Abril deste ano devido a hemorragias intensas derivadas de um mioma que deforma o útero, inicialmente pensaram na operação mas após os exames verificaram que ao operarem teriam de tirar também o útero, mas como só tenho 34 anos e só tenho uma filha, acharam por bem colocar o mirena para controlar as hemorragias até a uma próxima gravides, mas acho que não me estou a adaptar muito bem, ou seja, estou a engordar mesmo tendo muito cuidado com a alimentação, já há uns 5 dias que chego ao final do dia com dores horríveis nas pernas e muito inchadas, e ontem tive uma hemorragia e dores abdominais ( já não tinha menstruação desde a 2ª semana após a colocação). Gostaria de saber se possível a sua opinião. Grata desde já pela sua atenção, Anabela.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      estas alterações que fala podem estar relacionadas com o diu mirena, embora possam ter outras causas, mas pelo que me parece estão ligadas... o fato de não ter menstruação é bom pois era esse o objectivo do diu... deve falar com o seu médico para conferir as possíveis causas do aumento de peso e as outras alterações... marque uma consulta para ser avaliada a situação... se precisar ando por aqui. As melhoras...

      Eliminar
  81. Bom dia Dr. Carlos
    coloquei o DIU à 27 dias, foi colocado no terceiro dia de mestruação.
    não tive sintomas muito alarmantes, unicamente de á duas semanas para cá comecei a ter prisão de ventre ou seja levo sempre 4 a 5 dias a evacuar o que anteriormente ou fazia todos os dias ou então dia sim dia não, é normal? veio a mestruação não muito intensa mas ja conta 6 dias a sujar sempre o pensinho e quando vou à casa de banho corre um pouco na sanita é normal? Grata desde já pela atenção

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim é normal, nesta fase inicial ter estes escapes prolongados, como o diu mirena é um anticoncecional somente com hormonas progestagénicas podem ocorrer estes escapes... deve aguardar, pois estou certo que irão parar estas perdas... o diu mantém a eficácia... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
    2. Obrigada! nesse caso continuará, irei de férias daqui por umas semanas, ao que parece poderei ainda ter estes escapes certo?

      Eliminar
    3. Olá,
      sim há esse risco, mas vamos pensar positivo é um risco... se precisar ando por aqui... boas férias.
      PS: não tenho férias no blog...

      Eliminar
  82. BOM DIA DR.. TERMINEI MINHA PRIMEIRA CARTELA DO IUMI NO DOMINGO.. TIVE RELACOES E PRECISEI TOMAR PILULA DO DIA SEGUINTE NO DOMINGO. HJ AINDA E QUINTA E NAO DESCE PRA MIM, QUERIA SABER E CORRO O RISCO DE ESTAR GRAVIDA OU COMO E A PRIMEIRA VEZ Q TOMO ANTICONCEPCIONAL DESREGULOU E COM A PILULA DO DIA SEGUINTE AJUDOU PRA Q NAO DESCESSE MINHA MESTRUACAO ?? GRATO DR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não precisa de tomar a pilula do dia seguinte, se tomou a iumi certinha não corria risco no final da cartela... a ausência da menstruação foi causada pela pilula do dia seguinte, mantenha a iumi após a pausa, se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  83. Boa Noite, coloquei o Mirena dia 11/07/2014 e ate hj dia 24/07 estou com sangramento. Isso é normal? coloquei 6 semanas após o parto. Ainda não fiz ultrassom para verificar se ele esta no lugar certo. por quanto tempo pode durar esse sangramento, se for normal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim é normal, como o mirena tem somente hormonio progesterona pode causar estes sangramentos ou mesmo não ter menstruação (mais comuns acontecer)... pode ficar descansada, se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  84. Olá Dr.
    Como o Mirena age dentro do útero? Li em sites que ele não deixa ocorrer a nidação do óvulo fecundado e o expulsa. Isso é verdade? Pois para mim a gravidez se inicia na fecundação e sendo assim isso seria um aborto. Peço que me esclareça pois fiquei muito em duvida se coloca ou não o Mirena.. Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim a presença do diu no útero não permite a nidação, mas como o mirena tem hormonios, estes não permitem que ocorram a ovulação... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  85. Olá Dr
    Eu nunca tive filhos, é recomendável utilizar o Mirena? Ele interfere na libido da mulher?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      se nunca teve filhos não está indicado para si o uso de mirena... há actualmente um diu mais pequeno para as jovens ou mulheres que nunca foram mais... a libido pode ser alterada por todos os anticoncecionais hormonais.. como é o caso de mirena, mas como sabe a libido pode ser alterada por muitos fatores... fale com o seu médico... se precisar ado por aqui.

      Eliminar
  86. Boa noite! Retirei o mirena,após dois anos de uso porque quero muito engravidar. Na minha primeira gestação tomei um indutor de ovulação (indux)Só que retirei o mirena 24/07 e estou tendo sangramento forte com pedaços, fiquei com medo de tomar o Indux. Hoje seria o dia para tomar, quinto dia, posso ainda tomar ou devo esperar o útero limpar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      pode tomar, mas se calhar é melhor esperar pela próxima menstruação, ainda é cedo, em principio esse sangramento foi devido à retirada do mirena e não uma menstruação propriamente dita, sugiro então que aguarde a próxima menstruação... se precisar ando por aqui... boa sorte.

      Eliminar
  87. Boa tarde, Dr. Carlos!

