Qlaira® (valerato de estradiol + dienogest) - dúvidas e respostas - pilula com estrogénio natural


Por Carlos Edgar - contacto

Qlaira® (valerato de estradiol + dienogest) - dúvidas e respostas - pilula com estrogénio natural

Qual a dosagem?

Cada carteira ou blister de qlaira® contém 26 comprimidos ativos em 4 cores diferentes nas linhas 1, 2, 3 e 4, assim como 2 comprimidos inativos brancos na linha 4. 
Qlaira® (valerato de estradiol + dienogest) - dúvidas e respostas - pilula com estrogénio natural
Dosagem hormonal por cor:
2 comprimidos amarelo escuros, contêm  3 mg de valerato de estradiol (estrogénio natural)
5 comprimidos vermelho médios, contêm 2 mg de valerato de estradiol (estrogénio natural) e 2 mg de dienogest 
17 comprimidos amarelo claros, contêm 2 mg de valerato de estradiol (estrogénio natural) e 3 mg de dienogest 
2 comprimidos vermelho escuros, contêm 1 mg de valerato de estradiol (estrogénio natural)
2 comprimidos brancos não têm hormonas (correspondem ao período de pausa).

Outros componentes:  lactose mono-hidratada, amido de milho, amido de milho pré-gelatinizado, povidona K25 (E1201), estearato de magnésio (E572), (revestimento) hipromelose tipo 2910 (E464), macrogol 6000, talco (E553b), dióxido de titânio (E171), óxido de ferro amarelo (E172) e/ou óxido de ferro vermelho (E172). 

Porque é que os comprimidos da qlaira têm diferentes cores?

Os comprimidos da qlaira® têm diferentes cores porque têm diferentes dosagens hormonais, assim os comprimidos amarelos escuros (2 comprimidos) contêm 3 mg de valerato de estradiol (estrogénio natural), os comprimidos vermelhos (5 comprimidos) contêm 2 mg de valerato de estradiol (estrogénio natural) e 2 mg de dienogest, os comprimidos amarelos claros (17 comprimidos) contêm 2 mg de valerato de estradiol (estrogénio natural) e 3 mg de dienogest, os comprimidos vermelhos escuros (2 comprimidos) contêm 2 mg de valerato de estradiol (estrogénio natural) e os comprimidos brancos (2 comprimidos) não contêm hormonas (pausa da pílula).


Cartela ou blister da qlaira
Blister ou cartela de qlaira®
Como tomar a qlaira®?

Deve iniciar a qlaira® no primeiro dia da menstruação, comece a tomar o primeiro comprimido da embalagem,  tome diariamente 1 comprimido seguindo as setas. vai tomar durante 28 dias, durante a toma dos comprimidos brancos surgirá a menstruação. Assim que terminar a cartela ou blister  inicia logo outra, sem pausas.

Menstruação e a qlaira®

A menstruação com a qlaira® pode não surgir ou ter uma grande diminuição do fluxo e número de dias, pois a mulher só faz 2 dias de pausa. 

A ausência da menstruação ou sua redução é normal com a pílula qlaira®, deve-se a sua composição hormonal e a ter somente dois dias de pausa (comprimidos brancos).
Se não tiver menstruação não há problema é comum nas mulheres que fazem a qlaira®, é saudável, a menstruação deve aparecer nos dois dias que toma os comprimidos brancos.

Qlaira® e as tiras semanais
A embalagem da pílula qlaira® tem umas tiras autocolantes semanas que deve colar no tomo do blister, para fazer a correspondência entre os dias e a pílula de forma a não se esquecer. Ex: se inicia a pílula numa 5ª feira deve colar o autocolante que começa na 5ª feira. Neste caso vai terminar a embalagem na 4ª feira.



Vómitos, diarreia e a qlaira®
Se vomitou ou teve diarreia nas 4 horas seguintes após a toma há o risco de a pílula não ser absorvida e perder eficácia, nesta situação deve usar proteção adicional e manter a pílula

Efeitos indesejáveis da qlaira®: dores de cabeça, dores de barriga, acne, ausência de período, desconforto mamário, menstruações dolorosas, hemorragias irregulares, aumento de peso, infeções vaginais, aumento do apetite, vertigens, enxaqueca, aumento da pressão arterial, diarreia, náuseas, vómitos, perda de cabelo, aumento mamário, entre outros.

Cartela da qlaira
Blister ou cartela de qlaira®, nos comprimidos brancos surgirá a menstruação.

Vantagens e desvantagens da qlaira®:

  • Pílula contínua, diminuição do risco de esquecimento;
  • Menor fluxo menstrual ou ausência de menstruação;
  • Dosagem diferente mais adaptada ao longo do ciclo;
  • Presença do estrogénio natural (pilula com estrogénio natural).

Desvantagens da pílula qlaira®:

  • Preço;
  • Falta de acesso.

Medicamentos que interferem com a qlaira®
  • primidona
  • fenitoína
  • barbitúricos
  • carbamazepina
  • oxcarbazepina
  • topiramato
  • felbamato
  • rifampicina
  • ritonavir
  • nevirapina
  • penicilinas
  • tetraciclinas
  • griseofulvina
  • erva de S. João (hipericão)

Esquecimento de qlaira®

Esquecimento de 1 comprimido de qlaira®:

Se o esquecimento ocorrer entre o 1° e 9° comprimido a mulher deve contatar o seu médico, se teve relações nos dias antes ao esquecimento, ou tomar o(s) comprimido(s) esquecidos, continuar a tomar os restantes à hora habitual e usar preservativo nos 9 dias seguintes, caso não tenha tido relações nos dias anteriores ao dia do esquecimento.

Se o esquecimento ocorrer entre o 10° e o 17° comprimido a mulher deve tomar o comprimido esquecido e usar preservativo durante os 9 dias seguintes.

Se o esquecimento ocorrer entre o 18° e o 24° comprimido a mulher deve iniciar nova cartela ou carteira de qlaira® e usar preservativo nos 9 dias seguintes.

Se o esquecimento ocorrer entre o 25° e o 26° comprimido a mulher deve tomar o comprimido esquecido e continuar tomando os restantes. 

Se o esquecimento ocorrer entre o 27° e o 28° comprimido a mulher deve eliminar o comprimido esquecido e continuar tomando os restantes, ou iniciar nova cartela ou carteira.
Qlaira® (valerato de estradiol + dienogest) - dúvidas e respostas - pilula com estrogénio natural

Agora que já conferiu o post não se esqueça de comentar e partilhar, é o melhor agradecimento que me pode deixar, confira também estes posts 😊
Acabou a cartela e a menstruação não veio. O que deve fazer?
Na segunda cartela da pílula anticoncepcional já estou protegida?
Durante a pausa do anticoncepcional estou protegida?


Fontes bibliográficas:
infarmed.pt
ema.europa.eu/ema/