domingo, agosto 03, 2014

Vaginites - sintomas e tratamento

Vaginites - sintomas e tratamento

As infeções vaginais caracterizam-se por alterações no corrimento, comichão ou prurido vaginal (post sobre coceira vulvar). As doenças mais frequentes ao corrimento vaginal são a vaginose bateriana, a candidíase e a tricomoníase.

Vaginites - sintomas e tratamento


Outras doenças menos comuns: cervicite, vaginite atrófica e ectopia cervical mucóide. 


Vaginose - sintomas e tratamento

  • corrimento branco-acinzentado
  • corrimento com odor intenso a peixe, não irritativo

(50% das mulheres não têm sintomas)

Tratamento da vaginose

Tratamento de primeira linha (opções recomendadas)
Tratamento alternativo (opções recomendadas)
  • tinidazol 2g comprimidos, uma vez por dia, durante 2 dias
  • tinidazol 1g comprimidos, uma vez por dia, durante 5 dias
  • clindamicina 300 mg comprimidos, duas vezes por dia, durante 7 dias
  • cloreto de dequalínio comprimidos vaginais 10 mg, durante 6 dias


Candidíase - sintomas e tratamento
(10 a 20% das mulheres não têm sintomas)

Tratamento da candidíase

Tratamento oral
  • fluconazol 150 mg, toma única
  • Itraconazol 200 mg, comprimidos duas vezes ao dia toma única ou 1 g, duas tomas de 12 em 12h
Tratamento vaginal
  • clotrimazol creme vaginal a 1% durante 6 dias
  • clotrimazol comprimido vaginal 500 mg, dose única
  • clotrimazol comprimidos vaginais 200 mg, 3 dias seguidos ou 100 mg, 6 dias seguidos
  • miconazol creme vaginal 2% durante 6 dias
  • econazol creme vaginal 1% durante 6 dias
  • econazol óvulo vaginal 150 mg durante 3 dias
  • sertaconazol óvulo vaginal 300 mg, dose única
  • sertaconazol comprimido vaginal 500 mg, dose única
  • sertaconazol creme vaginal a 2% durante 6 dias
  • isoconazol creme vaginal a 1% durante 6 dias
  • tioconazol comprimido vaginal 100 mg durante 6 dias
  • fenticonazol creme vaginal a 2% durante 6 dias
  • fenticonazol óvulo vaginal 200 mg durante 6 dias
  • nistatina comprimido vaginal, um vez por dia durante 14 dias

Tricomoníase - sintomas e tratamento

Tratamento da tricomoníase

Tratamento de primeira linha (opções recomendadas)
  • metronidazol 2 g, comprimidos, toma única
  • tinidazol 2 g, comprimidos, toma única
  • secnidazol 2 g, comprimidos, toma única

Tratamento alternativo (opções recomendadas)
  • metronidazol 500 mg, comprimidos duas vezes por dia, durante 7 dias

Fontes bibliográficas
spginecologia.pt
Partilhe

149 comentários:

  1. Doutor, gostaria de saber se um corrimento branco com cheiro normal é algum indicador de infecção. Eu faço uso de anticoncepcional e desde que me lembro sempre tive esse muco branco. Ele às vezes chega a incomodar um pouco pois fica sujando minhas peças de roupa íntima. Tento evitar usar absorventes para não abafar mais, só que realmente incomoda. Possui um cheiro muito fraquinho e é branco, mas quando seca nas roupas costuma ficar amarelado. Não há coceira, irritações ou ardor durante relações. É algo normal? Faço uso da pílula gracial.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      o corrimento branco leitoso espesso pode ser sinal de infeção genital, mesmo não tendo cheiro penso que deve falar com seu médico, pois não é muito agradável ter sempre este tipo de corrimento... faça então a visita e se precisar ando por aqui, dê noticias... boa sorte...

      Eliminar
  2. Iumi dá secura vaginal? O que posso fazer para melhorar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode causar, deve falar com sua médica se persistir... para já pode usar um lubrificante ou trabalhar mais os preliminares... se precisar ando por aqui.

      Eliminar
  3. Estou com um problema. Desde setembro estou com um corrimento de cor amarelo super clarinho, sem cheiro e sem coceira, que não passa de jeito nenhum. Em setembro, quando eu já estava com esse corrimento, fiz o papanicolau e não deu nada no resultado dele. Já usei fluconazol, secnidazol, tinidazol e tioconazol; fiz até lavagem com água morna e vinagre. E mesmo assim o corrimento não passa. O mais estranho é que, nas outras vezes que eu tive corrimentos (e que era confirmado alguma doença), o primeiro dia que eu usava pomada ginecologica, a vagina coçava extremamente, mas dessas últimas vezes não coçou quando comecei a usar pomada. Estou preocupada, porque o corrimento não para, m6s não deu nada nos exames. Estou até pensando na possibilidade de ser alergia de alguma coisa, tipo camisinha ou algo assim. Já cheguei a pensar que esse corrimento é o "normal" do meu corpo. Não sei mais o que fazer. Tem alguma dica ou idéia do que possa ser? Obg.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, fez alguma colheita do corrimento para fazer analise e descobrir a presença de batérias?

