sábado, julho 11, 2015

Tamisa 30® de 28 comprimidos ou de 21 comprimidos

Tamisa 30® de 28 comprimidos ou de 21 comprimidos

O anticoncepcional tamisa 30® tem no mercado duas opções para a mulher cartelas com 21 comprimidos e cartelas com 28 comprimidos ativos, estas duas opções pode gerar alguma confusão na mulher, existem para que o médico possa dar à mulher duas opções, uma com pausa e outra sem pausa entre as cartelas, para fornecer mais hormonios sintéticos.


Os dois diferentes tipos protegem a mulher de uma gravidez, desde que a mulher tome o anticoncepcional de forma correta, não vomite (vomitos) ou tenha diarreia e não faça medicamentos que interfiram com a sua eficácia.

Mas afinal como devo tomar o anticoncepcional tamisa 30® de 28 e 21 comprimidos?

É muito fácil deve tomar todos os dias um comprimido, sensivelmente à mesma hora, se a cartela tiver 21 comprimidos toma durante 21 dias e faz pausa de 7 dias, na pausa deverá menstruar (menstruação). Se a cartela tiver 28 comprimidos toma as cartelas seguidas, não faz pausa entre as cartelas e também não deverá menstruar.

Ao tomar a cartela do anticoncepcional tamisa 30® de 28 comprimidos seguida tem maior risco de notar efeitos adversos, tais como alterações menstruais (falta da menstruação), tensão mamaria e inchaço da barriga. Siga as indicações de seu médico.

Fontes bibliográficas
Partilhe

62 comentários:

  1. Vou de férias e tenho 13 anos. Já coloquei o tampão em casa para experimentar pela primeira vez. Sinto me confortável. Pode dar me sugestões? O tampão não entra por completo. Ficá cerca de meio centímetro de fora. Posso ir à piscina Sem ele estar completamente introduzido?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      sim pode e deve entrar para que não absorva a água da piscina, pode introduzir mais profundo e deixar os fios para puxar... se precisar ando por aqui, boas férias... :)

      Eliminar
  2. Tomo o tamisa 30 de 21 comprimidos está sendo minha segunda cartela e não teve pausa e veio minha mestruacao dia 01/12 e dia 07/12 brinquei sem penetração, mas brincamos com os dedos dentro da vagina, corro risco de estar grávida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se tomou tamisa sem falhas não tem riscos... deve manter com pausa entre as cartelas... ando por aqui... :)

      Eliminar
  3. Doutor bom dia! Comecei a tomar tamisa 20 mês passado, tomei a cartela direitinho, fiz a pausa de 7 dias, menstruei e no 8 dia iniciei uma cartela nova, porém de tamisa 30 e hoje já estou na metade dessa segunda cartela de tamisa 30. Esse mês já comecei a ter relações sem proteção, porém sem ejacular dentro. Minha dúvida é, já estou segura ao ponto de ter relações desprotegida?

    Como fiz a mudança de tamisa 20 para o 30, estou c essa dúvida, por favor me ajude.

    Grata.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode, que não tem riscos... apesar da mudança... ando por aqui... :)

      Eliminar
  4. Doutor, boa tarde. Faço o uso de Tamisa 30, vou fazer um tratamento com Corticorten (corticoide),interfere no efeito do anticoncepcional?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não interfere, mas pode notar alterações em sua menstruação... ando por aqui... :)

      Eliminar
  5. Doutor faço uso do Tamisa 30 de 21 comprimidos há seis anos e meio,,mas nas pausas estou tendo muita enxaqueca queria passar p o de 28 sem para tem problema?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, continua protegida de gravidez... fale com seu médico, pois pode aumentar as crises de enxaqueca... ando por aqui... :)

      Eliminar
  6. Olá doutor! É normal na primeira vez q se toma um anticoncepcional,a mulher se sentir mal?eu tomei apenas uma pílula e no outro dia tive mal-estar??a menstruação parou e tive dor de cabeça,com cansaço e mal estar!isso é normal no início de tudo????

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode acontecer a menstruação parar, mas sentir-se assim tão mal não é muito comum, sugiro que continue para ver como seu corpo se adapta... ando por aqui... :)

      Eliminar
  7. Edgar boa tarde! Por favor, me ajude com algumas dúvidas. Fiz uma cauterizacao ácida para tratar uma ectopia, só que a médica não me passou nenhuma pomada para usar após a cauterizacao, isso é normal? Acontece a cicatrização normalmente sem o auxílio de nenhuma pomada?

