Valores normais de glicose no sangue

A glicose é uma das principais fontes de energia que nosso corpo usa, a sua principal fonte são os carbohidratos. O uso da glicose, por ser de fácil processamento e grande porte energético é o primeiro a ser usado em situações de esforço e reposta imediato de nosso corpo. Por ser de desgaste rápido não tem grande lógica haver doenças como a diabetes, onde há um acumular e descontrolo na gestão da glicose. A verdade é que os nossos estilos de vida, com mais sedentarismo e dieta mais calórica, levam a que a glicose não se gaste e se deposite em depósitos para que nosso corpo tenha energia armazenada.

Variações normais da glicose

Os valores da glicose podem variar, obviamente que após um esforço físico diminuem, após as refeições aumentam e claro após um jejum prolongado também descem.

A glicose após um esforço físico, onde foi necessária mais energia para o nosso corpo, diminui, por isso é comum termos vontade de comer após um esforço físico. Após uma refeição os valores sobem e num jejum prolongado descem, estas oscilações são compensadas pela insulina e o glucagon, a primeira proporciona a passagem da glicose para o corpo e a segunda garante que o nosso corpo liberte glicose para o sangue (valores baixos).
Valores normais de glicose no sangue


Valores normais no sangue

Os valores de glicose no sangue estão tabelados internacionalmente está preconizado, que após um jejum os valores estejam até 120 mg/dl (110 mg/dl novas recomendações) e após uma refeição estejam entre 120 e 140 mg/ dl.

Avaliação dos valores de glicose

Os valores de glicose são avaliados através de analises ao sangue, embora possam ser medidos através de glucometros ou medidores de glicemia - saiba mais.

Fontes bibliográficas