      Eliminar
  4. Boa noite.
    Estou a fazer um tratamento para a candidiase em que o medico passou um comprimido unico de 500mg de sertagonazol. Este não dissolveu e saiu inteiro. Tem algum problema?
    É que eu fui a farmacia e a farmaceutica disse que era normal, mas eu ja fiz tratamentos c comprimidos e eles dissoveram.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, me parece que não fez efeito, deveria repetir o tratamento... fale com seu médico... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  5. Olá, boa noite.
    Tenho um corrimento branco tipo requeijão que nunca tinha tido. Não tem odor, mas incomoda bastante. As vezes sinto comichão, mas só no exterior.
    Estava a pensar colocar gino-canistene e betadine. O que me aconselha?
    Não tenho como ir ao meu médico pois estou de viagem.
    Obrigada desde já.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, me parece que basta colocar o gino-canesten, assim que possa deve procurar ajuda de seu médico... se precisar ando por aqui.... :)

      Eliminar
    2. Assim farei então. Mto obrigada :)

      Eliminar
  6. Ola! Boa tarde!! Gostaria de saber se o tinidazol corta o efeito do anticoncepcional! Minha médica passou o Pletil que é tinidazol, mas fiquei com medo que influenciasse no anticoncepcional. Desde ja, Obrigada!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não corta o efeito, mas pode influenciar e causar alterações menstruais... mantenha seu anticoncepcional... ando por aqui... :)

      Eliminar
  7. Olá Carlos Edgar. Eu sempre que faço a toma da pílula sinto um ardor horrível vaginal. Mas interior. Por essa razão não consigo ter relações sexuais. Sempre que há penetração, mesmo que haja muita lubrificação eu sinto um ardor terrível que me impede de continuar. Já falei com a minha médica de família com uma ginecologista e com uma enfermeira mas todas me disseram que é psicológico porque a pílula não dá reacções deste tipo. Pode dar me uma opinião sobre isto? Muito obrigado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, realmente não me parece também ser essa a causa para esse ardor... não fica muito ansiosa e se retrai? Pode ser essa a causa... ando por aqui... :)

      Eliminar
  8. Olá Dr. Carlos. Após a menstruação, tive sempre um corrimento leitoso e pontualmente aparecia um pouco mais rosado, iniciei o ginocanesten, mas logo após a primeira aplicação sangrei um pouco. É normal?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode acontecer, me parece que estava com uma candidiase, senão melhorar em 2 a 3 dias deve falar com seu médico... ando por aqui... :)

      Eliminar
  9. Olá Dr., tenho uma dúvida.
    Há alguns dias estou sentido uma coceira na entrada da vagina e arde quando limpo após usar o banheiro. Comecei a pesquisar sobre infecções vaginais, mas não sinto dor ao urinar nem durante as relações sexuais e também não há corrimento. O que pode ser?
    Obrigada desde já :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode ser alguma infecção, mudou recentemente de absorvente... se mantiver esses sintomas é melhor falar com seu médico... para ele avaliar... ando por aqui... :)

      Eliminar
  10. Olá, domingo passado tive " relação sexual " mas não houve a penetraçao, apenas o oral, acho que deixou a entrada da vagina irritada e logo no dia seguinte havia um corrimento cor meio amarelado, e uma coceira insuportável, sem odor, mas o corrimento está vindo demais e quando fui olhar, digamos na parede da vagina o corrimento parecia que estava grudado lá.. Muito estranho ! Inseri o gino canesten está noite e a coceira melhorou e está menos corrimento, mas quando olho ainda continua parecendo o corrimento la dentro, será que é candidíase mesmo ? Estou muito preocupada mas sei que não é nenhuma doença sexualmente transmissível, pode ser alguma outra coisa além de candidíase e será que mesmo assim o remédio fara efeitou ? Ele dissolveu mas depois veio todo na minha calcinha quando acordei e levantei, é normal ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim deve ser... deve aplicar mais dois ou três dias e senão melhorar falar com o seu médico, na próxima vez não deve aplicar pomada sem conselho médico... ando por aqui... :)

      Eliminar
  11. Bom dia, gostaria de saber se é possivel engravidar durante o tratamento com Fluomizin comprimido vaginal. Aconteceu uma semana antes de vir o a próxima menstruação, é possível estar grávida? Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola, sim pode engravidar, embora estes medicamentos possam dificultar pois acabam por destruir os espermatozoides, deve fazer o tratamento primeiro e depois pensar nisso... :) ando por aqui.