    Ele me passou o antibiótico Monuril para tratar uma infecção urinária, só q eu faço uso de Tamisa 30, ele interferé no efeito do anticoncepcional?

    Posso continuar tomando meu anticoncepcional normalmente msm após ter feito a cauterizacao.

    Te agradeço os esclarecimentos destas dúvidas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não é necessário passar pomada, deve fazer o tratamento pois o monuril não interfere... siga as indicações de sua médica... ando por aqui... :)

      Eliminar
  8. Oi, boa tarde! Eu gostaria de trocar o tâmisa 30 de 28 comprimidos que eu tomo atualmente para o tâmisa 30 de 21 comprimidos. O que devo fazer? Paro de tomar e começo o outro quando vier a menstruaçaõ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, após a cartela de 28 inicia uma cartela de 21 e passa a fazer 7 dias de pausa, sem tomar a pílula, ao 8º dia retoma nova cartela de 21 comprimidos... ando por aqui... :)

      Eliminar
  9. Boa noite, gostaria de saber se posso tomar apenas 21 comprimidos da cartela de 28 e fazer a pausa normalmente. Fui à farmácia e comprei a cartela de 28, pois estava em falta a de 21 comprimidos. Mas quero menstruar normalmente. Tem algum problema ou algum risco?

    ResponderEliminar
  10. Ola tomo o Tamisa 30 faz 2 meses no terceiro mês tomei o com 28 comprimidos pois só tinha esse tomei 21 comprimidos e tive relação normal tenho risco de engravidar entrei na pausa essa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se tomou certinho não tem riscos... deve manter após a pausa... ando por aqui... :)

      Eliminar
  11. Ola, tomo o tâmisa 30 de 21 comprimidos, posso tomar direto sem a pausa dos 7 dias e ainda assim não correr o risco da gravides?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se tomar sem pausa continua protegida, mas não é aconselhável pois tem mais riscos de notar efeitos adversos... ando por aqui... :)

      Eliminar
  12. Olá tomo o remédio Tâmisa 30 com 21comprimidos.. Mas ganhei várias cartelas de Tâmisa 30 sem parar com 28... Posso tomar vinte e um comprimidos e pausar sete dias normal.Sem problemas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode usar dessa forma... ando por aqui... :)

      Eliminar
  13. Comecei a tomar o tâmisa 30 agora, tomei uma cartela de 21 comprimidos e comprei uma de 28 logo em seguida, não dei a pausa... Tem algum risco??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não tem riscos de gravidez, mas tem riscos de notar mais facilmente efeitos adversos... ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Ah sim! Eu quero continuar tomando sem pausa, continuo só com o de 28 comprimidos??

      Eliminar
    3. Olá, não sugiro que tome sem pausa, sem indicação médica, pois tem mais riscos... ando por aqui... :)

      Eliminar
    4. Ai agora fiquei confusa kk, pois foi minha ginecologista que receitou!! E não tem como entrar em contato com ela agora... O que me recomenda a fazer??

      Eliminar
    5. Olá, se ela receitou deve continuar usando... ando por aqui... :)

      Eliminar
  14. Ola dr eu tomo Tamisa 30 28comp qdo terminou a cartela fui comprar e nao tinha mais de 28 e o farmacêutico disse q eu tomasse o de 21 comp direto sem pausa q era igual o de 28 ai cinco meses depois comecei a menstruar na final da cartela isso pode acontecer????

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, ao usar continuo tem mais riscos de notar escapes e sangramentos, tomar o de 21 directo ou o de 30 é a mesma coisa... mantenha... ando por aqui... :)

      Eliminar
  15. Olá doutor! Estava tomando o Tâmisa com 28 comprimidos, sem pausa, como meu médico me receitou. Só que comprei a cartela agora com 21 comprimidos. Tem algum problema eu emendar uma cartela na outra? E quanto tempo eu posso ficar sem menstruar? Desde já muito obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não tem problema, pode fazer isso é a mesma coisa... ando por aqui... :)

      Eliminar
  16. Tomo tamise 30 com 28 comprimidos e faço pausa d set dias posso engravidar assim ou e normal como se tivesse tomando de 21 comprimidos? Quais riscos corro?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não corre, está protegida dessa forma também... ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Nossa mto aliviada pq li em um post q ser der a pausa tomando a cartela com 28 comprimidos e fato q engravidaria... So mais uma duvida o q me indica,continuar com o tamise30 de 28 ou passar para o 21?qual a forma mais segura?

