quinta-feira, agosto 04, 2011

Pozato uni® (1,5 mg de levonorgestrel)

Pozato uni® (1,5 mg de levonorgestrel)


Pozato uni® é uma pilula de emergência constituída por 1,5 mg de levonorgestrel que está indicada na prevenção da gravidez indesejada em situações de esquecimento ou falha do método contracetivo regular ou violação.

Outros excepientes de pozato uni®: amido, polissorbato 80, celulose microcristalina, lactose monoidratada, estearato de magnésio, croscarmelose sódica, edetato dissódico di-hidratado, dióxido de silício, corante laca azul brilhante, macrogol e ácido poli 2-(dimetilamino) etilmetacrilatocobutilmetacrilato.

Como tomar pozato uni®

A mulher deve tomar a pilula nas 72 horas seguinte à relação, sendo que quanto mais cedo tomar maior é a eficácia. Se ocorrer vômito nas 2 horas seguintes à toma a mulher deve tomar outro comprimido para repor a eficácia.

Efeitos secundários de pozato uni®
  • náusea
  • vômito
  • sangramentos irregulares
  • tontura
  • dor de cabeça
  • sensibilidade nas mamas
  • retenção de líquido
  • dor e inchaço do abdómen
  • cansaço

Se não tiver efeitos adversos não quer dizer que a pilula foi ineficaz.

Medicamentos que interferem com pozato uni®
  • fenitoína
  • carbamazepina
  • oxcarbazepina
  • barbitúricos
  • varfarina
  • primidona
  • rifampicina
  • ampicilina
  • fenilbutazona
  • modafinila
  • griseofulvina
  • antibióticos
Fontes bibliográficas
infarmed.pt
libbs.com.br

Partilhe

32 comentários:

  1. Olá, gostaria de saber o seguinte: tomei comprimido a de tomar o cerazette e passei a tomar injetavel. quero agora voltar a tomar comprimido voltar a tomar o cerazette, tenho 40 anos e gostaria de saber se tem problema em voltar. quando eu tomava, me dava super bem. parei pq disseram q era so pra quem amamentava. tb tenho umas varizes nas pernas, nao vivo sentindo dores, quero saber ´pq se puder ja tenho que tomar dia 20/03.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode voltar, mas sugiro que fale com seu médico para ele avaliar essa mudança... ando por aqui... :)

      Eliminar
  2. Olá Carlos... Tenho SPO e meu GO me receitou Diclin+ Metformina. Ainda estou na primeira cartela. Me sinto bem mas tenho dúvidas contra eficácia da contracepção, pois não desejo engravidar. Eu tomava ciclo 21 e iniciei a cartela de Diclin certo, não atraso, mas tenho dúvida quanto essa combinação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode confiar no seu médico, deve fazer o tratamento que está também protegida de uma gravidez... ando por aqui... :)

      Eliminar
  3. Oi carlos!!! Você mencionou os remédios que podem diminuir a eficácia do anticoncepcional e citou os da tireoide.. Uso o Diva e o Eutyrox 50mg... Ele diminuiu?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, a pílula pode interferir com eles é o contrario... ando por aqui... :)

      Eliminar
  4. Fotos eu tomo injeção anticoncepcional a dois amo e não desse pra mim se eu toma comprimido anticoncepcional corta o efeito da injeção e desde pra mim normal

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não deve associar os dois... a injeção pode causar isso, não é grave, mantenha... ando por aqui... :)

      Eliminar
  5. Preciso de ajuda urgente... Estou com 5 dias tomando Cerasette e tive relação, corro risco de engravidar? Aguardo resposta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se iniciou esta primeira cartela no 1° dia da menstruação tem poucos riscos... ando por aqui... :)

      Eliminar
  6. Bom dia
    É o segundo mês que estou com o nuvaring e antes tomava contraceptivo oral, retirei o primeiro anel no dia 17 de abril e menstruei no dia 20 de abril, deveria ter colocado o novo anel no dia 24 de abril a noite, porém coloquei no dia 25 de abril a noite e tive relação sem proteção na sexta-feira dia 29/04, existe algum problema nisso?

    Na verdade eu iniciei o anel no 8 dia que retirei e não no 7 (Mesmo dia que coloquei), você acredita que tenho algum risco? O meu médico me receitou o nuvaring pois tenho escape menstrual a alguns anos, e justo esse mês não estou com escape, deveria ficar feliz pensando que o anel é quem solucionou meu problema, mas devido a falha de 1 dia para colocar o anel estou muito preocupada, tomo anticoncepcional a muitos anos regularmente e os médicos sempre alegaram o escape como baixa progesterona. É possível que eu tenha engravidado por ter colocado o anel 1 dia depois e ter tido relação sem proteção 4 dias após a colocação?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim tem riscos, pois atrasou um dia, ao atrasar um dia devemos nos proteger até ao 7° dia de uso deste novo anel... ando por aqui... :)

      Eliminar
  7. Olá doutor,me ajuda por favor,tenho 17 anos,minha menstruação deceu ontem,e comei a tomar a pílula pela primeira vez ontem mesmo,assim que a menstruação deceu,hoje bem cedo tomei,mas queria saber, quando posso ter relação desprotegida com meu namorado?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, após 7 dias de pílula está protegida... mantenha certinha... ando por aqui... :)