      Eliminar
  12. Olá bom dia
    Tenho duas questões:
    Estou a tomar fluomizin e já coloquei o 5o óvulo, portanto só me falta mais um comprimido para terminar o tratamento.
    -Este interage com a pílula? Devo usar algum método barreira nos próximos 7 dias?
    -entre o 4o e o 5o dia comecei a urinar com mais frequência e hoje sinto um ligeiro incomodo na bexiga, como pressão. Se for o caso de uma inflamação na bexiga devo procurar o meu médico ou espero que retome a normalidade ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola, não interage... não precisa de se proteger, mas pode notar algumas alterações no período menstrual... se continuar tendo essas alterações urinarias deve falar com seu médico pois pode estar tendo uma infecção urinaria... se precisar ando por aqui, para já beba muita água... :)

      Eliminar
    2. De facto influenciou o período menstrual, encurtando-o de 4 para 3 dias. No entanto, no 4o dia (sem sinal de menstruação) durante a relação sexual houve um sangramento (sangue vivo) que parou assim que se interrompeu o coito. Devo procurar um ginecologista com urgência?

      Eliminar
    3. Olá, deve manter sua pílula e aguardar... ando por aqui... :)

      Eliminar
  13. Ola, Tomo a pilula Juliperla a 7 meses mas desde ai quase todos meses tenho infeções vaginais...acha que pode ser devido a pilula?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode ser a causa indirecta, pode alterar seu meio vaginal e criar essas alterações e infecções... ando por aqui... :)

      Eliminar
  14. Olá comecei a fazer o tratamento com fluomizin, ja tinha a caixinha com os comprimidos ha dois anos aqui guardada mas ainda estao dentro do prazo vao terminar em setembro de 2016, o problema e que os comprimidos nao estao saindo para fora, nao ha qql residuo e esta a ficar tudo dentro da vagina em grumos, o que se passa? será que tem a ver com o tempo de estarem guardados? devo parar o tratamento?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, em principio não há nada de errado, irão sair... eles ao derreter podem acabar por sair juntamente com o corrimento, não tem corrimento? Ando por aqui... :)

      Eliminar
  15. boa tarde eu uso a injeçao messigyna e todo dia 14 eu faço a aplicaçao,mas no mes passado de março fiz a aplicaçao da injeçao dia 14 e no dia 15 tomei a dose unica do tinidazol,minha nestruaçao esta atrasada a 5 dias,e estou indo direto ao banheiro fazer xixi,e sinto umas dores abdominais e nas costa,isso é normal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim me parece que possa ter relação com o tratamento... deve procurar seu médico pois pode estar com infecção, faça um teste de gravidez para conferir também... ando por aqui... :)

      Eliminar
  16. Dr, tenho sentido uma ardência nos lábios menores e realmente não tenho ideia do que possa ser. Às vezes chega a queimar e arder na hora do xixi. O que pode ser? Será influência do anticoncepcional que tô tomando há dois meses?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, mas já observou, nota corte ou assadura? Ando por aqui.... :)

      Eliminar
    2. Não é bem assadura, mas o lado de dentro dos lábios estão bem vermelhos. O que pode ser? Não percebi também nenhum corrimento diferente.

      Eliminar
    3. Olá, e nas relações dói? Mudou de marca de absorvente recentemente? Ando por aqui... :)

      Eliminar
  17. Olá doutor..

    Apliquei gino canasten 1 comprimido vaginal no período da noite, antes de dormir e agora de manhã cedo percebi que estava com ele ainda na vulva mas perto de expelir completamente. Como sei que realmente fez efeito? Senti uma melhora mas ainda coça! Dps de quanto tempo melhora mesmo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, foi seu médico que sugeriu? Ando por aqui. :)

      Eliminar
  18. Estou com sintomas de candidiase e uma colega farmacêutica indicou aplicar tioconazol + tinidazol por 7 dias a noite e tomar dose unica de fluconazol. Durante esses dias tem que ficar sem relação? E quanto a bebida alcoólica? Só consegui médico para daqui duas semanas. Ainda não comecei o tratamento mas pretendo começar ainda hj. Grata.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve aplicar antes de dormir, e normalmente não precisa de evitar as relações... era melhor falar com o médico primeiro... ando por aqui.. :)

      Eliminar
  19. Olá Doutor.
    A cerca de 4 dias estou com sintomas de candidíase, no ano passado tive 4 vezes. Nos 2 primeiro dias que comecei a sentir os sintomas achei que fosse passar como de costume, mas não melhorou, então comecei a usa o creme crevagin (tinidazol + nitrato de miconazol)mas usei só uma noite, pois fiquei com muita irritação na vagina, decidi comprar e usar o comprimido gino canesten 500mg( Clotrimazol ). Porém hoje pela manhã saiu alguns pedaços do comprimido, deu pra perceber que o mesmo estava se dissolvendo. E agora voltei a ter um certo incomodo, uma irritação. Gostaria de saber se mesmo assim o comprimido fez ou esta fazendo efeito, devo continuar o tratamento com outros medicamentos? Ou devo esperar o resultado ? Alguma indicação ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim fez efeito... mas deve procurar seu médico para ele avaliar... ando por aqui...