    Tenho Diu Mirena há mais de um ano.
    Ontem tive uma relação sem camisinha e meu parceiro ejaculou dentro.
    Gostaria de saber se há necessidade de utilizar a pílula do dia seguinte.
    Obrigada pela atenção

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não há necessidade, pois está protegida pelo mirena, ao ser colocado o diu no seu útero deu lhe proteção da gravidez... pode ficar tranquila, se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  88. Bom dia Dr, Vou casar em setembro, sou virgem e tenho 18 anos. Hoje estou tomando o anticoncepcional iumi. Mas não me adapto, as vezes me esqueço de tomar, enfim. Posso colocar o mirena ? Ou o que o senhor me indica ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      o diu mirena não está indicado para mulheres sem filhos, como se está sempre esquecendo o melhor seria optar por outro tipo de anticoncecional, como o adesivo ou anel hormonal, que são métodos de longa duração, basta colocar 1 por semana (adesivo) ou de 3 em 3 semanas (anel vaginal hormonal)... se precisar de ajuda ando por aqui...

      Eliminar
    2. Como funciona esse anel ? Quais são os efeitos colaterais ? É abortivo ?

      Eliminar
    3. Olá,
      é muito simples... é um pequeno anel que coloca na vagina de 3 em 3 semanas... pode pesquisar no blog por nuvaring ou anel hormonal... ou veja o artigo listado na coluna da esquerda... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  89. Boa noite! É comum quem toma indutor de ovulação (indux) ter uma gravidez de gêmeos? Também quero te parabenizar por seu compromisso em responder todas as perguntas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      pode acontecer, o indux como estimula a libertação dos óvulos há maior probabilidade de libertar mais que um e ai surgir uma gravidez de gémeos... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  90. Bom dia, estou com o Diu a 01 e 01 mês e após 05 meses comecei a sentir fortes dores, semelhantes a contração. Procurei o médico e fiz a ecografia e verificou-se que estava no lugar mas o endométrio estava com 6 cm. Posteriormente (mensalmente) tenho sentido as mesmas dores. Sou ligada a 10 anos e a recomendação em coloca-lo foi devido a sangramentos (sem dores) pequenos fora do período. Isso será rejeição ao Diu?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não me parece que seja rejeição, pois já o tem à muito tempo e "só" agora está tendo estas alterações... estas dores devem ser um efeito dos hormonios do diu... deve manter seu uso e se não melhorar nas próximas semanas fale novamente com seu médico, se as dores forem muitas intensas faça ibuprofeno 200 mg duas vezes ao dia às refeições... é uma dose pequena mas indicada para melhorar... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  91. Olá Dr., usei Mirena durante 3 anos e tirei há 3 semanas desde então estou com sangramento, não é muito, porém constante.
    Gostaria de saber se é normal

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim pode acontecer, como é pouco é provável que esteja para terminar... retirou por que quer engravidar ou tem outro motivo? Ando por aqui...

      Eliminar
  92. Olá Drº, coloquei o DIU Mirena a 4 dias e minha médica disse que minha médica disse que não tinha nenhuma contraindicação. Mas, tenho um filho de 1 ano e 6 meses que pesa 19 kg e ao ver seus comentários que devemos ter um repouso de 8 dias, corro o risco do meu DIU ter saído do lugar correto? o Srº recomenda que faça um endovaginal? Grata

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      realmente o diu pode sair, mas não é muito comum, normalmente a médico pede sempre uma endovaginal ou ultrassom após para confirmar se está tudo bem, deve falar com sua médica... deve usar método barreira até confirmação... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  93. Boa noite Dr. Coloquei meu DIU em dezembro/2013, e nos primeiros meses, tudo normal. EM maio comecei a ter sangramentos maiores, porém tipo borra de café. No mes de julho, o sangramento escuro iniciou dia 17 e ainda permaneço com este sangramento tipo borra de café até hoje, resultando em quase 20 dias de sangramento. Tem dias que vem em grande quantidade, e outros, em pouca quantidade. Tive relações neste meio tempo, porém não senti desconforto algum. Minha médica aconselhou a usar 2 comprimidos diários de desogestrel 75mcg durante alguns dias, porém comecei com náuseas, tonturas, cefaléias... e parei de tomar. O que o Dr me aconselharia a fazer? Existe alguma possibilidade de ter acontecido expulsão do DIU? Aguardo retorno, obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, me parece que não expulsou pois tem essas perdas o que revela a presença do diu no útero e o seu efeito hormonal... pois são os hormonios que estão causando esse efeito... deve falar novamente com o seu médico... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
    2. Minha médica sugeriu tirar. Porém, ainda tenho dúvidas se devo fazê-lo. Tive uma boa aceitação nos primeiros 6 meses. O dr acha que tirar seria a melhor opção? Este sangramento poderá vir a ocorrer todos os meses? Não existe nenhuma maneira de "dosar" o efeito hormonal?
      Desde já obrigada!
      E, agradeço também pela hospitalidade em esclarecer todas as nossas dúvidas.

      Eliminar
    3. Olá,
      pois é melhor seguir o conselho de sua médica, pois parece estar a criar inadaptação hormonal ao desogestrel oral e no diu... é melhor... se precisar ando por aqui... dê noticias... boa sorte.

      Eliminar
  94. Boa noite!
    Onde consigo o Mirena(Siu)??
    Grata

    ResponderEliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.