17 de março de 2014

Prolatina

Hormona segregada pela hipófise que tem como principal função desencadear e manter a lactação.

Valores normais da prolatina:
  • mulher - > 20µg/l (20 ng/ml) 
  • homem - > 15µg/l (15 ng/ml)

A hiperprolactinemia caracteriza-se pelo excesso de produção da prolatina, e está presente em muitas situações de amenorreia (falta de menstruação) ou galactorreia (saída de leite pelos mamilos, sem que esteja grávida ou pós parto).

Outras situaçoes que em que a prolactina pode estar elevada: hipotireoidismo, stresse, herpes zoster, contraceptivos orais, alguns medicamentos (L-dopa, reserpina, fenotiazinas, antidepressivos tricíclicos, metoclopramida, cimetidina, ranitidina e alguns tranquilizantes), gravidez, amamentação, prolactinomas, tumores da hipófise, sarcoidose, tuberculose, aneurismas, cirrose, sucção mamilar ou estimulação das mamas, mastectomia e ovários poliquísticos.

O estudo da prolatina é também nos estudos de infertilidade do casal.

Fontes bibliográficas

29 comentários:

  1. Olá,
    parei a pilula para conseguir engravidar, nas analises que fiz tinha os valores da prolactina elevados é normal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim pode estar aumentada, é normal após parar a pilula ter aumento de produção de algumas hormonas, com a prolactina elevada corre risco de notar saída de leite nos mamilos, mas não os estimule... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  2. Olá Carlos! Qual o tipo de contraceptivo oral mais indicado para quem tem a prolactina alta? Existe algum risco de prejudicar a ovulação e ter dificuldade para engravidar quem tem hiperprolactinemia e utilizar contraceptivos orais por mtos anos? E se engravidar, pode ser uma gravidez de risco se a prolactina estiver alta??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      o contracetivo a escolher terá que ser escolhido após ver as suas características físicas, a sua saúde, a sua historia de doenças familiares e não apenas sobre a prolatina alta... quem tem a hiperprolactinemia terà maiores dificuldades em engravidar, pois este aumento é a causa para surgirem falta de menstruação, saída de leite nos mamilos e infertilidade... mas é cedo para lhe dizer que não vai conseguir engravidar... pode fazer a pilula que não terá problemas de fertilidade por sua causa; na garvidez o valor de prolatina é sempre mais elevado... só mesmo com estudos hormonais, quando quiser engravidar podemos ter a certeza se vai ou não engravidar, mas eu acho que vai conseguir... se precisar ando por aqui... eu acrescentei um pequeno paragrafo sobre a hiperprolactinemia... obrigado pela dica.

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Oi, se precisar da ajuda, ando por aqui... boa sorte... :)

      Eliminar
    2. Oi, descubri que meio com a prolactina alta 160,4 estou gravida de 5 semanas ,gostaria de saber se corro risco de perder meu bebê?

      Eliminar
    3. Olá, é normal os valores de prolatina estarem elevados na gravidez... deve falar com seu médico para avaliar seus resultados me parece que não tem risco por causa deste aumento... se precisar ando por aqui, fale com seu médico... :)

      Eliminar
  4. Olá tenho prolactina alta e hj tomo anticobcepcional qlaira corro risco de aumentar a prolactina,porque com qlaira parei de menstruar novamente e eu ja estava a 11 anos sem comecei a menstruar novamente tomando cabergolina a 1 ano,posso continuar ou devo parar com qlaira a medica que me receitou mais tenho muita duvida ....obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não tem esse risco, deve seguir as indicações de seu médico e manter a qlaira... pode notar saída de leite pelas mamas, mas está associado à prolatina elevada... ando por aqui... :)

      Eliminar
  5. Bom dia, gostaria de saber se quem tem prolactina alta pode tomar anticoncepcional

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode, mas deve falar com seu médico para ele avaliar esse aumento e escolherem a mais adaptada... ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Ta certo obrigada

      Eliminar
  6. Olá . Faz 3 semanas que parei o medicamento e ainda não desceu minha mestruacao . Isso é normal ? Estou preocupada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim é comum ao parar o anticoncepcional demorar para descer... ando por aqui.. :)

      Eliminar
  7. Olá estou tomando Pietra Ed para tratamento pós cirúrgico de endometriose profunda para não menstruar . Porem nos exames de rotina deu 62,8 prolactina na escala gestante e estou com uma diarreia que nao pára a alguns dias sem febre e sem vômito. Esse aumento da prolactina pode sugerir gravidez?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, senão se tem protegido pode estar, mas o aumento pode ter outras causas, deve falar com seu médico... :) ando por aqui.

      Eliminar
  8. Olá, tenho uma dúvida! Estou com.o nível de prolactina alta, o medico me receitou doxtinex para baixar, mas eu li que ele estimula a ovulação, não quero engravidar agora, posso continuar com o anticoncecional Diminut? Ou ele corta o efeito? Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve seguir e confiar no tratamento que seu médico indicou, ando por aqui... :)

      Eliminar
  9. Olá, tomo anticoncepcional selene a 2 meses, e esse mês ao menstruar tive um líquido bem pouco saindo dos meus seios, não estou grávida e achei isso estranho, minha médica disse que poderia estar com a prolactina elevada, pesquisei na internet e vi que isso pode causar infertilidade, estou com bastante medo. Devo parar o contraceptivo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve manter e seguir as indicações de sua médica, a causa pode ser a pílula, ando por aqui... :)

      Eliminar
  10. Olá, queria saber se a prolactina alta corta o efeito do anticoncepcional?
    Pois uma pessoa me disse que ficou grávida tomando remédio e foi a prolactina que cortou o efeito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não me parece que tenha sido essa a causa da gravidez de sua amiga, deve ter falhado o anticoncepcional... desde que o mantenha certinho está protegida, ando por aqui... :)

      Eliminar
  11. Oi boa tarde. Queria tirr uma duvida pois tenho prolactina alta com a saida de leite mais descobri que tenho cisto nos ovários, dendo que o meu médico passou um anticoncepcional chamado kalist dienogeste 2mg. Então quem tem a prolactina alta pode tomar anticoncepcional ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode, mas esse medicamento não é anticoncepcional deve se proteger... ando por aqui... :)

      Eliminar
  12. Olá, boa noite! descobri que tenho prolactina alta. Parei o anticoncepcional, mas voltarei a tomar porque vou precisar fazer tratamento com Ruocutan. E provavelmente precisar eu fazer uso do Dostinex. Tem algum problema tomar esses três medicamentos juntos??? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve mesmo se proteger com anticoncepcional para não ter riscos de gravidez, siga as indicações de seu médico, ando por aqui... 😃

      Eliminar
  13. Boa tarde!! Fui diagnosticada com endometriose, e meu ginecologista disse que não posso mais menstruar! Sendo assim, me prescreveu Pietra ED! Tomo regularmente, nunca esqueci uma pílula sequer! Porém, dois meses depois, fui diagnosticada com um prolactinoma e tive que começar a tomar Dostinex (Cabergolina). Sendo assim, minha menstruação passou a descer, mesmo tomando o Pietra ED. Isso é normal? O Pietra não está fazendo mais efeito?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode acontecer, pode resultar do tratamento, ser um efeito secundário, deve conferir com seu médico se tem riscos e o que ele pretendia com o não querer que menstrua-se, ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... não revele nenhum dado ou informação confidencial no seu preenchimento.