      Eliminar
    3. Olá, a eficácia é igual, desde que tome sem falhas e respeite os dias de pausa... ando por aqui... :)

      Eliminar
  17. Ola tomo o tamisa 30 21 comprimidos,tomei uma cartela e fiz a pausa mestroei normal,e comecei a segunda e emendei logo na terceira sem dar pausa corro o risco de engravidar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, não tem riscos de gravidez, mas pode notar mais facilmente efeitos adversos... ando por aqui... :)

      Eliminar
  18. A médica me indicou tamsa 30 sem parar (28 comprimidos) , mas ao comprar o anticoncepcional, comprei o de 21 comprimidos, pois não sabia a diferença. O que faço agora? no meu último comprimido dessa cartela de 21, posso comprar o de 28 e continuar tomando normalmente??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode fazer isso, tomar os 21 e retomar uma de 28, é o mesmo, continua protegida... ando por aqui... :)

      Eliminar
  19. tomo tamisa 30 no caso de para, qual a demorar para a mestruação descer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode notar sangramento após parar, mas depois pode demorar a ter menstruações regulares, pois nosso corpo tem que repor seu ciclo natural e isso pode demorar... ando por aqui... :)

      Eliminar
  20. A médica me indicou tamisa 30 sem parar (28 comprimidos) , mas ao comprar o anticoncepcional, compro sempre o de 21 comprimidos,tomo sem parar 3 cartelas de 21 e apos a terceira menstruo posso continuar dessa forma ou devo tomar o de 28 rigorosamente?
    (faço tratamento por suspeita de endometriose,mesmo tomando anticoncepcional para esse fim estou protegida?)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, tomar o tamisa 28 sem pausa ou tomar o tamisa 21 sem pausa é a mesma coisa, deve seguir a indicação de sua médica... ando por aqui... :)

      Eliminar
  21. Comecei a tomar tamisa 30 no primeiro dia da mestruacao orientada pela minha Ginecologista. Só que no 8° dia amanhece com muita enxaqueca,enjoo e estou a dois dias vomitando. Parei o anticoncepcional porque penso que pode ser por isso. O que acha?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, eu acho que deveria ter mantido pois somente após oito dias é que notou... a causa pode ser outra... fale com seu médico novamente... ando por aqui... :)

      Eliminar
  22. pelo fato de ter esquecido uma pilula na segunda tomei 2 pilulas na terça tive relaçoes no sabado e na segunda tomei pilula do dia seguinte,5 dias depois a menstruaçao desceu. mesmo assim corro risco de gravidez?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, como tinha tomado 5 dias e fez a pílula do dia seguinte se protegeu... ando por aqui... :)

      Eliminar
  23. apos tomar a pilula do dia sequinte é normal observar sensaçao de inchaço na barriga? ou ganho de peso?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim pode-se sentir inchada... ando por aqui... :)

      Eliminar
  24. Olá. Tomo o tamisa 20 desde que minha filha fez 6 meses..
    Porém tem umas 3 semanas que n tomo nenhum comprimido, como deve tomar a proxima cartela? devo esperar a menstruação vim para tomar normalmente?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim deve esperar, pode demorar... se proteja... ando por aqui... :)

      Eliminar
  25. Doutor estou tomando o tamisa de 28 dias sem para, para recupera anemia mais tem um mes que mudei o horário e estou menstruando direto já marquei com a medica mais vai demora o que faço para suspender a estrumação desde já obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode retomar o horário anterior pode ser suficiente... ando por aqui... :)

      Eliminar
  26. Vou mudar do tamisa de 21 comprimidos para o de 28....quando devo começar??? No outro dia q terminar a cartela de 21, ou esperar vir minha menstruação??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve terminar a cartela, fazer a pausa e iniciar no dia que iria iniciar nova cartela, continua protegida... ando por aqui... :)

      Eliminar
  27. Bom dia doutor no dia 11 de novembro eu mandei uma mensagem para o senho a medica suspendeu por 6 messes a minha mestruação e toma tamisa sem para mais no quarto mês eu mudei o horário e comecei a mestrua desde outubro falei com o senho mim sugerio volta ao horário anterior ela suspendeu três dias depois desceu dinovo vou na medico agora em dezembro mais estou sem saber o que fazer se paro de vez o que fzço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve seguir suas indicações e aguardar pela consulta... ando por aqui... :)

      Eliminar
  28. Oi.
    Estou tomando o tamisa 30 sem pausa, mas é o que vem com 21 comprimidos, ele é diferente do do tamisa 30 sem parar ? Estou na segunda cartela e já faz duas semanas que estou sangrando, isso é comum?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim é igual, deve manter, não nota diminuição? Ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.