As causas da falta da menstruação



A falta de menstruação ou amenorreia pode ser causada por alterações nos ovarios, alterações hormonais, gravidez, alguns medicamentos (pílula), estresse e ansiedade, magreza excessiva (anorexia), obesidade e exercício físico muito intenso e frequente (atletas de alta competição). carlosedgar.com

Principais perguntas sobre a menstruação:

Com que idade surge a primeira menstruação?
A primeira menstruação ou menarca surge entre os 10 e os 16 anos, é normal as jovens terem menstruações irregulares.

Quantos dias dura a menstruação?
A menstruação pode durar 2 a 7 dias.

Qual a cor normal da menstruação?
A cor normal da menstruação é vermelha (sangue), se a mulher tomar a pílula fica mais escura ganhando um aspeto acastanhado.

Posso adiar a menstruação?
Sim pode, basta colar as carteiras de pílula não fazendo a pausa de sete dias, assim a menstruação não aparece entre as carteiras. Esta mudança não deve ser feita regularmente, aumenta o risco de efeitos secundários da pílula como as hemorragias fora da menstruação (spotting).

Posso atrasar a menstruação?
Sim pode, para atrasar a menstruação faz uma pausa menor entre as carteiras da pílula, em vez de fazer uma pausa de sete dias faz uma pausa de 5 dias assim a menstruação virá dois dias mais cedo. Não deve alargar a pausa entre as carteiras.

Tomo a pílula e não tenho menstruação é normal ou devo preocupar-me?
Sim é normal, não deve preocupar-se. É comum quando a mulher faz uma pílula ter menos menstruação ou mesmo ausência de menstruação.

Não ter menstruação engorda?
Não, a ausência de menstruação deve-se na maioria das vezes a alterações hormonais que não levam a aumento de peso. É um mito popular.

Posso engravidar mesmo tendo menstruação?
Sim pode, há risco de ficar grávida tendo relações sexuais durante a menstruação, embora seja um pequeno risco, aconselho que use um método contracetivo, como o preservativo ou mesmo a pílula, para ficar protegida.

Estou a amamentar e ainda não veio a menstruação, depois do parto quando deve vir?
É normal não ter aparecido a menstruação, se está a amamentar e a tomar a pílula de amamentação, deve continuar a amamentar. Quando a mulher toma a pílula de amamentação pode não ter menstruação, quando parar de amamentar e iniciar a antiga pílula (com estrogénios) passará a ter menstruações.

Sou virgem, posso usar tampões?
Sim pode, os tampões não tiram a virgindade dado que o hímen tem alguma elasticidade.

Posso lavar os cabelos durante a menstruação?
Sim pode, não há nada que diga o contrário. É um mito popular.

Quais são as causas da falta de menstruação?
A falta de menstruação pode ser causada por problemas nos ovários (quistos), alterações hormonais, alguns medicamentos (pílula), situações de stresse e ansiedade, magreza excessiva, obesidade e exercício físico em excesso.

Tive uma hemorragia fora da menstruação, o que devo fazer?
As hemorragias vaginais ou metrorragias são um sintoma de um problema de saúde que pode ser um mioma, quisto ou pólipo, mudança do método contracetivo, infeções e tumores. Qualquer hemorragia fora da menstruação que dure mais de 3 dias deve ser avaliada pelo médico.

Tenho 30 anos, nunca menstruei, será que posso engravidar?
Como nunca menstruou há uma grande probabilidade de ter problemas de fertilidade, deve falar com o seu médico para saber se há alguma possibilidade. A falta da primeira menstruação pode dever-se a malformações, défice hormonal, problemas psicológicos, anorexia, obesidade e exercício físico em excesso.

A minha menstruação é muito irregular, o que devo fazer para a regularizar?
Para regularizar a menstruação pode iniciar um método contracetivo hormonal combinado, deve falar com o seu médico.

Como ficará a minha menstruação se parar a pílula?
O padrão da sua menstruação será idêntico ao que tinha antes de iniciar a pílula, exemplo: se era irregular antes de tomar a pílula, assim que a pare deverá voltar a ser irregular. Após parar a pílula é normal a mulher estar dois a três meses sem menstruar devido às alterações hormonais.

Uma dieta pode causar a falta de menstruação?
Sim pode, as dietas mais severas e radicais podem levar a ausência de menstruação. Nas situações de bulimia e anorexia a menstruação pára completamente.

Quantos dias dura um ciclo menstrual?
Um ciclo menstrual pode durar entre 24 e 32 dias dependendo da mulher, se a mulher toma a pílula o ciclo dura 28 dias (28 comprimidos).

O que é a tensão pré-menstrual? Quais são os sintomas?
A tensão pré-menstrual é um conjunto de alterações emocionais e físicas que ocorrem antes de surgir a menstruação. A origem desta síndrome ainda é desconhecida, embora se desconfie que possa estar ligada a alterações hormonais. Alguns sintomas da tensão pré-menstrual: inchaço das mamas, diarreia, prisão de ventre, dores no corpo, dores de barriga, fadiga, insónias, dores de cabeça, dificuldades na concentração, ansiedade, depressão, irritabilidade, entre outros.




Estou no meu primeiro dia de menstruação e tive relações com o meu namorado posso engravidar?
Há risco de ficar grávida tendo relações sexuais no primeiro dia da menstruação, embora seja um risco pequeno, aconselho que use um método contracetivo, como o preservativo ou mesmo a pílula, para ficar protegida e não ter receio de engravidar... fale com o seu médico.

Tenho o fluxo menstrual muito abundante o que devo fazer para o diminuir?
Uma mulher tem o fluxo abundante quando tem de mudar o penso ou tampão de hora em hora. O fluxo menstrual abundante pode ser tratado com a ajuda de alguns métodos contracetivos como o DIU hormonal e algumas pílulas. Deve falar com o seu médico para saber qual é a opção mais adequada para afastar o risco de anemia.

Fontes bibliográficas
carlosedgar.com
O que perguntamos sobre saude - carlos edgar
Saude 24 horas - carlos edgar