Trabalho de parto

O que é o trabalho de parto?

O trabalho de parto consiste numa série de contrações uterinas regulares e progressivas que vão dilatando o colo do útero para permitir o nascimento do bebé.

Como decorre o parto?

O parto ocorre em três fases, o apagamento e dilatação, a expulsão e a dequitadura. O apagamento e a dilatação é uma etapa em que o colo do útero contrai e dilata até aos 10 cm, as contrações são rítmicas, intensas e dolorosas. A expulsão é uma etapa que começa assim que a dilatação esteja completa, as contrações são mais frequentes e demoradas e o bebé é expulso. A dequitadura é a etapa final, que se caracteriza pela expulsão da placenta e das membranas.

Trabalho de parto

Quanto tempo dura um parto?

A duração do trabalho de parto depende da mulher e se é o primeiro, segundo ou terceiro parto. Regra geral o trabalho de parto numa primeira gravidez dura 12 a 14 horas e os partos seguintes duram entre 4 e 6 horas.

Quais são os sinais de parto?

Os sinais de trabalho de parto são a saída do rolhão mucoso, rutura da bolsa de águas e as contrações. Expulsão do rolhão mucoso: substância esbranquiçada gelatinosa, ensanguentada, que tem como função proteger o feto de infeções. A expulsão significa que se iniciou a dilatação do colo do útero. Pode ocorrer horas ou dias antes do trabalho de parto. Rutura da bolsa de águas: quando ocorre a rutura deve dirigir-se à maternidade. Contrações uterinas: progressivamente ficam frequentes e intensas. Marque a cadência. As contrações seguidas durante duas horas com ou sem dor, são um sintoma de que chegou a hora de ir para a maternidade.

Como ocorre a dilatação no parto?

A dilatação do colo uterino é de, aproximadamente, um centímetro por hora, num total de dez centímetros (a dilatação ocorre mais rápido nos partos seguintes). Se a dilatação é inadequada ou não ocorre (paragem da dilatação), é comum induzir o trabalho de parto.

Vou levar pontos após o parto?

Sim, durante a expulsão é comum ser feito um corte para facilitar a saída do bebé e evitar que a pele rasgue. Após o parto a mulher deverá recorrer aos serviços de saúde para remover os pontos ou controlar a cicatrização do períneo (região entre a vagina e ânus).

Posso fazer o parto em casa?

No nosso país não há condições e apoio para fazer o parto em casa, é preferível ter o parto no hospital ou maternidade onde pode contar com outro tipo de apoio e preparação.

Posso ter companhia durante o parto?

O trabalho de parto evolui melhor se a grávida tiver um acompanhante. Normalmente o pai acompanha e apoia a grávida. Este acompanhamento é comum durante um parto normal. No caso das cesarianas, como se trata de uma intervenção cirúrgica, a presença não é permitida.

Fontes bibliográficas