18 de maio de 2014

Gânglios linfáticos


O que são os gânglios linfáticos?


Os gânglios linfáticos são umas estruturas que pertencem ao sistema linfático, tratam-se de uns órgãos que atuam na defesa do organismo e tem um papel importante na filtração da linfa, quando o organismo é invadido por microrganismos os linfócitos (células de defesa - glóbulos brancos) multiplicam-se nos gânglios mais próximos levando ao aparecimento de pequenos nódulos ou caroços (popularmente chamados de ínguas).


Onde se localizam os gânglios linfáticos?

Os gânglios linfáticos estão espalhados pelo corpo, sendo mais notórios nas axilas, pescoço e virilhas.

O que são ínguas?

As ínguas é o nome popular dado ao inchaço dos gânglios linfáticos. As ínguas podem surgir nas axilas, virilhas, pescoço e noutras partes do corpo. Os gânglios aumentam de volume como resposta a uma infeção ou inflamação, mesmo sem sintomas.

Tenho os gânglios do pescoço e virilhas inchados, devo falar com o meu médico?

O nosso corpo tem mais de 500 gânglios linfáticos, nestas estruturas acumulam-se os glóbulos brancos que lutam contra as infeções ou outros invasores do nosso corpo. Em situações de infeção, viroses ou outras doenças é comum notarmos pequenos inchaços no pescoço, axilas e virilhas (zonas onde mais facilmente se notam os gânglios). Após passar a infeção os gânglios voltam ao tamanho normal, se não diminuirem após 10 dias deve contactar o médico.

Tenho um nódulo no pescoço devo ficar preocupada, dá-me muita dor?

Não, deve optar por manter o nódulo sob vigilância, aplicar gelo, fazer um anti-inflamatório e se não melhorar após 5 a 6 dias deve falar com o seu médico. Se tiver alguma infeção ou inflamação deve aguardar que passe pois é a causa desta alteração.

Fui ao médico com umas análises, pois tinha à dois anos um nódulo no pescoço, ele só me receitou anti-inflamatório, o que devo fazer?

O médico conferiu os valores de leucócitos, como viu que estavam dentro dos valores normais (não tem uma infeção ou inflamação), optou por prescrever o anti-inflamatório, deve cumprir a medicação e se notar mais nódulos falar novamente com o médico.

O meu filho vai entrar para a escola, após fazer as vacinas, apareceram uns caroços atrás das orelhas, devo ir ao médico?

Não, esta reação é um efeito secundário normal às vacinas que fez, acabam por desaparecer.

É possível os gânglios virarem quistos?

Sim pode acontecer, embora seja raro.

Os gânglios inchados têm algum relacionamento com um linfoma?

Sim, os gânglios inchados são um sintoma do tumor dos linfócitos (linfoma), outros sintomas: febre, suores noturnos, perda súbita de peso, fraqueza, falta de apetite, náuseas, cansaço, fadiga e comichão intensa.

O que é um linfoma?

Um linfoma é um tumor do sistema linfoide que se caracteriza pela proliferação não controlada dos linfócitos (glóbulos brancos). Os linfomas podem subdividir-se no estádio I e II, (doença está localizada) e estádios III e IV, (doença disseminada). Os linfomas podem ainda dividir-se em dois grupos: linfomas de Hodgkin e não-Hodgkin.

Fontes bibliográficas

18 comentários:

  1. Boa Tarde. Faz mais ou menos 2 mesesq ue percebi um pequeno caroço no meu pescoço, só que ele não doi, mas ele é solto.
    Fui ao médido e le me disse que era uma ingua que podia ter vindo de uma gripe forte que peguei.
    Será mesmo que é Ingua?
    Tenho outra consulta marcada! Espero que seja o mesmo diagnostico!

    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim deve ser, as inguas são gânglios inchados normalmente devido a um processo inflamatório. Tenha calma e aguarde pela consulta. Se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  2. Olá
    Fiz tiroidectomia total em Maio de 2015 e fiz iodoterapia em Julho de 2015.
    Tenho andado bem. Fiz ecografia que revelou o seguinte:
    ECOGRAFIA DO PESCOÇO
    Alterações decorrentes da tiroidectomia total, assinalando-se na loca de tiroidectomia à esquerda duas micronodularidades justaspostas hipoecóides com 2,2 e 2,3 mm, e micronodularidade com 4 x 3.4 mm na vertente inferior do leito cirúrgico.
    À direita não se documentam alterações na área intervencionada.
    Pequeno gânglio espinhal à direita, sem critérios de suspeição, com 7.2 x 3.1 mm. Não se documentam gânglios não valorizáveis ou suspeitos na cadeia da jugular à direita.
    À esquerda, descreve-se gânglio proeminente em topografia do nível II com 16.8 x 4.5 mm, alongado, sem critérios de suspeição. Salienta-se contudo no nível IV formação ganglionar esferóide, de reduzida expressão dimensional (4,9 x 3,6 mm), mas a merecer suspeição e controlo no presente contexto.
    Diminuto gânglio espinhal alongado à esquerda com 7.6 x 1.8 mm.
    Devo ficar preocupada? Devo procurar já o médico, uma vez que só tenho consulta no final de Fevereiro...
    Obrigado pela atenção

