segunda-feira, novembro 23, 2015

Pílulas da nova geração nomes

Pílulas da nova geração nomes

Ao longo das décadas as pílulas têm evoluído passando de pílulas com maior dosagem hormonal, inicialmente somente com estrogénios, para pílulas combinadas (estrogénios - progesterona) e mais recentemente pílulas de baixa dosagem hormonal que tentam replicar os nossos hormônios naturais.
Pílulas da nova geração nomes

As pílulas e as suas gerações

Para caracterizar os diversos tipos de pílulas é comum falarmos nas gerações das pílulas, sabemos que as pílulas de 1ª geração têm mais riscos para a saúde da mulher e mais chances de causar de efeitos adversos, as de 2ª geração tem menos, as de 3ª geração ainda menos e as mais recentes ou de 4ª geração tem ainda menos riscos.

Evolução da pílula e suas diferentes gerações
  • pílulas de 1ª geração (contém mais de 50 microgramas de estrogénios)
  • pílulas de 2ª geração (contém levonorgestrel, norgestimato e noretindrona e 30 a 35 microgramas de estrogénios)
  • pílulas de 3ª geração (contém desogestrel, gestodeno e 15, 20 ou 30 microgramas de estrogénios)
  • pílulas de 4ª geração (contém drospirenona, cloromadinona, acetato de nomegestrol e 15, 20, 25 ou 30 microgramas de estrogénios (estradiol ou valerato de estradiol))

Pílulas anticoncepcionais da nova geração

As pílulas da nova geração ou de 4ª geração são as mais recentes e possuem relações entre os hormônios estrogénicos e progestagénicos mais benéficas, tendo menor risco de causar edemas, aumento de colesterol, e menores riscos de causar efeitos adversos - pílula e os efeitos adversos.

Pílulas anticoncepcionais mais novas da 4ª geração nomes

Fontes bibliográficas
Partilhe

22 comentários:

  1. Boa tarde, queria colocar uma questão: tomo a pílula minesse e quando estava na penúltima semana da toma esqueci de tomar no domingo e na segunda. Na terça de manhã apercebi-me e tomei o que deveria ter tomado na segunda. Entretanto nessa semana comecei a ter sangramentos e borbulhas como se estivesse com a menstruação mas continuei a toma normalmente. Na última semana da toma tive gastroentrite e vomitei uma das pílulas e não retomei. Entretanto a menstruação que devia ter aparecido na toma dos comprimidos brancos não apareceu, só um pequeno sangramento. É normal este descontrolo? Obrigada, cumprimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim é normal... teve relações? Se teve tem riscos de gravidez... ando por aqui... :)

      Eliminar
    2. Só tive na segunda feira em que esqueci a segunda pílula mas que tomei com menos de 12 horas de diferença. De resto não tive mais com medo do risco. Acha que assim já grande risco ? Obrigada !

      Eliminar
    3. Olá, mas tinha esquecido no domingo anterior, certo? Tem riscos dessa forma... ando por aqui.. :)

      Eliminar
  2. Doutor! Tomo stezza há uns 6 meses, e Q menstruação não vinha nos dias de placebo mas vinha dias depois, esse mês de novembro esqueci um dia, e não menstruei ainda. Acha que devo me preocupar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se teve relações nos dias seguintes ao esquecimento se deve preocupar... deve fazer teste antes de iniciar nova cartela... ando por aqui... :)

      Eliminar
  3. Porém na bula diz que se esquecer um dia a eficácia da pílula é mantida, pois ela dura mais tempo no organismo. Mesmo assim corro risco de gravidez?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim já confirmei que nalgumas bulas vem essa informação, mas mesmo assim sugiro a protecção para não haver riscos... ando por aqui... ☺

