Estômago

Depois de comer fiquei com ardor no estômago, o que devo fazer para melhorar?

Para melhorar deve adquirir pasta de sais de alumínio ou antiácido na farmácia. Se não apresentar melhoras após 12 horas deve recorrer aos serviços de saúde.

É normal ter azia, como podemos melhorar?

Não, a azia resulta do refluxo do conteúdo do estômago para o esófago. O refluxo gastroesofágico é um problema que se caracteriza pela subida do conteúdo ácido do estômago para o esófago. Para melhorar da azia e acidez do estômago deve tomar um antiácido após as refeições, não usar roupa apertada, não se deitar após a refeição, evitar bebidas com cafeína, evitar bebidas com gás e efervescentes, não fumar, evitar a comida rápida, fazer refeições pausadas, evitar as especiarias, beber sumos de cenoura, comer pepino, batata, couve-flor e acompanhar a carne ou peixe com ananás, laranja ou limão.

Estou com muitos soluços, como posso pará-los?

Os soluços são uma inspiração rápida e involuntária que surge como resultado da estimulação dos músculos respiratórios. Os soluços podem ser causados por bebidas com gás, deglutição de ar, ingestão de bebidas muito frias e de bebidas alcoólicas.

Para melhorar este problema deve beber água em pequenos goles, sem engolir o ar, respirar fundo e reter o ar durante alguns segundos, tomar uma colher de chá de açúcar com 3 gotas de vinagre de maçã e beber um copo de água com o tronco inclinado para a frente.

O que causa o mau hálito?

O mau hálito pode ser causado por uma má higiene oral, alterações na digestão dos alimentos, cáries dentárias, prisão de ventre, consumo de bebidas alcoólicas, de tabaco, alimentos e outros problemas digestivos.

O que devo fazer para ter melhor hálito?

Para melhorar o mau hálito deve evitar a charcutaria, fazer a higiene oral três vezes ao dia (lave a língua, gengivas e bochechas), lavar bem as próteses dentárias, evitar tabaco e bebidas alcoólicas, usar fio dental, comer ervas aromáticas, evitar alho e cebola, comer pastilhas e rebuçados, evitar os alimentos com açúcar refinado (bolos e pastelaria), evitar alimentos condimentados, fazer visitas regulares ao dentista, fazer gargarejos com sumo de limão e comer muitas maçãs.

O que é uma gastrite? Tem cura?

A gastrite é uma inflamação da parede do estômago que é, geralmente, acompanhada de azia, perda de apetite, náuseas, vómitos, indigestão e dores no estômago. As principais causas da gastrite são o Helicobacter pylori, medicamentos anti-inflamatórios, ingestão de bebidas alcoólicas e longos períodos sem comer. Para prevenir deve evitar alimentos gordos, fritos, fruta ácida, bebidas com álcool e com gás e não passar mais de três horas sem comer.

Sim tem cura, através da mudança de hábitos alimentares e alguns medicamentos.

Tenho uma úlcera no estômago, que cuidados devo ter?

A úlcera é um buraco na parede do estômago ou intestino delgado, que pode ser causada pelo excesso de suco gástrico, consumo de substância irritantes, pelo Helicobacter pylori e stresse. Os cuidados que deve ter são: evitar as bebidas alcoólicas, com cafeína e com gás, evitar tabaco, os anti-inflamatórios, as especiarias, o marisco e o leite. A sua dieta deve ser rica em couves, batatas, aveia, tapioca, mel, fibras, legumes e fruta.

O que é o Helicobacter pylori, a minha médica disse-me que o tinha, há tratamento?

O Helicobacter pylori é uma bactéria que reside no estômago e pode causar algumas doenças digestivas. A sua presença pode ser detetada através de análise ao sangue ou através de endoscopia. A maioria das pessoas são portadores e não tem sintomas, embora situações de azia, dor ou ardor no estômago, náuseas e vómitos podem dever-se à sua presença.

O tratamento é feito com recurso a dieta e medicação (normalmente são dois antibióticos e um medicamento para diminuir a quantidade de suco gástrico).

É normal libertar muitos gases?

Sim é normal. Os gases resultam de reações químicas que ocorrem no nosso intestino, alguns medicamentos, alimentos ou o facto de comermos demasiado rápido. Podemos prevenir a sua ocorrência através de alguns truques e mudanças na nossa rotina, tais como: moderar o consumo feijão, grão, castanhas, favas, espargos, brócolos, leite, e cebola, mastigar bem os alimentos, ingerir a fruta e os legumes no início das refeições, evitar bebidas com gás e comer um iogurte após as refeições.

Depois de uma noite com os amigos, e alguns copos, acordei com um dor de estômago terrível, o que posso fazer para melhorar?

Para melhorar deve evitar o consumo de bebidas alcoólicas durante 3 dias, deve comer muita fruta, beber bebidas com açúcar e fazer refeições leves. Pode ainda fazer um antiácido.

Fontes bibliográficas