sexta-feira, setembro 11, 2015

Como recuperar a eficácia de um anticoncepcional após um antibiótico

Como recuperar a eficácia de um anticoncepcional após um antibiótico

Eficácia de um anticoncepcional após um antibiótico


Os anticoncepcionais podem ter sua eficácia diminuída quando usamos alguns medicamentos, existem princípios ativos que diminuem ou anulam a eficácia dos anticoncepcionais, a maioria dos medicamentos conseguem interferir devido à acção que têm no fígado, os medicamentos que podem interferir aumenta o metabolismo do fígado levando a que este degrade e elimine mais rapidamente os hormônios sintéticos do sangue.

A acção destes medicamentos é maior quando falamos de anticoncepcionais orais, sendo menor nos outros tipos de anticoncepcionais hormonais. Descubra que medicamentos falo:

  1. Medicamentos que interferem com os anticoncepcionais hormonais orais (pílulas): primidona, fenitoína, fenobarbital, carbamazepina, oxcarbamazepina, topiramato, felbamato, rifmpicina, ritonavir, nevirapina, nelfinavir, efavirenz, griseofulvina e erva de São João.
  2. Medicamentos que interferem com os anticoncepcionais hormonais vaginais (anel vaginal): primidona, fenitoína, barbitúricos, carbamazepina, oxcarbazepina, topiramato, felbamato, rifampicina, ritonavir, griseofulvina e erva de S. João (Hypericum perforatum).
  3. Medicamentos que interferem com os anticoncepcionais hormonais intra-uterinos (diu hormonal): fenobarbital, fenitoína, carbamazepina, rifampicina, rifabutina, neviparina e efavirenz.
  4. Medicamentos que interferem com os anticoncepcionais hormonais (adesivo hormonal): fenobarbital, primidona, rifampicina, rifabutina, bosentano, carbamazepina, acetato de eslicarbazepina, felbamato, oxcarbazepina, fenitoína, rufinamida, topiramato, nelfinavir, ritonavir, nevirapina, efavirenz, griseofulvina e hipericão (Hypericum perforatum).

Os anticoncepcionais e os antibióticos

Alguns antibióticos podem interferir com a eficácia dos anticoncepcionais, os estudos revelam que os antibióticos para tratar a tuberculose são os únicos que realmente interferem, no entanto há risco de outros também interferirem, como alertam as bulas, são os casos das penicilina, amoxicilina, tetraciclinas - confira mais no post.

Como recuperar a eficácia de um anticoncepcional após um antibiótico

A mulher para não correr riscos deve se proteger durante o tratamento com método barreira, preservativo, ou evitar as relações até 7 dias após terminar o antibiótico. 

Para recuperar a protecção após um tratamento com antibiótico deve usar o seu anticoncepcional hormonal durante 7 dias seguidos.

Fontes bibliográficas
Partilhe

6 comentários:

  1. Boa noite doutor.

    Neste ciclo menstrual, tive que tomar duas pílulas no mesmo dia, pois, após a toma da primeira, tive vómitos e diarreia. Isto fez com que a menstruação viesse um dia mais cedo que o normal. Mas eu queria que este próximo ciclo voltasse aos dias normais. Estou neste momento na pausa, e no ciclo antigo deveria tomar o primeiro comprimido na quinta. Mas como ocorreu o que lhe expliquei, teria que tomar na quarta.

    Como devo proceder? Se fizer uma pausa de 8 dias, a pílula perde eficácia?

    Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      ao tomar menos um dia, pois tomou dois comprimidos num dia e ficou faltando um dia para perfazer 21 dias a tomar tem riscos... deve manter sua pílula se protegendo até ao 7° comprimido da cartela seguinte... se precisar ando por aqui... :)

      Eliminar
  2. Bom dia!
    Fiz pausa ontem para a menstruação descer, no entanto senti-me mal de noite e tive de fazer um antibiótico forte (tive de o tomar hoje, é apenas uma carteira, não tenho mais antibiótico pra tomar, apenas anti-inflamatório) , como devo proceder para recuperar a eficácia da pilula?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve se proteger nos próximos 7 dias, para repor a eficácia precisa de 7 dias de pílula... ando por aqui... :)

      Eliminar
  3. Doutor os antibióticos metem em causa a eficácia do implante hormonal? Se sim, quando tempo se deve esperar até começar a ter relações sexuais?

    P.S: procurei e não encontro nennhum post sobre o implante hormonal.

    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim alguns interferem... depois de terminar devemos esperar sete dias para repor a proteção.... ando por aqui.

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.