      Eliminar
  8. Por favor me ajude ? Dia 11 a mulher tomou pds ! Dia 18 começou a sentir doloridos os seios !! Dia 21 sentiu dores abdominais ! Desde então até à data de hoje ela está sentindo dores estomacais leves , seios inteiramentes doloridos , é muito nervosismo ! Doutor me ajude é normal ? E vai descer a menstruação dela ???aguardo por favor a resposta !
    O período dela e de vir a menstruação dia 27

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim me parecem efeitos da pílula e talvez grande ansiedade... devem se proteger... ando por aqui... :)

      Eliminar
  9. Dr. Carlos Edgar,
    Boa tarde,

    Ultimamente ando com um incomodo ligeiro no funda da barriga, como se a minha menstruação estivesse para vir. No entanto, a carteira da pílula só terminará na próxima semana. Tomo regularmente a pílula, tenho relações sexuais com regularidade (na sua maioria sem uso de preservativo) mas este incomodo tem me deixado mais preocupada. Consegue ajudar-me?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode ser sinal que está para ter algum escape... deve manter a pílula... se apresentar alterações ao urinar deve falar com seu médico... ando por aqui... :)

      Eliminar
  10. Boa Tarde Carlos sou eu novamente, bom no mês de janeiro eu me pesei e estava com 49kg,fui me pesar dia 10 e estava com 44.tomo mesigyna dês do mês de Dezembro. voc sabe se a injeção que me fez perder tanto peso assim?porq eu tenho dificuldade de engordar i sou mto magra. Se eu tomar vitaminas p ganho de peso mesmo tomando mesigyna eu vou engordar?(caso seja mesmo o efeito da mesigyna).
    Mto obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, os anticoncepcionais podem indirectamente causar alterações no peso, depende um poucos de nossos estilos de vida... deve manter e aguardar... para ver nos próximos meses se vai mesmo emagrecer... ainda está na fase de adaptação... ando por aqui... :)

      Eliminar
  11. Entao tando diane depois de quatro dias da menstruacao mesmo com coito i terrompido engravida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se está na primeira cartela tem riscos... ando por aqui... :)

      Eliminar
  12. Mas e assim passado 4dias da menstruacao tomei o diane 35,e ja no 3°comprimido tive so coito interrompido,onde as chances de gravidez sao poucas,e continuei comando a pilula,sera q mesmo com coito e com 3 dias da pilula diane 35 to gravida?ainda to tomando.Responda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se é sua primeira cartela tem chances... ando por aqui... :)

      Eliminar
  13. Olá Dr queria saber se o dalyne e bom pois tomei 3 meses e meus cistos cresceu e agr to tomando novamente durante 6 meses acaba em Setembro e pode ter relação sem camisinha e o homem ejacular dentro quero engravidar MT me ajude

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim é bom e eficaz, desde que o tome certinho e sem falhas... ando por aqui... :)

      Eliminar
  14. Ola Dr,
    comecei a tomar a pilula Minigeste dia 22/02, no primeiro dia da menstruacao (como me indicaram de que deveria fazer). Estamos a dia 24/03 e no entanto ainda nao passei um unico dia sem que tivesse algum derrame de sangue. Desde que comecei a tomar e isto me tem acontecido, de vez em quando tenho sentido algumas picadas no utero, e mau-estar - nao sei se sera impressao minha, efeitos da pilula, ou de outra coisa qualquer. Durante o intervalo entre as duas carteiras o fluxo diminuiu tendo quase cessado, mas uma vez que voltei a tomar a pilula (nesta passada 2a feira) o fluxo voltou a intensificar, em vez de parar! Isto da menstruacao ininterrupta 'e normal? Ja estou a ficar bastante preocupada, pois nunca me tinha acontecido - e eu ja tinha tomado a pilula minigeste, mas passei 10 meses sem tomar qualquer tipo de contracetivo hormonal ate voltar a tomar agora em fevereiro. Agradecer-lhe-ia imenso uma resposta - estou a ficar mesmo apreensiva com esta situacao. Tenho apenas 20 anos de idade e nao sei se isto 'e normal. Ja fiz pesquisas, mas preferi dirigir-me a algum especialista. Obrigada pela atencao

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, me parece que é efeito da pílula e seu corpo se adaptando... deve manter a pílula, ando por aqui... :)

      Eliminar
  15. Ola bom dia eu tomava a pílula mercilon ,a qual o medico depois me trocou pata novynett desde ai tenho tido enxaquecas e quase não tenho menstruação ,os sete dias de paragem só vem o período nos últimos dois e pouco fluxoe tive aumento de peso o que recomenda fazer obg

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve manter, se continuar tendo essas alterações volte para a mercilon, ambas são iguais... ando por aqui... :)

      Eliminar
  16. Olá , eu comecei a usar o adesivo no domingo ( 17.04) e dia (23.04) tive relações desprotegida ... Corro o risco de engravidar ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se o iniciou no 1° dia da menstruação não tem riscos... ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.