quinta-feira, fevereiro 13, 2014

Vaginose bacteriana

Vaginose bacteriana

A vaginose bacteriana é a infeção vaginal mais comum e resulta do desequilíbrio da flora vaginal, que leva ao aumento do numero de bactérias na vagina levando ao alterações no corrimento e odor vaginais.

Causas da vaginose bacteriana

O meio vaginal é protegido por lactobacillus que transformam a flora num meio ácido, prevenindo a proliferação de células invasoras. As condições na flora vaginal podem ser alteradas devido a uso de produtos de higiene agressivos, antibióticos, anticoncecionais hormonais, uso de DIU, stresse, ansiedade, preservativos, cremes vaginais, endometriose, infeção das trompas, feridas no colo do útero, gravidez, entre outros.

Quando ocorre esta alteração ocorre o desenvolvimento de bactérias, sendo a mais comum a Gardnerella vaginalis.

Sintomas da vaginose bacteriana
  • Corrimento branco, cinza ou amarelo;
  • Ardor, comichão ou coceira na vulva;
  • Odor vaginal desagradável (cheiro intenso a peixe);
  • Dor durante as relações sexuais (dispareunia);
  • Ardor a urinar;
  • Hemorragias vaginais.

Tratamento da vaginose bacteriana

O tratamento da vaginose bacteriana é feito com auxilio de antibioticos, sendo o mais comum o metronidazol. Como o tipo de sintomas e infeção varia de mulher para mulher o tratamento pode ainda ser completado com lubrificantes naturais, uso de loções pH neutro para a higiene e conforto e probioticos (lactobacilos).


Causas mais comuns do corrimento vaginal anormal (corrimento vaginal branco, cinza, amarelo, verde, vermelho ou castanho):
  • Infeções (vaginose, tricomoníase, candidíase, clamídia, mioplasma e gonorreia);
  • Uso de produtos de higiene íntima (alteram o pH da vagina);
  • Uso de antibióticos (diminuição dos lactobacilos);
  • Diminuição da imunidade do organismo (stresse ou ansiedade);
  • Uso de preservativo;
  • Uso de cremes vaginais;
  • Endometriose;
  • Infeção das trompas;
  • Feridas no colo do útero, paredes vaginais ou trompas.
Gardnerella vaginalis
Gardnerella vaginalis
Fontes bibliográficas
myhousecallmd.com
Partilhe

35 comentários:

  1. Tenho um corrimento amarelado, com odor. Urino de cinco em cinco minutos e tenho dor ao ter relações sexuais. Sera que poderei estar gravida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      pelo que descreve está com uma vaginose, uma infeção vaginal, pelo que deve recorrer ao seu médico para fazer tratamento, mantenha a higiene diária com produtos de pH neutro e siga as indicações do se médico, se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  2. Ando a cerca de 1 semana com muita comichão na vagina, sinto agora a cerca de 24H um ardor horrivel e o corrimento por vezes parece-me meio esverdeado..
    O que devo fazer??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      pelos sintomas está com uma tricominiase, uma infeção vaginal causada pelas tricomonas, deve falar com o seu médico para fazer o tratamento... não hesite em ter uma consulta... as melhoras, ando por aqui.

      Eliminar
  3. Olá! queria saber se é normal ter corrimento avermelhado e grosso, tem mal cheiro e as vezes vem seguido de sangue, nao doi nem nada, mais vem muito pra mim
    queria saber porque isso ocorre ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      se está para surgir a menstruação deve aguardar que apareça e se não passar deve contactar seu médico. Se não está para ser menstruada pode estar com uma infecção ou ferida com interior que pode estar a causar este tipo de corrimento, deve falar com o médico. Se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  4. ola ! minha esposa esta com um corrimento amarelo meio espesso,sem cheiro,bastante incomodo !esta tomando CETOCONAZOL ,hoje restam 2 comprimidos ,mas achamos não ter dado resultado ,ainda é cedo para ocorrer melhora ?

    [

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      já deveria notar melhoras... devem recorrer ao médico novamente para efectuar um tratamento de segunda linha... se precisar ando por aqui... as melhoras.

      Eliminar
  5. ola

    estava com dor urinar e corrimento amarelo eu ate pensei que fosse infeccao urinar , foi hospital o medico diz estava com uma vaginose que tinha tobaccilos muito baixos, ja estou a ser medicada.mas eu queria saber se tem outras complicaoes como ferida no utero , fosse isso simtoma era outro nao obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      não quer dizer que tem ferida no útero, pois normalmente temos corrimento marrom quando temos feridas no colo o útero... é mesmo vaginose...deve fazer o tratamento corretamente e se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  6. ola
    só mais uma pergunta vaginose pode vir divido a troca de pílula, não sabe me indicar um sabão ou um liquido ph para fazer a minha higiene intima para vaginose ou outros fungos vaginais reapareçam

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode ser pela mudança de pilula, basta fazer o tratamento e manter seu sabão normal, usa um de pH neutro? Ando pro aqui... :)

      Eliminar
  7. Bom dia. tenho síndrome dos ovários policísticos e o meu ginecologista receitou-me a daylette, ja a tomo a 10 dias e contínuo com a menstruação. Sera normal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim pode acontecer, deve manter, nesta fase inicial de adaptação pode notar essas alterações... se precisar ando por aqui.. :)