      Eliminar
  20. Ola coloquei clotrimazol 500mg a noite e ao colar a seringa noite uma certa dificuldade para fazela entrar, mesmo assim coloquei o comprimido ao retirar a seringa ela estava suja de sangue, isso é normal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode acontecer, deve manter o tratamento como seu médico sugeriu... ando por aqui... :)

      Eliminar
  21. Boa noite. Comecei à cerca de um mês a tomar a pílula. Desde o início não fiz as tomas corretas e passados alguns dias começou um corrimento castanho, passados alguns dias comecei também a sentir desconforto abdominal e uma sensação de vaginite. Interrompi a pílula 4 dias antes de terminar com medo que me agravasse os sintomas. Agora estou com o período e os sintomas persistem, sinto ainda uma dor muito ligeira na zona do ovário esquerdo. Serão efeitos colaterais da toma irregular da pílula? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim devem ser efeitos da toma irregular... deve seguir as indicações de seu médico, iniciando no 1° dia da menstruação e manter a pílula certinha... ando por aqui... :)

      Eliminar
  22. Bom dia, sinto dor nas relações e percibi que minha vagina fica muito vermelha e como se estivesse ferida, tem vezes que fica impossível a penetracao sempre tive a vagina muito seca mesmo com uma boa preliminar mais ultimamente ta bem mais seca.. Sempre depois da menstruação fica pior, sinto tbm bem inchada por dentro as paredes bem ásperas. Só consegui consulta na rede pública daqui 2 meses. Mais já não sei o que fazer o que posso ir tomando.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim me parece que seja da secura, pode usar um lubrificante até à consulta, é provável que precise de um tratamento hormonal localmente... ando por aqui... :)

      Eliminar
  23. Ola dr...fiz tratamento para candidíase com a pomada fentizol...durante 7 FIAS...nesse período nove sangramento. Agora...após uma semana houve a pausa do meu anticoncepcional para menstruar...mas domingo já volto a tomar a próxima cartela e ainda nai menstruei. A pomada altera o ciclo!?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode haver alterações... o importante é tomar certinho... ando por aqui... :)

      Eliminar
  24. Olá Dr após entrar em uma banheira com espuma sentir leve ardência na vulva. Logo após tve relação sexual com meu parceiro sem o uso da camisinha. À três dias sinto coceira na vulva e na parte exterior clitóris inchado uma parte dos labios super inchados. Conseguir marcar um medido só pra semana seguinte.a farmaceutica me indicou secnidazol e creme tioconazol+tinidazol estou desesperada o q fazer se ñ passar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode seguir o conselho da farmacêutica, mas deve marcar consulta com seu médico para ele avaliar... ando por aqui... :)

      Eliminar
  25. Olá, boa noite!
    Comecei a usar o metronidazol em gel via vaginal, sendo que não ainda não comecei o vira oral ainda porque na farmácia não tinha dose única... Há algum problema?
    Hoje é meu segundo dia usando o gel do metronidazol e ao urinar vi uma gosminha marrom, é normal?!
    To fazendo antibioticoterapia para vaginose.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode acontecer... deve manter e seguir as indicações de sua médica... ando por aqui... :)

      Eliminar
  26. Olá doutor, tem uns dias que minha vagina esta mto irritada, ardendo mto, com corrimento e no corrimento tem uma massinha branca. O que pode ser? Sinto mta dor para urinar e dor e ardencia no ato sexual..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, me parece ser uma candidiase deve falar com seu médico para ele medicar e tratar... ando por aqui... :)

      Eliminar
  27. Olá, boa noite
    Usei a pomada tioconazol+tinidazol por 7dias , e no segundo dia pra frente começou a vir sangramentos e um corrimento marrom, ja estou no 3dia apos usar as 7aplicaçoes e ainda não parou... li um pouco e dizem q pode ser a menstruaçao mais estou tomando anticoncepcional continuo a mais de 3meses nao veio nenhum borrão, nao sei oq pode ser esse corrimento.. estou desesperada pode ser algo grave???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode ser usar o anticoncepcional continuo ou mesmo pelo tratamento que está fazendo... deve manter e seguir as indicações de seu médico, ando por aqui... :)

      Eliminar
  28. Olá... bom tive candidiase e use gino canestem passou logo depois mestruei normal mas quando acabou a menstruação tive um corrimento com odor horrível, passei no médico e ele me receitou takil e secnidazol, mas estou tendo muitas dores no estômago devido a pomada e não estou nem na metade do tratamento,o que devo fazer parar o tratamento ou utilizar um rádio para as dores do estômago? Espero resposta obg...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve procurar seu médico... pois não deve suspender o tratamento com riscos de voltar a ter infecção... ando por aqui... :)

      Eliminar
  29. Olá bom dia! Fiz uso do gino canesten comprimido e dois dias após o uso um pequeno resíduo saiu acompanhado de um sangramento! Nada de dor, ardência etc! Só um pequeno sangramento mesmo! Li que pode haver uma hemorragia vaginal após o uso de gino canesten! Isso procede? O sangramento passa sozinho? Tomo anticoncepcional e não estou nem na metade da cartela creio não ser a minha menstruação! Será que passa sozinho esse sangramento? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim procede, deve diminuir e acaba por parar... ando por aqui... :)