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode falar com seu médico, não sei se tem outro exame semelhante para comparar... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  3. Olá! o que quer dizer múltiplos gânglios jugulares internos a esquerda, o maior medindo 23 x 7 mm???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, quer dizer que os gânglios do lado esquerdo do pescoço estão grandes, deve falar com seu médico... ando por aqui... :)

      Eliminar
  4. Boa noite,tenho uma nodulo no pescoço,porém ele é móvel e não é muito duro e não doi e nem tão grande,ja tenho alguns meses,mas não mudou nada. .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, continue vigiando se aumentar de tamanho ou tiver dor recorra ao seu médico... se tiver programada uma visita ao seu médico lhe fale disso... ando por aqui... :)

      Eliminar
  5. Oi, há dois dias percebi um caroço ao lado da minha orelha esquerda, muito perto mesmo e quando coloco o dedo pra localizá-lo sinto dor e ele não é móvel. O que pode ser?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, está vermelho e tem dor quando aperta? Parece uma pequena bolsa? Ando por aqui... :)

      Eliminar
  6. Olá, meu pai faz tratamento para câncer de próstata há 5 anos, ja há alguns meses está fazendo hormônioterapia, ocasião em que o testosterona sofre uma queda abrupta. A partir deste tratamento saíram 2 carocinhos nele, um na virilha, uma médica disse que é hérnia, e um no pescoço, ele nao muda de tamanho, e o meu pai nao sente qualquer sintoma. Alterações hormonais desse tipo podem ocasionar o aumento dos gânglios?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode ter relação com algum processo inflamatório... normal do problema, devem informar vossa médica e seguir suas recomendações... ando por aqui... se precisar... :)

      Eliminar
  7. Olá, boa tarde!!!A 12 anos atrás tive um acidente e rompi os ligamentos do ombro,calcificando,logo depois apareceu um volume na axila,com um nódulo que na época foi diagnosticado por lipoma.Minha pergunta é,em tanto tempo não era pra ter sumido?estou pensando essa semana,pode ter evoluído para um cancer ou o diagnóstico ter sido errado?O tamanho continua o mesmo,não me encomoda em nada,apesar do volume.Desde já,agradeço a atenção!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não me parece que tenha esse risco, sabe que o lipoma é uma acumulação de gordura, senão complicar sua vida pode ficar descanso, fale com seu médico... ando por aqui... :)

      Eliminar
  8. Olá, há alguns anos eu tenho um nódulo no pescoço, de tempos em tempos ele incha, inflama e dói, as vezes duas vezes no mês, as vezes uma vês no mês. Ele incha, inflama, fica por uns dias e depois diminui ( mas nunca sumindo totalmente ), tem vez que incha tanto que chega a formar uma bolha de sangue na pele perto de onde está inchado ( sim, essa bolha de sangue só se forma quando incha e inflama ), as vezes também acontece na virilha, mas com menos frequência. Já fui 3 vezes em médicos diferentes ( do hospital publico mesmo ) e todas as vezes sempre me indicaram apenas ibuprofeno, sempre tomei da forma que mandavam, mas nunca resolveu. Hoje mesmo eu estou uma compressa fria no pescoço porque está voltando a inflamar novamente ( como sempre ). Se eu me animar a ir em um medico novamente, eu devo ir em um medico de qual especialidade? E o que você acha que pode ser esse problema ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve procurar o médico para avaliar e contar o que se tem passado é provável que tenha que fazer analises ao sangue, não sei se já fez? Ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Olá novamente! Nunca fiz analises ao sangue, sempre me passaram ibuprofeno sem pedir nenhum exame. Isso que está acontecendo pode por exemplo ser um câncer?

      Eliminar
    3. Ok, mas deve então recorrer de novo ao médico referindo o que se passou... toda a história, não procure nada na internet vai sempre falar de câncer, e felizmente na grande, grande maioria das vezes não é... 😃 ando por aqui...

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... não revele nenhum dado ou informação confidencial no seu preenchimento.