      Eliminar
  8. Bom dia. Foi-me diagnosticado gardnerella vaginalis. A ginecologista receitou-me antibiótico para ser tomado durante 10 dias. Eu tomo a pílula minigeste desde Dezembro de 2014. Acontece que estou na terceira semana da toma da pílula, sendo que acabarei esta cartela no dia 10 de Agosto e iniciarei a nova no dia 18 de Agosto. Tendo em conta que tomarei antibiótico durante a pausa e acabarei 2 dias antes do inicio da nova cartela, correrei riscos de gravidez no próximo mês? Ficarei protegida a partir da toma do primeiro comprimido da nova cartela? Que medidas de precaução devo tomar?
    Só mais uma questão o ibuprofen 400mg interfere com o antibiótico? Estou a tomar um suplemento que é o Zirfos. Devo para-lo enquanto estiver a fazer o antibiótico e depois retoma-lo para me ajudar a repor a flora intestinal, já que o antibiótico destrói inclusive as boas bactérias?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim corre deve se proteger até ao 7° comprimido da próxima cartela... com preservativo... o ibuprofeno não interfere... sim pode interromper e depois retomar... se precisar ando por aqui... as melhoras... :)

      Eliminar
    2. Boa noite.ontem fez um presetivo fiquei preocupada, a médica mim falou q estou com o útero inflamado, não tenho corrimento .só sinto muito dor na barriga, .tenho .síndrome do ovario policisto

      Eliminar
    3. Olá, pode ser por varias causas... pode até ser por ter tido relações recentemente... deve seguir as indicações de sua médica e aguardar com calma pelo resultado.... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  9. Boa noite. Comecei a tomar a pilula dayllete no meu primeiro dia de menstruação, acontece que já a tomo a 11 dias e ainda tenho aalgumcorrimento vaginal, é normal? A pilula deve ser tomada a mesma hora? Tenho sentido azia, vomito, falta de apetite e gases desde que a iniciei. É normal? Posso ter alguma problema? Só tenho esses sintomas dp da sua toma.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, me parece que seu corpo se esta a adaptar... deve manter e aguardar... pode realmente notar alguns desses efeitos.... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  10. Olá, estou com corrimento a 3 meses já fiz o primeiro exame a e deu Gardnerella e candidiase. Já fiz o tratamento junto com meu marido mas ainda nao melhorei. Estou esperando resultado do segundo exame.agora estou desconfiada que estou gravida. Isso pode provocar um aborto ou pode prejudicar o bebe?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, em principio não causa aborto, mas deve ser tratado, faça um teste para ter a certeza e informar seu médico... ando por aqui... :)

      Eliminar
  11. Boa noite,
    Gostaria de esclarecer uma questão.
    Eu ando nas tentativas para engravidar, mas sinto praticamente todos os meses, que logo após a ovulação, sinto um cheiro um pouco desagradável.
    Sintomas: apenas o cheiro, nada mais... Completa ausência de corrimento (exceto o normal da fase do ciclo), ausência de ardor, comichão, etc... Apenas o cheiro..
    Que poderá ser?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, depois passa, não tem mesmo corrimento? Ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Apenas o corrimento normal da fase do ciclo que estou, até porque o corrimento propriamente dito não tem aquele cheiro desagradável, sinto até mais quando faço relações.
      Mas maioritariamente no período logo após a ovulação.
      Obrigada

      Eliminar
    3. Olá, pode ser pelo aumento de secreções próprias da relação, se mantiver faça sua consulta de rotina para seu médico avaliar... ando por aqui... :)

      Eliminar
    4. Peco desculpa pela minha ingenuidade, que secreções próprias das relações?
      Obrigada

      Eliminar
    5. Olá, os líquidos que libertam, lubrificação e esperma por exemplo... ando por aqui... :)

      Eliminar
  12. Olá! Tenho adenomiose, endometriose e um dos ovários colados atrás do útero. Sinto muita cólica e sofro de gases, chegam a doer. Gostaria de saber se esses fatores favorecem as vaginoses, pois não tenho tido relações constantes, não tenho nenhum tipo de corrimento ou odor, mas, quando tento alguma relação, sinto um odor semelhante ao de peixe, APENAS no momento, depois, vida comum, tudo normal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode ter mais facilmente, mas depois melhora do odor e não tem outros sintomas? Não devem ser infecções... mantenha seus cuidados de higiene e faça os tratamento indicados... ando por aqui... :)

      Eliminar
  13. bom dia meu nome é bertoni..por favor me ajude estou preocupado..minha esposa esta com sete meses de gestação e agora ela teve um corrimento amarelado porem não tem cheiro..isso é normal doutor? ela ja teve infecçao urinaria..tem alguma coisa haver com isso?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, na gravidez pode acontecer, é bem mais comum... deve, na próxima consulta, falar com o médico... ando por aqui... :)

      Eliminar
  14. mto obg pela resposta..parabéns pelo site, pelos assuntos esclarecedores e parabens principalmente pela atenção dedicada a todos
    Att: Bertoni

    ResponderEliminar
  15. Oi não consigo engravidar pois descobri que estava com gardnerella fiz o tratamento durante 7 dias,, será que agora consigo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim me parece que vai conseguir mas deve continuar com o seguimento de seu médico, ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.