      Eliminar
  30. Olá Dr. CARLOS comecei o tratamento com Gino canesten de 1 comprimido vaginal, a minha pergunta é quanto tempo pra fazer e feito e se devo ficar sem ter relação sexual durante um tempo caso tenha que ficar quantos dias? Obrigada
    Agardo um retorno

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não corta o efeito do anticoncepcional... ando por aqui... :)

      Eliminar
  31. Olá,
    O resultado do meu preventivo consta "Gardinela/Mobiluncus"
    Estou fazendo o tratamento que meu medico receitou(Secnidazol 2 comp dose unica + Tinidazol pomada por 7 dias). Já estou no sexto dia, mas não vi melhora.
    Qual outra opção de tratamento??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, para já deve concluir, se mantiver os sintomas e alterações deve voltar a falar com seu médico... ando por aqui... :)

      Eliminar
  32. Boa noite, minha ginecologista me passou tratamento com fentizol ovulo, porem quando fui aplicar o mesmo estorou dentro de mim, ficando o ovulo no embulo, retirei o aplicador e consegui colocar o restante para dentro. Mas sera que vai fazer efeito, ou vou ter que utilizar outro ? Se sim pode ser amanha mesmo ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim me parece que vai fazer efeito... siga suas indicações... ando por aqui... :)

      Eliminar
  33. Meu preventivo acusou Inflamação, sugestivo por Gardinerela/Mobiluncus.
    Tenho um corrimento constante, aquoso e sem cheiro,e sempre que tenho relação, sangra. É por causa disso??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode ser essa a causa, deve falar com seu médico para tratar... ando por aqui... :)

      Eliminar
  34. Olá boa tarde. Tenho andado com uma comichão e um ardor na vagina acompanhado de um corrimento esbranquiçado. Na farmácia me receitaram Gino canesten 1 comprimido. Apliquei ontem a noite mas ao longo de todo o dia de hoje vejo a cueca sempre suja do creme. É normal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode acontecer... deve aguardar e procurar seu médico senão melhorar... ando por aqui... :)

      Eliminar
  35. Olá,fiz o uso do óvulo gynotran,porém 4 dias depois do uso tive relação desprotegida,Com medo tomei a pilula do dia seguinte 48 horas após,faço também o uso do anticoncepcional Minian. Gostaria de saber se o óvulo corta o efeito do anticoncepcional? E se esse atrasado pode ser porque tomei a pilula no penúltimo dia do anticoncepcional?( não estaria fértil para engravidar ou é possível? ) obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não interfere... o atraso pode ter relação com o tratamento... ando por aqui... :)

      Eliminar
  36. Ola tomei o remedio tinidazol de 500mg tomei 2 de uma vez e tive alergia não tomei mais depois comecei usar a pomada metronidazol por 7 dias depois de usar a pomada fique sangrando desde o dia 19 e não paro mais de sangrar oque devo fazer não tomei injeção no mes de julho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, esse tipo de tratamento pode causar essas alterações menstruais... deve manter os tratamento... ando por aqui... :)

      Eliminar
  37. Olá; estou preocupada pois tomei fluconazol e no dia seguinte tive corrimento rosado com uma gota de sangue vivo,dps não sangrou mais, isso é devido ao uso do medicamento ou posso estar grávida? ainda não é meu dia da regra e tive relações porém sempre com coito interrompido pode ter alguma relação?? Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, ele não corta o efeito, mas pode alterar nossa menstruação ou causar escapes... mantenha e se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  38. Bom dia doutor...
    Estou com um probleminha já há alguns anos, sempre vou ao ginecologista porém todos me falam a mesma coisa (creio que só querem meu dinheiro.... pois resolver meu problema nada...)
    Acabo por fazer coisas por mim mesma....
    Enfim! Tenho uns corrimentos estranhos... Ora ele é branco, depois transparente, raramente amarelados...
    Todos os médicos que passei disseram que era problema hormonal e que irei morrer com corrimento... o fato é que nenhum deles fizeram exames para relatar tal coisa, sempre faço o papa mas sempre da tudo certinho... Sempre tomo secnidazol e volta e meia uso tinidazol, quando uso a pomada ela sai um amarelo esverdeado (o que significa ?) Pra falar a verdade já usei quase todas as pomadas... nenhuma resolve.. Não sei mais o que fazer... pois nem os médicos me ajudam.... no que o Senhor pode me ajudar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, usa algum anticoncepcional? Usou algum medicamento para fortalecer suas defesas vaginais... ando por aqui... :)