      Eliminar
  4. Doutor, tomo stezza há um pouco mais de 2 anos e depois de 1 ano e meio tomando passei quase dois meses menstruando direto. Procurei minha médica e ela me mandou tomar um anti-inflamatório por 7 dias pra "fortalecer" meu útero. Depois que tomei esse anti-inflamatório a menstruação parou e tudo voltou ao normal, menstruando nas pausas, mas depois de uns meses minha menstruação não veio e esse já é o segundo mês sem eu menstruar. Tomo o comprimido muito certinho, todos os dias exatamente na mesma hora e uso camisinha, mas durante esses 2 anos eu nunca tinha ficado sem menstruar antes. Devo me preocupar com uma possível gravidez?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, como toma certinho não tem riscos... deve manter. A stezza pode causar isso... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  5. doutor, minha ultima menstruacao comecou no dia 13 de novembro, eu nao to tomando mais pilula ja faz um tempinho, e desde o dia 22 vem descendo acho que um corrimento,que eh transparente,elastico e eu sinto um pouco de colica.. o que seria isso ?
    e sabado passado dia 21, eu tive prelimanares com o meu namorado,mas ele nao gozou e nao teve penetracao, foram apenas preliminares mesmo, nao cheguei a ficar pelada, estava com um body.. tem chances de eu estar gravida ?? porfavor me resposta,estou aflita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, o corrimento poderia ser sinal de que estava ovulando... como não teve relação não me parece que tenha riscos... devem se proteger para não ficar preocupada desse jeito... se precisar ando por aqui...

      Eliminar
  6. é normal parar de menstruar depois de muito tempo tomando stezza ou só no começo (adaptação)?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, sim é comum acontecer isso... o importante é tomar certinha... ando por aqui... :)

      Eliminar
  7. Porém na bula diz que se esquecer um dia a eficácia da pílula é mantida, pois ela dura mais tempo no organismo. Mesmo assim corro risco de gravidez?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, a bula assegura que não tem riscos... eu é que sugiro cuidados adicionais nos 7 dias seguintes... pois na maioria das pílulas é necessário esse cuidado... ando por aqui.. :)

      Eliminar
  8. Boa tarde.
    Após ler bastante sobre os riscos dos anticoncepcionais,fiquei com muito medo de trombose, avc, embolia pulmonar, etc. Tenho 27 anos e tomo Diclin há 10 anos. Não sentia efeito colateral, não tinha dor de cabeça, não engordei, enfim, era ótimo pra mim e para minha pele, mas o medo fez com que eu parasse de tomar. Parei faz uns dois meses e já percebi algo positivo: minha libido, que era baixa, aumentou. Mas tenho muito medo de engravidar , não quero filhos, e penso em tomar novamente AC apesar dos riscos. Pensei em tomar o Level, que diz ser de segunda geração e, por isso, teria menos riscos.Fiquei confusa, pois li que as pílulas mais modernas aumentam o risco de trombose,
    Como saber em quem acreditar?? abraços.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, pode encontrara no blog alguns post sobre o assunto... dentro de momentos vou publicar um post sobre o risco de trombose... aguarde um pouco e confira na pagina inicial... ando por aqui... :)

      Eliminar
  9. Boa noite dr.edgar
    Estou tomando a pilula diane 35 fax um ano e meio .porém desde q teve meu filho foi passada pela médica . Tenho um ano e meio q n consigo me livrar de infecção vaginal .ela vai volta . Já fiz tratamento com difucan por 3 meses deu uma melhorada e depois q parei voltou . Sempre q tomo antibiótico pra outro problema ela retorna . Não consigo mais ter vida sexual pk sempre arde e fica inchada e dolorida . N sei mais o que fazer. Existe algum tipo de exame q eu posso descobrir o q tenho pk viver assim n tá dando . Meu genecologista só faz o preventivo . Existe algum outro exame ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, deve falar com seu médico... pode ser a pílula a causa indirecta... pode falar e parar de usar anticoncepcional hormonal para ver se é essa a causa... ando por aqui... :)

      Eliminar
  10. Olá! Passei 7 anos sem usar nenhum anticoncepcional...semana passada comecei o uso de STEZZA, por recomendação médica!! A minha dúvida é: depois de quanto tempo de uso dessa pílula estarei completamente protegida para uma relação sem camisinha?? Estou no 5º comprimido e iniciei a cartela no primeiro dia da menstruação!!!!
    Minha médica falou que a proteção se dá em 24h, isso é verdade??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, se iniciou no 1º dia da menstruação é uma protecção como falou sua médica, embora seja comum se sugerir protecção até ao 7º comprimido da primeira cartela, ando por aqui... :)

      Eliminar

Obrigado por colocar o seu comentário... proteja a sua privacidade.