      Eliminar
  39. Carlos boa tarde!
    Obrigada pelas orientações, ajuda muito no momento que não temos acesso a um médico.
    Eu tenho candidíase recorrente, em junho passei na gineco ela me passou fentizol creme 7 dias, melhorou mas depois que veio a menstruação voltou o corrimento. Como ela está de férias e só tenho retorno no final do mês e estava me incomodando fui na farmácia e comprei o fentizol óvulo. Vai fazer uma semana amanhã que coloquei dose única, está saindo um muco espesso e branco-amarelado. Estou na dúvida será que é um corrimento ou ainda pode ser o medicamento sendo expelido? Ou uma mistura dos dois? Estou preocupada. Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, me parece ser ainda corrimento, pois já passaram muitos dias... ando por aqui... :)

      Eliminar
  40. Olá,
    tenho o aparelho jaydess colocado e fiz recentemente um tratamento para uma infeção com Fluomizin e Azitromicina. estes comprimidos podes de alguma forma anular o efeito do jaydess? tenho relações com o meu namorado sem proteção e estou um pouco preocupada com o atraso na minha menstruação...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não cortam o efeito... ando por aqui, as melhoras... :)

      Eliminar
  41. olà Dr. Carlos... apliquei o comprimido dose única do gino canesten no sábado à noite; no domingo o dia todo foram saindo granulos do comprimido juntamente com um corrimento de cor avermelhada. Na segunda aumentou o sangramento, fiquei na dúvida se era a menstruação ou sangramento mas como aumentou muito o fluxo achei que era menstruação. Ontem a partir do final da tarde aumentou mais, está com uma característica diferente do que é a menstruação em geral, um sangramento mais liquido e que sai em jato, quando vou fazer xixi ou tomar banho. Será uma hemorragia? Preciso procurar um atendimento de urgência, ou isso é esperado? Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, foi o médico que lhe sugeriu esse tratamento? >Estava com algum sintoma? Ando por aqui... :)

      Eliminar
  42. olá, não, comprei na farmácia pois estava com corrimento branco. Agendei médico já mas demora a consulta ainda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ok, então aguarde senão passar ou notar aumento na quantidade recorra aos serviços de saúde... ando por aqui... :)

      Eliminar
  43. Dr. em um mês, menstruei duas vezes, na segunda vez durou mais de 7 dias, teve uma pausa de 3 dias e desceu de novo por mais 2 dias. Estava com sintomas de candidíase, tomei o fluconazol mas continuo igual. Sinto dores no momento da relação sexual, coça e tenho corrimento. Meu parceiro não gozou dentro, tomo anticoncepcional Qlaira regularmente, corro risco de ter engravidado devido à candidíase?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. OLà, com a qlaira não tem riscos, está protegida... o tratamento com fluconazol pode alterar nosso ciclo, deve procurar seu médico novamente, não melhorou... ando por aqui... :)

      Eliminar
  44. Boa noite. Há duas semanas tive sintomas do que me parece ser candidíase, comichao, algum corrimento e um pouco de ardor. Tomei gino canesten dose unica e por fora usei uma pomada, o generico do canesten. Entretanto os sintomas pararam.. Duas semanas depois tive relacões e sangrei um pouco, nao senti dor e estava lubrificada. A menstruacao tb ainda está longe de vir.. É normal? Sera que está relacionado com o qe tive anteriormente?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, o sangramento pode ter resultado da relação... ao ter mais parceiros tem mais riscos de infecções vaginais... ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Mas é normal acontecer com a relação? Tenho apenas um parceiro..

      Eliminar
    3. Olá, as causas podem ser muitas, com um só parceiro provavelmente as causas devem ser outras, pode encontrar no post algumas causas... ando por aqui... :)

      Eliminar
  45. Dr,Bom dia.Usei o trat de geno canesten por 6 dias,nos dois últimos dias começou a sair um pouco e sangue,terminei o tratamento faz 2 dias,e ainda está saindo um pouco de sangue,minha menstruação deve chegar amanhã,esse sangramento é normal por causa do tratamento,ou é pq está próximo a menstruação?o corrimento é um pouco mais espesso que o sangue,mas é da cor de sangue um pouco escuro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode resultar do tratamento, deve aguardar, com calma... ando por aqui... :)

      Eliminar
  46. Boa tarde dr....tou gravida de 19 semanas..ha 2 dias fui a casa de banho qndo me fui limpar veio um corrimenti amarelado parecia ranho....me tnho comichao na vagina.axa k podr ser candidiase?pensei em por um ovulo gyno pervary 150 ml....sera k faz mal ao bebe?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não deve aplicar, deve falar com seu médico primeiro, ando por aqui... :)

      Eliminar
  47. Boa tarde dr....tou gravida de 19 semanas..ha 2 dias fui a casa de banho qndo me fui limpar veio um corrimento amarelado parecia ranho....me tnho comichao na vagina.axa k podr ser candidiase?pensei em por um ovulo gyno pervary 150 ml....sera k faz mal ao bebe?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não deve aplicar, deve falar com seu médico primeiro, ando por aqui... :)

      Eliminar
  48. ola a dias tenho dor no lado esquerdo da minha barriga em baixo e doi meus rins nas costas fui ao medico e me receitou metronidazol e fluconazol depois de dois dias de tratamento estou com um corrimento marrom isso e normal e tenho muita cólica e sem falar que ando zonza tbm .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode ser um efeito do tratamento, que deve manter e se continuar zonza deve falar com seu médico... ando por aqui... :)

      Eliminar
  49. ola estou a tomar gino pevaryl 3 ovulos mais creme vaginal e gostava de saber quanto tempo demora a fazer efeito

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, uns dias depois de tratamento já nota melhorias, siga as indicações de seu médico... ando por aqui... :)

      Eliminar
  50. Boa noite. Estou usando crevag mas no terceiro dia do tratamento começou um sangramento rosado. É normal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode me confirmar o nome do medicamento? Ando por aqui... :)

      Eliminar
  51. Olá, tomei secnidazol que a médica receitou e no outro dia começou um sangramento, o corrimento e coceira parou, mas o sangramento ja faz uma semana e ainda nao esta dando sinal de diminuir ou parar, é normal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode acontecer, deve falar com sua médica se continuar tendo ou notar aumento... ando por aqui... :)

      Eliminar
  52. Bom dia , Doutor sou portadora de lupus e toda vez q cai minha imunidade tenho problema com candidiase sempre faço tratamento com pomada nitrato de mmiconazol e controla rapido, porem semana passada comecei c sintomas e a medica passou um comprimido de fluconazol e uma pomada tinidazol nitrato de miconazol , mas so usei 2 x pois tive uma coceira insuportavel qdo passei , voltei na medica ontem ela disse q tive reaçao alergica e me passou fentizol ovulo, usei ontem msm p dormir mas hj continua ardendo muito, c secreçao qto tempo demora p fazer efeito ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode demorar uns dias pode ainda estar com vermelhidão e assada, siga as indicações de sua médica... ando por aqui... :)

      Eliminar
  53. Olá Dr. Gostaria de saber se gynotran óvulos corta o efeito do anticoncepcional stezza? Obg. ..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não corta, mantenha, ando por aqui... :)

      Eliminar
  54. Oi Dr. Eu tinha um corrimento esverdeado com aparência de leite talhado e com coceira, tomei um fluconazol de 150 a 3 dias ,hj fez 4 dias, não tive mais coceira e sim corrimento com uma cor rosada, o cheiro é como se tivesse um pouco de sangue, tomei anticoncepcional quase um mês atrás e o mesmo tempo não tive relação sexual...o que pode ser? Me ajuda, obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, como lhe disse deve ser do tratamento, mantenha e se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  55. Olá doutor, desconfio q esteja com candidiase, pois estava sentindo uma ardência, então tomei o fluconazol dose única ontem e agora sinto somente uma coceira, não tenho corrimento. Aguardo mais alguns dias o efeito do remédio? Pensei em utilizar o comprimido vaginal dose única, ou será mt forte? Melhor usar os cremes?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve aguardar e se mantiver sintomas deve falar com sua médica, pois ao usar esses produtos sem avaliação pode criar desequilíbrio em seu meio vaginal... ando por aqui... :)

      Eliminar
  56. Quero fazer uma pergunta to com canseira e um pouco de dó na vargina e um odor....... pode mim informa o que é e como fazer para melhorar???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve procurar seu médico, pode estar com infecção... ando por aqui... :)

      Eliminar
  57. Olá boa noite! Quinta feira fiz o uso do remédio Gino Canesten comprimido 500mg. E gostaria de saber quantos dias eu tenho q esperar pra voltar a ter relações? Alguém poderia me tirar essa duvida. Pois pra mim a ardência q eu estava sentindo já melhorou e mt!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode manter as relações que ele não corta o efeito... ando por aqui... :)

      Eliminar
  58. Olá boa noite, fiz exames e deu processo inflamatório, a medica me passou ASTRO 500mg 2coprimidos e gyben ( comprei o genérico tioconazol+tinidazol) no 2 dia desceu pela manhã pequenos coágulos de sangue, no 4 dia surgiu leve sangramento. Devo continuar o tratamento ( 7dias) ??? Obrigada! Não sinto dor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim deve manter e seguir as indicações de sua médica... ando por aqui... :)

      Eliminar
  59. Doutor, eu tava com um corrimento branco e uma ardência na vagina, minha médica indicou pomada ginna. Fiz o exame e deu um processo inflamatório, ai ela passou ácido bórico. Mas agora passaram 2 meses e a ardência nos lábios pequenos voltaram e o corrimento branco em excesso também. Será que tenho algo mais sério? Vou marcar consulta com ela de novo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve ser sua candidiase que retornou e precisa de outro tratamento, deve então marcar a consulta, por vezes acontece isso... ando por aqui... :)

      Eliminar
  60. Oi doutor eu tomei a injeção despo.proverá estou com muita cólica está sangrando um pouquinho a vagina está coçando e tenho dores pra ter relação o que faço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve falar com seu médico para ele avaliar... ando por aqui... :)

      Eliminar
  61. Olá, gostaria de saber se ao utilizar o comprimido de via vaginal Gino-Canesten de dose única, diminui ou corta o efeito da pílula anticoncepcional.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não corta, pode ficar descansada... siga as indicações de seu médico, ando por aqui... :)

      Eliminar
  62. Olá, gostaria de saber se todas as verrugas que aparecem na região genital pode ser hpv, fiz meu preventivo a um mês atras e deu tudo ok, porém a uma semana atras apareceu uma verruguinha, apenas uma na região entre a vagina e o ânus pode ser hpv?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim tem grandes chances de ser... a maioria das mulheres é portadora de hpv e não tem sintomas nem terá problemas... deve manter seu preventivo e falar com seu médico para ele avaliar, pode também fotografar a verruga com pequena régua para acompanhar sua evolução... ando por aqui... :)

      Eliminar
  63. Ola, tenho 1 filho de 4 anos,, acontece que quero ter outro filho e foi ao medico descobre que estou com infeções. a minha duvida é:

    Estou a usar o metronidazol e o genocandistem, indicado pelo medico acontece que quando aplico ao dormir, no dia seguinte o medicamentos sai todo.
    Isto é normal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve ser uma porção, pode acontecer, deve aplicar como seu médico sugeriu, não se preocupe.... ando por aqui... :)

      Eliminar
  64. olá doutor, ontem tomei um comprimido de tinidazol e hoje de manhã tive um corrimento rosado.. é normal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode acontecer, é um efeito secundário comum, ando por aqui... :)

      Eliminar
  65. Doutor estou com um corrimento meio amarelado e com cheiro mt forte , e fica pior após a relação o meu médico me receitou a pomada tinidazol +miconazol durante 7 dias e o comprimido Metronidazol de 400g duas vezes ao dia durante 7 dias eu chego do trabalho janto e todo os dois de uma vez e tomo banho. Aplico a pomada so que no dia seguinte estava com sangramento rosado ai tomei dois dias e um nao pra ver se para e ainda nao parou devo voltar a toma ? Quanto tempo depois para de sangrar ? Será que o remédio esta me cortando por dentro? E sinto cólicas mais na fiquei menstruada estou preocupada . Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deveria manter e seguir o tratamento que seu médico indicou, para tratar, o tratamento pode causar esse tipo de escape... ando por aqui... :)

      Eliminar
  66. Doutor, fiz o tratamento com o Gino-Canesten comprimido dose única faz uns 3 dias e estou notando sair um líquido bem branco e aquoso (não parece o corrimento da candidiase) e tem pequenos pedaços do comprimido. gostaria de saber se isso é normal? se por caso é efeito do próprio remédio ou é sinal que a infecção ainda não sarou? fico no aguardo obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode acontecer, ser corrimento com restos do comprimido... deve aguardar, se mantiver alterações deve falar com seu médico... ando por aqui... :)

      Eliminar
  67. Dr: Carlos estou com candidíase e tomei um comprimido de fluconazol de 150 mg e estou usando Gino-canesen ,isso vai fazer com que eu melhore pois quando coloco à pomada no interior da vagina fica cossando .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, eu não sugiro esse tipo de tratamento sem conselho médico, pois pode não ser o indicado e pode criar maior desequilibro no seu meio vaginal... ando por aqui... :)

      Eliminar
  68. E só esclarecendo mais uma coisa com quantos dias começa a diminuir o incômodo ? Ja que estou usando fino canesen

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, foi seu médico que sugeriu? Ando por aqui...

      Eliminar
  69. Já tive candidíase e agora veio os mesmos sintomas, fiz o uso do gino canesten 1 comprimido na sexta, no sabado e hoje notei um corrimento pastoso SEM pedaços do comprimido, somente corrimento branco e SEM cheiro. O que isso significa? Será que não fará efeito?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode precisar de mais tempo de tratamento ou outro medicamento... deve falar com seu médico... ando por aqui. :)

      Eliminar
  70. Boa noite! Usei metronidazol por sete dias a última aplicação foi ontem. Não tava sentido nada. Hoje observei minha vagina irritada tipo soltou pele. É normal. Só tive um pequeno sangramento na primeira aplicação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, mas não nota dor ou ardor? Ando por aqui... :)

      Eliminar
  71. Bom dia Dr. Carlos, estou tratando vaginite bacteriana. Tomei 2 comrpimidos de Secnidazol de manhã e 2 a noite (recomendação). Quando fui deitar percebi um sangramento e precisava continuar o tratamento com Gynotran. Fiz a aplicação, mas li na bula para não usar no período menstrual. Não estou usando método contraceptivo, meu período é para vir em 10 dias. Pergunto? O Secnidazol pode causar sangramento? Posso continuar o tratamento com Gynotran?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim foi essa a causa deve manter o tratamento como sua médica indicou... ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.